Coluna Boa Terra (Por Valdemir Santana) - Edição do dia 12/9

A “Christie’s” vende fabulosa coleção de artista que se inspirou na Bahia


Tribuna da Bahia, Salvador
12/09/2017 11:45 | Atualizado há 13 dias, 12 horas e 58 minutos

   
Foto: Divulgação

O mercado internacional do alto luxo, e do requinte sem limites, tem agenda cheia para hoje e amanhã com direito a negócios e sutilezas ligados à Bahia. É o fabuloso leilão de arte da “Christie’s”, a bilionária casa de arte do Reino Unido, comandada pelo francês Guillaume Cerutti. Em dois dias coloca à venda, num leilão na casa de Paris, a coleção particular de arte do decorador e designer marroquino Alberto Pinto. 

Considerado um dos principais decoradores do mundo no século vinte, Alberto Pìnto morreu em 2013 e chegou a ter duas casas fabulosas no Brasil. Uma delas no Rio de Janeiro, outra em Paraty. Mas deixou como sutileza de sua arte a coleção “Alberto Pinto Bahia”. Nas peças fez uma mistura de referencias baianas e do mar do Caribe para criar preciosidades em porcelana Limoges autêntica. Boa Terra pesquisou os catálogos da “Christie’s” e não encontrou as xícaras, pratos, consoles e souplats selecionados para o leilão, mas basta acionar os sites de busca na internet, para descobrir como as peças fazem sucesso em pontos exclusivos de venda das coleções assinadas por Alberto pinto.

Revival de negócios no poderoso mercado imobiliário 

Por falar na temporada de leilões milionários que começa em Paris, vale citar que a versão baiana, na quarta feira, dia 20, comandada pelo top leiloeiro Darke Magalhães de Abreu agita o trade de imóveis, o novo objeto de consumo dos investidores, com surpresas em várias cidades. Entre as preciosidades um prédio da icônica Avenida Cinqüentenário, de Itabuna, a capital econômica do Sul da Bahia que tem lance inicial de mais de R$ 4 milhões. No local funcionou uma das lojas de móveis mais badaladas da cidade.

O leilão marcado para o “Edifício Orlando Gomes”, no Caminho das Árvores, em Salvador, tem ainda prédios em Salvador, Aracaju, Maceió, Petrolina, Feria de Santana e de Recife, onde aparece outra proposta milionária. É um prédio no bairro histórico Santo Antonio, com lance inicial de R$2,3 milhões.   

Noite de gala em Nova York, com brindes para quilombolas na Bahia 

Os brindes e comemorações do baile “Gala Nova York”, da associação “Brazil Foundation” que agita amanhã o exclusivo “Mandarin Oriental Nova York”, em Manhattan, promete onda de alegria sem limite para o interior da Bahia. São os quilombolas da região de Vitória da Conquista, a quinhentos quilômetros de Salvador que foram selecionados para benefícios com o evento.

O projeto local de apoio aos quilombolas remanescentes do período de escravidão, está selecionado para receber donativos arrecadados pela entidade presidida por Patrícia Cavalcanti Lobaccaro. Ela é a CEO da ONG “Brazil Foundation", coordena o trabalho que não recebe ajuda governamental, e faz o mundo inteiro olhar com curiosidade as ações e eventos programados.

Como Boa Terra já noticiou o baile deste ano, o décimo quinto que acontece em Nova York, além de trazer ajuda para os quilombolas na implantação de cursos pré-vestibulares, também coloca celebridades da Bahia em evidencia entre os mecenas e os homenageados da noite. O baile com dress code “Black Tie” tem como mestres de cerimônia a ex-modelo carioca Andrea Dellal e o estilista mineiro Francisco Costa.

O publicitário baiano Nizan Guanaes é um dos homenageados de destaque, ao lado da modelo mineira Lea Cerezzo. O comitê de anfitriões é encabeçado pelo editor do jornal “O Pais” Marcus Vinicius Ribeiro, como chair e pela produtora baiana Marina Morena Almeida, como co-chair da noite de gala.

Pirralhos à solta no hotel de luxo

A boa noticia para os pirralhos que já estão cansados de ver hotéis, restaurantes, e até lanchonetes proibirem terminantemente a entrada de menores de idade, é que um dos mais exclusivos resorts do Brasil, o “Tivoli Eco Resort Praia do Forte” abriu as portas e piscinas para todas as peraltices que tem direito. O hotel que pertence à poderosa e bilionária holding tailandesa “Minor Group”, divulgou ontem a programação para o mês da criança, em outubro. 

Brincadeiras clássicas como o “Caça ao Tesouro”, gincanas e até performances de circo, estão incluídas na agenda que começa dia sete. Quanto à recusa de menores em alguns ambientes pelo Brasil a fora, nem precisa citar os hotéis que só aceitam maiores de catorze anos. Basta lembrar a absurda brincadeira de um cartaz colocado em lanchonete de São Paulo. “Cachorros são bem vindos, mas o menino amarre no poste”. Foi uma polêmica e tanto.

O enclave musical baiano no Rock in Rio 

Um dos espaços mais agitados do festival “Rock In Rio” que começa na quinta feira, dia 15, no Rio de Janeiro, funciona como um verdadeiro enclave de baianidade musical no maior evento musical do país. É o palco “Sunset”, que logo no segundo dia tem apresentação da cantora e atriz Emanuel Araujo e o musico Davi Moraes, além da carioca com DNA baiano, Alice Caymmi. No dia seguinte o canto singular de Mateus Aleluia e apoteose no encerramento com a percussão do grupo “Quabales” do Nordeste de Amaralina, criado pelo percussionista Marivaldo Santos. A convidada do grupo é Margareth Menezes. 



Compartilhe       

 


TRIBUNA VIRTUAL



 

Notícias Relacionadas