Raio Laser

Por Equipe de Política


Tribuna da Bahia, Salvador
18/10/2021 22:35

   

Assim trabalha o governo do Presidente Bolsonaro, pelo desenvolvimento do Brasil e para garantir dignidade ao povo brasileiro

João Roma, ministro da Cidadania

Energia 
O governador Rui Costa foi recebido pelo secretário de Estado do Ministério de Economia e Energia alemão, Thomas Bareis, para tratar de financiamentos a novos projetos de produção de energia limpa na Bahia. Durante o encontro, ontem, Rui apresentou o potencial eólico e solar baiano e os planos para o uso desse tipo de energia no suprimento de sistemas de irrigação da agricultura familiar, bem como a possibilidade do aproveitamento de biomassa gerada por esses produtores. "Precisamos de canais de financiamento mais ágeis e acessíveis, e o governo alemão pode nos ajudar permitindo que os pequenos agricultores baianos tenham acesso a essa tecnologia", explicou o governador. Na reunião, também foram tratados possíveis financiamentos para instalação de usinas de hidrogênio verde que, de acordo com o secretário alemão, são prioridades dos europeus.

Crise 
A PEC do Ministério Público, com a qual os deputados pretendem assumir o papel de corregedores dos procuradores e promotores, abriu uma crise entre o Parlamento brasileiro e a categoria dos chamados fiscais da Lei. É esperado que, caso a medida seja aprovada, o STF será acionado para derrubar a mudança defendida com intransigência por deputados, especialmente Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados.

TJ
O projeto que visa liberar a disputa à mesa diretora do Tribunal de Justiça do Estado para todos os desembargadores pode ter ido, definitivamente, "para o saco", como se diz na gíria, depois que quatro magistrados pediram vistas à matéria na última e tumultuada sessão da Corte, na semana passada. Eles têm prazo para devolver o projeto à pauta de 10 dias, renováveis por mais 10, do qual não parecem querer abrir mão. Se a exigência for cumprida à risca, o tema só voltaria a ser discutido no TJ na primeira sessão do dia 10 de novembro, sete dias antes da data marcada para a eleição.

Oposicionistas
O presidente da Câmara Municipal de Salvador (CMS), Geraldo Júnior (MDB), comentou, durante a sessão ordinária realizada na manhã de ontem, sobre as especulações que rondam a sucessão ao seu mandato na liderança da Casa. O emedebista, que teve a pré-candidatura a deputado federal "lançada" também ontem pelo prefeito Bruno Reis (DEM), salientou que a oposição tem também três bons nomes para presidir a Câmara Municipal a partir de 2023: Marta Rodrigues (PT), Augusto Vasconcelos (PCdoB) e Tiago Ferreira (PT).

Carnaval
Hoje, às 9h, a Câmara Municipal de Salvador debaterá, de forma semipresencial, a retomada do Carnaval e das festas populares na capital baiana em 2022. O evento ocorrerá no Centro de Cultura da Câmara e será transmitido ao vivo pela TV Cam 12.3. A audiência pública foi proposta pela Comissão Especial de Acompanhamento da Retomada de Eventos, formada pelos vereadores Claudio Tinoco (presidente), Anderson Ninho (vice-presidente), André Fraga, Cris Correia, Daniel Alves, Leandro Guerrilha, Marta Rodrigues, Ricardo Almeida e Sílvio Humberto.

Pedágio
O presidente da Câmara Municipal de Camaçari, vereador Júnior Borges (DEM), criticou o aumento das tarifas básicas cobradas pela Concessionária Litoral Norte (CLN) aos condutores que trafegam pela BA-099 (Estada do Coco). O valor exigido na praça de pedágio localizada no km 14,5 da referida rodovia, em trecho situado dentro do município de Camaçari, sofreu reajuste ontem.

Volta às aulas 
Presidente do DEM em Salvador e vice-presidente da Câmara Municipal, Duda Sanches ironizou as falas da APLB sobre o retorno às aulas. O sindicato criticou hoje o governo do Estado pelo retorno 100% presencial das atividades. “Eu vi na imprensa até o secretário Jeronimo Rodrigues reclamando. Prova cabal de que nem o PT, que tem no sindicato um dos seus braços de atuação, aguenta mais as condições impostas pela APLB. O sindicato perdeu todo senso ao agora reclamar da volta às aulas”, disse.

Bahia-Portugal 
Internacionalização das relações comerciais, cooperação técnica na educação e na atração de novos negócios e a potencialização da pauta do agronegócio entre a Bahia e Portugal. Esses foram os principais pontos discutidos no encontro da comitiva liderada pelo vice-governador João Leão, secretário do Planejamento, com o secretário de Estado da Internacionalização de Portugal, Eurico Brilhante Dias, ontem, no Ministério de Negócios Estrangeiros, em Lisboa, Portugal. A comitiva também vai se reunir com o presidente do Conselho da Administração dos Portos de Sines e do Algave (APS), José Luis Cacho.

