Raio Laser - 30/12

Frase


Tribuna da Bahia, Salvador
29/12/2020 22:40

   

Dizem que a Dilma foi torturada e que fraturaram a mandíbula dela. Traz o raio-X para a gente ver o calo ósseo. Olha que eu não sou médico, mas até hoje estou aguardando o raio X

Jair Bolsonaro, presidente do Brasil

Impessoais (Bruno Reis)

O prefeito ACM Neto (DEM) negou, em coletiva realizada na manhã de ontem, ter dado palpites na escolha do secretariado do futuro gestor de Salvador, Bruno Reis (DEM). Segundo ele, “não existem escolhas pessoais” para os respectivos cargos. “Não existem escolhas pessoais minhas ou de Bruno. Nós integramos a mesma família política desde o dia em que ambos começaram. Então não tem essa coisa de dizer que fulano é de Bruno e beltrano é de Neto”, disse o atual gestor da capital baiana.

Informações(Rosa Weber)

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu ao presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, informações sobre a situação prisional da desembargadora Lígia Ramos, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Ela está presa na Papuda, em Brasília, após ser alvo da Operação Faroeste, que investiga um suposto esquema de venda de sentenças no Oeste do estado.

Sem farra

A pedido da Procuradoria Geral do Estado, a desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Cinthya Maria Pina Resende, suspendeu a eficácia da decisão do juiz plantonista da Comarca de Porto Seguro que autorizou da realização de eventos festivos de fim de ano na referida cidade. “O perigo da demora de uma decisão judicial é latente, considerando o notório volume de eventos programados e as notícias veiculadas nos meios de comunicação nacional e na rede mundial de computadores, da circulação de pessoas e desembarque de passageiros ao Município de Porto Seguro, bem como, diante da vigência da norma Estadual retromencionada, o que poderá, a despeito das deliberações pelos entes federativos interessados, ensejar perigosa e catastrófica aceleração do processo contaminação pela COVID-19, impondo reflexos irreparáveis em toda a população regional e local”, pontou a magistrada.

Ocupação

As cidades de Senhor do Bonfim e Remanso, no norte da Bahia, estão com 100% dos leitos de UTI ocupados por pacientes com a Covid-19, ontem. Em Remanso, o Hospital São Pedro tem 10 leitos de UTI e todos estão ocupados. O número de leitos totais ativos para pacientes com infectados pelo novo coronavírus chega a 40, com taxa de ocupação de 43%. A cidade tem 787 casos da doença confirmados e 19 mortes causadas pela Covid-19.

Ambulantes

O vereador eleito de Salvador Emerson Penalva celebrou a inauguração do Mercado Municipal de São Cristóvão, inaugurado na manhã de ontem pelo prefeito ACM Neto (DEM) e o prefeito eleito, Bruno Reis. O estabelecimento vai beneficiar ambulantes e feirantes da região. Durante a inauguração, Penalva destacou os pontos fortes para movimentar a economia local.

Reposição

Foi publicada ontem, no Diário Oficial do Município, a sanção pelo prefeito ACM Neto (DEM) da Lei 9.556/20 que altera anexos da Lei 9.206/17, que versa sobre vencimentos dos servidores da Câmara Municipal. O projeto de Lei foi enviado pelo Legislativo Municipal ao prefeito, tendo como base o Plano de Cargos, Vencimentos e Carreiras da Casa.

Cassação

A juíza do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, Catucha Moreira Gidi, cassou a diplomação do prefeito eleito de João Dourado, Di Cardoso (PL) e de sua vice, Rita de Cassia Amorim do Amaral. A chapa já tinha a candidatura indeferida pelo ministro do Luis Felipe Salomão, do Tribunal Superior Eleitoral. Na decisão o ministro já havia determinado que  “não poderá ser diplomado, nas eleições majoritárias ou proporcionais, o candidato que estiver com o registro indeferido, ainda que sub judice”.

Gasolina

A Petrobrás reajustou em 5% o valor da gasolina e em 4% o óleo diesel S10 e S500. O anúncio foi feito ontem pela estatal, com vigência desde ontem. Com a medida, o preço médio da gasolina da Petrobras vendida para as distribuidoras aumentou R$ 0,09 e passou a R$ 1,84 por litro. No acumulado do ano, houve redução de 4,1% no preço da gasolina. Segundo a estatal, em 2020 foram feitos 41 reajustes nesse combustível, sendo 20 aumentos e 21 reduções no valor.

Para 2021!

A economia brasileira deve crescer 4% em 2021, enquanto o PIB industrial indica avanço de 4,4%. Com isso, o Brasil deverá se recuperar das perdas sofridas em 2020. No entanto, país precisa aprovar reformas estruturais, como a tributária e a administrativa, para retomar o crescimento sustentado já neste exercício que começa.

