Raio Laser - edição do dia - 01/03

Frase


Tribuna da Bahia, Salvador
28/02/2021 21:53

   

O povo não consegue mais ficar dentro de casa. O povo quer trabalhar. Esses que fecham tudo e destroem empregos estão na contramão daquilo que o povo quer

Jair Bolsonaro, presidente

Prorrogada (Rui Costa)

O governador Rui Costa decidiu neste domingo (28) prorrogar o lockdown até as 5h da manhã de quarta-feira (3). A medida também será adotada pela prefeitura de Salvador. “Além disso, estamos prorrogando o decreto do toque de recolher para todas as regiões de todo o estado até o próximo domingo”, disse Rui em vídeo. A medida tem gerado críticas de empresários, que já amargam perdas em seus negócios há um ano de pandemia.

Alta (Fábio Vilas-Boas)

O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, teve alta hospitalar neste domingo (28). Ele permaneceu internado nove dias no Hospital Aliança, em Salvador, em virtude da Covid-19. O secretário seguirá em casa, com os cuidados e repouso necessários até sua recuperação completa. No Twitter, ele comemorou o fato: “Meus amigos, graças às orações de todos, obtive hoje (28) alta do hospital e já estou a caminho de casa, para seguir a recuperação, fazendo fisioterapia intensa e desmame de oxigênio”, postou.

Visa

Os estabelecimentos das localidades de Brotas, Itapuã, São Cristóvão, Ribeira e Mussurunga, em Salvador, receberam visita das equipes da Vigilância Sanitária (VISA), ontem, segundo dia de comércio restrito apenas para serviços essenciais por determinação da Prefeitura. A ação visou coibir a descumprimento de medidas sanitárias para evitar a disseminação do coronavírus. O critério escolhido pelo órgão foi fechar o cerco para possíveis práticas ilícitas nos bairros com maiores índices de transmissão viral, além de percorrer em pontos conhecidos por promover aglomeração. São alvos da operação as padarias, mercados, clínicas de emergência e drogarias.

Renda (Jair Bolsonaro)

Nisso o presidente Jair Bolsonaro ouviu o ministro Paulo Guedes, adiando mais uma vez o cumprimento de sua promessa de campanha, de corrigir a tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física. O "buraco do orçamento não permite". Assim, a cada ano, mais brasileiros são obrigados a pagar IR. E quem já paga, sofre um pouco mais no bolso. O cálculo é que 10,5 milhões de brasileiros estariam isentos do imposto se houvesse a correção da tabela. A isenção do imposto hoje só vale para quem ganha até R$ 1.903,98 por mês (menos de dois salários mínimos). Mas, se a tabela fosse corrigida ao menos pela inflação, a isenção deveria valer para todos que ganham até R$ 4.022,89, enquanto Bolsonaro prometera isentar todos aqueles que ganhassem até 5 salários mínimos.

Covid mata!

Não só o norte e nordeste sofrem com o aumento de mortes pelo Covid. A letalidade é a maior desde o início da pandemia. Além do novo recorde de mortes em apenas um dia no país, estados assistem a uma explosão de óbitos nas semanas após as festas e as praias cheias no verão. A região sul está sobre grande alerta. Os três estados vêem uma aceleração na média móvel de mortes, considerada a mais adequada para se observar o comportamento dos óbitos no período de uma semana. Até a sexta-feira, foram registradas as seguintes médias: Paraná: 68; Santa Catarina: 50; Rio Grade do Sul: 80 mortos.

Vai dialogar (Arthur Lira)

O presidente da Câmara, Arthur Lira, convidou os governadores para um diálogo sobre a pandemia nesta semana. Tal acontece após as críticas do Presidente Bolsonaro às medidas restritivas, logo quando a situação da pandemia assume maior gravidade. 

Reunião 1

O presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Geraldo Júnior (MDB), e o prefeito da capital baiana, Bruno Reis, tiveram uma audiência no Palácio Thomé de Souza. A pauta foi a atual etapa da pandemia da Covid-19 que atinge de forma dura Salvador e toda a Bahia. “Em breve, teremos mensagem do Executivo sobre a prorrogação do Auxílio Emergencial. E esse encontro foi para reforçar a parceria entre a Câmara e a Prefeitura na guerra contra a Covid-19, cuja pandemia está num momento muito grave. A população de Salvador pode ter certeza que os poderes Legislativo e Executivo estão em sintonia para salvar vidas e realizar ações de assistência a parcelas da população que sofrem também as consequências sociais da pandemia”, afirmou Geraldo Junior.

Reunião 2

Recentemente, o presidente da Câmara teve reuniões sobre ações de combate à Covid-19 com os secretários municipais Leo Prates, da Saúde, e Kiki Bispo, da Assistência Social. O presidente do Legislativo Municipal também tem sido um interlocutor das demandas do empresariado soteropolitano junto à Prefeitura neste momento tão sensível e complexo para a economia devido aos efeitos da pandemia.

