Raio Laser

Por Equipe de Politica


Tribuna da Bahia, Salvador
19/09/2021 21:55

   

A Constituição deve ser defendida e reformada, protegida contra os poderes selvagens [de que nos fala Luigi Ferrajoli] e resguardada do imediatismo, da erosão da democracia, do populismo e de discursos que maltratam a segurança jurídica e os direitos fundamentais

Paulo Modesto, professor e procurador do MP baiano, considerado um dos maiores constitucionalistas da Bahia

Disputa

Um bolsonarista dizia ontem à coluna ter elementos mais que suficientes para prever que não será tranquila a escolha do candidato ao governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na Bahia. Segundo ele, apesar de, em público, as principais forças que apoiam o presidente da República no Estado manterem uma aura de paz, internamente o debate quanto a quem vai representar o bolsonarismo nas próximas eleições está pegando fogo, deixando políticos que pareciam pacíficos transformarem-se em verdadeiros lobos. A mesma fonte não quis antecipar em torno de quantos nomes devem disputar a posição, mas disse que pelo menos três deles são vistos com simpatia pelo presidente, assinalando que está entre estes quadros o cerne da concorrência dura da qual emergirá o candidato.

Abalados

A pesquisa Datafolha deste fim de semana abalou apoiadores de candidatos presidenciais na Bahia, mostrando que, de fato, quem está na dianteira para o cenário do segundo turno é o ex-presidente Lula, a despeito de todos os problemas porque passou e das acusações de que foi alvo, as quais, inclusive, o levaram à prisão no âmbito da Lava Jato.

Gol contra

Por falar em Lula, urge com seus apoiadores, inclusive na Bahia, digam ao antigo líder petista que toda vez que ele fala em regular a mídia os segmentos ao centro e à direita se increspam contra ele, confiando nos argumentos da extrema direita de que ele pretende implantar uma ditadura comunista no país. Como dizia ontem um petista baiano, parece que Lula não pensa.

Casuísmo

Quem deu uma entrevista esclacedora sobre o casuísmo de se tentar acabar com o critério da antiguidade para a eleição no Tribunal de Justiça da Bahia no mesmo ano das eleições de novembro foi o maior constitucionalista atual da Bahia, Paulo Modesto, que também é professor e procurador do Ministério Público baiano. Quem fez o pedido para se rever a regra, não se sabe porque motivo, foi a AMAB.

Colados 

Não são poucas as tentativas de intrigar o prefeito Bruno Reis (DEM) com o ex, ACM Neto. Mas amigos próximos garantem que os dois andam em plena sintonia, inclusive tratando dos próximos passos para a eleição de 2022, a qual o segundo disputará concorrendo ao governo com o apoio integral do sucessor que ajudou a eleger à Prefeitura de Salvador.

Puxadora

Há muito petista defendendo que, no caso de decidir concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados, a primeira-dama do Estado, Aline Peixoto, o faça pelo PT. Dizem que, com o apoio do marido, Aline não terá dificuldades de se tornar uma puxadora de votos na legenda, ajudando a colocar no Congresso, inclusive, petistas que não teriam condições de agregar votos sozinhos.

Princesa do Sertão

O deputado federal Zé Neto (PT) fez questão de derramar ontem por Feira de Santana, além de nas redes sociais, várias mensagens de amor à Princesa do Sertão, que completou 188 anos. Ex-candidato a prefeito da cidade pelo menos três vezes, o parlamentar não abre mão de concorrer de novo à sucessão no município do mandato de Colbert Martins Filho (MDB).

Quem será?

Conhecido emedebista assegura que não é ponto pacífico no partido o apoio ACM Neto (DEM) para a sucessão de 2022. Ele garante que ainda haverá muita discussão na legenda e que só depois de uma reflexão amadurecida a sigla se posicionará em relação àquele que representar melhor ganhos partidários. E completa: "Pode ser Neto ou pode ser Jaques Wagner".

Representante

O senador Jaques Wagner (PT), que é presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado, estará, nesta semana, em Washington, nos Estados Unidos, para participar de agenda sobre desenvolvimento sustentável. Ele se reunirá com grupos parlamentares de diversos países e com líderes governamentais americanos de diferentes setores para debater ações voltadas para o Meio Ambiente.

Quadro de saúde

O deputado estadual Carlos Ubaldino (PSD) sofreu um infarto, na última sexta-feira. Segundo a assessoria do parlamentar de 73 anos, o quadro de saúde é estável. Em postagem nas redes sociais, a assessoria pede orações para a pronta recuperação do deputado estadual. “Pedimos orações dos queridos e amados irmãos. Cremos que Deus é poderoso para restaurar a saúde do seu servo, Ubaldino”, diz a publicação.

