Raio Laser

Frase


Tribuna da Bahia, Salvador
26/07/2021 21:44

   

Temos que nos aproximar do maior número de partidos que possam trazer apoio para a gente poder governar. Poder ter voto dentro do Parlamento. O Centrão é nome pejorativo de vários partidos de centro, que têm sido úteis para nós aprovarmos muita coisa

Presidente Jair Bolsonaro

Pfizer

O senador Otto Alencar (PSD) foi ao Instagram e ao Twitter na tarde de ontem para lembrar que há dois meses indicou ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que seguisse a bula do imunizante da farmacêutica Pfizer e reduzisse o intervalo de aplicação das doses de 12 semanas para 21 dias. "Há quase dois meses apontei na CPI da Covid, durante o interrogatório que fiz ao ministro Marcelo Queiroga, o grave erro que o governo Bolsonaro vinha cometendo de aplicar as doses da vacina da Pfizer com 12 semanas de intervalo", escreveu o senador que, recentemente, foi acometido pela Covid-19.

Em campanha

Para deputados estaduais, o vice-governador João Leão entrou, definitivamente, na rota de quem vai encetar uma campanha ao governo baiano. Só fala e, pelo visto, pensa nisso em todas as agendas que cumpre, seja com políticos ou com empresários, aos quais, segundo comentários, tem prometido mudar a face econômica da Bahia a partir do primeiro dia que pisar em Ondina.

Jantar

Aliás, por falar em Leão, ele não perdeu tempo e foi atrás do representante do PRTB na Bahia, Celsinho Cotrim, de olho numa aproximação com o partido do vice-presidente Hamilton Mourão para seus planos de concorrer ao governo baiano em 2022. O jantar que o vice ofereceu encantou Cotrim, que ainda vai decidir, no entanto, quem vai apoiar no Estado para o governo baiano.

Apoio 

Amigos do governador Rui Costa (PT) dizem que ele tem apoio de gente grande no partido no plano nacional para concorrer ao Senado nas próximas eleições estaduais, a despeito da reação que o plano provoca em petistas da Bahia, que defendem a abertura de todos os canais possíveis para uma definição em torno da candidatura de Jaques Wagner ao governo.

Oportunidade

Não têm sido poucas as queixas dirigidas por parceiros antigos ao grupo liderado pelo DEM na Bahia. Alguns, inclusive, acham que a sucessão estadual será uma janela de oportunidade para que pulem do barco em que navegam desde que os democratas conseguiram conquistar a Prefeitura de Salvador, desde 2008. Quem agradece é o senador Jaques Wagner.

Reintegração

Ao menos 50 famílias foram alvo de um processo de reintegração de posse feita por empresa, que começou na semana passada, no município de Porto Seguro, no sul da Bahia. De acordo com a Justiça, mais de 350 famílias vivem há anos na região do anel viário da cidade baiana de forma irregular, motivo porque a reitegração foi autorizada pelo Judiciário.

CBF

A Justiça do Rio de Janeiro anulou nesta segunda-feira  a eleição da CBF que elegeu Rogério Caboclo como presidente, em 2018. O presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, e o da Federação Paulista de Futebol, Ronaldo Carneiro, foram convocados para  coordenar novas eleições em até 30 dias. A CBF pode recorrer.

Sem transparência

O Secretário Nacional de Incentivo a Cultura, André Porciuncula, disse ontem que a Fundação Roberto Marinho recebeu R$ 223 milhões em isenção de impostos, mas nunca nunca explicou como os recursos foram utilizados. "Nós mexemos em muitos interesses, sabemos que R$ 13 bilhões foi distribuído e não foi auditado, sequer sabemos se esse projeto foi pra frente. A Fundação Roberto Marinho é um exemplo, foram 34 milhões de reais para produzir o museu da imagem do som e o museu tá entregue as moscas. Exigimos que devolva o dinheiro corrigido e suspendemos as licitações da Fundação. Não considero os artistas os grandes vilões da Lei Rouanet, a Fundação Roberto Marinho recebeu 223 milhões em isenção tributaria e ninguém nunca verificou se esse dinheiro foi usado", apontou.

Nova remessa 

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, anunciou que chegarão 613.060 doses de vacina contra a Covid-19. Divididos entre primeira e segunda aplicações, os imunizantes começarão a chegar a partir de hoje. As vacinas são da Oxford/AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer (BioNTech), e vão desembarcar no aeroporto de Salvador para serem conferidas e encaminhadas para os municípios da Bahia.

