Raio Laser

Frase


Tribuna da Bahia, Salvador
10/06/2021 22:28

   

Estamos com medo de que o começo de julho tenha uma tragédia pior do que o mês de março 

Governador Rui Costa (PT) prevendo uma terceira onda de Covid 19 na Bahia se as restrições não voltarem 

Sem aliança

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) apontou que ainda não é possível afirmar que haverá aliança entre o partido dele e o DEM, presidido nacionalmente pelo ex-prefeito de Salvador ACM Neto, devido à própria turbulência vivida no seio democrata. O pedetista citou, por exemplo, a deserção de Rodrigo Maia que, segundo Ciro, não entendeu o esforço de Neto para manter a unidade da sigla durante as eleições da Câmara dos Deputados, o fato de Democratas terem aderido ao bolsonarismo e o também o desejo do DEM de ter candidato próprio à presidência. "Maia leu errado o esforço de ACM Neto de unir o partido", declarou Ciro durante coletiva à imprensa baiana realizada ontem.  

Sem essa 

Ciro Gomes, que é presidenciável pelo PDT e está em viagem pela Bahia nesta semana, negou a acusação feita pelo senador Jaques Wagner (PT) de que tenha tensionado com os petistas. "O PDT não está tensionando com ninguém, mas seguindo um caminho natural. Fui candidato três vezes e também amadureci muito", disse Ciro, ao afirmar que está construindo um caminho para que o eleitor escolha para além da polarização entre petismo e bolsonarismo. 

Novos públicos 

Através de suas redes sociais, o prefeito Bruno Reis anunciou na tarde de ontem que pessoas a partir de 51 anos, nascidas até 11 de janeiro de 1970, começarão a ser vacinadas contra a Covid-19 hoje. A imunização acontece à tarde, das 14h às 19h. Ainda segundo o prefeito, das 9h às 13h, além dos públicos já habilitados, entram caminhoneiros com nome na lista que possuem habilitação D ou AC com 18 anos ou mais, os trabalhadores da indústria com nome da lista da Fieb e os trabalhadores da construção civil com nome na lista da Ademi. 

Representante 

Após a rede Atakarejo informar que o empresário Teobaldo Costa não representa mais a empresa desde o mês de abril de 2020, o presidente da Comissão de Reparação da Câmara de Salvador, vereador Luiz Carlos (PT), solicitou a presença de membro da atual Diretoria Executiva para que compareça à audiência do dia 16 de junho, próxima quarta-feira. 

Expulso 

O vereador paulistano e advogado do MBL (Movimento Brasil Livre) Rubinho Nunes foi expulso do Patriota. A decisão foi tomada em convenção municipal da legenda realizada na última segunda-feira. O parlamentar foi denunciado por indisciplina partidária. Ele não irá recorrer da decisão. "Eu não faço fileira com a família Boslonaro, com bandido, criminoso", diz Nunes à coluna. "Vou tocar a minha vida bem longe deles." 

Reforma 

A deputada Alice Portugal (PCdoB), titular da Comissão Especial que analisará a PEC 32 na Câmara, apresentou cinco requerimentos ao colegiado solicitando realização de audiências públicas para discutir os pontos da reforma administrativa. Uma das coordenadoras da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público, Alice defende que uma proposta como essa não deveria estar tramitando em meio à maior crise sanitária e hospitalar da história do Brasil. 

Concentração 

O ex-ministro José Dirceu (PT) avaliou, durante um seminário online realizada na manhã de ontem, que o "grande problema de Salvador é a concentração de riqueza". Durante a transmissão, realizada juntamente com lideranças petistas, ele também lamentou o fato de o seu partido não possuir maioria em câmaras municipais. "Hoje dificilmente nós fazemos a maioria sozinhos", disse. 

Explicações 1 

Líder da oposição na Câmara de Salvador, a vereadora Marta Rodrigues (PT) pediu à Secretaria Municipal de Educação (SMED) explicações a respeito do cancelamento de impressões dos cadernos de atividades pedagógicas utilizados pelos alunos durante as aulas remotas. Em ofício número 3158, a secretaria informa às gerências regionais de educação sobre a suspensão do material, retirado na unidade escolar, para ser levada às residências pelas famílias.  

