Raio Laser

Por Equipe de Política


Tribuna da Bahia, Salvador
14/10/2021 21:34

   

Na vida nunca menti. Mas errei algumas vezes. Uma delas quando lutei contra o impeachment de uma das pessoas mais incompetentes, inapetentes e presunçosas que já passaram pela Presidência. Claro, que estou falando de você, Dilma

Ciro Gomes, em bate-boca com Dilma Rousseff no Twitter, sem, ressalte-se, dizer nenhuma mentira

Prestígio 
Com a viagem hoje do governador Rui Costa (PT) e do vice, João Leão (PP), ao exterior, para agendas comerciais, quem assume o governo até o próximo dia 31 é o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Adolfo Menezes (PSD). Conhecido pela discrição, Adolfo reforçará a postura no período, já que, como costuma dizer, o comportamento discreto é devido a todo bom interino. A decisão de conceder ao parlamentar o direito se tornar governador e, inclusive, assinar algumas medidas neste período em que ficar em exercício foi do próprio Rui, em retribuição ao espírito colaborativo do aliado, demonstrado desde antes de assumir o comando do Legislativo baiano.

Educação 
O ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil/ Democratas) afirmou ontem que ficou "perplexo e muito incomodado" com a declaração do governador Rui Costa (PT) que responsabiliza prefeitos pelos índices ruins na educação da Bahia. Em mais uma edição do movimento Pela Bahia, em Paulo Afonso, ele também disse que, se for governador, vai chamar para si a responsabilidade sobre a segurança pública e pontuou que a Embasa tem sido "perversa com os baianos", ao ser questionado sobre problemas da empresa no município e no estado.
Resposta
Quem rebateu o ex-prefeito ACM Neto (DEM), ontem mesmo, foi o deputado federal Zé Neto (PT). "Depois de gravar diversos vídeos defendendo Igor Kannário, ACM Neto agora vai a público fazer de conta que está preocupado com a segurança pública", afirmou o parlamentar, para quem Rui Costa está certo ao defender a suspensão dos "paredões" na Bahia.

De volta 
Os delegados Maurício Barbosa e Gabriela Macedo, por decisão do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Og Fernandes, retornarão aos cargos que possuem na Polícia Federal e Civil, respectivamente. Os dois foram afastados durante a última fase da Operação Faroeste, realizada em dezembro de 2020. O delegado federal era secretário de Segurança Pública da Bahia; e Gabriela, chefe de gabinete da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).

Conflitos 
Numa prova de que as esquerdas terão, de fato, dificuldade de se unir para disputar a sucessão presidencial de 2022, os ânimos voltaram a se alterar entre o ex-presidente Lula (PT) e o ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT), que resolveu dar uma espinafrada, apesar de procedente, fora de hora, na ex-presidente Dilma Rousseff, ouvindo do petista uma dura reprimenda.

Doeu
A médica imunologista e oncologista Nise Yamaguichi, que processa o senador Otto Alencar (PSD) por conta dos ataques que considera ter recebido ao participar, no início de junho, de sessão da CPI da Pandemia, no Senado, rememorou, um dos momentos em que teve embates com o parlamentar baiano. "Já respondi na CPI a diferença entre Vírus e Protozoário. Infelizmente o colega não ouviu e a minha resposta foi correta", disse a médica, em postagem no Twitter ontem.

Aposentadoria
O ex-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador Gesivaldo Britto, foi aposentado compulsoriamente por ter completado 75 anos de idade. Ele foi alvo na Operação Faroeste, que investiga suposta venda de sentenças no Oeste baiano, e está afastado de suas funções desde dezembro de 2019. A aposentadoria contará com benefício proporcional ao salário de R$ 35 mil e demais benefícios do cargo. A informação foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico desta quinta-feira (14).

Fica
Mesmo após o governador Rui Costa (PT) dizer que ficaria "complicada" uma aliança com o PP na Bahia caso o presidente Jair Bolsonaro se filie ao partido, o deputado estadual Eduardo Salles, líder da bancada pepista na Assembleia Legislativa, garantiu que tudo continuará como está. Ele avalia como "remota" a possibilidade do presidente da República integrar a sigla.

Consumo
O consumo nos lares brasileiros caiu 2,33% entre julho e agosto deste ano. Conforme levantamento da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), na comparação com agosto do ano passado, o consumo caiu 1,78%, mas, no acumulado do ano, houve alta de 3,15%. Segundo a Abras, os percentuais são reflexo de fatores externos e internos, como a alta da inflação e o desemprego. "Câmbio, geadas e a população, com bolso mais restrito, tiveram influência no resultado de agosto", afirmou o vice-presidente da Abras, Marcio Milan. De acordo com entidade, as datas nas quais o consumo tende a aumentar de consumo representam um momento de otimismo para o setor. “Apesar dessa desaceleração, estamos confiantes e manteremos nossa projeção inicial de crescimento de 4,5% para 2021”, reforçou Milan.