Total

Ontem, o Ministério da Saúde informou que vai distribuir mais 10,2 milhões de vacinas contra a covid-19 aos estados. As remessas começaram a chegar ontem. A entrega de todos os lotes deve ser finalizada na quarta-feira (28). De acordo com a pasta, serão distribuídas 4,8 milhões de doses da AstraZeneca, 3,3 milhões da Coronavac e 2,1 milhões da Pfizer. Desde o início da vacinação, foram distribuídas 174 milhões de doses para todo o país, por meio do Programa Nacional de Imunização. Mais de 131 milhões de doses foram aplicadas (D1 - 94.5 milhões e D2 - 37 milhões).

Imunizados

O número de pessoas vacinadas com ao menos uma dose contra a covid-19 no Brasil chegou ontem a 96.332 312, o equivalente a 45,49% da população total. Nas últimas 24 horas, 852.004 pessoas receberam a primeira aplicação da vacina, de acordo com dados reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa junto a secretarias de 26 Estados e Distrito Federal. Entre os mais de 96 milhões de vacinados, 38.026.271 estão com a imunização completa contra o coronavírus, o que representa 17,96% da população. Nas últimas 24 horas, 442.054 pessoas receberam a dose de reforço e outras 35,1 mil receberam uma vacina de aplicação única.

Retorno

As bibliotecas de Salvador voltam a receber o público a partir de agosto, após a fase verde do plano de retomada das atividades econômicas. Nas bibliotecas Reitor Edgar Santos, localizada na Ribeira, e na unidade Denise Tavares, na Liberdade, a visitação será apenas por meio de agendamento, via endereço eletrônico, com acesso de até dez pessoas por hora no local. Já a biblioteca Nair Goulart, situada no bairro de Valéria, por ter uma demanda menor, a reserva não será necessária. No entanto, o limite é de até cinco pessoas a cada uma hora.

Nova vacina?

A proteção fornecida pela vacina contra a covid-19 da Pfizer, em parceria com a BioNTech, é menor no combate contra a variante Delta, identificada pela primeira vez na Índia, relatou o CEO da BioNTech, Ugur Sahin, ao Wall Street Journal. O executivo disse, no entanto, que embora a proteção contra todas as doenças sintomáticas esteja diminuindo, a proteção contra doenças graves continua alta e a maioria das pessoas pode não precisar de uma terceira dose.

Grupo unido 

Pré-candidato a governador, o senador Jaques Wagner (PT) reafirmou ontem a unidade da base do governo baiano para as eleições de 2022. Segundo o petista, “quem apostar na divisão do grupo vai errar”. “Todos sabem que nosso estilo agradou à Bahia. Não é o meu estilo, é o nosso estilo que é democrático. Ninguém quer a volta ao passado”, declarou, em entrevista à Rádio Globo.

Depoimento

A deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) prestou depoimento à Polícia Civil do Distrito Federal ontem sobre os ferimentos no seu corpo, descobertos por ela e seu marido, o médico Daniel França, no último dia 18.  A parlamentar não sabe explicar como os machucados aconteceram, mas suspeita que alguém se escondeu em seu apartamento durante o dia. “Eu fui informada logo no início do caso pela Depol que a competência seria dela por ser dentro de um imóvel público. As ameaças de morte que eu sofro há mais de dois anos são investigadas em conjunto com a Polícia Civil de São Paulo e a Depol. Por conta de questionamentos da própria imprensa ‘Por que não procurar a Polícia Civil?’ viemos procurar à Polícia Civil. E aí, quem vai dizer é o Ministério Público Federal. A competência é de seguir investigação só da Depol? Só da Polícia Civil? Ou das duas? Ministério Público Federal fará essa decisão”, disse Joice ao deixar a delegacia.

Casos

A Bahia registrou ontem 774 casos de Covid-19 e 1.284 recuperados. O boletim epidemiológico desta segunda-feira (26) também registra 36 óbitos. Dos 1.186.213 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.152.877 já são considerados recuperados, 7.796 encontram-se ativos e 25.540 tiveram óbito confirmado. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.427.010 de casos descartados e 230.643 em investigação. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 25.540, representando uma letalidade de 2,15%. Dentre os óbitos, 55,75% ocorreram no sexo masculino e 44,25% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,90% corresponderam a parda, seguidos por branca com 22,52%, preta com 15,31%, amarela com 0,41%, indígena com 0,14% e não há informação em 6,72% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 59,84%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (72,58%).

Brasil

O Brasil registrou 587 novas mortes pela covid-19 ontem, e o total de vítimas da pandemia já ultrapassa 550 mil. A média móvel de vítimas, que elimina distorções entre dias úteis e fim de semana, continua com tendência de queda e ficou em 1.101, levemente abaixo dos 1.105 registrados na véspera, em patamar equivalente ao do final de fevereiro deste ano e ainda considerado alto por especialistas.

Compartilhe