Raio Laser

Por Equipe de Política


Tribuna da Bahia, Salvador
01/12/2021 23:24

   

A democracia é uma conquista para a humanidade. Para nós não, mas em muitos países ela foi conquistada com sangue derramado e com vidas perdidas. Não há espaço para retrocessos. E o Supremo Tribunal Federal é o guardião desses direitos humanos

André Mendonça, escolhido ontem pelo Senado para ministro do STF depois de indicação de Jair Bolsonaro

Senado? 
O nome do ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos), aparece em um vídeo que circula nas redes sociais numa lista de possíveis candidatos “de confiança” do presidente Jair Bolsonaro para disputar o Senado em 2022. O republicano, porém, é lembrado por sua própria equipe como pré-candidato ao governo do Estado, batalha em que disputaria a preferência do eleitorado baiano com ACM Neto (DEM) e Jaques Wagner (PT). Além de Roma, aparecem na lista políticos e empresários como Capitão Wagner (CE), Magno Malta (Espírito Santo), Marcelo Álvaro Antônio (Minas Gerais), Tereza Cristina (Mato Grosso do Sul), Gilson Machado (Pernambuco), Hélio Lopes (Rio de Janeiro), Fábio Faria (Rio Grande do Norte), Onyx Lorenzoni (Rio Grande do Sul), Luciano Hang (Santa Catarina), Ricardo Salles (São Paulo) e Damares Alves (Pará).

Fábrica
Um protocolo de intenções para a implantação de uma fábrica de amônia verde na Bahia foi assinado, ontem, pelo governador Rui Costa e representantes da empresa Proquigel Química, no Salão de Reuniões da Governadoria, em Salvador. A estimativa é que R$ 1,4 bilhão seja investido no projeto, gerando cerca de mil empregos diretos e indiretos.  A previsão é que a unidade de produção, que será instalada em Camaçari, entre em operação até o fim de 2022. Quando instalada, a fábrica terá capacidade de produção de 150 mil toneladas de amônia verde por ano, sendo a maior do tipo em todo o mundo e a primeira do Brasil.
Investimento
Presente na reunião, o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), Nelson Leal, acredita que o investimento aplicado terá um impacto grande na economia da Bahia. “É um projeto que coloca a Bahia à frente, porque esta tecnologia está sendo procurada por todos os países do mundo. Além dessa planta, o Grupo Unigel está fazendo outra para a produção de ácido sulfúrico. Somados, esses dois investimentos representam quase R$ 2 bilhões aplicados em nosso estado”.

"Mudança"
Deputados estaduais com presença confirmada para o evento de lançamento da pré-candidatura de ACM Neto ao governo da Bahia, que será realizado hoje, destacam a necessidade de mudança no estado. Principalmente para superar desafios em áreas como segurança pública e educação. Para eles, o avanço de Neto pelo interior do estado, que tem sido potencializado pelas viagens do movimento #PelaBahia, demonstra que a população do estado clama por mudança.

Conselheiro
O promotor de Justiça João Paulo Santos Schoucair, do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), foi indicado pelo procurador–geral da República, Augusto Aras, para a vaga no Conselho Nacional de Justiça – CNJ. Caso a nomeação seja confirmada após sabatina no Senado, ele será representante dos Ministérios Públicos estaduais no CNJ. Será também o primeiro integrante do MPBA a ocupar o cargo de conselheiro no órgão.

Premiação
A Câmara Municipal de Salvador promoveu, na manhã de ontem, uma homenagem ao pugilista baiano e campeão olímpico Hebert Conceição. Ele foi condecorado com a Medalha Thomé de Souza. A iniciativa foi do vereador Alberto Braga (Republicanos) e a honraria foi entregue numa sessão solene, no Plenário Cosme de Farias, sob comemoração de familiares e amigos do atleta.

Destaques 
Jornalistas credenciados junto ao Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) elegeram, ontem, os deputados estaduais destaques de 2021. Ainda este mês, os parlamentares eleitos receberão o Troféu Destaque Parlamentar 2021 pelo bom desempenho no exercício de seus mandatos. São eles: Adolfo Menezes (PSD), com 11 votos; Sandro Régis (DEM), com 10; Alex da Piatã (PSD), com sete; e Capitão Alden (PSL) e Alan Sanches (DEM), ambos com quatro.

Policiais
O deputado estadual Capitão Alden (PSL) cobrou do governador Rui Costa (PT) melhorias nas condições de trabalho para os policiais civis: delegados, investigadores e escrivães. Segundo o Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (Sindpoc), falta estrutura e valorização para os profissionais.

Ouvidoria
Hoje, às 9h, a Ouvidoria Geral do Estado da Bahia (OGE), vinculada à Secretaria Estadual de Comunicação Social (Secom), comemora 19 anos de atuação como canal de comunicação entre o cidadão e o Governo do Estado. Na ocasião, o órgão lançará a cartilha digital do ouvidor para a rede de ouvidores do Estado e apresentará o balanço do ano.

Ademi

Sob a presidência de Cláudio Cunha, a Ademi-Bahia inicia hoje no Tivoli Resort, em Praia do Forte, a sua 31a. Convenção. Reunindo dirigentes de empresas do mercado imobiliário, o evento irá até domingo, com palestrantes especializados em economia, meio ambiente e legislação tributária. A despeito dos "tombos" que o Brasil vem sofrendo, as expectativas para 2022 são favoráveis.