Fusão partidária

O Palácio do Planalto está articulando para abortar o bem adiantado processo de fusão entre o DEM e o PSL. A informação é da coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo. Há pelo menos dois meses os dois partidos avançam em discussões para unirem forças. Juntos teriam, por exemplo, a maior bancada na Câmara, com 81 deputados. Contariam com sete senadores. E um fundo partidário de R$ 478 milhões, bem acima dos R$ 300 milhões do PT (valores de 2020). Segundo a publicação, o presidente Jair Bolsonaro escalou o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, para a tarefa. Ele tem tido conversas reservadas com Luciano Bivar e Antonio Rueda, respectivamente presidente e vice-presidente do PSL.

Fake News

Mesmo após ter sido desmentida pelo governo do Estado, continua a circular a fake news sobre a suposta venda de 10% do território da Bahia para chineses. O conteúdo tem viralizado no WhatsApp. "Na tentativa de garantir credibilidade ao conteúdo mentiroso, o autor da mensagem cita o jornalista Levi Vasconcelos, que publicou em sua coluna no Jornal A Tarde, em 9 de maio de 2021, informações sobre a implantação de um empreendimento chinês na Bahia. Na coluna, o jornalista identifica os proprietários da área de interesse dos asiáticos. Esses terrenos não são de propriedade do Estado da Bahia. Dois dias depois da publicação da coluna, o governador Rui Costa – em transmissão ao vivo nas redes sociais – também fez referência ao projeto e afirmou, na ocasião, que ainda não estava confirmado este investimento estrangeiro na Bahia", publicou o governo baiano neste mês, ao desmentir a informação.

Guardas municipais

A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, vereadora Ireuda Silva (Republicanos), em audiência pública com guardas municipais de Salvador nesta sexta-feira (17), reafirmou seu compromisso em intermediar o diálogo com o prefeito Bruno Reis a pedido da comissão independente da corporação, que pleiteia a aprovação do seu plano de carreira. No evento, a republicana falou aos guardas em nome do prefeito, que se comprometeu a discutir a questão após o Decreto Federal 173, que limita os gastos públicos municipais, e após o desenrolar da PEC 32, que está sendo discutida no Congresso Nacional. Centenas de guardas municipais lotaram o Centro de Cultura da Câmara de Salvador, acompanhando o debate e aguardando resposta da prefeitura.

Paulo Freire

A deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) postou, ontem, em suas redes sociais, foto ao lado de Paulo Freire para celebrar o centenário de nascimento do Patrono da Educação Brasileira.  Na postagem, a parlamentar baiana lembrou que a principal premissa da atuação de Freire no campo pedagógico foi a inclusão.  “São deles algumas das fases mais brilhantes, mas não apenas isso. Ele deixou importantes legados como a importância de compreender a realidade do aluno; a de reduzir o analfabetismo; o de formar cidadãos críticos; o respeito às diferenças e o fortalecimento dos mais pobres. Fiz questão de postar essa foto, pois tenho a alegria de tê-lo conhecido e de tê-lo convidado para um evento sobre educação em Salvador quando fui prefeita. Viva Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira”, disse.

IOF

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) afirmou que aumentos de impostos sobre o crédito, mesmo que temporários, agravam o custo dos empréstimos.

Segundo a entidade, o resultado é o desestímulo aos investimentos e mais custos para empresas e famílias que precisam de crédito. “Esse aumento do IOF é um fator que dificulta o processo de recuperação da economia. Para enfrentar as dificuldades fiscais, evitar impactos negativos no custo do crédito e propiciar a retomada consistente da economia, só há um caminho: perseverarmos na aprovação da agenda de reformas estruturais em tramitação no Congresso.”

Casos

A Bahia registrou ontem 293 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,02%) e 219 recuperados (+0,02%). O boletim epidemiológico deste domingo (19) também registra 3 óbitos.  Os dados ainda podem sofrer alterações devido a instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.526.450 casos descartados e 233.502 em investigação.

Vacinação

A Bahia já vacinou 9.559.929 pessoas contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas.

Brasil

O número de mortes por covid-19 no Brasil subiu para 590.752. Ontem, foram registradas 244 mortes. Já o total de pessoas infectadas pelo novo coronavírus desde o início da pandemia chegou a 21.239.783. Ontem, foram confirmados pelas autoridades sanitárias 9.458 novos casos. Os dados estão na atualização diária do Ministério da Saúde, divulgada na noite deste domingo (19). O balanço é produzido a partir de informações fornecidas pelas secretarias estaduais de saúde. Há, ao todo, 395.758 pessoas com casos ativos da doença em acompanhamento por profissionais de saúde e 20.253.273 pacientes já se recuperaram.

Compartilhe