Raio Laser

Por Equipe de Política


Tribuna da Bahia, Salvador
22/09/2021 23:12

   

A realidade é que, nos último três meses, houve essa tendência bem grande de diminuição do desmatamento, independente o que ocorreu nos dois anos anteriores, que a gente não nega que houve aumento

Vice-presidente Hamilton Mourão

Até outubro 

Sob as bênçãos de ACM Neto, seu presidente nacional, o DEM avançou, na última terça-feira, com o processo para promover sua fusão com o PSL. O início das discussões para se unir ao partido foi aprovado por 40 votos favoráveis e nenhum contrário. Participaram do encontro líderes nacionais do DEM, como o presidente da sigla, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (MG), e o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta. O objetivo de dirigentes dos dois partidos é oficializar a fusão até outubro. Depois da reunião da Executiva, o DEM vai convocar para o próximo mês um encontro do Diretório Nacional, instância que tem mais integrantes, para votar internamente se vai embarcar no projeto de união com a outra legenda. Dentro do PSL também estão marcadas reuniões para debater o assunto, mas lá a fusão já está pacificada.

Líder

No processo de fusão do DEM com o PSL, o líder da bancada do futuro partido na Câmara deverá ser o deputado Elmar Nascimento (DEM-BA). Elmar comanda as articulações para definir a fusão nos Estados e é aliado próximo de ACM Neto.

Incoerência 

A decisão do ministro Ricardo Lewandowski (STF), excluindo o Ministério da Saúde de regular o Plano Nacional de Vacinação, deixa claro ser impossível uma "competência concorrente" entre as esferas estadual, municipal e federal". A tese de que Brasília deveria coordenar os trabalhos contra a Pandemia cai por terra, quando uma decisão ministerial, com base em recomendações da OMS, é tornada sem efeito, ficando o comando das ações apenas com Estados e Municípios. E aí quem responderá pelas consequências?

Denúncia

O Ministério Público estadual denunciou ontem quatro funcionários do Detran por associação criminosa e lavagem de dinheiro. Os quatro foram apontados pela Operação Cartel Forte como operadores de esquema criminoso montado na prestação de serviço de estampamento de placas veiculares junto ao Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba).

Apoios

A candidata à presidência da OAB baiana Ana Patrícia recebeu ontem o apoio de Alice Cintra, filha do desembargador aposentada Carlos Alberto Dultra Cintra, um dia depois de sua concorrente, Daniela Borges, ter recebido o apoio do jurista Fredie Didier à campanha. Advogados imaginam que a campanha pela Ordem será acirradíssima até o dia da eleição.

Consenso

O analista político baiano Felippe Ramos, em entrevista à TV TN, da Argentina, ao analisar a conjuntura política brasileira após as manifestações realizadas por apoiadores do presidente da República Jair Bolsonaro, em 7 de Setembro, salientou que "na comunidade acadêmica, há um consenso sobre os movimentos populistas: os líderes populistas sempre falam de fraude quando há a possibilidade de uma derrota nas eleições".

Corrupção

Mais brasileiros acreditam que a corrupção no país vai aumentar daqui para frente, segundo pesquisa do Datafolha. Levantamento aponta que 61% da população considera que o problema vai aumentar, ante 11% que entendem que vai diminuir. Para 24%, a situação continuará como está, e 3% não souberam responder. O Datafolha fez 3.667 entrevistas de 13 a 15 de setembro em 190 municípios de todo o país.

Belov 

Nesta quinta-feira,  a partir das 18 horas, no Yacht Clube, o admirado navegador Aleixo Belov autografa seu nono livro, "Minhas Viagens com Outros Comandantes". Um relato dos desafios em Saveiros, Escunas, Navios da Marinha, Veleiros Polares, de Regata. Belov é conhecido como o navegador que deu cinco voltas ao mundo e visitou a Antártica e o Alaska.

Ordem de serviço

O governador Rui Costa (PT) estará hoje no município de Itapitanga, no sul do estado, para a assinatura da ordem de serviço autorizando a restauração da pavimentação na BA-651. A obra, que será coordenada pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), vai promover a recuperação do trecho da rodovia que liga os municípios de Itapitanga a Coaraci.

Sem coligações 

O Senado revogou as coligações em eleições proporcionais mas manteve incentivos para candidaturas de negros e mulheres em eleições, informou a Agência Senado. A proposta de emenda à Constituição (PEC 28/2021) que faria uma minirreforma eleitoral segue para promulgação. A relatora na CCJ, Simone Tebet (MDB-MS) argumentou que seria importante aproveitar o texto que veio dos deputados para incentivar medidas que seriam importantes e consensuais, como o incentivo para candidaturas de negros e mulheres.

Selic

Com a inflação persistente e se aproximando dos dois dígitos no acumulado em 12 meses, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu ontem elevar a Selic, a taxa básica de juros, em 1 ponto porcentual, de 5,25% para 6,25% ao ano. Esse foi o quinto aumento consecutivo dos juros - no início de agosto a alta também foi de 1 ponto e, nas três decisões anteriores, o BC subiu a taxa em 0,75 ponto porcentual.

Retomada de eventos 1

A Câmara Municipal de Salvador promoverá, na próxima segunda-feira (27), uma audiência pública para debater a retomada dos eventos em Salvador. A audiência será realizada de forma semipresencial a partir das 9h no Centro de Cultura da Câmara e poderá ser acompanhada presencialmente ou online, através da plataforma Zoom.

Retomada de eventos 2

Foram convidados para compor a mesa de discussão Diogo Medrado, Superintendente da Bahiatursa; Leo Prates, secretário de Saúde de Salvador; Isaac Edington, presidente da Empresa Salvador Turismo; Clinio Bastos, Vice Presidente Nordeste da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape) e Moacyr Villas Boas, presidente da Associação Baiana das Produtoras de Evento (Abape).

Exposição

A história do trânsito na quarta maior capital brasileira, curiosidades, exposição fotográfica, credenciamento para vagas especiais, circuito de bike infantil e serviços gratuitos à população são algumas das atrações que a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) vai levar para uma exposição especial, que será realizada no Shopping Barra. A mostra, que integra a Semana Nacional do Trânsito, é gratuita e ficará no Espaço Barra Gourmet, no Piso L1, de hoje a sábado, das 12h às 22h, e no domingo, das 12h às 21h.

Casos

Na Bahia, nas últimas 48 horas, foram registrados 1.057 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,09%) e 809 recuperados (+0,07%). O boletim epidemiológico desta quarta-feira (22) também registra 7 óbitos. Dos 1.230.257 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.200.896 já são considerados recuperados, 2.573 encontram-se ativos e 26.788 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido a instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.530.520 casos descartados e 236.019 em investigação. Na Bahia, 52.006 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Vacinação

Com 9.698.519 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 76,17% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254.

Brasil

O número de pessoas infectadas desde o início da pandemia de covid-19 no Brasil subiu para 21.238.567. Ontem, foram registrados 36.473 novos diagnósticos positivos. Ontem, o número de casos acumulados estava em 21.247.094. Já o total de pessoas que não resistiram à pandemia até o momento é de 592.316 pessoas. Foram confirmadas pelas autoridades de saúde 876 novas mortes. Ontem, a compilação de dados do Ministério da Saúde contabilizava 591.440 óbitos. O número de pessoas que se recuperaram da covid-19 foi para 20.295.538. Isso corresponde a 95,4% das pessoas infectadas no Brasil desde o início da pandemia.

Compartilhe