Raio Laser

Por Equipe de Política


Tribuna da Bahia, Salvador
25/09/2021 09:34

   

Frase

É bom que se crie uma frente ampla. Que haja diversidade de opiniões, mas que sejam todas a favor da democracia. Eu não discrimino (o PT). O PT não é intrinsecamente contra a democracia. Nunca foi

Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente da República

Cautela (João Leão)

O vice-governador João Leão (PP) entende que é preciso cautela para avaliar os impactos do colapso da gigante chinesa Evergrande. "Ainda é cedo para afirmar se teremos impacto nos investimentos no Brasil ou na Bahia", disse Leão. A empresa tem uma dívida de US$ 300 bilhões e há o risco de calote. "Acredito que não afetará as obras da ponte [Salvador-Itaparica], pois já iniciamos a sondagem e em breve iniciaremos as obras”, ponderou o vice-governador.

Bateu, levou (Sandro Régis)

O líder do Oposição da Assembleia, Sandro Régis (DEM), ironizou o anúncio feito pelo governador Rui Costa (PT) de que seria iniciada a medição da salinidade e temperatura para a implantação da ponte Salvador-Itaparica. "Depois de 15 anos de promessa, agora que eles foram medir salinidade", disse Régis. Robinson Almeida, vice-líder do Governo, ironizou Régis e disse que a oposição, liderada pelo presidente do DEM, ACM Neto, “vai continuar a comer sal na Bahia” com a construção da Ponte Salvador/Itaparica.

Sem licença (Bruno Reis)

O prefeito Bruno Reis (DEM) declarou, em coletiva realizada na manhã desta sexta-feira (24), que não há ainda formalizado um pedido de licença para a construção da ponte, como dito por João Leão. Segundo Bruno, “que eu tenha conhecimento, não foi dada entrada ainda em nenhum pedido em relação à ponte”. O prefeito garantiu: “Quero antecipar que, se já foi ou for dar entrada, terá toda celeridade para a sua liberação”, continuou.

Evangelho (André Porciúncula)

O secretário nacional de Incentivo e Fomento à Cultura, André Porciúncula, foi a Twitter nesta sexta-feira (24) e postou dois versículos bíblicos. O primeiro, do Evangelho de Marcos: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”. Alguns bolsonaristas interpretaram a postagem como uma reação à decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do STF, que proibiu, durante a pandemia, acesso de missões religiosas a povos indígenas isolados.

Coronel e as mineradoras (Angelo Coronel)

O senador Angelo Coronel (PSD), relator do projeto que altera o Imposto de Renda, quer aumentar a tributação sobre mineradoras. Ele diz que as empresas do setor pagam menos no Brasil do que em outros países. Coronel cogita elevar ainda mais as alíquotas da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (a CFEM), já majoradas pelo texto que saiu da Câmara. A proposta eleva de 4% para 5,5% a cobrança sobre a exploração de produtos como ferro, cobre, bauxita e ouro.

Errata

A subprocuradora-geral da República, a baiana Maria Caetana Cintra Santos, não será a nova diretora-geral da Escola Superior do Ministério Público da União, como divulgado na edição de ontem. Na verdade, o procurador-geral da República, Augusto Aras, a designou para atuar como representante da Procuradoria-Geral da República (PGR) no Supremo Tribunal Federal. 

Campo Formoso

Líder da oposição na Câmara Municipal de Campo Formoso, o vereador João Pedro (PT) acusa o prefeito Elmo Nascimento (DEM) de contratar a locação de carros populares como carros-pipas. Segundo o petista, há um Chevette, um Passat, um Fiat Uno e um Onix. “É algo muito estranho e acredito que o prefeito precisa se explicar, até pela grande repercussão do caso”, disse João Pedro. Segundo o vereador, que fez a denúncia na terça-feira (24), os pagamentos pelo contrato somam R$ 1 milhão.

Sem aproximação

O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), reiterou que não tem contato com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) desde que finalizou a gestão como prefeito da capital, em dezembro do ano passado. “Enquanto ainda era prefeito da cidade de salvador eu tive, assim como faz o prefeito Bruno Reis atualmente. Mas de dezembro do ano passado para cá, e aí já se vão praticamente 10 meses, eu não tive nenhum tipo de diálogo com o presidente da República. Minha agenda hoje é muito focada na Bahia, no meu trabalho e diálogo com os baianos. Essa é minha prioridade”, disse ele.

