Raio Laser

Por Equipe de Política


Tribuna da Bahia, Salvador
20/09/2021 21:29

   

Considero que tem faltado respeito ao País, especialmente nas relações entre as instituições, nas relações entre os Poderes

Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG)

Voos 

Em Guanambi, ontem, o governador Rui Costa (PT) se reuniu com os prefeitos do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Alto Sertão para tratar de propostas e ações voltadas ao crescimento econômico da região. Em seguida, Rui acompanhou a chegada do voo inaugural da Azul Linhas Aéreas, que partiu do aeroporto de Confins (MG) com destino a Guanambi. “A reunião foi positiva. Discutimos a questão da saúde. Já definimos para a semana que vem uma reunião com os secretários e prefeitos para vocacionar cada hospital municipal, para montar uma rede regional de atendimento, junto com o Hospital Regional de Guanambi. Também discutimos os projetos na área de apoio à agricultura familiar, como o Bahia Produtiva, e os serviços de infraestrutura, pavimentação de estradas e acessos às cidades. Vamos trabalhar juntos para acelerar a melhoria da vida das pessoas”, afirmou o governador.

Repercussão 

Não foi pequena, na classe política baiana, a repercussão do afastamento do coordenador estadual do DNOCS, Lucas Lobão. A despeito de alguns virem há algum tempo dizendo que Lucas ia cair, sem, entretanto, apresentar os motivos para a queda, não deixou de surpreender, dadas as ligações suas com um dos líderes bolsonaristas na Bahia, o vereador Alexandre Aleluia (DEM), que se imaginava poder enfrentar tamanho 'desprestígio' no governo federal.

Crítica 

O vereador Téo Senna (PSDB), durante pronunciamento em sessão da Câmara Municipal de Salvador, ontem, criticou "a situação caótica da segurança pública na Bahia". O tucano ironizou e diz que a escalada da violência é "marca tamanho G do Governo do Estado", numa referência às peças publicitárias da gestão do governador Rui Costa (PT).

Meio ambiente

Com a proposta de popularizar o conhecimento sobre o plantio de árvores, a SBAU (Sociedade Brasileira de Arborização Urbana) lançou o e-book “Verde Urbano", primeiro livro da série “Eu, o meio ambiente e você”. Organizado por Maurício Lamano Ferreira, Fernando Periotto e Alessandro Zabotto, o livro tem capa de Sebastião Salgado e reúne mais de 60 colaboradores, entre eles, o vereador e engenheiro ambiental, André Fraga.

Terceira dose

A Prefeitura de Salvador inicia aplicação da 3ª dose para pessoas com 60 anos ou mais que tomaram a 2ª dose até o dia 3 de abril de 2021 nesta terça-feira (21). O nome dessas pessoas também precisa constar no site da SMS. Quem completou o esquema vacinal em casa, através do serviço do Vacina Express, não precisa fazer nova solicitação, uma vez que a administração da terceira dose acontecerá automaticamente.

Dívidas

Pesquisa Datafolha realizada de 13 a 15 de setembro mostra que 45% dos brasileiros têm atualmente alguma dívida ou conta atrasada. Os outros 55% estão com essas obrigações em dia. Dívidas atrasadas com cartão de crédito foram citadas por 25% dos entrevistados. Conta de luz em atraso, por 22%. De água, por 16%. O cartão é historicamente a modalidade de crédito bancário com maior nível de inadimplência.

ICMS 

O deputado Tiago Correia (PSDB) apresentou ontem um projeto de indicação para reduzir o ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) cobrado sobre os combustíveis, mas mantendo o mesmo patamar de arrecadação do governo da Bahia há um ano. No caso da gasolina, por exemplo, a alíquota cairia dos atuais 28% para 19%, o que possibilitaria ao consumidor pagar R$ 0,55 a menos por litro.

Denúncia

O Ministério Público Federal no Rio de Janeiro denunciou Ronaldo Gomes, autor do parecer contrário à realização do Festival de Jazz do Capão, na Bahia, que buscava recursos da Lei Rouanet. O documento apontava uma publicação em rede social em que o evento se colocava como “antifascista e pela democracia” como uma das razões para a negativa, além de ser carregado de referências religiosas.

Delação 

O ex-diretor da OAS Augusto Cesar Uzeda negou acusações feitas contra o ex-presidente Lula pelo ex-presidente da empreiteira Léo Pinheiro na delação premiada firmada com a Lava-Jato. Uzeda foi apontado por Pinheiro como testemunha que poderia corroborar fatos apresentados por ele em uma investigação aberta contra o petista pelos crimes de corrupção e tráfico de influência internacional. A informação é do blog de Bela Megale, do jornal "O Globo".

Agenda

A Câmara Municipal de Salvador irá realizar amanhã, às 10 horas, uma audiência pública para discutir a regularização do exercício profissional do redutor de danos, agente fundamental na Rede de Atenção à Saúde para promover qualidade de vida e proteção à saúde de milhares de usuários de drogas, reduzindo a incidência de DST/HIV/Aids, Hepatites e outras doenças de transmissão sanguínea e sexual.

Vistorias

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) realizou 2.275 vistorias, entre os dias 17 a 19. As operações Força-Tarefa e Sílere – esta realizada em conjunto com as polícias Militar e Civil, além da Guarda Civil Municipal (GCM), resultaram em duas interdições de bares no Rio Vermelho e 44 equipamentos de sons apreendidos em diversos pontos da cidade.  As ações têm como objetivo fiscalizar o cumprimento dos protocolos da fase verde, que autoriza atividades comerciais sem restrição de horário, mas com distanciamento de um metro entre pessoas, cadeiras, mesas e afins, além de combater a poluição sonora em Salvador.

Evento

Acontece hoje no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), o Seminário Regional da Pesca. O evento visa capacitar líderes e representantes da pesca artesanal sobre o cadastramento e recadastramento dos pescadores e marisqueiras, no Sistema Informatizado do Registro Geral da Atividade Pesqueira (SISRGP), do Ministério da Agricultura.

Regularização

A Câmara Municipal de Salvador irá realizar amanhã, pela manhã, uma audiência pública para discutir a regularização do exercício profissional do redutor de danos, agente fundamental na Rede de Atenção à Saúde para promover qualidade de vida e proteção à saúde de milhares de usuários de drogas, reduzindo a incidência de DST/HIV/Aids, Hepatites e outras doenças de transmissão sanguínea e sexual.

Reunião

Em encontro na véspera da abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o presidente Jair Bolsonaro e o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, acompanhados de ministros e auxiliares, conversaram sobre as relações comerciais entre os dois países e o fortalecimento da parceria bilateral. A reunião ocorreu ontem, em Nova York, nos Estados Unidos. A informação do encontro bilateral é da Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República.

Postos

Os municípios de Feira de Santana, Conceição do Jacuípe, Santo Antônio de Jesus e Cruz das Almas foram alvo, ao longo da semana passada, da operação Posto Legal, que tem como principal objetivo aferir o cumprimento dos requisitos de qualidade e quantidade na comercialização de combustíveis vendidos ao consumidor baiano. No total, foram visitados 18 postos. A ação continua nos próximos meses com a visita a postos de outras regiões do estado.

Casos

A Bahia registrou ontem 130 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,01%) e 165 recuperados (+0,01%). O boletim epidemiológico desta segunda-feira (20) também registra 16 óbitos. Dos 1.229.200 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.200.087 já são considerados recuperados, 2.342 encontram-se ativos e 26.771 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido a instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.526.952 casos descartados e 233.425 em investigação. Na Bahia, 51.975 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Vacinação

Com 9.586.502 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 75,29% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254.


Compartilhe