Raio Laser

Por Equipe de Política


Tribuna da Bahia, Salvador
29/11/2021 21:52

   

Sim, é possível [uma aliança]. Eu tenho boas relações com Sergio Moro e tenho respeito por ele. Não haveria nenhuma razão para não manter boas relações com alguém que ajudou o Brasil

João Doria, governador de São Paulo, candidato do PSDB a presidente da República

Sem Réveillon e... 
Depois que o prefeito Bruno Reis (DEM) anunciou ontem que não haverá mais o Festival da Virada que marca o Reveillon na capital baiana, setores econômicos não apenas aplaudiram a decisão, como reforçaram a expectativa de que ele tome a mesma medida com relação ao Carnaval, à luz das informações sobre o aumento do número de casos de Covid no Estado, do surgimento de uma nova variante do vírus que tem assustado o mundo todo e, principalmente, do risco para a disseminação da doença numa festa popular como a folia baiana. Bruno, no entanto, aumentou o suspense ao dizer que nada foi decidido com relação ao evento, cuja realização será definida junto com o governo do Estado.

Confusão 
O presidente da Câmara Municipal de Luís Eduardo Magalhães, o vereador Fernando Fernandes, aparentemente embriagado, conforme noticiado pela imprensa do oeste baiano, agrediu, em um bar da cidade, o irmão e o sobrinho do falecido vereador Ondumar Marabá, Mauro Borges e José Mauro, respectivamente. Um vídeo que circula no Youtube e em também é grupos de WhatsApp mostra Fernando Fernandes e os seus amigos indo para cima de Mauro Borges e agredindo o filho dele, José Mauro. Os agredidos foram socorridos pelos seguranças do estabelecimento.

Mulheres
A campanha de filiação do Mulheres Republicanas na Bahia “Mulher, a política precisa de você”, liderada pela secretária estadual, Rogéria Santos, tem movimentado o norte da Bahia, com mobilizações nos municípios de Paulo Afonso e Juazeiro. As ações, realizadas em ambas cidades, foram responsáveis por filiar, ao todo, um total de 91 mulheres. Essas novas filiadas são provenientes da iniciativa, que objetiva a inserção da mulher no âmbito político.

Sem Carnaval
O deputado federal Valmir Assunção (PT) se pronunciou ontem contra a realização do Carnaval e defendeu o trabalho técnico realizado pelo governo da Bahia no enfrentamento à pandemia de covid-19. Assunção usou a postura da secretária estadual de Saúde, Tereza Paim, para reafirmar que “não é o momento de ter carnaval, por causa do nível de aglomeração e circulação de pessoas e por causa das variantes agressivas da covid”.

Eu fico
O ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos), disse ontem, durante assinatura de contrato para aquisição de vacinas contra a Covid-19, em Salvador, que não se discute em seu partido a sua desfiliação da sigla devido à relação do partido com Jaques Wagner (PT) ou ACM Neto (DEM/União Brasil). "Cada vez mais forte a vertente de que devo avançar a candidatura ao governo, dando suporte à eleição do presidente (Jair) Bolsonaro. Tanto o Republicanos quanto o PL, uma vez que temos dado suporte ao presidente nacionalmente, [é natura] que possamos construir um palanque de apoio ao presidente Bolsonaro", disse Roma.

Candidata 
Já Roberta Roma, esposa do ministro da Cidadania, afirmou que será candidata a deputada federal se a candidatura ao governo estadual do marido for confirmada. "João sendo candidato a governador, serei candata a deputada federal", disse Roberta, que participou, na manhã desta segunda-feira (29), em Salvador, de assinatura de contrato para aquisição de vacinas contra a Covid-19.

Quarentena estrangeira
O deputado federal Arthur Maia (DEM), após cumprir quarentena em Portugal por ter sido infectado com o vírus da Covid-19, anunciou o retorno ao Brasil. "PCR negativo! Depois de cumprir quarentena em Lisboa, finalmente estou retornando pra casa nesta segunda-feira", escreveu o parlamentar baiano, no Twitter.

Palestra
Depois de quase dois anos sem visitar sua terra natal, retorna a Salvador, para realizar duas palestras, o Consultor e Professor da FGV, USP e UNICAMP, Doutor Arnaldo Marques de Oliveira Neto. A primeira a convite do Desenbahia, sobre “A Governança Corporativa como Impulsionadora da Geração de Valor nas Empresas”, no dia 01 de dezembro e a segunda a convite do Rotary Club, sobre “Os Principais Impactos do Projeto de Reforma do Imposto de Renda nas Empresas e nas Pessoas Físicas”, no dia 02 de dezembro. Arnaldo, também, participará da Confraternização do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa Capítulo da BA. Segundo Arnaldo, não poderia ser um retorno melhor.

Itaberaba
O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) enviou uma equipe do Grupo de Apoio a Desastres (Gade) à cidade de Itaberaba, na Bahia, para verificar in loco os estragos causados pelas fortes chuvas que atingiram o município no sábado (27). Até o momento, 30 pessoas foram afetadas pela ocorrência, sendo que 18 estão desalojadas. Além disso, duas pessoas morreram em razão do desastre. Liderada pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil do MDR, coronel Alexandre Lucas, a equipe do Governo Federal se reuniu, na manhã de ontem, com o prefeito da cidade, Ricardo Mascarenhas, e com representantes da Defesa Civil estadual e municipal, bombeiros e outras autoridades.