Teste de fogo!

As festas de final de ano servirão para mostrar quem tem razão: se os que defendem o lockdown ou os que pregam o retorno a uma vida relativamente normal. Onde os governos tentaram, por decreto, acabar com as festas, o povo reagiu e comemorou a chegada de 2021. O movimento nos hotéis, bares e restaurantes superou as expectativas. Agora, é esperar por janeiro para ver se a economia apresentará  crescimento, sem prejuízos para com a  saúde.

Homenagem 1 (Ana Rita Tavares)

A Câmara homenageou com o Título de Cidadão de Salvador o advogado Antonio Maria Porpino Peres Júnior, que também ocupa o cargo de cônsul-geral honorário da Romênia na capital baiana. A honraria foi entregue virtualmente, ontem, em sessão solene requerida e conduzida pela vereadora Ana Rita Tavares (PT). Antonio Maria Porpino Júnior nasceu em Niterói, no Rio de Janeiro, em 1971.

Homenagem 2

Formado em Direito pela Universidade Católica do Salvador (Ucsal), o novo cidadão soteropolitano tem pós-graduação em Direito Imobiliário e Direito Processual Civil. Também fez o curso Executive MBA, pelo Instituto de Empresas Business School, em Madri, na Espanha. “Devo dizer a todos que é um homem ético e comprometido. Uma pessoa humana e fraterna. Não tenho dúvida que essa homenagem é mais que merecida. Além de tudo é um grande defensor dos animais”, enfatizou Ana Rita Tavares em seu discurso de saudação.

Aprovação (Rui Costa)

O instituto Paraná Pesquisas divulgou que Rui atualmente é avaliado positivamente por 84,2% dos baianos. O levantamento, feito em parceria com o Bahia Notícias, foi realizado entre os dias 18 e 22 de dezembro. Foram ouvidas 2016 pessoas em 187 municípios. Desse total, 25% dos entrevistados classificaram a gestão como ótima, 33,5% como boa e 25,8% como regular. Outros 14,2% avaliaram o governo como ruim ou péssimo, enquanto 1,6% não soube responder ou não opinou sobre a questão. Esse resultado mostra ainda que a taxa de aprovação do governo é de 74,6%. Por outro lado, 20,9% desaprovam a gestão petista. O levantamento indicou que 70,7% dos baianos estão satisfeitos com a postura da gestão no enfrentamento à Covid-19 enquanto 23,6% não apoiam as medidas.

Volta às aulas 

O prefeito eleito de Salvador, Bruno Reis (DEM), disse ontem que prevê a retomada das aulas no ensino municipal em fevereiro de 2021. Apesar da previsão, o prefeito eleito pretende se reunir com o governador da Bahia, Rui Costa (PT), para que estado e município consigam alinhar a volta às aulas ainda durante a pandemia da Covid-19. "Estamos tentando trabalhar com a data de 8 de fevereiro. Sendo que as escolas teriam uma semana para se preparar, fazer simulações e testes", declarou Bruno Reis.

Restrições

A Prefeitura de Mata de São João, na região metropolitana de Salvador, vai restringir o acesso de carros de passeio à vila da Praia do Forte do dia 31 de dezembro até 3 de janeiro. Somente moradores, trabalhadores ou visitantes com reserva de hospedagem poderão entrar no local. A norma vai continuar valendo em todos os finais de semana de janeiro. A medida é para evitar a disseminação do novo coronavírus na região.

Visita

O governador Rui Costa  (PT) estará hoje no município de Catu, a cerca de 90 km de Salvador. O petista vai entregar a implantação do Sistema de Abastecimento de Água na localidade de Sítio Novo (15 km da Sede) e Loteamento Maringá (15 Km da Sede). O trabalho foi realizado pela Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento da Bahia, vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica (Sihs). O governador também vai inaugurar as obras de reforma do Estádio Municipal, que tiveram a participação da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), através da Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb).

Casos

A Bahia registrou ontem 3.206 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,7%) e 3.134 recuperados (+0,7%). Dos 487.691 casos confirmados desde o início da pandemia, 472.868 já são considerados recuperados, 5.751 encontram-se ativos. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (22,59%) Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (10.272,99), Muniz Ferreira (8.407,44), Conceição do Coité (8.291,30), Pintadas (8.000,38), Jucuruçu (7.900,50).

Brasil

O Brasil registrou 1.111 mortes por covid-19 ontem, segundo dados divulgados ontem pelo Ministério da Saúde. É o maior número de óbitos desde 15 de setembro, quando 1 113 pacientes morreram. Assim, chega a 192.681 número total de óbitos pela doença no País. Ontem, foram contabilizados 58.718 novos casos de covid-19, elevando o total de contaminações da doença no Brasil para 7.563.551. 



Compartilhe