Coluna do Larangeira

Por Antonio José Larangeira


Tribuna da Bahia, Salvador
08/06/2021 18:57

   

Meio ambiente

Na semana em que se comemora o Dia do Meio Ambiente,  o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) reforça a importância da sustentabilidade em uma instituição hospitalar. Para marcar a data o setor do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde (PGRSS) do HGCA, houve  o encerramento de uma gincana de arrecadação de materiais recicláveis, que contou com trinta servidores. Os participantes fizeram o plantio de mudas de árvores, apresentação fotográfica e exposição de murais e objetos confeccionados com estes resíduos. Luciana Leocadio, coordenadora do PGRSS, colocou como principal objetivo  foi diminuir a quantidade de resíduos infectante. Durante este período foram arrecadados mais de 600 kg de material reciclável. “Durante a pandemia aumentou consideravelmente a quantidade de resíduos recicláveis no HGCA. A gincana serviu para reduzir o descarte incorreto deste material e incentivar a coleta dos materiais recicláveis como papéis, papelão, plásticos, vidro, dentre outros. Capitaneando o diretor do HGCA dr. Jose Carlos Pitangueira.

HANNA

Tendo lançado desde o início do ano a excêntrica façanha de nove videoclipes, a cantora alagoana HANNA chega a este mês de junho com mais três videoclipes, todos homenageando seu maior ídolo e influência, João Gilberto. No dia em que o icônico compositor baiano completaria 90 anos, dia 10 de junho,  vai lançar no seu canal do YouTube uma de suas leituras mais conhecidas, “Desafinado”, standard obrigatório no repertório bossanovístico em todo mundo, de autoria de Tom Jobim e Newton Mendonça, consagrado mundialmente pelo violão e voz de João Gilberto. No mesmo mês, também no YouTube, outras duas clássicas canções, também eternizadas na voz do pai da bossa nova, ganham registro em videoclipe pela cantora: “Tin tin por tin tin” e “Samba da minha terra”.

Crescimento

O volume do comércio varejista teve alta de 1,8% de março para abril deste ano. O crescimento veio depois de uma queda de 1,1% observada na passagem de fevereiro para março. Essa é a maior alta para o mês de abril desde 2000. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada  pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Sete das oito atividades pesquisadas pelo IBGE tiveram alta na passagem de março para abril, com destaque para móveis e eletrodomésticos (24,8%), tecidos, vestuário e calçados (13,8%) e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (10,2%). Também tiveram aumento no volume de vendas os segmentos de outros artigos de uso pessoal e doméstico (6,7%), livros, jornais, revistas e papelaria (3,8%), combustíveis e lubrificantes (3,4%), e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (0,9%).

1 – O diretor geral do Cleriston Andrade, Jose Carlos Pitangueira capitaneou o dia do meio ambiente.


2 - Com nove videoclipes, a cantora alagoana HANNA chega a este mês de junho homenageando seu maior ídolo e influência, João Gilberto.



Compartilhe