Raio Laser

Frase


Tribuna da Bahia, Salvador
20/07/2021 21:07

   

Graças a Deus temos o que comemorar, pois esse é o menor índice desde janeiro deste ano

Rui Costa, comemorando o baixo índice de casos ativos de Covid 19 na Bahia

Em campanha... 

Em campanha pelo interior do Estado, o ex-prefeito soteropolitano ACM Neto (DEM) viaja na próxima semana para a região de Campo Formoso, base eleitoral do deputado federal Elmar Nascimento (DEM). Será a quarta viagem do democrata dentro do projeto “Pela Bahia”. Ele já visitou as regiões da Chapada, Sudoeste e Médio Rio de Contas.

Na PGR 

Declaração de Augusto Aras após a indicação do Presidente Bolsonaro: “Honrado com a recondução para o cargo de procurador-geral da República, reafirmo meu compromisso de bem e fielmente cumprir a Constituição e as Leis do País”, disse o PGR.

É fogo

A sucessão que promete pegar fogo é a do Tribunal de Justiça da Bahia. Grupos de desembargadores já se articulam em busca de nomes que possam representá-los na disputa sucessória, buscando um nome, inclusive, que possa protegê-los da onda maléfica que varreu os corredores do Poder com operações como a Faroeste, que deixa muitos magistrados até hoje com medo de dormir até depois das 5h.

Delações

Depois das prisões, as quais toda a sociedade baiana se habituou a esperar, desde a deflagração da Operação Faroeste, agora o que se aguarda ansiosamente é a divulgação do conteúdo das delações que os magistrados presos celebraram com o Superior Tribunal de Justiça e permitiu que a maioria conseguisse se libertar. Enquanto elas não saem oficialmente, muita gente enlameia a reputação alheia.

Sem infra

A OAB da Bahia solicitou providências do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) para que sejam apuradas denúncias sobre a falta de equipamentos para realização de audiências. O documento foi assinado pelo presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da Seccional, Adriano Batista, e levou em conta os relatos da advogada Marília Gabriela Viana sobre o adiamento de uma audiência na 2ª Vara Cível/Família da comarca de Lauro de Freitas.

Desacordo

O governador Rui Costa não gostou nada de saber que veio da secretaria de Administração do Estado uma manobra que permitiu a um funcionário que se aposentou num dia ter sido nomeado no outro para um cargo importante que resultou na criação de um fura-teto. Até o sindicato dos trabalhadores na área fazendária se pronunciou contra a medida, que deixou o secretário em situação ruim com o governador.

Caminhada

Na manhã de ontem, a vereadora Débora Santana (AVANTE) participou da segunda Caminhada da Enfermagem. O ato foi idealizado pela Comissão de Enfermagem da Bahia e teve início no Campo Grande e foi até a Praça Municipal. Enfermeira de formação, Débora destacou a importância da mobilização. "Mais uma vez caminhamos pelas ruas de Salvador reivindicando a aprovação do PL 2564/2020, piso salarial e nossas 30h", disse.

Determinação

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou que a desembargadora Lícia de Castro Laranjeira, do Tribunal de Justiça da Bahia, priorize, em 60 dias, o julgamento dos processos paralisados há mais de cem dias, regularize a apreciação de liminares e priorize o cumprimento da Meta 1 do Conselho, ou seja, julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente, excluídos os suspensos e sobrestados.

De cargo novo...

O governador Rui Costa (PT) nomeou o ex-prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Oziel Alves de Oliveira (PSD), para a diretoria da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura. O ato foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) de ontem. O cargo era ocupado por Celso Duarte Carvalho Filho, engenheiro agrônomo.

Nomeado! 

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nomeou Alberto Balazeiro para o cargo de ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Alberto Balazeiro é baiano e atuava como procurador-geral do Trabalho. Ele já foi chefe do Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT-BA) por duas gestões. O nome de Balazeiro foi aprovado no plenário do Senado no dia 7 de julho. Antes, ele foi sabatinado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).  Durante a sabatina, o procurador-geral do MPT apresentou aos senadores sua experiência na carreira jurídica e explicou como sua trajetória poderá contribuir para o cargo de ministro do TST.

Volta às aulas!

