Raio Laser

Por Equipe de Politica


Tribuna da Bahia, Salvador
23/09/2021 23:24

   

Temos uma Corte que, junto com o Ministério Público e Procuradoria-geral da República, vai buscando encontrar caminho da democracia. (...) Temos buscado agir para que a Constituição seja a senhora das nossas condutas

Augusto Aras, em discurso na solenidade que selou, ontem, sua recondução a mais um mandato à frente do Ministério Público Federal

Estímulo e tanto 

Por determinação do governador Rui Costa, representantes das secretarias de Cultura, Fazenda, Educação e Administração se reuniram na tarde de ontem com o objetivo de discutir a situação do Cine Teatro Glauber Rocha, que não terá mais o apoio financeiro do Banco Itaú. Entre as ideias discutidas, está a de que o Governo do Estado, proprietário do imóvel, abra mão do aluguel pago pelo administrador do espaço cultural. O objetivo é utilizar o valor, através de permuta, para estimular a presença de alunos da rede estadual de ensino em sessões de cinema.

Presidente 

O Coletivo do PCdoB em Salvador indicou o nome da ex-vereadora Aladilce Souza para presidir o Partido na cidade no próximo biênio (2022/2023). A decisão final acontece durante a Conferência Municipal que será realizada nos dias 24 e 25 de setembro, no Ginásio de Esportes dos Bancários da Bahia/Aflitos, adotando todas as medidas e protocolos de segurança de combate ao coronavírus. A abertura contará com um ato político, hoje, a partir das 17h, com transmissão ao vivo pelo YouTube, Fanpage e Instagram, e já tem presença confirmada de várias autoridades políticas da cidade e do Estado e de representantes de instituições ligadas ao PCdoB. Já no sábado, a atividade acontece a partir das 9h e contará com sala na Plataforma Zoom para quem preferir acompanhar remotamente.

Ucranizar...

Um acampamento remanescente dos atos do 7 de Setembro, em Brasília, tem atraído extremistas que dizem se preparar para “uma faxina geral” e para “pôr fim à corja maldita” da República. Com discurso violento contra membros do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF), o grupo, com viés paramilitar, está instalado ilegalmente dentro do Parque da Cidade, a sete quilômetros da Praça dos Três Poderes.

... o Brasil

O espaço dos extremistas é chamado por eles de “base de resistência”, de onde pretendem partir em direção ao objetivo de “ucranizar o Brasil”. O governo do Distrito Federal não autorizou o acampamento e diz trabalhar para a desocupação.

Designada

O procurador-geral da República, Augusto Aras, designou ontem a baiana Maria Caetana Cintra Santos, subprocuradora-geral da República, para exercer a função de diretora-geral da Escola Superior do Ministério Público da União. Maria Caetana, que é titular do 59º Ofício da PGR (Grupo 3: STJ - Direito Público), será substituída, provisoriamente, pelo subprocurador-geral da República Alcides Martins.

Municípios

O vice-governador João Leão (PP) se reuniu ontem com a professora Karla Borges, também auditora fiscal da Secretaria da Fazenda (Sefaz), para planejar ações nos municípios baianos, visando dotá-los de sustentabilidade, autonomia e mão de obra qualificada. Na reunião, foram apresentadas ações já concretizadas pelo Governo do Estado e discutiu-se, ainda, experiências transformadoras em diversas cidades do mundo.

Não pode

O advogado especialista em direito eleitoral Ademir Ismerim salienta que a mudança de sigla partidária durante o período chamado de "janela partidária" para disputa de novo mandato eletivo em 2022 não é permitida a vereadores, mas somente a deputados estaduais e federais. Ou seja, de acordo com a regra eleitoral, somente deputados estaduais e federais podem mudar de legenda com vistas à eleição por novo partido. A regra não se aplica a vereadores. "A janela é somente para quem está em final de mandato", pontua Ismerim.

Itapitanga

O governador Rui Costa (PT) visitou o município de Itapitanga, na zona cacaueira da região sul, ontem, onde assinou a ordem de serviço para a restauração da pavimentação na BA-651. A obra será realizada pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), com valor de mais de R$ 11 milhões, e vai promover a recuperação de 26 km no trecho da rodovia que liga os municípios de Itapitanga a Coaraci, beneficiando mais de 58 mil habitantes da região.

