Raio Laser

Frase


Tribuna da Bahia, Salvador
13/06/2021 21:54

   

Por que envolver o Exército em crise política?

General Santos Cruz, hoje, em artigo no Estadão, criticando a estratégia do presidente Jair Bolsonaro

Definição (Jaques Wagner)

A semana será dedicada por petistas à discussão sobre a candidatura do partido ao governo da Bahia. O projeto está longe de levar a qualquer definição agora, mas aponta na direção de consolidar o nome do senador Jaques Wagner (PT) no momento em que surgem em partidos como o PP e o PSD, quadros defendendo a candidatura de um aliado à cabeça de chapa. O temor de petistas é que a conversa evolua, mobilize os aliados, desvie o foco e acabe atrapalhando os planos de lançamento de Wagner à sucessão do governador Rui Costa (PT).

Nomes (Lúcio Vieira Lima)

Chamaram a atenção ontem as declarações do ex-deputado federal Lucio Vieira Lima (MDB) afirmando que o ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos), pode ter candidatura irreversível ao governo da Bahia. Segundo ele, os outros nomes são os de Jaques Wagner (PT) e de ACM Neto (DEM).

Foco

O assassinato de um produtor rural no Oeste ampliou a atenção de representantes da Força Tarefa designada para acompanhar a Operação Faroeste, depois que a Associação de Produtores da região relacionou o fato ao esquema de grilagem por meio de vendas de sentenças judiciais no Tribunal de Justiça da Bahia.

Encontro (ACM Neto)

Presidente nacional do DEM, ACM Neto deve se reunir em breve com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O encontro, que ainda não está agendado, tem sido costurado por aliados. No entanto, o encontro é considerado o início de uma reaproximação política do ex-prefeito soteropolitano com o governo Bolsonaro, com quem rompeu após o deputado federal licenciado João Roma (Republicanos) aceitar ser ministro da Cidadania. Segundo interlocutores do democrata, a aproximação política tem partido do grupo bolsonarista. 

Périplo

No final de semana, ACM Neto deu continuidade ao périplo pelo interior baiano para viabilizar sua candidatura ao governo da Bahia em 2022. Ao conhecer um projeto de irrigação em Guanambi, o democrata criticou o governo do estado pelo que chamou de "pouca atenção" à questão hídrica na Bahia. "Quando a gente chega no interior há sempre essa reivindicação de água, de recurso hídrico, acesso à água para para garantir o plantio. A gente, infelizmente, viu nesses últimos anos a pouca atenção por parte do governo do estado em relação a essa questão que é fundamental para o desenvolvimento e para o crescimento da Bahia", afirmou.

BR 030

Durante a segunda do movimento "Pela Bahia", o presidente nacional do Democratas, ACM Neto, endossou ontem o coro pelo asfaltamento da BR-030, no trecho que liga as regiões Oeste e Sudoeste do estado. Ele passou no trecho da rodovia em Carinhanha, no Oeste baiano, e afirmou que esta é uma reivindicação antiga da região ao governo federal. 

Disputa... (Luiz Viana)

O vice-presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Luiz Viana Queiroz, foi ao Twitter para responder a uma matéria publicada pela Coluna Radar, da revista Veja, na qual é acusado de atuar na defesa do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) dentro da Ordem. Segundo Queiroz, a matéria traz “ataques e falsidades” em relação à atuação dele na OAB. 

... na OAB

A resposta à publicação foi também mais um capítulo da briga entre o advogado baiano e o presidente nacional do entidade, Felipe Santa Cruz. Segundo publicou a coluna, Luiz Viana Queiroz, que é virtual candidato à presidência nacional da OAB em 2022, “tem causado constrangimento entre conselheiros ao cobrar, em grupo de WhatsApp da entidade, que eles defendam Jair Bolsonaro de críticas que o próprio Conselho Federal da Ordem tem feito contra o negacionismo do presidente na pandemia”.

Grande perda (Valdir Gomes Barbosa)

Amigos e antigos colegas do  delegado Valdir Gomes Barbosa foram surpreendidos neste fim de semana,  com sua prematura morte aos 69 anos. Ele foi encontrado morto dentro do seu carro na garagem do prédio em que morava com a esposa, em um edifício no Campo Grande, na noite de sábado, com um tiro na têmpora. A polícia técnica investiga as circunstâncias de sua morte.

Investigação

O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investiga a morte do delegado aposentado e ex-candidato a deputado estadual, Valdir Gomes Barbosa. O corpo de Barbosa foi encontrado dentro do carro dele por volta das 20h, na noite de sábado. A principal linha de investigação é de que ocorreu suicídio – o cadáver foi encontrado com um único tiro; no veículo foi encontrada a arma de Barbosa.

Pesar

Faleceu sábado aos 91 anos, sendo ontem sepultada, a emérita Professora Myrthes Bacelar da Silva Chaves, viúva do saudoso prof. Raul Chaves e genitora do conceituado advogado Raul Chaves Filho. Muito querida pela legião de amigos da Família, era Rotariana Honorária do R. C. Salvador Nazaré. Vitimada pela Covid-19,  deixou filhos, noras netos e bisnetos.

Cairu

O secretário de Turismo de Cairu, Júlio Oliveira, morreu ontem, vítima de covid-19. Em sua conta no Instagram, a vice-prefeita da cidade, Cíntia Rosemberg, lamentou a perda e escreveu: "Grande profissional, colega e amigo. Descanse em paz. Sentiremos muito a sua falta".

Inauguração

Para garantir maior segurança e tranquilidade aos moradores do Subúrbio Ferroviário de Salvador, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), inaugura hoje uma obra de contenção de encosta localizada na altura da Rua Amazonas, no bairro de Praia Grande. O trabalho foi realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur).

Enfermeiros

Um grupo formado por enfermeiros e técnicos de enfermagem participou, neste domingo (13), de manifestação para pedir a aprovação do PL 2564, que estabelece carga 30 horas semanais e piso salarial para a categoria. Eles se reuniram no Dique do Tororó, onde participaram de um abraço simbólico. Os vereadores Marta Rodrigues e Tiago Ferreira (PT) também participaram do ato. 

Casos

A Bahia registrou ontem 2.005 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,2%) e 2.650 recuperados (+0,3%). O boletim epidemiológico deste domingo (13) também registra 88 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.064.747 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.028.604 já são considerados recuperados, 13.630 encontram-se ativos e 22.513 tiveram óbito confirmado. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.318.231 casos descartados e 237.6072 em investigação. 

Óbitos

O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 22.513, representando uma letalidade de 2,11%. Dentre os óbitos, 55,83% ocorreram no sexo masculino e 44,17% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,81% corresponderam a parda, seguidos por branca com 22,18%, preta com 15,51%, amarela com 0,43%, indígena com 0,13% e não há informação em 6,94% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 61,40%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,14%).

Vacinação

Com 4.053.646 vacinados contra o coronavírus (Covid-19), dos quais 1.607.653 receberam também a segunda dose, até as 16 horas deste domingo, a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/

Compartilhe