Retomada 

Os estádios de futebol têm capacidade de controle nos acessos em meio à pandemia de Covid-19 e devem ser reabertos ao público, segundo defendeu ontem prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM). “Nós, da Prefeitura, estamos inteiramente à disposição do governo para definir os protocolos e, principalmente, poder cobrar os seus cumprimentos. Antecipei minha posição diante da sugestão dos protocolos que foram encaminhados pelos clubes. Analisamos e entendemos que eles podem ser aplicados, portanto podem ser liberados os estádios”, afirmou.

UVB

A superintendente da União de Vereadores do Brasil Regional Bahia (UVB / BA) e vereadora de Salvador, Débora Santana (AVANTE) foi uma das palestrantes do terceiro dia do Encontro Nacional de Legislativos Municipais e Fórum Nacional da Mulher, nesta quinta–feira (23).  Com a palestra "O mandato parlamentar exercido pela mulher”, a Débora Santana falou sobre o grau de amadurecimento da democracia que pode ser medido com a participação feminina na política e nos cargos públicos que ocupam. Fez um resumo histórico da luta pelo direito ao voto feminino no Brasil, ela também falou sobre a violência sofrida pelas mulheres nos ambientes legislativos do País.

Lençóis

Depois de cinco dias de combate, o incêndio na região de Lençóis foi controlado. Bombeiros militares e brigadistas realizaram o combate direto com apoio de duas aeronaves modelo Air Tractor. A força-tarefa ainda fez a limpeza ao redor das áreas atingidas para evitar novas queimadas, conseguindo debelar as chamas que poderiam chegar às residências se não fossem contidas. O trabalho agora se concentra no monitoramento com os bombeiros percorrendo toda a área atingida para verificar possíveis novos focos e reignições, que acontecem quando reinicia o incêndio já combatido e extinto, devido à brasas e focos escondidos.

Já ganhou?

Mesmo líder nas pesquisas de intenção de voto para o governo da Bahia em 2022, o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), disse que não carrega o sentimento antecipado de vitória apontado por petistas. “É tudo, menos já ganhou. A gente está trabalhando muito, e estou com uma agenda muito intensa no interior do estado com atividades quase toda semana. Aqui [em Salvador] na sede do partido onde estou trabalhando, não para. Então quem me conhece sabe, eu sou muito pé no chão, muito realista. Por isso é tudo, menos ‘já ganhou’. Pode esperar de mim qualquer coisa, menos salto alto”, declarou. 

Apoios

O ex-candidato a prefeito de Itaquara, Léo de Edinho (PP), declarou apoio ao ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), na disputa pelo governo da Bahia em 2022. A reunião foi intermediada por Claudio Tinoco (DEM), que também será apoiado pelo grupo político de Itaquara em 2022 para deputado estadual da Bahia. Além de Léo de Edinho, também estavam na reunião Agenálio Filho de Deus, que foi candidato a vice-prefeito de Itaquara e é presidente municipal do PP, e José Messias (Zezinho), presidente do PSOL de Itaquara.  Leonardo Chagas Barreto teve 45,59% dos votos em sua última eleição, ficando pouco atrás do atual prefeito da cidade, Marco Aurélio (PSB), que teve 54,22%

Meio ambiente

O estudo do ciclo de vida das espécies aquáticas do Lago Pedra do Cavalo pode evitar a extinção de espécies aquáticas e favorecer a atividade pesqueira de ribeirinhos. Com esse propósito, o deputado estadual Angelo Almeida (PSB) apresentou indicação ao governador Rui Costa para que a pesquisa seja feita pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado. O parlamentar também vai promover uma audiência pública sobre o tema no dia 14 de outubro, às 9 horas, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Feira de Santana. 

Temporários

O comércio varejista terá a melhor contratação de trabalhadores temporários para o Natal desde 2013, de acordo com a previsão divulgada ontem pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Segundo o economista sênior da CNC, Fabio Bentes, as contratações no comércio vinham crescendo desde o final de 2016, lentamente, embora sem alcançar o ritmo observado em 2013 (115,5 mil), até que veio a pandemia no ano passado e as contratações despencaram de 91,6 mil trabalhadores, em 2019, para 68,3 mil, em 2020. Esse foi o menor número desde 2015 (67,4 mil).

Casos

A Bahia registrou ontem 596 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,05%) e 497 recuperados (+0,04%). O boletim epidemiológico desta sexta-feira (24) também registra 31 óbitos. Dos 1.231.408 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.201.807 já são considerados recuperados, 2.772 encontram-se ativos e 26.829 tiveram óbito confirmado. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.534.342 casos descartados e 236.981 em investigação. Na Bahia, 52.022 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Vacinação

Com 9.802.091 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 76,98% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254.

Compartilhe