Raio Laser

Frase


Tribuna da Bahia, Salvador
25/07/2021 23:27

   

Está havendo uma reorganização interna sem nenhuma ameaça ao coração da política econômica. E é uma pressão política inteiramente legítima

Adolfo Sachsida, secretário de Política Econômica em live do jornal Valor Econômico

Agitação (João Leão)

No PP, se diz que a possibilidade de o presidente Jair Bolsonaro ingressar na legenda agita a cabeça dos deputados estaduais e federais da legenda com a perspectiva de o vice-goverandor João Leão assumir a candidatura ao governo no Estado para dar um palanque ao primeiro mandatário na Bahia e os favorecer com o voto de legenda sempre útil a candidaturas proporcionais.

Desconfiança

Os deputados do PP também alegam terem percebido que o governador Rui Costa (PT) não parece ter se abalado com a possibilidade de lançamento da candidatura de João Leão ao governo, ao passo que os chamados wagneristas começaram a torcer o nariz para o vice-governador, confirmando que o ex-governador está de cabeça no plano de concorrer à sucessão estadual de 2022.

Consequência (Jaques Wagner)

A postura fria do senador Jaques Wagner (PT) em relação à CPI da Covid, no Senado, e mesmo com relação à indicação do ministro da AGU André Mendonça para o Supremo Tribunal Federal (STF) pode ter abalado a relação dele com o ex-presidente Lula, segundo se comenta na bancada petista no Senado. A se confirmar ou verificar nos próximos dias.

Sócio oculto

Um famoso advogado baiano espalhou esta semana na Praia do Forte que algo de muito grave está para ser revelado na Operação Faroeste, que investiga um esquema de vendas de grilagem de terras por meio de vendas de sentenças no Tribunal de Justiça e já prendeu quatro desembargadoras desde que foi deflagrada. Ele disse que as revelações terão a capacidade de acrescentar um novo rumo às investigações, que apuram o envolvimento de magistrados, empresários, delegados, procuradores e até advogados no esquema criminoso que pode ter movimentado uma cifra astronômica. O fato bombástico, segundo a mesma fonte, envolveria um homem poderoso e um sócio que muitos não sabiam que ele tinha.

Protesto

Entidades de jornalistas devem se unir contra a ação protocolada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Kássio Nunes contra o jurista Conrado Hubner Mendes por artigo publicado na Folha. Devem alegar - com toda a razão - que não faz o menor sentido um membro do STF buscar impedir que o critiquem exclusivamente por ocupar um cargo na Corte constitucional.

Faroeste neles

A polícia prendeu na manhã de ontem mais um suspeito de envolvimento na morte do empresário Paulo Grendene, assassinado após denunciar um esquema de grilagem investigado pela Operação Faroeste. A operação foi deflagrada na última quarta-feira (21) e cumpriu onze mandados de busca e apreensão em três cidades do oeste da Bahia. Além disso, três policiais militares e dois empresários foram presos.

Disputa política

O ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos), elevou o tom contra o governador Rui Costa (PT) e acusou o petista de utilizar recursos do governo federal "sem dar o devido crédito". A crítica do ministro foi por causa de uma entrega de ônibus escolares feita pelo governador no interior do estado. "Os recursos que vão financiar o transporte escolar dos municípios baianos são transferidos pelo Governo Federal via FNDE", ressaltou.

Pode elogiar? (Ronaldo Carletto)

Especulado para o posto de candidato a vice-governador da Bahia na chapa que deve ser encabeçada por Jaques Wagner (PT), o deputado federal Ronaldo Carletto (PP) elogiou a ida do senador Ciro Nogueira (PP) para o Ministério da Casa Civil, do governo Bolsonaro. Em publicação nas redes, Carletto afirmou que o companheiro de partido vai fazer uma “excelente gestão” à frente da pasta. “Quero parabenizar o grande senador e presidente nacional do PP, Ciro Nogueira, por ter sido escolhido para o cargo de novo ministro da Casa Civil. Ciro é um homem público sério e, com certeza, fará excelente gestão à frente do ministério”, escreveu Carletto.

