Raio Laser

Frase


Tribuna da Bahia, Salvador
11/06/2021 21:03

   

Muitas vezes dói ouvir certas palavras, mas isso nos conforta porque somos humanos e erramos. Quantas vezes eu errei, mas jamais errei por omissão. Desde o início da pandemia, estive no meio de vocês, nas comunidades mais pobres de Brasília, criticado por isso.

Jair Bolsonaro

Sonho de consumo 

O sonho de consumo dos bolsonaristas para 2022 é o DEM. O presidente da legenda, ACM Neto, já declarou publicamente que não apoiará Bolsonaro e que trabalha por uma candidatura própria da sigla à Presidência. Segundo reportagem da revista Veja, os bolsonaristas estão certos de que podem fazê-lo mudar de ideia. De acordo com a publicação, uma possibilidade é oferecer apoio à candidatura de ACM Neto ao governo da Bahia, na qual enfrentará o PT, e convidar para vice outro quadro do DEM. De preferência, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Eleito por Minas Gerais, o segundo maior colégio eleitoral do país, Pacheco entrou no radar de setores do PIB que trabalham pela construção de uma candidatura de centro na próxima sucessão presidencial e passou a ser cotado até como cabeça de chapa.

Apoio 

Após o pedido do senador Randolfe Rodrigues para que o Procurador-Geral da República Augusto Aras seja substituído na condução do inquérito dos atos antidemocráticos, as principais associações de integrantes do Ministério Público divulgaram nota em defesa do ‘princípio do promotor natural e o sistema acusatório’. “Em momentos de confronto, as instituições devem ser fortalecidas e protegidas, exatamente por serem perenes, ao contrário de seus titulares que, por natureza, são transitórios, tudo em homenagem ao Estado Democrático de Direito”, registra o documento.

Ingresso 

O ingresso do deputado federal Marcelo Freixo no PSB foi celebrado pela presidente da sigla na Bahia, a deputada federal Lídice da Mata, que enalteceu a trajetória do novo correligionário no debate sobre a segurança pública, no combate ao crime organizado e no enfrentamento nacionalmente conhecido às milícias no Rio de Janeiro. "É extremamente importante (o ingresso do parlamentar no PSB). Freixo é um quadro político fundamental para luta política do Brasil de hoje", disse.

Incentivos

Os incentivos fiscais concedidos pela Prefeitura de Salvador, através da Lei Municipal de Inovação 9.534/2020, estão acessíveis às empresas de base tecnológica e startups desde ontem. A data foi anunciada na reunião do Conselho Municipal de Inovação (CMI), realizada ontem. Dentre os incentivos estão a redução da alíquota de 5% para 2% do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) e de 50% do IPTU.

Contra agressores

A prefeita de Morro do Chapéu, Juliana Araújo (PL), sancionou a Lei nº 1.255/2021, que impede que agressores de mulheres ocupem cargos na administração pública, sejam eletivos ou não. A iniciativa é do Executivo Municipal, de autoria da própria prefeita que enviou a matéria à Câmara dos Vereadores. O projeto foi baseado na Lei Federal Maria da Penha (nº 11.340/2006).erritorial Urbana (IPTU) do imóvel onde desenvolva ou venha a desenvolver as atividades.

Unidade 

Em publicação feita no Twitter na tarde de ontem, a deputada federal Dayane Pimentel (PSL/BA) sugeriu a união de presidenciáveis da esquerda e de centro-direita como maneira para derrotar o "bolsopetismo" nas eleições presidenciais de 2022. Ex-aliada do presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido), a parlamentar citou os nomes dos presidenciáveis João Dória (PSDB), Luiz Henrique Mandetta (DEM), Ciro Gomes (PDT), e João Amoedo (Novo), seus grupos e outros partidos como maneira de derrotar Lula e Bolsonaro.

Líder

O presidente nacional do Democratas, ACM Neto, afirmou ontem que a Bahia não pode se contentar com nada menos do que ser líder de toda a região Nordeste, durante coletiva de imprensa em Guanambi. Neste final de semana, Neto realiza mais uma etapa do movimento ‘Pela Bahia’, desta vez no Sudoeste do estado, onde visita Guanambi e Caetité, além da Bamin. Ele foi recebido pelo prefeito de Guanambi, Nilo Coelho (Democratas), ex-governador do estado, e pelo deputado federal Arthur Maia (Democratas).

Desal

Digno de aplausos o "Centro de Memória João Figueiras Lima (Lelé)", projetado pelo superintendente da Desal, Virgílio Daltro, a fim de abrigar o vasto acervo de equipamentos públicos implantados em Salvador pela prefeitura. Homenageará o saudoso arquiteto,  reunindo peças vindas desde os tempos da Renurb, passando pela Faec, até chegar à Desal. Com fotos, filmes e unidades produzidas pela "Fábrica de Cidades", o Centro de Memória será um "point" para engenheiros, arquitetos e estudantes, que analisarão como se deu o desenvolvimento urbano da capital baiana.

