Raio Laser

Por Equipe de Política


Tribuna da Bahia, Salvador
01/12/2021 00:41

   

Não é de hoje que se diz que o brasileiro já tem um outro candidato a presidente da República. A maioria não quer Lula nem Bolsonaro. Mas estava faltando um rosto. Se Moro conseguir botar o rosto neste manequim que já está montado, ele se torna um candidato fortíssimo

Deputado federal Arthur Maia (DEM), afirmando que a classe política está impressionada com o crescimento do nome do ex-ministro Sérgio Moro

Com empresários 
Hoje, o prefeito Bruno Reis almoça com 100 empresários do grupo Bussiness Bahia no restaurante Fasano. O almoço é exclusivo para os membros do grupo e marca a retomada dos eventos presenciais. Na pauta, o prefeito fala sobre as realizações dos seus quase dois anos de gestão à frente da capital baiana e os planos para a retomada da geração de emprego e renda neste período pós-pandemia. Muito feliz com o evento, o presidente e fundador do grupo Carlos Falcão fará anuncia várias novidades para 2022.

Apoiado
O presidente da comissão de Turismo da Câmara, deputado Bacelar (Podemos), afirmou na tarde de ontem que a decisão do prefeito Bruno Reis (DEM) de cancelar o “Festival da Virada Salvador” foi acertada. O parlamentar acredita que é preciso seguir as recomendações da Organização Mundial de Saúde diante do "risco muito elevado" que a nova variante do novo coronavírus ômicron representa para o mundo.  

Papo aberto
Dando continuidade ao projeto que aborda importantes temas da atualidade, com um papo aberto, franco e que busca a convergência, respeitando os diversos pontos de vista, a Objectiva Comunicação Convergente anuncia o segundo episódio do “Quer Saber?”. Hoje, a partir de 17h, o programa recebe o nadador Daniel Dias e o ex-ministro do Esporte Ricardo Leyser para debaterem incentivo ao esporte. O “Quer Saber?” é apresentado por Raoni Oliveira e transmitido, ao vivo, pelo canal no YouTube e redes sociais da Objectiva.

Refinaria
A Petrobras concluiu ontem sua primeira operação de venda de refinaria desde que decidiu se desfazer de metade de sua capacidade de refino. Por R$ 10,1 bilhões, a Refinaria Landulpho Alves, na Bahia, pertence agora ao fundo árabe Mubadala Capital. A unidade passará a se chamar Refinaria de Mataripe e será gerida pela Acelen, empresa criada pelo Mubadala para atuar no mercado de refino brasileiro. A operação será transferida ao novo dono hoje, mas ainda com apoio da Petrobras. A refinaria é a primeira dentre as oito que estão sendo vendidas pela Petrobras a ter o processo concluído. A Acelen, empresa criada pelo Mubadala Capital para a operação, assumirá a partir de 1º de dezembro a gestão da RLAM, que passa a se chamar Refinaria de Mataripe.

Racismo estrutural
O vereador Edvaldo Brito (PSD) participou ontem, em Brasília, da sessão solene de entrega do relatório final da comissão de juristas criada pela Câmara dos Deputados para propor o aperfeiçoamento da legislação de combate ao racismo no país. Presidida pelo ministro Benedito Gonçalves, do STJ, a comissão teve como relator o advogado Sílvio Almeida, autor do livro "Racismo Estrutural", que foi aluno de Brito na Universidade Mackenzie, em São Paulo.

Campeão
A Câmara Municipal de Salvador homenageia o pugilista baiano e campeão olímpico, Hebert Conceição, com a Medalha Thomé de Souza. A cerimônia acontece hoje (1º), às 10 horas, no Plenário Cosme de Farias. Nascido no bairro de Pau da Lima, em Salvador, Hebert Conceição conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 após nocautear o ucraniano Oleksandr Khyzniak, na categoria até 75kg da modalidade.

Hospital veterinário
O vice-presidente estadual do PSDB e protetor dos animais, Marcell Moraes, se reuniu com o prefeito Bruno Reis e o secretário de Saúde Leo Prates, para debater sobre a construção do primeiro Hospital Público Veterinário de Salvador. Na ocasião, o alcaide fez anúncios sobre o andamento do processo licitatório. “Tive a alegria de te receber hoje à tarde para atualizar a conversa, principalmente, sobre a causa animal e coincidiu com o dia que nós (Prefeitura) publicamos o julgamento das propostas para contratação da empresa que tocará a obra, que deverá ser iniciada já neste mês de dezembro”, anunciou Bruno Reis.  

Presenças 
O presidente nacional do PSL, Luciano Bivar, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), e o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, confirmaram presença, amanhã, no evento de lançamento da pré-candidatura do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), ao governo da Bahia. Neto é presidente nacional do DEM e será o secretário-geral do União Brasil, sigla que unirá o partido dele ao PSL, formando o partido com os maiores tempos de rádio e TV e fundo eleitoral para o pleito eleitoral de 2022. Os três “caciques” nacionais integrarão o União Brasil.

