Coluna do Larangeira

Por Antonio José Larangeira


Tribuna da Bahia, Salvador
15/10/2021 23:06

   

Na SENAI CIMATEC

A possibilidade de trazer para Feira de Santana projetos desenvolvidos pelo SENAI CIMATEC (Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia), por meio de parceria com o Governo Municipal, deixou o prefeito Colbert Martins Filho otimista durante visita, na quarta-feira, 13, às unidades da entidade, na capital baiana e em Camaçari. Acompanhado pelo vice-prefeito, Fernando de Fabinho, e do seu secretariado, Colbert Filho esteve nos laboratórios situados em Salvador e também no Cimatec Parque, um grande centro tecnológico que está sendo implantado em Camaçari. Eles foram recebidos pelo diretor de Tecnologia, Leone Andrade. “Viemos conhecer o Cimatec, um dos mais avançados polos de educação, tecnologia e inovação do país. Nosso intuito é firmar uma parceria entre a Prefeitura de Feira e o Cimatec, porque o melhor em tecnologia está aqui e nós queremos estar juntos”, afirmou Colbert Filho. Com atuação em 44 áreas de trabalho [desde robótica, supercomputação, medicina e farmacologia, mecânica de precisão e até estruturas aeronáuticas para a Embraer], o Senai Cimatec possui orçamento anual de R$ 230 milhões. 

Cidadão

A Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou por unanimidade , na quinta-feira (14), a concessão do Título de Cidadão Feirense ao secretário estadual de Comunicação, André Curvelo . Valeu a maneira competente e humilde com que o mesmo atende a todos da imprensa, inclusive destacando o tratamento concedido à imprensa feirense. 

Ivanito 

Uma personalidade que merece ser homenageada: Ivanito Raimundo de Lima Rocha, aliás Ivanito Rocha, 84 anos, natural de Mairi, quando era Monte Alegre. Ele marcou época na radiofonia de Feira de Santana e também no esporte. Ivanito Rocha iniciou no rádio em 1948, na Rádio Sociedade. "Após vencer três programas de calouros seguidos, Pedro Matos me colocou entre os artistas locais para cantar nos programas de auditório, pagando cachês na época", conta. Entre os cantores locais se destacavam Geraldo Borges, Pipiu Bahia, Aloísio Santiago, Chico Baiano, entre outros. "Em 1950, com a inauguração da Rádio Cultura, com seu palco foi convidado pelo politico Eduardo Fróes da Motta, que admirava, para participar da emissora".

Professor

O Dia do Professor foi comemorado em sessão especial, na sexta-feira,15, às 9h, na Câmara Municipal de Feira de Santana, atendendo a um requerimento do vereador Professor Ivamberg Lima(PT).

Audiência

São 186 km² de extensão, 4,6 bilhões de m³ de água, 120m de profundidade em diversos trechos, 85 ilhas espalhadas, e uma vez e meia maior que a Baía de Guanabara. Esses são dados do Lago Pedra Cavalo, apresentados pelo chefe de Educação Ambiental do município, João Dias, em audiência pública promovida pelo deputado estadual Angelo Almeida (PSB). Com o tema “Estudo do ciclo de vida das espécies aquáticas do lago Pedra do Cavalo”, o evento foi realizado na Câmara de Dirigentes Lojistas de Feira de Santana (CDL), nesta quinta-feira (14). 

Os números demonstram parte do grau de importância de um patrimônio ambiental, que abrange 12 municípios e abastece 4 milhões de pessoas na Região Metropolitana de Salvador, além de 1 milhão em Feira e região.

Audiência pública foi promovida pelo deputado estadual Angelo Almeida (PSB) tendo como tema “Estudo do ciclo de vida das espécies aquáticas do lago Pedra do Cavalo.

A jovem Angel Larangeira, afivelando malas para passar o Natal em Feira de Santana.

André Kaecher palestrante no segmento de marketing.

Compartilhe