Raio Laser

Por Equipe de Política


Tribuna da Bahia, Salvador
02/12/2021 21:54

   

É um passo para um homem, mas na história dos evangélicos do Brasil é um salto

André Mendonça, sobre a aprovação do seu nome para ministro do STF, parafraseando Neil Armstrong ao pisar na Lua

Candidatíssimo 
Quem foi ao Centro de Convenções, ontem, para o pré-lançamento da candidatura de ACM Neto (DEM) ao governo não deixou de se impressionar com o profissionalismo do evento e a quantidade de lideranças, especialmente do interior. Com a iniciativa, que levou a críticas de adversários e invejosos, o democrata mostrou que sua candidatura ao governo é definitiva e que não não chance de repetir a confusão de 2018, quando anunciou que não concorreria de última hora. O ACM Neto que discursou ontem mostrou exatamente onde pretende chegar e com que propósito está se dedicando à campanha para a sucessão estadual, empolgando correligionários e admiradores que resolveram passar pelo local.
Números
Para completar a festa do Centro de Convenções, o candidato a governador do União Brasil ainda foi brindado, logo pela manhã, com uma pesquisa que o coloca como favorito para suceder o governador Rui Costa (PT). Enquanto aliados diziam que não passou de uma coincidência a divulgação dos números, os concorrentes diziam que não existe coincidência.

Presidência
Presidente do PSL, Antonio Bivar ficou tão impressionado com a multidão e o nível da organização da festa de lançamento da pré-candidatura de ACM Neto (DEM) que resolveu lançar seu nome à Presidência da República em 2026. Foi aconselhado por um assessor a não avançar tanto no tempo e focar no momento presente ou, no máximo, no ano que vem, quando a eleição estadual acontece.

Elogios
Durante o evento de lançamento da pré-candidatura do ex-prefeito de Salvador ACM Neto ao Governo da Bahia, realizado ontem, deputados federais baianos ligados ao democrata ressaltaram que os governos do PT deixaram graves problemas no estado, e pontuaram a necessidade de um novo projeto após os 16 anos de gestões petistas. Para eles, ACM Neto, pela experiência administrativa e pelo diagnóstico que tem feito do estado, se apresenta como o melhor candidato para liderar este processo de mudança.

Nome
Antes do evento de ACM Neto ontem, os tucanos baianos se reuniram num auditório na cidade e cravaram o nome de João Gualberto para disputar uma vaga na chapa do democrata. A decisão foi por unanimidade, mas eles não definiram para que cargo Gualberto deve se escalar. Pode ser tanto ao Senado quanto à vice, só dependendo da decisão do candidato a governador.

Congresso Olímpico
A Bahia vai receber o II Congresso Olímpico Brasileiro entre os dias 19 e 20 de março de 2022. O lançamento do evento, que terá como tema ‘Planejamento, um referencial de futuro para o Esporte Olímpico’ aconteceu ontem, no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador, com a presença de secretários de estado e do município, gestores esportivos, imprensa e o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Wanderley Teixeira.

Candidato
O ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos), escolheu o dia de ontem, quando ACM Neto lançou sua pré-candidatura ao governo, para admitir pela primeira vez nesta semana o plano de ser candidato ao governo da Bahia em 2022. Segundo ele, o apoio do Partido Liberal (PL) a sua candidatura foi um dos temas discutidos pelo presidente Jair Bolsonaro com a direção da sigla, antes de assinar a ficha de filiação, na terça-feira, 30.

Contra e a favor
A deputada federal Alice Portugal (PCdoB) disse ontem que o partido deve manter votação contrária à aprovação da PEC dos Precatórios. Na tarde de ontem, a PEC foi aprovada em dois turnos no Senado, com votação favorável e unânime da bancada baiana formada por Jaques Wagner (PT), Otto Alencar (PSD) e Angelo Coronel (PSD).

Fecomércio 
Nesta segunda-feira, das 19  às 22 horas, a Fecomércio, SindAtacado e a Asdab realizam um jantar em comemoração à sanção da LC 186/2021, considerada "uma conquista para o comércio baiano". Será no Restaurante da Casa do Comércio, tendo o presidente Carlos Andrade como anfitrião.

