Raio Laser

Frase


Tribuna da Bahia, Salvador
23/07/2021 21:56

   

A Bahia recebeu menos 750 mil doses de vacina por não estar sendo utilizado o critério estritamente populacional


Governador Rui Costa, criticando o que chama de distribuição não igualitária das vacinas contra o novo coronavírus no país

Vacinas 

O governador Rui Costa (PT) voltou a reclamar ontem da distribuição das vacinas contra Covid-19 no país."O critério mais justo, mais correto, seria distribuir proporcional à população de cada cidade e Estado. Isso não foi feito e não está sendo feito. E o pior, essa semana anunciaram que vão dar doses extras para os estados que têm fronteira com outros países. Se todas as variantes que existem no mundo já estão no Brasil, qual sentido de reforçar vacinação nas fronteiras se o inimigo já está dentro de casa? Reforçar a grade de casa quando o ladrão já está dentro? Serão menos vacinas ainda para a Bahia e queremos que isso seja corrigido", afirmou Rui, durante lançamento de uma policlínica em Itaberaba.

Violência 

Em Brasília, o comentário ontem era sobre a deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP), que negou que as fraturas no rosto e na coluna e os hematomas que apresenta no corpo sejam resultado de um episódio de violência doméstica e afirmou não ter o “menor perfil para mulher de malandro”. Para os deputados, a colega precisa tentar explicar o que, de fato, lhe ocorreu.

Responsáveis

O deputado estadual Paulo Câmara (PSDB) afirmou ontem acreditar que a Polícia Federal (PF) possa encontrar os responsáveis pela escândalo dos respiradores na Bahia. O caso é alvo de investigação no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e, de acordo com publicação da VEJA, a Polícia Federal já começou a ouvir os potenciais envolvidos no desvio no Estado.

Perda

Morreu ontem o médico urologista e professor catedrático da Universidade Federal da Bahia e da Bahiana de Medicina, José Santos Pereira. Doutor Santos Pereira, como era conhecido, foi diretor dos serviços médicos da UFBA bem humorado. “Uma autêntica enciclopédia de fatos e histórias da vida política, médica e social baiana”, dizem os amigos.

Evento-teste 

O prefeito Bruno Reis (DEM) voltou a defender a realização do evento-teste em Salvador, previsto para acontecer ainda no mês de agosto, no Centro de Convenções. Ele ressaltou a importância de retomar os eventos na cidade, que tem mais de 6 mil pequenos profissionais ligados ao setor. Reis disse que o que impede o evento-teste é a possibilidade da chegada da variante Delta na cidade e, que assim que houver segurança, o evento será realizado.

Imóveis

O deputado estadual Sandro Régis (Democratas), líder da Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), criticou ontem o projeto do governo do estado para venda de 27 imóveis e afirmou que a proposta é uma afronta à legalidade jurídica. Ontem, foi publicado no Diário Oficial do Legislativo um levantamento descritivo sobre os terrenos que o governo pretende vender.

Prefeituras

O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (Progressistas-AL), cobrou do relator da reforma do Imposto de Renda, deputado Celso Sabino (PSDB-PA), uma saída para contornar a insatisfação de prefeitos à proposta. O objetivo é que o texto seja votado em agosto, logo depois do fim do recesso parlamentar. A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) estima uma perda de R$ 13,1 bilhões com o parecer do relator.

Deficiência

O déficit de juízes e serventuários é um dos desafios que o Judiciário baiano precisa enfrentar para ser mais ágil e eficiente. A opinião é do ex-presidente (2004 a 2006) e pré-candidato à reeleição da seccional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Dinailton Oliveira, que lamenta a falta de continuidade das ações visando sanar as deficiências da prestação jurisdicional no estado.

Parceria

O ministro da Cidadania, João Roma, se reuniu ontem com o ministro da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia (MEXT) do Japão, Hagiuda Koichi, e destacou a parceria do país asiático com o Brasil. O encontro, que contou com a participação do embaixador do Brasil, Eduardo Saboia, ocorreu antes da abertura oficial dos Jogos Olímpicos.

Toque de recolher

O governo da Bahia reduziu o toque de recolher em 1h e decidiu manter a proibição de shows e festas, públicos ou privados, independentemente do número de participantes. A medida foi divulgada ontem e será válida até o dia 6 de agosto. A partir de ontem, ficou estabelecida em toda a Bahia a restrição de locomoção noturna entre 1h e 5h. Como consequência, a circulação do transporte metropolitano está permitida até 1h30 e volta a funcionar às 5h. Já o funcionamento do ferry será interrompido das 23h às 5h. Também continua autorizada a realização de atividades e eventos com até 100 pessoas. De acordo com o governo estadual, os eventos com até 200 pessoas poderão ocorrer somente nos municípios integrantes de região de saúde em que a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19 permaneça, por cinco dias consecutivos, igual ou inferior a 60%.

