Raio Laser

Por Equipe de Política


Tribuna da Bahia, Salvador
17/10/2021 21:38

   

Frase

Na verdade, vejo a economia brasileira em decadência. Estamos há aproximadamente 40 anos sem crescimento da renda per capita. 

Roberto Setúbal, dono do Itaú

Corregedor (Augusto Aras)
O procurador-geral da República, Augusto Aras, disse que poderá ir ao Supremo Tribunal Federal (STF) se a PEC (proposta de emenda à Constituição) que aumenta o poder do Congresso sobre o CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) impedir, dentre outros pontos, que os procuradores indiquem o corregedor do órgão. A declaração foi dada em entrevista ao programa Canal Livre, da TV Bandeirantes, que deveria ir ao ar à meia-noite de ontem. "A institucionalidade remete que um corregedor seja sempre alguém, primeiro, de dentro da instituição; que esse corregedor seja eleito por seus pares", disse Aras, em trecho da entrevista divulgado antes de a mesma ir ao ar. Ele salientou que "isso ocorre em todas as dimensões do Estado brasileiro: nas polícias, na magistratura, nas Forças Armadas, na Defensoria Pública, na AGU".

Operação Faroeste (Og Fernandes)

Outras frentes de investigação serão abertas pela Justiça, para a elucidação de detalhes da "Operação Faroeste". Para o ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça, é importante definir a exata participação de outros magistrados baianos, entre desembargadores, juízes, advogados, empresários e políticos. A suspeita recai sobre quase 70 figuras citadas pela desembargadora Sandra Inês e seu filho, o advogado Vasco Rusciolelli em sua delação de mais de 600 páginas. A "Operação" já envolve 4 inquéritos e 2 ações penais.

Rejeição

Apoiar a reeleição do presidente Jair Bolsonaro em 2022 está fora de cogitação para 45% dos eleitores entre 16 e 34 anos, segundo pesquisa do Ipec. Eles afirmaram preferir votar em qualquer outro candidato, independentemente de suas convicções partidárias. E os motivos não são apenas ideológicos, mas também econômicos. Aliadas aos efeitos da pandemia do mortal coronavírus, a inflação alta e a dificuldade em conseguir um emprego explicam a rejeição entre os jovens medida pela pesquisa.

Espíritos

Para conversar com uma instituição que alertava para uma "tragédia econômica e energética" decorrente da falta de chuvas, servidores do Ministério das Minas e Energia (MME) se reuniram com representantes da Fundação Cacique Cobra Coral (FCCC). Em seu site, a ONG informa que é presidida por uma "médium que incorpora o espírito e mentor Cacique Cobra Coral, que também já teria sido de Galileu Galilei e Abraham Lincoln".

Benefícios

A defesa da primeira desembargadora a firmar uma delação premiada no Brasil faz uma série de tentativas judiciais para obter benefícios à sua cliente quatro meses após o STJ (Superior Tribunal de Justiça) validar o acordo. Sandra Inês Rusciolelli, que está afastada do Tribunal de Justiça da Bahia desde que foi alvo da Operação Faroeste, está em prisão domiciliar apesar de ainda não ter sido tornada réu em um processo.

Caravana

A Frente Jovem do PSDB na Bahia (JPSDB) lançou, na manhã de do último sábado, a Caravana Tucana. As ações desta iniciativa visam alcançar toda a Bahia no intuito de trazer novos membros para o partido tucano, bem como promover desenvolvimento pessoal, social e educacional para os jovens do estado. O grupo liderado pelo presidente Dudu Magalhães realizou o evento na Câmara Municipal de Camaçari.

Santo forte

A indecisão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) com relação ao ingresso no PP está sendo vista como uma prova de quão forte é o santo do vice-governador e secretário estadual João Leão, um dos líderes estaduais da legenda no país que já demonstrou algumas vezes seu desinteresse em que a agremiação passe a abrigar o primeiro mandatário do país. 

Contestação

Quem também contestou os termos da delação da desembargadora Sandra Inês citando seu nome foi o ex-secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, que, inclusive, acaba de retormar suas atividades na Polícia Federal por decisão do ministro Og Fernandes, que coordena a Operação Faroeste, o mesmo que o havia afastado da sua instituição de origem.

Processo

Da mesma forma que Maurício, o senador Angelo Coronel (PSD), acusado na delação da magistrada de ter ajudado os desembargadores no esquema para favorecer empresários na região Oeste, não só negou o fato, como ainda prometeu acionar a delatora na Justiça para que prove as acusações contra ele de participação no esquema criminoso de movimentou milhões.

Esclarecido

Após inteirar-se do conteúdo da delação premiada do advogado Vasco Rusciolelli, e o volume de recursos por ele  movimentado, alguns frequentadores do Tribunal de Justia, no CAB, confirmaram suas suspeitas de que o patrimônio do bacharel não provinha apenas das causas que patrocinava. Era comum vê-lo pilotando automóveis de primeira linha, como um Jaguar, o que deixava todos admirados.

Perdendo!

Está cada vez mais acirrada a disputa entre a Globo e a Record pela liderança no "horário nobre". Além do crescimento com a novela Genesis, a Record já vem batendo a Globo com o reality A Fazenda. Sinal que o fim-de-ano vai ser rico para os telespectadores.

Operação

A Polícia Civil divulgou, no último sábado, o resultado da segunda fase da Operação Unum Corpus para cumprir mandados de prisão, busca e apreensão no interior da Bahia, com o objetivo de combater mortes violentas e crimes contra a vida. Ao todo, foram presas 65 pessoas suspeitas de crimes diversos, principalmente homicídios.

