Coluna do Larangeira

Por Antonio José Larangeira


Tribuna da Bahia, Salvador
21/09/2021 22:16

   

Dia da Árvore

“Feira de Santana vai ganhar 1.200 árvores”. O anúncio é do prefeito Colbert Martins Filho, na manhã de ontem, durante plantio de mudas no canteiro da avenida Noide Cerqueira – em comemoração ao Dia da Árvore,quandoo ocorreu o plantio de dez mudas das espécies Jacarandá e Felicius. “A gestão municipal respeita, preserva e prioriza o meio ambiente. Árvore purifica o ar, evita poluição e é vida”, destacou o prefeito Colbert Filho, que realizou também o plantio de mais duas mudas na Escola Municipal Comendador Jonathas Teles de Carvalho, no bairro Conceição II. Estiveram presentes, além do alcaide, o secretario de Meio Ambiente Jose Carneiro, secretários e convidados.

PPA

O Plano Plurianual (PPA), que trata de políticas públicas para os anos de 2022 e 2025, e que chegou na Câmara Municipal de Feira de Santana dia 29 de agosto, só na quinta-feira, 16,, foi lido em plenário. É esperada para ainda esse mês na Câmara Municipal a LOA – Lei Orçamentária Anual, exercício 2022. O prazo para chegar na Casa é até dia 30 de setembro. 

Pesquisas

O Departamento de Física da Universidade Estadual de Feira de Santana  está promovendo o colóquio “Pesquisas Científicas: Possibilidades de Financiamentos”. O evento será ministrado pelo professor Antônio Ferreira da Silva, do Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Com transmissão on line, acontece no dia 23 de setembro, às 15h30. Na ocasião, serão apresentados os vários aspectos de como organizar e planejar uma infraestrutura de apoio para obtenção de recursos junto aos órgãos financiadores de pesquisas científicas e aplicadas. Também serão expostos resultados de algumas dessas propostas.

Falecimento 

Aos 99 anos, faleceu na madrugada desta segunda-feira, 20, o produtor baiano Rex Schindler, um dos mais importantes nomes do cinema brasileiro,  considerado uma das figuras pioneiras no Cinema Novo. Ele foi enterrado por volta das 15h no cemitério Jardim da Saudade, no bairro de Brotas, em Salvador. A carreira do cineasta está inscrita no rol de grandes nomes famosos no estado pela ascensão na sétima arte. Assim como Glauber Rocha, Roberto Pires, Braga Neto e Oscar Santana, o baiano também foi um ativista no Movimento do Cinema Novo. Tive a oportunidade de conhecê-lo no tempo der Oscar Santana, Olney São Paulo e o cantor e compositor Fernando Lona.

1 - Aos 99 anos, faleceu o produtor Rex Schindler, um dos mais importantes nomes do cinema brasileiro.


2 -   O monarca advogado João Pinho.


3 – Ana Lybia Sampaio, figura querida.


4 – O consagrado especialista médico em reprodução humana Marcelo Esteve e sua esposa Ana Rita.


5 -  O alto funcionario do SEFAZ Antonio Carlos Batista Neves.


Compartilhe