Máscaras

Em visita ao município de Ibotirama, nesta sexta-feira (11), onde entregou a iluminação de trecho da BR-242 e um novo sistema de abastecimento de água, o governador Rui Costa criticou a postura do presidente da República, Jair Bolsonaro, em defender a desobrigação do uso de máscaras protetoras para vacinados ou já recuperados da Covid-19. “Quem pede para o povo tirar a máscara é porque está achando pouco as quase 500 mil mortes. Num momento em que a maioria dos estados está com mais de 80% de lotação de UTI, o presidente da República falar em retirar máscaras é ser alguém que não tem absolutamente nenhuma sensibilidade com a dor e a vida humana. É algo que eu não consigo entender. Foge de qualquer racionalidade alguém que representa um país com esse comportamento”, afirmou o governador.

LGBT

O Governo do Estado disponibiliza, no site da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (bit.ly/3wgGYJv), a cartilha “Fui Vítima de LGBTfobia: o que fazer?”. A cartilha apresenta informações e instruções para pessoas LGBTQIA+ que sofrem ou já sofreram algum tipo de violência LGBTfóbicas. Segundo o coordenador LGBT da SJDHDS, Kaio Macedo, a ideia da cartilha surgiu durante o Maio da Diversidade. “Percebemos que essa parcela da população desconhece os seus direitos e não tem acesso à justiça. A cartilha traz os avanços que conquistamos, a nossa rede de proteção e promoção dos direitos, que atende as pessoas que sofreram violência LGBTfóbica, além de orientações pós violência”, explica Kaio.

Cidades

Na cartilha, os cidadãos e cidadãs têm acesso a informações sobre os tipos de violências e violações de direitos sofridas pela população LGBTQIA+, assim como contatos e formas de denúncias de cada órgão da rede de proteção, a exemplo do Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT (CPDD-LGBT), Conselho LGBT da Bahia, Ouvidoria Geral do Estado (OGE), Secretaria da Segurança Pública (SSP) e Defensoria Pública (DPE).

Mutirão

A Prefeitura realiza, neste sábado (12), mais uma edição do Mutirão da Idade para vacinação contra Covid-19 em Salvador. Durante todo o dia, todos os pontos de imunização fixos e drives vão aplicar a primeira dose da vacina às pessoas que fazem parte das faixas etárias habilitadas, de forma escalonada.  Também será realizada a aplicação da segunda dose para os cidadãos com data de retorno marcada até 13 de junho, no cartão de vacinação. A imunização para os demais públicos está suspensa neste sábado. Durante a manhã, das 8h às 12h, serão vacinadas as pessoas de 51 anos ou mais nascidas até 12 de junho de 1970. Já no período vespertino, entre 13h e 16h, será a vez dos indivíduos com idade igual ou superior a 50 anos nascidos até 12 de janeiro de 1971.

Racismo

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Salvador, a vereadora Marta Rodrigues (PT) comemorou a primeira condenação no estado por intolerância religiosa, pela prática do crime de racismo, por decisão da Justiça baiana. A Bahia registrou a primeira condenação por racismo, na modalidade preconceito religioso, seis anos após a morte da vítima do crime, a ialorixá Mildredes Dias Ferreira, conhecida como Mãe Dede de Iansã. A sentença foi publicada pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA)

Reunião 1

Os presidentes da Câmaras de Salvador e Camaçari, Junior Borges (DEM) e Geraldo Júnior (MDB), se reuniram com o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM). Os edis e o gestor conversaram sobre diversos temas relacionados à conjuntura política do país, do estado e dos municípios representados.

Reunião 2  

Borges reafirmou seu apoio e simpatia ao nome de ACM Neto na disputa pelo governo da Bahia. "Não apenas Camaçari ou as demais cidades que integram a Região Metropolitana de Salvador, mas toda a Bahia tem muito a ganhar com a liderança e a força jovem de ACM Neto. Ele conta com meu apoio para governar o nosso estado e transformar a realidade da nossa gente", declarou.

Protesto

Funcionários da empresa que presta serviços à Refinaria Landulpho Alves (RLA), em São Francisco do Conde, região metropolitana de Salvador, protestaram ontem em frente à sede da refinaria, por pagamento de salários atrasados. Além disso, eles também querem acordo para a rescisão salarial. O grupo bloqueou o trevo da BA-523 e fechou as duas vias de acesso à RLA.

Expulsão

O deputado federal e ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), deve ser expulso do Democratas na próxima segunda-feira. Maia se filiou ao partido em 2007, quando a legenda foi criada para suceder o antigo PFL. Segundo informações do jornal O Globo, uma reunião da Executiva Nacional do DEM, que é comandada pelo ex-prefeito soteropolitano ACM Neto, está marcada para o dia 14. Na ocasião, a deputada Professora Dorinha apresentará o relatório do processo a que Maia responde no partido.

Despistando

A vice-prefeita de Salvador e secretária de Governo, Ana Paula Matos (PDT), despistou ao ser questionada sobre uma possível candidatura ao Legislativo em 2022.  "Eu continuarei trabalhando e cuidando de Salvador. É uma honra ser vice-prefeita da cidade, que tem que fazer tanto ainda para combater a desigualdade e pela vida das pessoas. Por outro lado, fico feliz, na condição de mulher, técnica, ter o meu nome cotado", disse a pedetista.


Compartilhe