Golpe

A vereadora Maria Marighella (PT) teve seu WhatsApp clonado na tarde do último sábado (27). Golpistas entraram em contato se passando por responsáveis por uma pesquisa do Ministério da Saúde relacionada à Covid-19 e conseguiram clonar a conta da petista no aplicativo.  Ainda no dia de ontem, os golpistas começaram a enviar mensagens aos contatos da vereadora pedindo para transferirem alguma quantia financeira. Além disso, um número de telefone de código de área 61 passou a utilizar a foto da petista para entrar em contato com pessoas próximas a ela. Assim que descobriu o golpe, Maria Marighella registrou um boletim de ocorrência e alertou em seus perfis nas redes sociais. "Esse é um golpe que, infelizmente, está acontecendo com muita frequência. Recorrem a um tema que mobiliza como a pandemia para sensibilizar. Precisamos ficar atentos porque pode acontecer com qualquer um de nós", disse.

Fala Bahia

O deputado estadual Angelo Almeida (PSB) pediu ao governador Rui Costa, por meio de indicação apresentada à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), a inclusão de seis distritos no Programa Fala Bahia: Coronel João Borges (Riacho da Onça), Espanta Gado, Lagoinha e Pedrolândia, do município de Queimadas, além de Espanta Gado e Jurana, distritos de Caravelas. Segundo o parlamentar, o pedido atende a legítimo anseio da população que tanto almeja ter acesso a sinal de celular. A inclusão dos distritos no Fala Bahia, segundo Angelo, populariza essa importante ferramenta tecnológica muito importante inclusive para melhorias no acesso à educação, saúde e segurança, além de aproximar as pessoas, diminuindo, dessa forma, a distância entre o cidadão e o pleno exercício da cidadania.

Polêmicas Contemporâneas

Estão abertas as inscrições para as Polêmicas Contemporâneas da Faculdade de Educação da UFBA. Além de ser uma atividade para o público interno da universidade (graduação e pós-graduação) os debates semanais das segundas também podem ser acompanhados pela comunidade externa à UFBA como uma atividade de extensão que será certificada pela instituição para os que se inscreverem e tiverem frequência mínima de 75%.

Feminicídio (Kátia Oliveira)

A deputada estadual Kátia Oliveira (MDB) classificou como “grande avanço” a decisão do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), que considerou inconstitucional a tese da legítima defesa da honra em casos de feminicídio. A parlamentar destaca que a medida evita que haja impunidade para aqueles que cometam homicídios contra mulheres. “Essa tese de legítima defesa da honra era somente uma brecha utilizada pelas defesas dos réus para evitar condenações por feminicídio ou outros tipos de violência contra as mulheres. É como se as mulheres, que já são as vítimas, fossem também culpadas. Um absurdo que aumentava a impunidade”, afirmou Kátia Oliveira, que é vice-presidente da Comissão da Mulher na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). 

Seminário

O PT de Salvador realizou neste sábado (24) o Seminário da Bancada de Vereadores e a Reunião de Diretório do partido no município. O encontro, via Zoom, contou com a participação do pré-candidato do PT para governador da Bahia, senador Jaques Wagner, do presidente estadual do PT, Éden Valadares, da diretora da Fundação Perseu Abramo, Débora Rodrigues da Abong, entre outros. Além das vereadoras Marta Rodrigues e Maria Marighella e dos vereadores Tiago Ferreira e Suica e membros do diretório do partido. O objetivo do encontro foi debater a ação coletiva da Bancada de Vereadoras e Vereadores do PT de Salvador para a construção de um projeto político, técnico, estratégico e unificado do partido para Salvador. Na mesa de abertura, participaram o presidente estadual do PT, Éden Valadares, a diretora da Fundação Perseu Abramo, Elen Coutinho, o líder do PT na Câmara, vereador Tiago Ferreira. 

Casos

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 90 óbitos, 3.133 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,5%) e 3.119 recuperados (+0,5%). Dos 684.037 casos confirmados desde o início da pandemia, 651.712 já são considerados recuperados, 20.506 encontram-se ativos e 11.819 tiveram óbito confirmado. Para reduzir a pressão na rede assistencial que atende pacientes graves com o diagnóstico de coronavírus (Covid-19), o Governo da Bahia abriu 27 novos leitos neste final de semana, sendo 17 de UTI nos hospitais estaduais em Santo Antônio de Jesus e Seabra.

Óbitos

O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 11.819, representando uma letalidade de 1,73%. Dentre os óbitos, 56,52% ocorreram no sexo masculino e 43,48% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 55,03% corresponderam a parda, seguidos por branca com 20,60%, preta com 14,72%, amarela com 0,55%, indígena com 0,14% e não há informação em 8,95% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 70,35%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (74,24%).

Brasil

A média móvel de mortes por covid-19 voltou a bater recorde ontem, e chegou a 1.208, segundo balanço mais recente do consórcio de veículos de imprensa formado pelo jornal O Estado de S. Paulo, G1, O Globo, Extra, Folha de S.Paulo e UOL. O levantamento é feito com base nos dados das 27 secretarias estaduais de Saúde. No sábado, a média móvel, referente aos dados dos últimos sete dias, havia ficado em 1.180, até então o recorde da pandemia. O indicador elimina distorções entre um número alto de meio de semana e baixo de fim de semana. Nas últimas 24 horas, foram notificados 755 novos óbitos e mais 40.495 casos da doença no País. No total, já são 255.018 mortes registradas e 10.549.129 pessoas contaminadas no Brasil, segundo o balanço.


Compartilhe