Em Tempo

Por Alex Ferraz


Tribuna da Bahia, Salvador
21/09/2021 21:06

   

DICA

Variante delta tomando conta do país. Na Bahia começou, como a própria pandemia, em Feira de Santana, mas se alastra. Já há alguns mortos, inclusive quem tomou primeira dose. De outro lado, está chegando a variante Mu. Bem, esse registro é só para tentar abrir a mente (missão impossível?) de promotores de eventos que querem a liberação para quem só tomou uma dose. Mas acho inútil. Eles não ouvem nada, a não ser o tilintar das moedas. Compreensível...

“O leão e o bezerro podem até dormir juntos, mas o bezerro não vai conseguir dormir muito bem.” (Wood Allen)

Por que "eles" odeiam Paulo Freire, patrono da educação no Brasil

Sem delongas, algumas frases desse grande educador, cujo centenário de nascimento acaba de ser comemorado pelas pessoas mentalmente sãs, podem nos dar ideia da sua importância. Vejamos:

"Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor."

"Ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário."

"Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo."

"Lavar as mãos do conflito entre os poderosos e os impotentes significa ficar do lado dos poderosos, não ser neutro. O educador tem o dever de não ser neutro."

"Um artista, mas ser um artista não significa que ele ou ela consiga formar o perfil, possa moldar os alunos. O que um educador faz no ensino é tornar possível que os estudantes se tornem eles mesmos."

Mais Paulo Freire (I)

"Ai daqueles que pararem com sua capacidade de sonhar, de invejar sua coragem de anunciar e denunciar. Ai daqueles que, em lugar de visitar de vez em quando o amanhã pelo profundo engajamento com o hoje, com o aqui e o agora, se atrelarem a um passado de exploração e de rotina.

"Para a concepção crítica, o analfabetismo nem é uma ‘chaga’, nem uma ‘erva daninha’ a ser erradicada (...), mas uma das expressões concretas de uma realidade social injusta."

A imagem do Brasil

Naquela visita a Israel, um dos filhos, obrigado a usar máscara posto que estava num país civilizado, disse que os brasileiros que defendem a prevenção deveriam"enfiar a máscara no..."

Em Nova Iorque, agora, o ministro da saúde faz gesto obsceno para quem protestava. A economia vai agradecer a credibilidade do Brasil lá fora. Hum!

ICMS e combustíveis

Na ânsia de agradar ao poder central, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, anunciou redução do ICMS para conter alta dos combustíveis.

Pergunta socrática: a partir de então a Petrobras vai parar de reajustar os valores ou o ICMS será reduzido cada vez que gasolina e diesel subir? Salvo engano, chegará rapidamente o dia em que não restará mais ICMS. Ou não?

Compartilhe