Raio Laser

Por Equipe de Política


Tribuna da Bahia, Salvador
05/12/2021 22:27

   

Não se pode deixar de constatar com preocupação como hoje, não apenas no continente europeu, se registra um retrocesso na democracia

Papa Francisco, líder da Igreja Católica, em discurso na Grécia, neste sábado (4)

Avaliação

O ex-governador Paulo Souto (DEM) não acredita que a campanha do ex-presidente Lula à Presidência da República será o suficiente para alavancar a candidatura do petista Jaques Wagner ao governo da Bahia. Na visão do ex-secretário da Fazenda de ACM Neto (DEM), quem defende a tese de que o casamento das campanhas beneficiará imensamente o petista desconsidera o desejo do eleitorado baiano, que, em sua avaliação, a partir das pesquisas que se divulgam no Estado, demonstra um forte sentimento de mudança. Souto não descarta, como muitos apoiadores de ACM Neto, ser possível identificar setores da população que se dispõe a votar em Neto aqui e em Lula em Brasília.

Quem apoiar 

O MDB não mente quando promete conversar com todos os pré-candidatos ao governo da Bahia para tomar uma posição e decidir a quem vai apoiar em 2022, embora todo mundo saiba que a agremiação, que está no governo Bruno Reis (DEM), prefere marchar com o candidato do PT, o senador Jaques Wagner. O que é motivo de especulação é o momento em que a decisão vai ser tomada.

Candidato

A propósito da decisão que o MDB vier a tomar, um agente importante para a definição será o presidente da Câmara Municipal de Salvador, Geraldo Jr. Determinado a apoiar a candidatura de ACM Neto (DEM) ao governo, ele já anunciou que promete lutar para que o partido permaneça na base do prefeito Bruno Reis (DEM) a fim de contribuir com o candidato democrata.

Candidato

No PT, ninguém tem mais dúvida de que o governador Rui Costa (PT) deve sair candidato ao Senado na chapa do correligionário Jaques Wagner. Primeiro, porque é desejo do ex-presidente Lula fazer uma bancada grande de senadores do PT na próxima legislatura. Segundo, porque muito bem colocado nas pesquisas, ele só tem a ajudar na campanha do ex-governador.

Impacto 

A festa de lançamento da pré-candidatura de ACM Neto ao governo, na semana passada, continua repercutindo no Estado, onde correligionários dizem que o democrata deu uma demonstração de força, conseguindo reunir não apenas políticos e lideranças da capital e do interior, mas muitos populares, que marcharam para o Centro de Convenções para vê-lo e ouvi-lo.

Gesto

Aliados do ministro da Cidadania, João Roma, têm defendido que ele também faça um gesto no sentido de demonstrar que, de fato, pretende concorrer ao governo do Estado, a exemplo do que fez, na semana passada, o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, que reuniu apoiadores no Centro de Convenções para uma grande festa em torno de seu projeto de concorrer.

Vacinas

Quem ficou na pior, especialmente se pretende disputar o governo do Estado ou o Senado como candidata bolsonarista, foi a médica Raíssa Soares, que teve suas contas nas redes sociais suspensas, depois que, na semana passada, fez post dizendo que havia risco de inflamação e formação de coágulos em crianças às quais fossem administradas vacinas.

Estratégia

Políticos que viram o presidente estadual do PL, José Carlos Araújo, no evento de ACM Neto, na semana passada, garantem que ele circulou com uma descrição típica de alguém que não quer confusão com a direção nacional da legenda, na qual o presidente Jair Bolsonaro se filiou. Há dúvidas sobre se, com o gesto, Aleluia conseguirá se manter no comando da sigla na Bahia.

Porto Seguro

Com 360 metros quadrados, a agência Terra Mater da Caixa Econômica Federal foi inaugurada em Porto Seguro, na  comunidade do Baianão . Promessa cumprida pelo prefeito Jânio Natal, que aproveitou a oportunidade para agradecer à CEF e agraciar o presidente da instituição, Pedro Guimarães, com a medalha 22 de Abril.