Homenagem
A Secretária Nacional de Políticas Públicas para Mulheres, Cristiane Britto recebe, amanhã, às 9h, no Plenário Cosme de Farias, da Câmara Municipal de Salvador, a Comenda Maria Quitéria. A homenagem reconhece o trabalho de mulheres que se destacam em atividades em benefício da cidade de Salvador e do Estado da Bahia.  A indicação foi apresentada pela vereadora Débora Santana (AVANTE) e aprovada por unanimidade pelos parlamentares do legislativo soteropolitano.

Violência 1
O presidente do Sindicato dos Policiais Civis da Bahia (Sindpoc), Eustáquio Lopes, solicitou uma audiência pública da Câmara Municipal de Salvador sobre a violência em Salvador e no estado. O dirigente sindical afirmou que entre os anos de 2019 e 2020 houve um aumento na Bahia de 7% nas taxas de homicídios. Ainda na sessão conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Geraldo Júnior (MDB), Eustáquio Lopes ressaltou que "há um déficit de policiais civis na Secretaria de Segurança Pública". Segundo o sindicalista, 100 municípios baianos não contam com a atuação de policiais civis. "Muitas fronteiras baianas também estão sem o trabalho dos policiais civis e as drogas e armas entram no nosso estado por essas fronteiras", disse Lopes.
Violência 2
O presidente do Sindpoc também reivindicou um reajuste salarial para a categoria. “Nossa defasagem salarial já chegou aos 37.5% e estamos há sete anos sem reajuste”, afirmou. A vereadora Marta Rodrigues (PT) elogiou a atuação de Eustáquio Lopes. “É um dirigente sindical que promove sempre o diálogo e trabalha em defesa da sua categoria”, avaliou. A parlamentar ainda ressaltou a importância da Tribuna Popular. “É um espaço importante para a escuta das demandas da sociedade civil, assim como para os encaminhamentos desta Casa Legislativa”, disse.

Repúdio
Representante da Igreja Católica em Salvador, o vereador Joceval Rodrigues (Cidadania) repudiou a atitude do deputado estadual Frederico D' Ávila (PSL - SP), que desferiu ataques ao papa Francisco, a Dom Orlando Brandes (arcebispo de Aparecida), e contra a Conferências Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). "Atitudes, como essas, mostram o despreparo de alguns parlamentares, que no vazio de suas ações e contribuições para o bem comum se desesperam em busca de notoriedade, sem se preocuparem com conteúdo e acabam se mostrando cada dia mais nocivos e agressivos. Necessitamos de políticos que apresentem sugestões, leis, ideias que melhorem a qualidade de vida de toda a sociedade e lutem por todos, sem buscar apenas o extremismo e a radicalidade", disse Joceval.

Direção comunista 
Presidente do PCdoB em Salvador, a ex-vereador Aladilce Souza foi eleita para integrar a direção nacional do Comitê Central do partido. "Muito feliz e honrada por contribuir em âmbito nacional com o PCdoB. Eu me somo à luta por um projeto nacional de desenvolvimento que contemple a inclusão do povo, uma vida digna com a retomada dos direitos sociais. E enfatizo que, precisamos persistir na construção de um projeto socialista pra esse país. Um outro mundo é possível. Avante", disse ela.

Pacote de intervenções
A prefeitura de Salvador anunciou ontem um pacote de intervenções para conservação e requalificação de espaços públicos, por meio do programa "Salvador no Grau". A iniciativa terá investimento de cerca de R$43 milhões e alcançará ruas, avenidas, praças, parques e a orla marítima da cidade. As medidas foram anunciadas pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil), durante coletiva à imprensa na Praça Lord Cochrane, na Avenida Garibaldi.

Morte
Ex-secretário de Estado americano e primeiro negro a ocupar o cargo, o general aposentado Colin Powell morreu na manhã de ontem vítima de complicações da Covid-19. De acordo com um comunicado divulgado pela família através das redes sociais do general, Powell, de 84 anos, havia sido totalmente imunizado contra a Covid-19. "O general Colin L. Powell, ex-secretário de Estado dos EUA e presidente do Estado-Maior Conjunto, faleceu nesta manhã devido a complicações da Covid-19. Ele foi totalmente vacinado. Queremos agradecer à equipe médica do Walter Reed National Medical Center por seu tratamento cuidadoso. Perdemos um marido, pai, avô notável e amoroso e um grande americano", diz o comunicado.

Vacinados
A Bahia ultrapassou, ontem, a marca de 50% da população com 12 anos ou mais completamente imunizada contra a Covid-19. Ao todo, 6.370.057 tomaram as duas doses da vacina ou a vacina de dose única, o que representa 53,03% do público, estimado em 12.732.254. Caso seja considerada a população com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 81.81% da população com 12 anos ou mais.
Casos
A Bahia registrou ontem 378 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,03%) e 397 recuperados (+0,03%). O boletim epidemiológico desta segunda-feira (18), também registra 8 óbitos. Dos 1.240.271 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.211.092 já são considerados recuperados, 2.203 encontram-se ativos e 26.976 tiveram óbito confirmado. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.561.393 casos descartados e 241.340 em investigação. Na Bahia, 52.182 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

 

Compartilhe