Escola (Olívia Santana)

Atenta aos benefícios educacionais viabilizados pela prática esportiva no ambiente escolar, a deputada Olívia Santana (PC do B) recomendou ao governador Rui Costa, por intermédio da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), a criação do projeto Judô nas Escolas. Segundo a parlamentar, o projeto visa proporcionar o acesso à prática esportiva gratuita; a inclusão social; além de colaborar com a mudança do quadro atual de violência, drogas e vulnerabilidade social de crianças, jovens e adolescentes. Conforme ressaltou Olívia Santana, garantir o acesso à educação, esporte e lazer é dever do Estado e direito de todos.

Rochas

As exportações brasileiras de rochas ornamentais registraram, no primeiro semestre de 2021, um faturamento de US$572 milhões. Trata-se de um aumento de 43,83% na comparação com os primeiros seis meses do ano passado, quando os negócios foram impactados pela pandemia de covid-19. A região Sudeste responde por 93% dos negócios do país. Espírito Santo (82%) e Minas Gerais (11%) se destacam como os maiores estados exportadores, seguidos pelo Ceará (2%) e Bahia (1%).

Maria Felipa

O Prêmio Maria Felipa, uma das mais importantes honrarias concedidas a mulheres negras que se destacam na luta por direitos e contra o racismo, foi ao ar ontem, dia 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e Dia Nacional da Mulher Negra. A transmissão começou às 18h, pela TV Câmara e pelas redes sociais da vereadora Ireuda Silva (Republicanos), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e coordenadora da premiação.

Ensino Médio

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realizará, a partir de hoje, as inscrições para os exames de certificação dos alunos concluintes 2020 do Ensino Médio da Educação Básica, segundo a Portaria n° 985/2020, por meio das Comissões Permanentes de Avaliação (CPA). As provas serão aplicadas em quatro fases, nos meses de setembro a outubro deste ano. A Secretaria da Educação do Estado também divulgou, na Portaria nº 1142/2021, o calendário dos Exames de Certificação da CPA, referentes aos candidatos inscritos no mês de março de 2020, cuja aplicação foi suspensa em virtude da pandemia da Covid-19. As provas serão realizadas no mês de agosto e setembro e o calendário pode ser conferido no endereço https://bit.ly/2Uxdrhn.

Casos

A Bahia registrou ontem 1.125 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,1%) e 1.806 recuperados (+0,2%). O boletim epidemiológico deste domingo (25) também registra 19 óbitos. Dos 1.185.439 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.151.593 já são considerados recuperados, 8.342 encontram-se ativos e 25.504 tiveram óbito confirmado. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.425.786 de casos descartados e 231.204 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste domingo. Na Bahia, 51.323 profissionais de saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Mortes

O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 25.504, representando uma letalidade de 2,15%. Dentre os óbitos, 55,76% ocorreram no sexo masculino e 44,24% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,90% corresponderam a parda, seguidos por branca com 22,52%, preta com 15,30%, amarela com 0,41%, indígena com 0,15% e não há informação em 6,72% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 59,85%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (72,57%).

Vacinação

Com 6.012.192 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose, dos quais 2.333.683 receberam também a segunda aplicação, e mais 245.859 vacinados com o imunizante de dose única, até as 16h deste domingo, a Bahia já vacinou 56,13% da população baiana acima dos 18 anos (estimada em 11.148.781) com, pelo menos, a primeira dose. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.

Brasil

O Brasil registrou 476 novas mortes em decorrência da covid-19 ontem. De acordo com dados atualizados pelo Ministério da Saúde ontem, são 549.924 mortes causadas pelo novo coronavírus no País. No mesmo intervalo, o País contabilizou 18.129 novos casos da doença. Com isso, chega a 19.688.663 o número total de casos de covid-19 registrados. O boletim é feito com base nos dados enviados pelas secretarias estaduais de Saúde.

Compartilhe