Raio Laser

Frase


Tribuna da Bahia, Salvador
09/06/2021 21:51

   

Os mexicanos saíram dos índios, os brasileiros saíram da selva, mas nós, os argentinos, chegamos em barcos. E eram barcos que vinham da Europa. Somos os europeus da Amércia Latina

Do presidente da Argentina, Alberto Fernández, em encontro com o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchez, na Casa Rosada.

'Estabilidade'

A Câmara dos Deputados instalou ontem a comissão especial que vai analisar a proposta de reforma administrativa (PEC 32/20). O deputado Fernando Monteiro (PP-PE) foi eleito presidente do colegiado, com 17 votos favoráveis e dois votos em branco. O deputado Arthur Oliveira Maia (DEM), baiano, foi indicado relator da matéria. O prazo para o relator proferir seu parecer será de até 40 sessões da Casa, contadas a partir de ontem. O prazo para apresentação de emendas será de 10 sessões, contadas a partir de hoje. Cada emenda terá de ser assinada por 171 deputados. A comissão especial terá 34 membros titulares e igual número de suplentes. A proposta de emenda à Constituição que trata do tema restringe a estabilidade no serviço público e cria cinco tipos de vínculos com o Estado.

Pesado 

O deputado federal Marcelo Nilo (PSB), coordenador da bancada baiana no Congresso, bateu pesado ontem no chefe de Gabinete do governador Rui Costa, Cícero Monteiro, por sua presença na presidência do Conselho da Embasa. Nilo afirmou que não faz sentido a premiação para um membro do governo que, além de só criar problemas para os deputados, não tem um voto e, como funcionário, tem muitos interesses na estatal.

Pressão

Não são apenas os aliados do governador Rui Costa (PT) que não são correligionários do petista que desejam ver distantes da Governadoria o chefe de gabinete Cícero Monteiro. Outra fonte afirmou que 'todos os aliados de Rui até do PT querem a saída de Cícero Monteiro. De A a Z, a insatisfação é enorme, pois ele pirraça deputados, secretários. Não tem limites”.

Sem comentar

Atendendo a requerimento do deputado Bacelar (Podemos), o ministro Milton Ribeiro compareceu ontem à Comissão de Educação da Câmara para prestar esclarecimentos sobre o Enade 2019. Ao ser questionado sobre mais detalhes do caso, ele não respondeu. “Por que só após o caso ter vindo à tona pela imprensa e quatro meses depois de o processo ter sido encerrado pelo MEC, o Inep enfim mandou o caso para o Ministério Público Federal? Se tudo foi técnico, por que só agora o caso teve esse andamento, que estava previsto também em outubro?", questionou Bacelar.

Unicorp 

A Universidade Corporativa (Unicorp) do Poder Judiciário da Bahia (PJBA) está de casa nova. Para marcar essa importante conquista, será realizada, nesta quinta-feira (10), às 10h, uma cerimônia de inauguração, que poderá ser acompanhada, virtualmente, pelo canal do PJBA no Youtube. A solenidade contará com a participação de autoridades da República, como o ministro Humberto Soares Martins, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ); o procurador-geral da República, Augusto Aras; toda a Mesa Diretora da Corte baiana; o diretor-geral da Unicorp, desembargador Nilson Soares Castelo Branco; o vice-diretor da Unicorp, desembargador José Aras; a juíza Renata Gil, presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB); e a juíza Nartir Weber, presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB).

Sessão remota

Por unanimidade, os integrantes da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia prorrogaram o sistema de trabalho remoto até o final de julho. Portanto, o retorno do trabalho presencial fica adiado para agosto, quando nova avaliação sobre a disseminação da pandemia e sobre as taxas de ocupação de leitos clínicos e UTIs será realizada. A reunião virtual levou em consideração a orientação do Serviço Médico, que tem uma infectologista como consultora, que aponta a resiliência desses índices e a baixa imunização total da população, pois apesar de pouco mais de 25% dos baianos estarem vacinados com a primeira dose, o quadro de imunizados com as duas aplicações da vacina cai para a metade – cerca de 12%.

LDO 

A líder da Oposição na Câmara Municipal de Salvador, Marta Rodrigues (PT), disse ontem que defende um prazo maior que o dia 30 de junho para a apresentação de emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2022, que tramita na Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização. A sugestão da data foi feita pelo vereador Joceval Rodrigues (Cidadania), que preside da Comissão. Na terça (8), o edil disse que poderia aceitar novas emendas após o dia 30 desde que não mexerem substancialmente no texto.

Contra-prova!

Falando ontem na CPI da Covid, o senador Fernando Bezerra exibiu editorial do New Yor Times, que comenta  exigências leoninas feitas pela Pfizer para vender suas vacinas a outros países. "Ao recusar a assunção de responsabilidades sobre seus produtos, e até desejar bloquear fundos financeiros dos adquirentes, a Pfizer deu a indicar que temia efeitos colaterais de sua vacina", disse o NY. Com isso, Bezerra fortaleceu os argumentos do ministro Queiroga.

