Raio Laser

Por Equipe de Política


Tribuna da Bahia, Salvador
06/12/2021 22:21

   

Quer melhor vacina, comprovada cientificamente, do que a própria contaminação? E qual a validade de cada vacina? Vale por quantos meses? Parece que há um interesse de vender cada vez mais

Jair Bolsonaro

Rejeição 
Aliados do senador Otto Alencar (PSD) dizem que não há jeito de ele aceitar uma composição em torno da chapa a ser liderada por Jaques Wagner (PT) a governador que implique na entrega do governo a João Leão (PP) por nove meses. Seria, segundo uma fonte política muito próxima do senador, a única iniciativa que poderia levá-lo a romper com o grupo de Wagner e do governador Rui Costa (PT). O senador também não topa fazer o filho candidato a vice. Para ele, é disputar a reeleição ao Senado ou sair de cena no grupo com o qual vem trocando apoio há anos.

Elogios
Deputados baianos têm elogiado a atuação do presidente do Legislativo baiano, Adolfo Menezes (PSD), na condução da Casa. Dizem que ele emprestou, além de um tom de seriedade, de extrema responsabilidade na gestão de que, de fato, o Poder precisava. Menezes, no entanto, mantém a humildade, dizendo que as ações são em boa parte fruto da orientação dos auxiliares.

Saúde
O governador Rui Costa (PT) deixou claro ontem, durante a inauguração de um hospital estadual em Ilhéus, que não tem dúvida quando se trata de defender a população do Estado, ao falar de sua preocupação com a saúde do povo baiano, no momento em que lhe perguntaram a respeito de sua opinião sobre a realização do Carnaval do Estado. Para Rui, tudo depende do risco à saúde da população.
Pressão
O fato de o Carnaval estar previsto para março e não fevereiro aumentou a gana do setor de entretenimento para realizar a festa de qualquer jeito, apesar de todos os setores públicos envolvidos nos preparativos para o evento alegarem que falta tempo hábil para organizá-lo com um mínimo de profissionalismo e previdência para não colocar a população em risco.

Aprovado 
Quem também está bombando na avaliação da população é o prefeito Bruno Reis (DEM). Foi o que mostrou a pesquisa Paraná divulgada na semana passada, no dia do lançamento da pré-candidatura de ACM Neto ao governo, outro que, segundo os números, é franco favorito à sucessão do governador Rui Costa (PT). O governo Bruno tem a aprovação de mais de 80% da população da cidade.
Carnaval
Aliás, a divulgação dos números, especialmente daqueles relativos às intenções de voto identificadas para o candidato democrata terminaram levando a uma série de bate-bocas entre políticos aliados de ACM Neto e de Jaques Wagner, seu adversário no PT que programa tratar mais formalmente do seu projeto eleitoral apenas depois do Carnaval.

Reforço
Os principais apoiadores de João Roma procuram uma forma de fortalecer sua campanha rumo ao Palácio de Ondina: encontrar um vice com experiência comprovada e boa inserção política no Estado, capaz de tornar Roma mais conhecido dos baianos do que foi até agora, apesar de estar no Ministério.

Positivo
O governador Rui Costa (PT) teve a gestão avaliada positivamente por 78,15% dos baianos. O levantamento foi feito pelo instituto Séculus Análise e Pesquisa. Ao todo, 20,59% dos entrevistados avaliaram negativamente o governo, enquanto 1,26% não opinou.

Pesar 
Faleceu nesta segunda-feira a sra. Luzdivina Seabra Andion, viúva do saudoso comerciante e rotariano Manuel Suarez Meijon, mãe da renomada bailarina Fátima Suarez e dos empresários baianos Carlos, Mário e Manuel. Nascida em 1925  e muito benquista pela sociedade, era conhecida como Lola Suarez. O velório e Cerimônia de Cremação acontecem a partir das 9 da manhã desta terça-feira, no Cemitério do Campo Santo.

Filiação
O Podemos anunciou, ontem, a data da filiação do ex-procurador da Lava-Jato Deltan Dallagnol ao partido. A entrada na legenda será oficializada na manhã da próxima sexta-feira (10), durante evento em hotel de Curitiba. O ex-procurador deve se candidatar a deputado federal pelo Paraná nas eleições do ano que vem. Do mesmo partido, o pré-candidato à Presidência e ex-juiz da Lava-Jato, Sergio Moro também vai à filiação. Dallagnol deixou o Ministério Público Federal no começo do mês passado, dias antes de Moro se filiar à legenda. Segundo o partido, outras “importantes lideranças do Paraná” também assinarão suas fichas de filiação. Dallagnol ganhou notoriedade por integrar e coordenar a força-tarefa da Operação Lava-Jato, que investigou crimes de corrupção na Petrobras e em outras estatais.