A portaria que prevê o retorno das aulas semipresenciais e estabelece orientações gerais para a Educação estadual foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de ontem. O texto prevê o início das aulas na modalidade de ensino híbrido a partir da próxima segunda-feira para o ensino médio. As demais séries escolares, como o fundamental, vão retornar em 9 de agosto. A Secretaria da Educação do Estado (SEC) chama atenção para que sejam observados e cumpridos protocolos de segurança sanitária para o enfrentamento da pandemia da Covid-19.

Mais um 

O vereador soteropolitano Téo Senna (PSDB) declarou nas redes sociais que está se recuperando do novo coronavírus. "Hoje, completo sete dias que contrai a Covid-19. Estou em casa, me recuperando bem, sendo acompanhado pelo meu médico Silvestre Sobrinho. Estou com tosse, sintomas de gripe, tive febre e, como fui vacinado com as duas doses, não desenvolvi a forma mais grave da doença", declarou. "Felizmente, tive a sorte de ser contaminado depois de ter sido vacinado e só tenho a agradecer a Deus por isso. Agradeço a todos os amigos pelas inúmeras mensagens de plena recuperação. Em breve estaremos juntos novamente".

Pesquisa

Após divulgação da pesquisa do instituto Real Data Big Time, que pontua o prefeito Bruno Reis (DEM) com 84% de aprovação, o vereador governista Téo Senna (PSDB) parabenizou o gestor e toda sua equipe pelo desempenho. “Isso demonstra o comprometimento da gestão Bruno Reis, incluindo o papel fundamental da sua vice Ana Paula e de todo o secretariado, que estão trabalhando incansavelmente para superar os grandes desafios do momento, como a pandemia, e também buscando novos projetos para fazer Salvador crescer e avançar cada vez mais”, destacou Senna.

Ouvidoria

O vereador e ouvidor-geral da Câmara de Salvador, Augusto Vasconcelos (PCdoB), percorreu vários bairros do Subúrbio Ferroviário, realizando reuniões com moradores para tratar das demandas específicas de cada localidade. Foram realizadas visitas a Itacaranha, Planalto Real e Plataforma. Na oportunidade, os moradores apresentaram as principais reivindicações dos bairros que incluem a necessidade de mais segurança, requalificação asfáltica, iluminação, podas de árvores, além de aspectos que envolvem toda a cidade como, por exemplo, a falta de emprego e de oportunidades. A Ouvidoria tem atendido e acolhido centenas de demandas desde o início do ano.

Gestantes

As mulheres que já têm mais de 45 dias de parida devem se vacinar com a segunda dose do mesmo imunizante que tomaram ainda gestantes. Esta é a posição do Plano Nacional de Imunizações e é a recomendação da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, enquanto não há estudos conclusivos acerca da eficácia e possíveis consequências da intercambialidade entre vacinas de laboratórios e tecnologias diferentes. Se a primeira dose tiver sido feita com a vacina da AstraZeneca, as mulheres devem aguardar o prazo pós parto de 45 dias para completar o esquema vacinal.

Casos

A Bahia registrou ontem 654 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,1%) e 1.923 recuperados (+0,2%). O boletim epidemiológico desta terça-feira (20) também registra 54 óbitos. Dos 1.175.267 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.141.106 já são considerados recuperados, 8.857 encontram-se ativos e 25.304 tiveram óbito confirmado. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.411.917 de casos descartados e 229.951 em investigação. Na Bahia, 51.231 profissionais de saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Mortes

O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 25.304, representando uma letalidade de 2,15%. Dentre os óbitos, 55,75% ocorreram no sexo masculino e 44,25% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,91% corresponderam a parda, seguidos por branca com 22,50%, preta com 15,32%, amarela com 0,41%, indígena com 0,14% e não há informação em 6,72% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 59,98%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (72,63%).

Vacinação

Com 5.691.562 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose, dos quais 2.167.844 receberam também a segunda aplicação, e mais 238.968 vacinados com o imunizante de dose única, até as 17 horas desta terça-feira, a Bahia já vacinou 53,1% da população baiana acima dos 18 anos (estimada em 11.148.781) com, pelo menos, a primeira dose. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.

Brasil

O Brasil registrou, ontem, o total de 544.180 vidas perdidas em decorrência da covid-24. Em 24 horas, as autoridades de saúde notificaram 1.424 mortes.  Já o número de pessoas infectadas desde o início da pandemia é de 19.419.437. Entre ontem e hoje, foram registrados 27.592 novos diagnósticos positivos de covid-19.


Compartilhe