Coluna Boa Terra (Por Valdemir Santana) - Edição do dia 4/9

Brasil faz festa baiana e ganha esquina americana


Tribuna da Bahia, Salvador
04/09/2017 13:26 | Atualizado há 21 dias, 11 horas e 12 minutos

   
Foto: Reprodução/Instagram

Quem está ajudando o Brasil a colonizar uma faixa territorial movimentada e animada nos Estados Unidos é a produtora baiana Silvana Magda. O sábado foi o dia de inaugurar oficialmente uma esquina como praça “Brazil Square” em Newark. Colonização cultural, é claro. Nascida em Salvador, mas atuando nas vizinhas cidades americanas de Nova York e Newark, a produtora comanda este mês o fervido festival cultural “Brazil Week”.

O “Brazil Week” se transferiu de Nova York para Newark e levou junto a icônica “Lavagem da Rua 46”, festa que repete o estilo das lavagens de igrejas de Salvador. A “Brazil Square” teve proposta do restaurateur mineiro José Moreira, e fica na esquina entre as ruas Ferry e Chambers. É o centro nervoso do bairro Ironbound, coalhado de brasileiros, portugueses e equatorianos, e onde quase ninguém fala ou entende inglês.

O festival brasileiro em Newark inclui além da Lavagem da Rua 46, também apresentações de artistas e exposição de arte assinadas por fotógrafos baianos como Fred Pontes e Uran Rodrigues. A juíza baiana Luislinda Valois é uma das personalidades homenageadas.

Diva pop e fashionista engajada a politizada Iza festeja na Bahia

O show business mal teve tempo de perceber que uma nova artista chegara para mudar a cena musical, e logo a cantora carioca Isabela Lima, ou a pop star Iza, já era sucesso na trilha de novelas, com a música “Quem Sabe Sou Eu”, na “Rock Story”, da TV Globo. Bonita e engajada, ela também deslumbrou em editoriais e vivências que mudaram as regras da nova moda brasileira. Sem falar que abraçou de vez a guerra em defesa da mulher e da negra no Brasil. 

Tanta coisa de uma vez só, num espaço de um ano. E se pode entender porque Iza chegou neste final de semana à Bahia para se render ao descanso com o luxo e o conforto do “Tivoli Eco Resort Praia do Forte”. É o único hotel da bilionária rede tailandesa “Minor Hotels” numa praia brasileira. Mas não adianta correr para festejar a pop star. Amanhã Iza é a convidada especial de abertura do “Vogue Fashion's Night Out”. 

Festa singular de apresentação de moda, o evento da “Vogue” acontece no exclusivo “Fashion Mall” do Rio de Janeiro, e depois tem edições nas cidades de Goiânia, Brasília e Manaus. Salvador fica de fora. Vale lembrar que Iza foi destaque no encerramento da “São Paulo Fashion Week", sexta feira, desfilando para a marca “Apartamento 03”. Para completar a artista está num editorial especial da “Vogue Brasil” de setembro, com uma proposta revolucionaria da marca “Paula Raia”.

Show de Ivete supera desfile oficial de Blumenau

Ivete Sangalo voltou a Blumenau no sábado, depois de ficar dez anos sem apresentação numa das maiores e mais ricas cidades catarinenses. Logo a cidade tomou cuidado para evitar que a multidão de fãs tivesse problemas justamente no dia em que comemorava o aniversario da fundação. O show programado para a noite de sábado, na singular “Vila Germânica” teve até a lotação reduzida da capacidade normal de sete mil pessoas, para seis mil. 

Mesmo com a redução, ficou previsto mais gente do que o que se viu pela manhã, também no sábado, para o desfile oficial, a céu aberto na XV de Novembro, com a pompa e circunstancia da comemoração. Segundo o “Jornal de Santa Catarina”, mais de oitante entidades participantes levaram cinco mil pessoas à rua famosa. Antes de Blumenau Ivete Sangalo fez show em Florianópolis, a capital do estado.

Sucesso no México e produção em Londres

O baiano Pedro Arnon faz sucesso no poderoso trade fashion do México, o país de economia em alta e empresas da área de comunicação, como televisão e telefonia, que costumam fazer sombra aos conglomerados brasileiros. Esta semana o modelo que nasceu em Salvador voltou a fazer produções para a gigante “Reebok” marca esportiva em que ele apareceu fazendo produções ao lado do modelo e piloto de helicópteros Victor Muller. A foto postada no final de semana nas redes sociais foi feita em Londres. 


Compartilhe       

 


TRIBUNA VIRTUAL



 

Notícias Relacionadas