Natal musical
Após encantar o público que esteve neste fim de semana na Praça da Revolução, em Periperi, o Natal Orquestrado segue esta semana para mais duas localidades de Salvador: Rio Vermelho e Centro Histórico. Desenvolvido pela Prefeitura, o projeto leva gratuitamente muita música para a população, com clássicos que trazem lembranças e esperança em meio ao clima natalino que já toma conta de Salvador. O evento segue respeitando os protocolos de enfrentamento à Covid-19. No Rio Vermelho, as apresentações acontecem no Largo da Mariquita, a partir das 17h30. Na quinta-feira, o público poderá conferir o maestro Angelo Rafael, comandando o Coral Ecumênico da Bahia (CEB) e, em seguida, a Orquestra de Sérgio Benutti. Na sexta-feira, o maestro Angelo Rafael e o CEB estarão de volta, tendo logo depois a apresentação da Orquestra de Zeca Freitas.

Matrículas
A Secretaria de Educação da Bahia renova matrículas de estudantes da rede estadual de ensino para o ano letivo de 2022, a partir da próxima segunda-feira. A ação segue até o dia 28 de dezembro e o aluno não que realizar o procedimento poderá perder vaga na escola. De acordo com o órgão, a rede estadual tem, atualmente, 900 mil estudantes matriculados entre as turmas dos ensinos fundamental e médio, em toda a Bahia.

Inscrições
A CCR Metrô Bahia, responsável pelo transporte metroviário em Salvador e região metropolitana, está com inscrições abertas para uma seleção de emprego, com contratação imediata, nas áreas de engenharia e manutenção. As vagas são voltadas para pessoas com formação em Eletrotécnica e/ou Eletromecânica, além de ensino técnico completo em Eletrotécnica ou Eletromecânica, ou ainda, estudantes de curso superior em Engenharia Elétrica. As inscrições podem ser feitas até a próxima quinta-feira e devem ser realizadas através do site da companhia. Dentro da página, o interessado deverá clicar na aba 'Contato', depois, na área 'Trabalhe Conosco'. O candidato será direcionado para uma plataforma externa, para a realização de cadastro.

Casos
A Bahia registrou ontem 249 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,02%) e 310 recuperados (+0,03%). O boletim epidemiológico de ontem também registra 8 óbitos. Dos 1.263.042 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.232.798 já são considerados recuperados, 2.893 encontram-se ativos e 27.351 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.644.695 casos descartados e 257.056 em investigação. Na Bahia, 52.600 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Brasil
Balanço divulgado ontem pelo Ministério da Saúde aponta 4.385 novos diagnósticos de covid-19 no país em 24 horas. O dado eleva para 22.147.476 o número de pessoas infectadas pela doença desde o início da pandemia no país. O painel de estatísticas marcava 22.143.091 casos acumulados. As mortes causadas pelo novo coronavírus ao longo da pandemia somam 615.744. Em 24 horas, as autoridades de saúde notificaram 108 novos óbitos. Ontem, o painel de informações marcava 615.636 mortes acumuladas. O balanço apontou também 161.344 pacientes em acompanhamento e 21.370.388 recuperados da doença.Os estados com mais mortes por covid-19 são: São Paulo (154.369), Rio de Janeiro (69.153), Minas Gerais (56.322), Paraná (40.813) e Rio Grande do Sul (36.209). Já as unidades da Federação com menos óbitos são Acre (1.849), Amapá (2.005), Roraima (2.056), Tocantins (3.923) e Sergipe (6.047).

Médicos pelo Brasil
O Ministério da Saúde contempla Salvador com 134 vagas do Programa Médicos pelo Brasil, desse total, a estratégia vai viabilizar 37 novos postos de trabalho com objetivo de reforçar o Sistema Único de Saúde (SUS). As demais vagas já existem na rede e serão mantidas para substituição do quadro de profissionais. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União na última quinta-feira (2). "Estamos empenhando todos os esforços para ampliar a atenção básica com novos postos de saúde para cobrir as necessidades da população, por entender que é a porta de entrada para evitar problemas complexos de saúde é importante prevenir. Aguardamos com muita ansiedade e expectativa a chegada desses novos médicos qualificados para atender com dignidade o cidadão”, celebra Leo Prates.

Contra a violência
A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, vereadora Ireuda Silva (Republicanos), disse que o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres é crucial para lembrar que não apenas a parcela feminina da sociedade deve estar engajada na luta contra esse problema que gera milhões de vítimas todos os anos. Para a republicana, “o machismo não existiria na sociedade sem a figura masculina, portanto os homens têm o dever de ser aliados nessa luta antimachista”.

 

Compartilhe