Combustíveis

O presidente Jair Bolsonaro disse que a Petrobras vai anunciar uma redução no preço dos combustíveis a partir desta semana. A declaração foi feita após ele criticar o aumento nos preços e falar até em privatizar a estatal. “A Petrobras começa nesta semana a anunciar redução no preço do combustível”, afirmou Bolsonaro ao site Poder360. De acordo com a reportagem do portal, o presidente não deu detalhes sobre o porcentual de redução, mas declarou que a queda deve seguir por algumas semanas.

Transalvador

E continuam os apelos dos motoristas para que a Transalvador implante uma sinalização moderna na Av. ACM. Do jeito que está, inúmeros são aqueles que vindos do Iguatemi, e querendo ir para o Rio Vermelho, vão parar na Pituba, enquanto outros que saem do Hospital Aliança em direção ao Horto Florestal, vão fazer o retorno no Viaduto da Rodoviária. O investimento não será alto.

Surto em cruzeiro

Dez casos de covid-19 foram detectados entre a tripulação e os passageiros de um navio de cruzeiro da Norwegian Cruise Line (NCL), que retornou ontem a Nova Orleans com milhares de pessoas a bordo, informaram as autoridades de saúde dos EUA. "O 'Norwegian Breakaway' partiu de Nova Orleans em 28 de novembro e parou em Belize, em Honduras e no México", tuitou no sábado (4) o Departamento de Saúde da Louisiana. "Há mais de 3.200 pessoas a bordo".

Testes

O departamento disse que todos os que viajam no navio serão testados para a covid-19 antes de desembarcar. "Aqueles que testaram positivo para a covid-19 viajarão em veículos pessoais diretamente para suas próprias residências ou serão isolados de acordo com os regulamentos atuais em acomodações fornecidas pelo NCL", tuitou o departamento de saúde.

Serviço grátis

O projeto “Descomplica, Preta!” oferece serviços de assessoria jurídica para microempreendedoras negras a preços acessíveis em Salvador. Criado por estudantes da Faculdade Baiana de Direito, o projeto tem a intenção de minimizar os impactos da pandemia nestes pequenos negócios. As inscrições estão abertas através do site da Alfa, empresa júnior à frente da iniciativa. De acordo com pesquisa do Sebrae, divulgada em 2020, 45% das empreendedoras negras têm dívidas ou estão em atraso e 36% delas fecharam ou paralisaram seus negócios durante a pandemia.

Desabamento

Parte da ponte do terminal marítimo de São Tomé de Paripe, no subúrbio de Salvador, que está desativado, caiu no final de semana. Ao menos, uma pessoa ficou ferida. O terminal está desativado, mas seguia sendo utilizado por ser o único local de acesso de embarcações que fazem a travessia entre São Tomé de Paripe e a Ilha de Maré, que pertence a Salvador e faz parte do arquipélago da Baía de Todos-os-Santos.

Congresso

A Universidade Federal da Bahia anunciou uma nova edição do Congresso Ufba, que novamente será realizado em formato virtual por causa da pandemia de Covid-19. A abertura será hoje e as atividades acontecem entre amanhã e sábado. A transmissão será feita no canal do Youtube da universidade.

Pesar

A vereadora Marta Rodrigues (PT) lamentou, ontem, a morte da socióloga Antônia Garcia, militante do movimento feminino e negro e liderança do  Subúrbio Ferroviário de Salvador. A socióloga já foi secretária Reparação de Salvador em 2007, presidente da Federação das Associações  de Bairros de Salvador (Fabs), presidente do PT municipal e secretária de Mulheres do partido. “Ao longo de cinco décadas esteve dedicada a luta antirracista e feminista, de empoderamento das mulheres, desenvolvendo junto às comunidades e com apoio do âmbito acadêmico, diversos projetos que obtiveram sucesso, inclusive nacionalmente, como a reivindicação das creches comunitárias e da luta por moradia. Todas nós do mandato, do movimento de mulheres e do PT lamentamos esta perda”, frisou Marta.  O sepultamento está marcado para a tarde deste domingo, no cemitério Bosque da Paz, às 16h45.

Casos

A Bahia registrou ontem 212 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,02%) e 424 recuperados (+0,03%). O boletim epidemiológico também registra 2 óbitos. Dos 1.262.793 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.232.488 já são considerados recuperados, 2.962 encontram-se ativos e 27.343 tiveram óbito confirmado. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.643.372 casos descartados e 257.420 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste domingo. Na Bahia, 52.598 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Compartilhe