Transferência  (João Leão)

De malas prontas para a Europa, onde se reunirá com investidores, o vice-governador João Leão (PP) passou oficialmente no último sábado o cargo de governador, que exercia por substituir Rui Costa (PT) que está em missão internacional, para o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Adolfo Menezes.

Terceira via (Eduardo Leite)

Concorrente na disputa interna do PSDB que vai definir o candidato tucano na corrida pelo Planalto, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, diz que haverá representante da terceira via no segundo turno das eleições de 2022. O gestor gaúcho acredita que os altos índices de rejeição de Lula e Bolsonaro farão com que um deles não avance à rodada final de votação. “Isso (a rejeição) vai, no momento apropriado, fazer com que a população esteja aberta a procurar alternativas. Vamos colocar a terceira via no segundo turno”, enfatiza, em entrevista exclusiva ao Estado de Minas. 

Farpas trocadas (Paulo Azi)

O deputado federal Paulo Azi (União Brasil) rebateu o presidente do PT na Bahia, Éden Valadares, que afirmou que o ex-prefeito soteropolitano ACM Neto (União Brasil) é "comentarista de cozinha" e só "reúne moquequinha" nos eventos no interior do estado.  "ACM Neto está fazendo o que o PT não fez em 15 anos, que é ouvir as pessoas, se aprofundar sobre os desafios da Bahia para apresentar uma agenda que traga soluções efetivas para melhorar a vida das pessoas. Não podemos esquecer que o PT deixou a Bahia com o maior número de pessoas na extrema pobreza, com maior taxa de analfabetismo e de desemprego, com os piores índices de educação do país e, para completar, na liderança do ranking de homicídios", retrucou Azi. 

Ponte

O deputado estadual Robinson Almeida (PT), vice-líder do governo do estado na Assembleia Legislativa da Bahia, afirmou, ontem, durante encontro com lideranças do PT do Recôncavo e do Vale do Jequiriça, em Santo Antônio de Jesus, que a construção da ponte Salvador x Itaparica trará um novo e importe ciclo de desenvolvimento para a região do estado. O parlamentar ressaltou ainda que o equipamento irá consolidar a integração da capital, como no período colonial, tanto com o Recôncavo Baiano como a região sul do estado, gerando novas oportunidades econômicas para a população baiana. Só na fase de construção, a previsão é que as obras gerem até oito mil empregos, destaca o parlamentar.

Ciência e Tecnologia

O deputado federal Alex Santana (PDT), membro da Comissão da Ciência e Tecnologia da Câmara Federal, comemorou o Dia da Ciência e Tecnologia ressaltando que em todas as áreas são “cada vez mais necessárias". Para o parlamentar, o investimento e qualificação de pessoas para o ramo, principalmente dos jovens, deve ser  prioridade de todo governo. “O avanço da pandemia da Covid-19 reorganizou o ‘modus operandi’ da rotina de trabalho, estudos e, especialmente, na indústria de produtos hospitalares e farmacêuticos para a produção em tempo recorde de medicamentos e vacinas. Nunca se precisou tanto de internet para o home office, por exemplo. É inegável a necessidade de trilhar caminhos mais pujantes rumo ao desenvolvimento de ponta da ciência e tecnologia no país”, explica.

Reunião

Com a presença do senador e pré-candidato ao Governo da Bahia, Jaques Wagner, parlamentares e o presidente do Partido dos Trabalhadores da Bahia, Éden Valadares, o Diretório Estadual do PT realizou ontem uma na Assembleia Legislativa para discutir a construção partidária a organização interna. Os membros da Executiva e parlamentares também discutiram as eleições setoriais e a conjuntura política na Bahia e no Brasil e a preparação do PT para as eleições gerais de 2022.

Resposta

O desembargador Baltazar Miranda Saraiva disse em nota que a acusação contra ele na delação da desembargadora Sandra Inês Rusciolelli e do filho, Vasco Rusciolelli, "não corresponde com a verdade dos fatos". Miranda diz que nunca concedeu decisão favorável à empresa SABORE CIA, nos autos do Mandado de Segurança nº 8021888-44.2018.8.05.0000. "Após, o requerente SABORE CIA formulou pedido de desistência do Mandado de Segurança. O Estado da Bahia se manifestou favoravelmente ao pedido, que foi homologado, EXTINGUINDO O PROCESSO SEM RESOLUÇÃO DO MÉRITO e DENEGANDO A SEGURANÇA. A homologação da desistência transitou em julgado no dia 18/01/2019, sem qualquer recurso. Os esclarecimentos com toda a documentação acessível ao público comprovam a minha probidade, sem deixar outra alternativa, senão, a de processar criminalmente os delatores", diz o texto.

Casos

A Bahia registrou ontem 243 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,02%) e 230 recuperados (+0,02%). O boletim epidemiológico deste domingo (17), também registra 1 óbito. Dos 1.239.893 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.210.695 já são considerados recuperados, 2.230 encontram-se ativos e 26.968 tiveram óbito confirmado. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.561.207 casos descartados e 241.250 em investigação. Na Bahia, 52.168 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.
Vacinados
Com 10.413.559 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 81.78% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254.

Brasil

O Brasil registrou 5.738 casos de covid-19 e 130 mortes causadas pela doença ontem, segundo o boletim da situação epidemiológica doMinistério da Saúde. Com os novos diagnósticos de covid-19 confirmados, o total de pessoas contaminadas desde o início da pandemia chegou a 21.644.464. O número de mortes soma 603.282. Segundo o boletim, 20.794.497 pessoas se recuperaram da doença. Ainda há casos 246.685 em acompanhamento por equipes de saúde ou se recuperando em casa. Existem 3.096 mortes por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em investigação. Isso porque em muitos casos a análise sobre a causa continua mesmo após o óbito.

Compartilhe