Homenagem 

O deputado estadual Carlos Geilson (PSDB) propôs entregar a comenda Dois de Julho ao secretário municipal de Saúde de Salvador, Leo Prates, que é deputado estadual licenciado, na Assembleia Legislativa da Bahia.  Segundo Geilson, Prates "vive seu maior desafio: o controle da pandemia da Covid- 19 na capital da Bahia" ."Léo Prates e sua equipe têm dado exemplo para todo o Brasil de eficiência e gestão à frente da Secretaria Municipal de Saúde. Com base em todo esforço dele e equipe, Salvador está entre as capitais do Brasil que mais vacinou nesta pandemia. A cidade, inclusive, já reconhece a atuação de Léo Prates à frente da SMS no combate a doença”, afirmou o tucano.

Prêmio Maria Felipa

O Prêmio Maria Felipa, uma das mais importantes honrarias concedidas a mulheres negras que se destacam na luta por direitos e contra o racismo, ocorrerá de forma remota pelo segundo ano consecutivo devido à pandemia do novo coronavírus. Conduzida pela presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e vice-presidente da Comissão de Reparação, vereadora Ireuda Silva (Republicanos), a transmissão está marcada para o dia 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e Dia Nacional da Mulher Negra, às 18h, pelas redes sociais e pela TV Câmara. Serão 25 premiadas.

5G

O Complexo Portuário de Santos receberá projeto piloto para instalação e funcionamento do 5G standalone — também chamado de "5G puro". Os ministros Fábio Faria (Comunicações) e Tarcísio Freitas (Infraestrutura) debateram todos os arranjos necessários para levar a tecnologia ao Porto, inaugurando as iniciativas que visam à potencialização do setor. A reunião foi realizada na última quarta-feira (21/7). Considerado o maior complexo portuário da América Latina, Santos é responsável por aproximadamente 25% do comércio exterior brasileiro. "A tecnologia 5G ampliará a conectividade no setor portuário brasileiro. Com isso, iremos otimizar as operações, aumentar a produtividade e contribuir para o crescimento da economia do país", antecipou Faria. A data de instalação da antena de transmissão 5G no Complexo Portuário de Santos ainda não foi definida.

Abordagem policial

Uma audiência pública marcou o lançamento da segunda edição da cartilha “Tudo o que você precisa saber sobre abordagem policial”, documento produzido pela Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA). O encontro virtual foi promovido pela Comissão de Direitos Humanos e de Defesa da Democracia Makota Valdina da Câmara de Salvador, em conjunto com a Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa da Bahia (CDH/ALBA).

Doses

O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz (Bio-Manguinhos/Fiocruz) entregou ontem mais 3,8 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca contra covid-19 ao Programa Nacional de Imunização (PNI). Com a nova remessa, o total de doses liberadas pela fundação chega a 74,2 milhões. O montante sobe para 78,2 milhões com as 4 milhões de doses produzidas pelo Instituto Serum, da Índia. Essas doses foram importadas prontas do país asiático, mas tiveram que passar pela Fiocruz para checagem e rotulagem em português.

Casos

A Bahia registrou ontem 1.941 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,2%) e 2.001 recuperados (+0,2%). O boletim epidemiológico desta sexta-feira (23) também registra 47 óbitos. Dos 1.182.673 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.147.915 já são considerados recuperados, 9.301 encontram-se ativos e 25.457 tiveram óbito confirmado. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.420.780 de casos descartados e 232.378 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta-feira. Na Bahia, 51.287 profissionais de saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Mortes

O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 25.457, representando uma letalidade de 2,15%. Dentre os óbitos, 55,77% ocorreram no sexo masculino e 44,23% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,91% corresponderam a parda, seguidos por branca com 22,51%, preta com 15,30%, amarela com 0,41%, indígena com 0,15% e não há informação em 6,72% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 59,89%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (72,59%).

Vacinação

Com 5.917.203 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose, dos quais 2.275.795 receberam também a segunda aplicação, e mais 244.739 vacinados com o imunizante de dose única, até as 17 horas desta sexta-feira, a Bahia já vacinou 55,27% da população baiana acima dos 18 anos (estimada em 11.148.781) com, pelo menos, a primeira dose. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.


Compartilhe