Empresarial
O prefeito Bruno Reis (DEM) fez questão de destacar a atenção que a Prefeitura de Salvador tem dado à atividade econômica na capital ao participar, ontem, da segunda edição do Fórum Empresarial de Salvador na sede da Associação Comercial da Bahia (ACB), no bairro do Comércio. Promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), o evento contou com a presença também da vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos; da titular da Semdec, Mila Paes; do presidente da ACB, Mário Dantas; e de demais empresários de diferentes setores. Realizado desta vez em formato presencial, o encontro atende ao compromisso da Prefeitura de incentivar a abertura para o diálogo entre o poder público e os diversos atores ligados à cadeia produtiva, fortalecendo o ambiente de negócios na capital baiana. O fórum é uma oportunidade de o empresariado contribuir com sugestões, críticas e ideias, no sentido de compartilhar desafios e traçar soluções para a consolidação e ampliação da economia local.

BA-131 
Hoje, às 9h, o governador Rui Costa estará no município de Antônio Gonçalves, no centro-norte baiano, para entregar o trecho da BA-131 que ganhou pavimentação e revestimento. A área que passou pelo serviço liga o entroncamento da BR-407, em Senhor do Bonfim, passando pelas cidades de Antônio Gonçalves e Pindobaçu, até o município de Saúde. A obra foi realizada pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra).

Desemprego
A taxa de desemprego recuou de 14,2% no segundo trimestre para 12,6% no terceiro trimestre, mostram os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada nesta terça-feira, 30, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Há um ano, a taxa de desocupação era de 14,9%. Houve melhora tanto na geração de vagas formais quanto informais, mas ainda há quase 13,5 milhões de desempregados no País. Se considerada toda a mão de obra ainda subutilizada, está faltando trabalho para 30,743 milhões de brasileiros.

Gasolina cara
A Câmara Municipal de Salvador realizou uma audiência pública que discutiu os impactos sociais dos altos preços dos derivados de petróleo no país. “Saímos com uma visão bem estruturada do problema, mas a população precisa mesmo é que o preço final dos produtos diminuam. Vamos insistir nessa pauta e buscar de todas as formas mudar essa realidade”, declarou o vereador Tiago Ferreira, líder do PT na Câmara.

PPA em debate
Líder da oposição na Câmara de Salvador, a vereadora Marta Rodrigues (PT) cobrou da prefeitura maior atenção da gestão municipal com a geração de renda da população negra, com a criação do Programa Municipal Salvador Afroempreendedora, projeto apresentado por ela ao executivo e incluso como emenda ao Plano Plurianual 2022-2025. A emenda foi uma das 37 entregues ao PPA da prefeitura elaboradas com participação popular e de movimentos sociais.

Emergência
O governo da Bahia reconheceu a situação de emergência nas cidades de Riachão do Jacuípe e Bom Jesus da Lapa, por causa da estiagem prolongada. O decreto foi publicado no Diário Oficial de ontem.  Na publicação, o estado reconhece que o período de estiagem prolongada causou danos decorrentes da estiagem, que afetaram as atividades econômicas e a atingiram a população. No caso de Riachão do Jacuípe, o decreto é retroativo ao dia 30 de setembro de 2021, e tem vigência por 90 dias. Já em Bom Jesus da Lapa, o decreto vale por 180 dias, contados a partir de 18 de outubro.

Testagem
Os portos e aeroportos da Bahia receberão pontos de vacinação e testagem contra a Covid-19. A medida foi anunciada pela secretária estadual de Saúde, Tereza Paim, ontem. A aplicação do imunizante em lugares de chegada ao estado tem como objetivo prevenir novos casos da doença, além de um alerta à variante ômicron, que foi detectada pela primeira vez na África do Sul e é mais transmissível.

Operação
A Polícia Federal iniciou ontem uma operação de combate ao desvio de verbas públicas, que deveriam ter sido usadas no enfrentamento da pandemia da Covid-19, na cidade de Serrinha, no interior baiano. Ao todo, 12 mandados de busca e apreensão foram expedidos, sendo que sete deles são cumpridos em Serrinha, quatro em Manaus, capital do Amazonas, e o último na cidade de Araranguá, em Santa Catarina. Segundo a PF, as investigações começaram há um ano, em novembro de 2020, quando foi descoberto o esquema que envolvia um grupo de agentes públicos municipais, que teria desviado milhões de reais ao permitir que a cidade baiana contratasse três vezes uma empresa de fachada, com dispensa de licitação.

Casos
A Bahia registrou ontem 898 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,07%) e 597 recuperados (+0,05%). O boletim epidemiológico também registra 12 óbitos. Dos 1.260.341 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.229.735 já são considerados recuperados, 3.297 encontram-se ativos e 27.309 tiveram óbito confirmado. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.633.476 casos descartados e 254.090 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta terça. Na Bahia, 52.546 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

 

Compartilhe