Manifestação

Representantes de seis partidos (PT, PSB, PCdoB, PSOL, PCO e PDT), de cinco centrais sindicais (CUT, CTB, Intersindical, CSP Conlutas e UGT), além de integrantes de movimentos sociais e coletivos de trabalhadores e servidores públicos se reuniram na noite de ontem, de forma virtual, e decidiram marchar juntos na manifestação que ocorrerá no próximo dia 2 de outubro em todo o Brasil e que em Salvador será no Campo Grande. O encontro foi mediado por Luciana Liberato, do Fórum Baiano de Servidores Públicos e Laíse Neres, que preside o Movimento Negro do PDT de Salvador e contou com a presença das deputadas federais Lídice da Mata (PSB) e Alice Portugal (PCdoB-BA) e dos estaduais, Jacó (PT) e Hilton Coelho (PSOL).

Reforma administrativa 

A Comissão Especial da Câmara dos Deputados aprovou, ontem, o relatório do deputado Arthur Maia (DEM-BA) à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/20, da reforma administrativa. Foram 28 votos favoráveis e 18 contrários. O texto foi apresentado por Maia no final da manhã e retoma vários pontos da PEC encaminhada pelo governo ao Congresso Nacional em setembro do ano passado.

Protesto

Agentes de saúde de Salvador se acorrentaram no gradil da prefeitura, durante um protesto na manhã de ontem. Eles reivindicaram na manifestação a implantação de um piso salarial nacional.

Decisão estranha

Um juiz da cidade de Feira de Santana negou o pedido de benefício a uma criança com deficiência no intestino e alegou que o auxílio pode dificultar o desenvolvimento da criança. A Defensoria Pública da União (DPU) recorreu da decisão e aguarda um novo posicionamento. A criança é Ravi dos Santos, de 6 anos, que tem megacólon – uma doença que causa dilatação e lesões nas terminações nervosas do intestino grosso.

Lançamento

O velejador e engenheiro civil Aleixo Belov lançou um novo livro ontem em Salvador. Intitulada “Minhas viagens com outros comandantes”, a obra foi escrita durante a pandemia e conta experiências que ele viveu em uma série de viagens realizadas em barcos comandados por importantes nomes da vela. O livro foi lançado no salão de festas do Yacht Clube da Bahia, na Ladeira da Barra. O evento foi aberto ao público e contou com uma sessão de autógrafos  do autor.

Homenagem

A Câmara Municipal de Salvador irá realizar hoje, às 15 horas, uma sessão especial em homenagem à trajetória do sambista, cantor e compositor baiano Oscar da Penha. Considerado um dos maiores nomes do samba no Brasil, o músico, conhecido nacionalmente como Batatinha, tem grande significância para a música brasileira, tendo gravado composições interpretadas por diversos cantores como interpretadas pelo compositor e convidados, como Gilberto Gil, Chico Buarque, Caetano Veloso e Maria Bethânia.

Ensino lúdico 

A vereadora Cris Correia (PSDB) apresentou um projeto de indicação sugerindo ao prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), a inclusão do ensino lúdico dos direitos e deveres fundamentais contidos na Constituição Federal aos alunos do 5º ano do ensino fundamental. "É indispensável que estes jovens que estão migrando da fase pré-adolescente para a adolescência tenham também conhecimento dos seus direitos e deveres básicos fundamentais dentro de uma sociedade", ressalta a edil.

Casos

A Bahia registrou ontem 555 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,05%) e 414 recuperados (+0,03%). O boletim epidemiológico desta quinta-feira (23) também registra 10 óbitos. Dos 1.230.812 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.201.310 já são considerados recuperados, 2.704 encontram-se ativos e 26.798 tiveram óbito confirmado. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.532.214 casos descartados e 236.361 em investigação. Na Bahia, 52.019 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Vacinação

Com 9.698.519 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 76,67% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254.

Compartilhe