Endividamento
O percentual de famílias brasileiras com dívidas em atraso ou não chegou a 74,6% em outubro deste ano, maior patamar da série da Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), iniciada em janeiro de 2010. Antes de julho deste ano, a parcela nunca havia superado a marca dos 70%.
Desde julho, no entanto, o percentual de endividados no país, que está há 11 meses em alta, supera os 70%. Os dados foram divulgados hoje (29) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Índice
Em setembro deste ano, o índice havia ficado em 74%. Já em outubro do ano passado, os inadimplentes eram 66,5% das famílias. O percentual de inadimplentes, ou seja, famílias que têm contas ou dívidas em atraso, apresentou, em outubro deste ano (25,6%), uma ligeira alta em relação a setembro (25,5%). Houve, no entanto, queda em relação a outubro de 2020 (26,1%). O percentual de famílias que não terão condições de pagar suas dívidas ou contas caiu para 10,1% em outubro deste ano, abaixo dos 10,3% do mês anterior e dos 11,9% de outubro do ano passado.

Ruído 1
A procuradora-geral de Justiça Norma Cavalcanti, acompanhada do chefe de gabinete, Pedro Maia, da coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente (Caoca), Márcia Rabelo Sandes e da promotora de Justiça, Cíntia Campos da Silva, recebeu o presidente da Câmara de Vereadores, Geraldo Júnior, na manhã de ontem, na sede do Ministério Público estadual, no CAB.
Ruído 2
A reunião foi no gabinete da procuradora-geral. O encontro teve como pauta principal “sanar um ruído de comunicação com o MP-BA”, de acordo com o presidente do Legislativo de Salvador. Na semana passada, Geraldo se disse "estarrecido" após uma série de recomendações feitas pelo órgão. Na reunião, o edil esteve acompanhado do procurador parlamentar, vereador Edvaldo Brito, do procurador–chefe, Marcus Vinicius e do diretor legislativo, Carlos Cavalcanti.

Limpa nome
O Feirão Limpa Nome, que aconteceu de 23 a 27 de novembro deste ano, fechou mais de 232 mil acordos na Bahia, sendo 119 mil em Salvador. Esta foi a 26ª edição do evento, que é realizado pela Serasa. Este ano, mais de 50 empresas ofereceram descontos, que ultrapassaram os 90%, em pagamentos de débitos. Apesar do atendimento presencial ter sido encerrado no último sábado, a ação segue em formato virtual no site da Serasa.

Coerência?
O secretário de Saúde de Salvador, Leo Prates, voltou a falar sobre as aglomerações em partidas de futebol. Ontem, ele pediu coerência nos decretos estaduais que liberam os públicos de eventos e estádios, e afirmou que a última publicação "desconsiderou a ciência".“Algumas pessoas foram à minha rede social falar que eu estava defendendo o carnaval. Eu quero separar as coisas, porque algumas pessoas, de má fé, misturam. Uma coisa é o carnaval e outra coisa é a questão dos eventos. Sobre o carnaval, a gente depende do momento. Com o aparecimento da ômicron e de todos esses problemas que nós temos acompanhado pelo mundo, nós achamos que não é o momento de ter nenhuma posição sobre o carnaval", ponderou.

Vacinação
O prefeito Bruno Reis (União Brasil) ressaltou ontem que Salvador apresenta atualmente 91% de pessoas vacinadas acima de 12 anos com a primeira dose e 81% com a segunda dose acima de 18 anos. Neste momento, a capital baiana está imunizando, inclusive, pessoas de outras cidades, e com a 3ª dose todos acima de 18 anos. Sobre o Carnaval, o prefeito declarou que a decisão ainda será tomada em conjunto entre a Prefeitura e o Governo do Estado, considerando toda a segurança e cautela e será anunciada assim que possível.

Transformação
Ao autorizar o início da requalificação da Estrada dos Fidalgos, em Cassange, o prefeito Bruno Reis ressaltou a importância das obras de mobilidade, para melhorar a qualidade de vida e facilitar a integração do bairro às demais áreas da cidade. “Nem transporte público tinha aqui, porque os ônibus não conseguiam trafegar. Muita gente não queria vir trabalhar nos postos de saúde que fizemos e nas escolas que construímos nesta região, porque tinha que pagar o pedágio”, recordou, referindo-se à mudança proporcionada pela Estrada das Pedreiras, inaugurada no início deste ano. Na localidade, onde esteve na manhã de sexta (26), Bruno anunciou também que vai requalificar a Estrada Nosso Senhor do Bonfim e construir a Escola Sol Nascente, no Jardim Campo Verde, além de reformar e ampliar a Escola Municipal Raymundo Lemos.

Casos
A Bahia registrou ontem 157 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,01%) e 260 recuperados (+0,02%). O boletim epidemiológico de ontem também registra 13 óbitos. Dos 1.259.483 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.229.138 já são considerados recuperados, 3.008 encontram-se ativos e 27.297 tiveram óbito confirmado. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.629.581 casos descartados e 252.812 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17h de ontem. Na Bahia, 52.534 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Compartilhe