Apreensão
No final da manhã de ontem, equipes da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT) Central, atuando na região do Arenoso, em área marcada pela realização de “paredões”, apreenderam uma carabina calibre .40, um fuzil calibre 5,56, uma espingarda calibre 12, um fuzil calibre 7,62, uma submetralhadora artesanal, carregadores de armas de diversos tipos, balanças de precisão, aproximadamente 2.000 pinos de cocaína e 17,5kg de maconha, 2kg de pasta-base, dentre outros materiais de destinação ilícita.

Premiação
O Fundo Municipal de Previdência do Servidor (Fumpres), vinculado à Secretaria Municipal de Gestão (Semge), foi agraciado com o Prêmio Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária. Organizada pela Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem), a iniciativa tem como objetivo fomentar, identificar, incentivar, reconhecer e divulgar instituições que sirvam de referência no âmbito da gestão previdenciária. A avaliação levou em consideração três critérios de gestão previdenciária, que são a gestão administrativa, a financeira e atuarial e a de concessão de benefícios previdenciários. A premiação será entregue durante o 54º Congresso Nacional da Abipem, que acontece entre os dias 10 e 12 de novembro, em Goiânia.

Carnaval em debate 
Uma nova audiência pública sobre a folia do ano que vem será realizada no próximo dia 19, às 9h, no Centro de Cultura da Câmara de Salvador através da Comissão Especial de Acompanhamento da Retomada de Eventos, presidida pelo vereador Claudio Tinoco (Democratas), e nomeada de “Vamos ter Carnaval!?”.  “Debatemos no mês passado a retomada dos eventos de forma geral. Agora vamos discutir a realização do Carnaval e das festas populares para ajudar na mediação das visões e interesses diversos das partes, contribuindo para a tomada da melhor decisão para a população e para a cidade”, disse Tinoco.

Passaporte da Vacina
O aplicativo Passaporte da Vacina, lançado pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) completou uma semana do lançamento para iOs (iPhone). Em oito dias, o download foi feito por pouco 4,5 mil soteropolitanos, que já podem carregar seu Cartão de Vacinação em formato digital. Já a versão para Android lançada há um mês já contabiliza mais de 13 mil downloads através do sistema Google Play. O aplicativo foi desenvolvido pelo setor de Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da SMS. “O uso desse serviço poderá ser exigido, de forma obrigatória, para acessar eventos, restaurantes e estabelecimentos. Nessa ferramenta é possível checar se o cidadão já tomou a vacina contra o vírus e comprovar em qual das doses está imunizado”, explicou o coordenador do NTI/SMS, Ariovaldo Júnior.

Capacitação
Um total de 291 certificados foram entregues aos concluintes da primeira turma dos cursos de capacitação em Excelência em Saúde, do programa Treinar para Empregar. A entrega foi realizada com as presenças da vice-prefeita e secretária de Governo , Ana Paula Matos; da titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes; e do diretor em exercício do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial na Bahia (Senac-Ba), Luís Carlos Abreu. A ação é fruto de uma parceria entre a Semdec e o Senac, e tem como finalidade oferecer conhecimentos e técnicas utilizadas nos ambientes de saúde, aumentando as chances de empregabilidade, principalmente diante da chegada de novos empreendimentos da área em Salvador, a exemplo da rede Mater Dei. O Treinar para Empregar busca identificar, nos bairros e comunidades ao redor dos empreendimentos, pessoas com potencial para que sejam capacitadas e inseridas nas oportunidades.

Repúdio
Manifestantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) invadiram a sede da Associação Brasileira de Produtores de Soja (Aprosoja), na manhã desta quinta-feira (14), picharam as paredes e depredaram a fachada do edifício, localizado no Lago Sul, região nobre de Brasília. Em nota, a entidade afirmou que "já está tomando as providências cabíveis junto às autoridades policiais para que os responsáveis sejam identificados e responsabilizados por cada um dos crimes cometidos". "Esta invasão covarde é uma afronta ao Estado Democrático de Direito e coloca em risco a integridade física de seus colaboradores e associados", disse a associação.

Casos
A Bahia registrou ontem 589 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,05%) e 576 recuperados (+0,05%). O boletim epidemiológico desta quinta-feira (14), também registra 10 óbitos. Dos 1.238.652 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.209.537 já são considerados recuperados, 2.165 encontram-se ativos e 26.950 tiveram óbito confirmado. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.557.617 casos descartados e 241.442 em investigação. Na Bahia, 52.139 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.
Vacinação
Com 10.374.123 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 81,47% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254.

Brasil
O total de casos de pessoas que contraíram Covid-19 atingiu 21.612.237. Nas últimas 24 horas, foram registrados 14.288 novos casos da doença. Ontem, o sistema marcava 21.597.949 casos acumulados. Ainda conforme as autoridades de saúde, há 251.541 casos em acompanhamento, de pessoas que tiveram o quadro de covid-19 confirmado. O total de pessoas que não resistiram à Covid-19 subiu para 602.099. As autoridades de saúde registraram 176 novas mortes por Covid-19. Ontem, o painel de informações trazia 601.574 óbitos.

Compartilhe