Sistema eleitoral 1
O Partido Verde acompanha o processo de implantação das urnas eletrônicas no Brasil, desde o início, em 1996. Este ano, o PV é o único partido político que aceitou o convite do Tribunal Superior Eleitora (TSE) para acompanhar o sistema eleitoral, responsável pela operação das urnas eletrônicas, com o qual serão realizadas as eleições de 2022.
Sistema eleitoral 2
O PV levou uma equipe formada por especialistas em tecnologia da informação (TI), direito e administração. Na sessão de hoje, foram apresentados os softwares que compõem as urnas eletrônicas, carregamento de bio, de chaves, de segurança, entre outros. Os técnicos também conheceram detalhes sobre o hardware das milhares de urnas do país e sobre o Código-Fonte.

Protesto
Um grupo de pessoas que usa os Serviços de Atendimento Especializado de Salvador (Saes) fez uma manifestação ontem em frente à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no bairro do Comércio. em Salvador. No Dia Mundial de Luta contra a Aids, os manifestantes reivindicaram mais infectologistas na rede pública, e afirmaram que estão sem assistência médica há um ano. O grupo também chamou a atenção para o fato de que os infectologistas são necessários para iniciar e proceder o tratamento de pessoas que convivem com o HIV, a Aids e o HTLV, que é um vírus da mesma família do HIV.

Cautela 
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, informou que ainda aguarda o comportamento da variante ômicron para decidir se irá fechar as praias da capital e suspender a queima de fogos na passagem do ano novo. "Vou aguardar o comportamento dessa nova variante, para ver se a gente vai fechar as praias, para que as pessoas não utilizem, e também para decidir se vai ter queima de fogos ou não. Como a gente tem um tempo maior para isso, e a nossa postura é de estender ao máximo a decisão", falou.

Mudanças
O governo da Bahia publicou mudanças em 57 comandos da Polícia Militar por todo o estado, no Diário Oficial de ontem. Só em Salvador, nove Companhias Independentes da PM terão novas administrações. Mudanças também foram feitas em comando de policiamento de algumas regiões, em batalhões especiais e além de cidades do interior, como Feira de Santana, Teixeira de Freitas, Paulo Afonso e Vera Cruz.

Injúria racial
A Câmara dos Deputados aprovou, por 358 votos a 17, o projeto de lei que torna crime a injúria racial coletiva. A matéria é de autoria da deputada Tia Eron (Republicanos-BA) e do ex-deputado Bebeto Galvão (PSB), com a relatoria do também deputado baiano Antonio Brito, líder da bancada do PSD. O tipo ficará configurado quando forem feitos xingamentos relacionados a raça ou etnia em locais públicos ou em estabelecimentos privados abertos ao público. Segundo o texto, a pena é de prisão de 2 a 5 anos e multa. No substitutivo, Brito optou por incluir a mudança apenas na Lei de Preconceito Racial, sem mexer no Código Penal. O relator argumentou que a proposta de tornar incondicionada a abertura da ação já é o padrão da legislação, não havendo necessidade de especificar isso no texto. A matéria segue agora para o Senado.

Defesa
A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDEN) da Câmara dos Deputados aprovou o relatório de autoria do deputado federal Márcio Marinho (Republicanos-BA) sobre o Acordo-Quadro entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo do Reino de Marrocos na área de Defesa. O acordo assinado em junho de 2019, durante a visita ao Brasil do ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional do Reino do Marrocos, Nasser Bourita, determina o compartilhamento de conhecimento e experiências entre os países em operações das Forças Armadas, incluindo as áreas de pesquisa e desenvolvimento, ciência e tecnologia no campo da defesa.

Terceiro caso
Foi confirmado ontem o terceiro caso de paciente com a variante Ômicron no Brasil. O homem de 29 anos vindo da Etiópia desembarcou em Guarulhos, sem sintomas, mas fez o teste que deu positivo para covid-19 no último sábado. O homem havia sido vacinado com as duas doses do imunizante da Pfizer. A amostra deste terceiro caso foi sequenciada geneticamente pelo Instituto Adolfo Lutz. Além dele, outros dois pacientes, um homem de 41 anos e uma mulher de 37, provenientes da África do Sul, tiveram a confirmação da presença da variante Ômicron. A verificação foi feita pelo Adolfo Lutz na tarde de ontem, após sequenciamento genético feito pelo laboratório do Hospital Israelita Albert Einstein.
Alemanha
Diante de uma onda da Covid-19 que precede a variante Ômicron, a Alemanha registrou ontem o maior número de mortes diárias causadas pela doença desde o meio de fevereiro, com os hospitais alertando para a possibilidade de superlotação. Na vizinha França, o número de novos diagnósticos bateu 47 mil, o maior desde abril. O Instituto Robert Koch, o instituto de saúde pública alemão, relatou 67.186 novos casos da doença na quarta, um aumento de 302 com relação há uma semana. Confirmou também 446 novas mortes, o maior número diário desde 18 de fevereiro, quando o país começava a deixar para trás seu momento mais letal da pandemia, no início desde ano.

 

Compartilhe