Operação

A Operação Dia dos Namorados, promovida pela Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), vistoriou 145 estabelecimentos de Salvador nos dois primeiros dias da ação, iniciada na segunda-feira. Do total, 22 lojas estavam irregulares e 25 foram notificadas – destas, dez por ausência de informação de preço, uma por ausência de informação clara e precisa sobre o produto e 15 por não possuírem um exemplar do CDC. Os agentes têm como foco os estabelecimentos que oferecem os serviços e vendem produtos mais procurados neste período, como floriculturas, lojas de roupas, acessórios e chocolates, além de sex shops e motéis.

Balanço

Entre os dias 02 e 07 de junho, mais de 371 mil veículos passaram pelo Sistema de Rodovias BA-093, um tráfego 9% superior ao previsto pela Concessionária Bahia Norte para o período do feriado de Corpus Christi. Segundo balanço apresentado ontem, o fluxo de veículos foi 22% superior, se comparado ao mesmo feriado em 2020. Os atendimentos às ocorrências médicas e mecânicas somaram 160 chamados, uma média de 26 atendimentos realizados por dia durante o período da operação. Destes, apenas 10% trataram de acidentes e não houve registro de vítimas fatais.  

Suspensão

A diretoria da Agerba, em regime de colegiado, determinou a suspensão da travessia de ônibus e caminhões, através do Sistema Ferry Boat, das 5h das sextas-feiras até às 5h das terças-feiras, como também das 5h de vésperas de feriados até as 5h do dia posterior ao seu retorno. Veículos pesados transportando alimentos e produtos perecíveis, como também pacientes em tratamento fora do domicílio, poderão embarcar normalmente no período de restrição. O embarque desses veículos estará suspenso em caráter emergencial até que seja normalizada a prestação dos serviços do transporte hidroviário, com o seu quadro de horário regular. A resolução nº 29 foi publicada no Diário Oficial de ontem. Esta medida visa ampliar o embarque de veículos convencionais e melhor atender os usuários regulares do sistema.  

Hacker 1

A conta do Instagram do presidente da Câmara Municipal de Salvador, Geraldo Júnior,  foi invadida ontem por um grupo hacker intitulado “Cyber Brazil”. A descrição da bio foi modificada e foi postada a palavra “Invadido”. Além dessa e outras modificações, a foto da Bio foi alterada. O feed de notícias também foi alterado.

Hacker 2  

As equipes técnicas e jurídica que assessoram o presidente do Legislativo Municipal de Salvador estão tomando as medidas cabíveis. "Não somente neste caso, mas em todos os crimes cibernéticos, cabem punições exemplares aos marginais. São pessoas que se 'divertem' praticando o mal, invadindo a privacidade  e causando danos à imagem dos cidadãos", diz Geraldo Júnior.

Inclusão 1

O Diário Oficial da União (DOU) de ontem trouxe novidades ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). Foi publicada a adesão de Serrinha, na Bahia, à iniciativa. O município é o 12º do estado a fazer parte da política pública do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 5,3 mil indivíduos se autodeclaram pretos ou pardos na localidade. O número corresponde a 77% da população.

Inclusão 2

Com a adesão, o ente federativo poderá ter acesso prioritário a ações do Governo Federal, como a capacitação de gestores públicos em políticas de promoção da igualdade racial oferecida em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O município também poderá concorrer à bonificação de até 50% de pontos nos editais anuais da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SNPIR), que gere o Sistema.

Casos

A Bahia registrou ontem mais um recorde de casos de covid-19, o segundo maior em 24 horas. Foram 6.733 casos (taxa de crescimento de +0,6%), 5.216 recuperados (+0,5%) e 125 óbitos, no boletim epidemiológico de hoje. A maior marca é do dia em 27/06/2020, com 8.822 casos. Dos 1.048.084 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.012.358 já são considerados recuperados, 13.662 encontram-se ativos e 22.064 tiveram óbito confirmado. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.305.114 casos descartados e 236.061 em investigação. E

Óbitos

O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 22.064, representando uma letalidade de 2,11%. Dentre os óbitos, 55,80% ocorreram no sexo masculino e 44,20% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,77% corresponderam a parda, seguidos por branca com 22,14%, preta com 15,52%, amarela com 0,43%, indígena com 0,13% e não há informação em 7,01% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 61,71%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,24%).

Vacinação

Com 3.813.754 vacinados contra o coronavírus (Covid-19), dos quais 1.585.252 receberam também a segunda dose, até as 15 horas desta quarta-feira, a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.

Brasil

O Brasil registrou nesta quarta-feira 2.723 óbitos causados pela covid-19, de acordo com dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) divulgados neste dia 9 de junho. Com os registros, 479.515 vidas foram perdidas para a doença.O levantamento do Conass, que compila dados de secretarias de Saúde dos 26 Estados e do Distrito Federal, apontou ainda 85.748 novos casos de covid-19 em 24 horas, com um total de 17.122.877 registros desde o início da pandemia.


Compartilhe