Explicações 2  

Segundo a vereadora, pais e mães têm se mostrado preocupados com a situação, já que a Smed também não estaria dando o suporte necessário para as atividades virtuais conforme propõem no ofício. Eles temem – acrescenta a petista - que a falta dos cadernos prejudique o aprendizado dos estudantes da rede municipal, forçando-os, junto com os trabalhadores da educação, às atividades presenciais em meio a insegurança sanitária da pandemia. 

Caculé 

O deputado Marquinho Viana (PSB), acompanhou o prefeito de Caculé, Pedrão, e seu Secretário, Edigar, em audiência com o Governador Rui Costa hoje (09.06), no gabinete da Governadoria, no CAB. Durante o encontro, foram encaminhadas solicitações para as obras de requalificação total do Mercado Municipal, a pavimentação de ruas e a requalificação da entrada da cidade, serviços que foram autorizados de imediato pelo Governador Rui Costa. O Governador anunciou também, na oportunidade, a construção de um novo colégio estadual, para funcionamento em horário integral, com previsão de orçamento em torno de R$20 milhões. 

Solidariedade 

A campanha PT Solidário, lançada em março para ajudar famílias que passam por situação de insegurança alimentar, arrecadou mais de 37 toneladas de alimentos na Bahia. As arrecadações foram realizadas nas cidades de Alagoinhas, Amélia Rodrigues, Brumado, Camaçari, Conceição do Coité, Cruz das Almas, Euclides de Cunha, Guaratinga, Ilhéus, Irecê, Itabela, Lauro de Freitas, Salvador, Serrinha, Porto Seguro e Vitória da Conquista. A mobilização pela coleta de alimentos para ajudar a população é uma ação complementar da luta do Partido dos Trabalhadores pelo retorno do auxílio emergencial de R$600. 

Casos 

A Bahia registrou ontem 4.947 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,5%) e 4.422 recuperados (+0,4%). O boletim epidemiológico desta quinta-feira (10) também registra 130 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.053.031 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.016.780 já são considerados recuperados, 14.057 encontram-se ativos e 22.194 tiveram óbito confirmado. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.308.917 casos descartados e 236.313 em investigação.  

Óbitos 

O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 22.194, representando uma letalidade de 2,11%. Dentre os óbitos, 55,82% ocorreram no sexo masculino e 44,18% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,80% corresponderam a parda, seguidos por branca com 22,15%, preta com 15,52%, amarela com 0,42%, indígena com 0,13% e não há informação em 6,98% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 61,62%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,20%). 

Vacinação 

Com 3.895.050 vacinados contra o coronavírus (Covid-19), dos quais 1.589.396 receberam também a segunda dose, até as 16 horas desta quinta-feira, a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/. 

Brasil 

O Ministério da Saúde divulgou números atualizados sobre a pandemia de covid-19 no país. De acordo com levantamento diário feito pela pasta, o Brasil tem no acumulado 17,2 milhões de casos confirmados da doença e 482 mil mortes registradas. Os casos de recuperados somam 15,6 milhões. Em 24 horas, o ministério registrou 88 mil novos casos e 2.504 mortes. O estado de São Paulo tem o maior número de casos acumulados desde o início da pandemia, com 3,4 milhões de casos e 116 mil óbitos. Em seguida estão Minas Gerais (1,6 milhão de casos e 42 mil óbitos); Paraná (1,1 milhão casos e 27,7 mil óbitos) e Rio Grande do Sul (1,1 milhão de casos e 29,3 mil óbitos). De acordo com o Ministério da Saúde, 3,8 mil casos estão em investigação.  

Doses 

A Bahia receberá uma remessa com 180.600 doses de vacinas contra a Covid-19 fabricadas pelo laboratório Janssen. A previsão é que os imunizantes cheguem ao estado na próxima semana. O quantitativo será destinado 50% para a capital e a outra metade será distribuída proporcionalmente para os demais municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS), além de Santo Amaro, Conde e Saubara. As vacinas serão utilizadas para dar prosseguimento ao plano de vacinação que está sendo executado pelos municípios. 

Mineração 

O Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) e a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) consolidarão, na próxima semana, os resultados de uma parceria firmada para a execução de um importante projeto de geologia na área de recursos minerais. As duas instituições lançarão no dia 14 de junho, às 15h, o Mapa Tectônico Geocronológico do Estado da Bahia. O lançamento será on-line com transmissão ao vivo por meio do YouTube, contando com a presença de gestores do SGB/CPRM e da CBPM, além de autoridades do Ministério de Minas e Energia e do Governo do Estado da Bahia. 


 


 

Compartilhe