Ponte
O Governo da Bahia informou que em virtude da inauguração da ponte que liga os municípios de Barra e Xique-Xique, o serviço de balsas do local para veículos de transporte pesado será suspenso a partir das 8h da manhã de hoje nos dois sentidos. A partir do meio-dia, a nova ponte estará liberada para o tráfego, levando muito mais desenvolvimento, conforto e agilidade para todos os baianos.

Padrinho 1
O deputado federal Igor Kannário (Democratas) afirmou ontem que o ex-prefeito de Salvador ACM Neto foi o que mais trabalhou pelas comunidades periféricas da capital e disse que irá fazer muito pela Bahia. Kannário participou do lançamento da pré-candidatura de Neto ao governo do estado, em evento no Centro de Convenções de Salvador.
Padrinho 2
"Tenho visto de perto, tanto quando era vereador como agora como deputado, o quanto ele trabalhou pelo povo da favela. Neto, sem dúvidas, foi o prefeito que mais trabalhou pelas comunidades periféricas, pelo povo mais pobre, e vai fazer muito pela nossa Bahia. Ele dá exemplo, é muito trabalhador, é um político brilhante. A Bahia precisa de Neto", disse o deputado.

Renovação
Durante o evento de pré-candidatura de ACM Neto ao posto de governador da Bahia ontem, o presidente da Câmara de Vereadores de Camaçari, Junior Borges, manifestou desejo de mudança após praticamente 16 anos de governo do PT e anunciou que sua força política em Camaçari estará a favor de eleger ACM Neto em 2022. “A Bahia está há dezesseis anos sendo governada por um grupo que somos adversários, que é o grupo do PT. A Bahia, de fato, precisa de uma oxigenação. ACM Neto é aquele que tem nas veias a vontade de fazer a Bahia levantar. A educação, a segurança pública, a infraestrutura e os investimentos não podem mais ficar da forma que estão. A Bahia pode mais. Então, nós de Camaçari estaremos ao lado de ACM Neto, daquele que pode recuperar nossa economia”, disse Borges.

Evento
A 16ª edição da feira de agronegócios Bahia Farm Show, será realizada presencialmente em 2022, após ficar cerca de dois anos suspensa por causa da pandemia da Covid-19. O anúncio ocorreu ontem. O evento, que acontece em Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, vai contar com 2.348 expositores em uma área de quase 160 mil metros quadrados. Em 2022, a feira será realizada entre os dias 31 de maio e 4 de junho.

Esporte
A criação de políticas de fomento ao esporte e apoio aos esportistas também tem sido prioridade no mandato do deputado estadual Jurailton Santos (Republicanos), que protocolou na Assembleia Legislativa da Bahia, o Projeto de Lei n° 24.383/2021, que trata da conversão de milhas e outros benefícios provenientes de passagens aéreas, adquiridas com recursos públicos dos Poderes Legislativo e Executivo, para todos os atletas e paratletas do Estado da Bahia. De acordo com o autor da matéria, o PL sugere a criação do “Banco de Milhas” que serão convertidas em favor dos esportistas baianos, auxiliando no deslocamento, e possibilitando a participação desses profissionais em competições que trarão mais sucesso e representatividade ao Estado.

Nomeado 
Edição extra do Diário Oficial da União de ontem traz a nomeação de André Mendonça como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Indicado ao cargo pelo presidente Jair Bolsonaro, ele teve o nome aprovado anteontem (1º) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e pelo plenário da Casa. André Mendonça vai ocupar a cadeira deixada pelo ministro Marcelo Aurélio, que foi aposentado compulsoriamente em julho deste ano ao completar 75 anos. A posse do novo ministro deve acontecer no próximo dia 16, às 16h. A data foi definida após reunião entre Mendonça e o presidente da Corte, Luiz Fux.

Casos
A Bahia registrou ontem 582 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,05%) e 540 recuperados (+0,04%). O boletim epidemiológico  também registra 9 óbitos. Dos 1.261.513 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.230.890 já são considerados recuperados, 3.294 encontram-se ativos e 27.329 tiveram óbito confirmado. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.637.805 casos descartados e 257.145 em investigação. Na Bahia, 52.564 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Compartilhe