Raio Laser - edição do dia - 01/04

Frase


Tribuna da Bahia, Salvador
31/03/2021 22:30

   

As Forças Armadas se mantêm fiéis às suas missões constitucionais de defender a pátria, garantir os poderes constitucionais e as liberdades democráticas

Do novo ministro da Defesa, Walter Braga Neto, quando da apresentação dos novos comandantes da Marinha, Exército e Aeronáutica.

Eleitoral (Jaques Wagner)

A reabilitação eleitoral do ex-presidente Lula mudou o humor do senador Jaques Wagner (PT) com relação ao PP do vice-governador João Leão. O ex-governador chegou a dar como certa a saída do PP da base do governador Rui Costa (PT) e até estimulá-la na convicção de que o partido apostaria nacionalmente na reeleição do presidente da República, sendo forçado a afastar-se do petismo no Estado. Agora, como avalia corretamente que seu sucesso na Bahia depende também do fortalecimento de Lula, Wagner não só acha que o PP deve fazer parte da campanha do ex-presidente petista como apoiar seu projeto de reconquistar o governo baiano. A propósito, Leão agora deve ir para o Planejamento e não mais para a Casa Civil.

Comemo... o quê? (Talita Oliveira)

A deputada estadual Talita Oliveira (PSL) foi a única a lembrar da passagem do 31 de março, quando o país sofreu um golpe militar, de forma positiva ontem nas redes sociais. “31 de março. O dia da liberdade. Data em que o nosso país foi salvo da desordem e corrupção. Salvo das mãos sujas do comunismo. Um marco histórico. Pra sempre: Brasil acima de tudo!”, celebrou Talita.

Falta de conhecimento

Muito jovem, a parlamentar provavelmente não leu os livros de história que mostram como a ditadura implantada pelo golpe que governou o país por 20 anos suprimiu os direitos individuais e políticos, instaurou a censura e reprimiu duramente aqueles que a contestassem, inclusive dissolvendo Parlamentos como o que democraticamente a parlamentar hoje ocupa e no qual diz o que pensa.

Internado

Após ter contraído a Covid-19 recentemente, o apresentador Danilo Ribeiro, da TV Bahia, foi internado por complicações da doença. De acordo com informações que circularam ontem, a Covid-19 deixou o jornalista com baixa saturação e 50% do pulmão comprometido. A última vez que o jornalista se apresentou na emissora foi no dia 24 de março.

Transtorno

Preocupado com a sua reeleição, em 2022, e o esvaziamento do seu discurso, o deputado estadual Soldado Prisco (PSC) tenta, da forma que pode, prolongar o episódio lamentável da morte do soldado Wesley Soares, vítima de um surto psicótico. Ontem, liderou uma carreata na Avenida Paralela que não conseguiu nada, além de ter trazido transtornos ao cidadão de bem na cidade.

2ª dose

Um dado tem preocupado as autoridades de Saúde do município e do Estado. Subiu para 3,5 mil o número de pessoas que deveriam receber a segunda dose do imunizante contra Covid-19 que ainda não compareceram aos pontos de imunização para completar o esquema vacinal em Salvador. A recomendação é que a dose de reforço da Coronavac seja aplicada 28 dias após a administração da primeira.

Saudosismo triste

Cerca de oitenta pessoas, em Salvador, celebraram o golpe militar de 64 no Brasil. Informações recebidas pela coluna apontam que o grupo apoia ainda o presidente Jair Bolsonaro. “Deixem Bolsonaro governar”, dizia uma das faixas. O grupo protestou também contra a morte do Soldado Wesley, chamando-o de patriota e criando a história que ele agiu por ser contra as medidas de isolamento social.

Na mira

O prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal, está na mira do Ministério Público Federal (MPF) após comprar 60 mil litros de gasolina para a gestão, sem licitação. De acordo com o procurador da República Fernando Zelada, Natal realizou a compra após decretar estado de calamidade pública, em decorrência da crise sanitária causada pelo coronavírus. 

Mérito!

O novo comandante da Marinha, Almte. Almir Garnier, ficou conhecido na Força como "o número um", em razão das altas notas que obtinha na Escola Naval, que sempre lhe conferiam os primeiros lugares nos cursos que realizou. Quando aqui comandou o Segundo Distrito Naval, notabilizou-se pela boa integração dos órgãos a ele subordinados com a sociedade civil. Deixou Salvador para ocupar a Secretaria-Geral do Ministério da Defesa, onde ganhou a confiança do ministro Fernando Azevedo e Silva e do Presidente Bolsonaro. Daí a sua indicação para conduzir a Marinha, onde certamente saberá minimizar "ondas e marolas" que costumam surgir quando há troca de comando.

Eleições 2022 (Luiz Carlos)

O vereador Luiz Carlos (PRB) celebrou o resultado da pesquisa feita pelo instituto Paraná Pesquisas, que mostra o deputado federal Márcio Marinho com 2% das intenções de voto para o Senado na eleição de 2022. "Achei isso bastante relevante. Isso mostra que há uma carência de lideranças novas no Senado, com figuras que representam o segmento religioso, tendo em vista sendo Marinho mais importante politicamente falando", ressaltou à Tribuna. "Eu estou estimulando ele a colocar o nome na chapa ao Senado", ressaltou. A pesquisa, feita entre os dias 20 e 24 de março, tem nível de confiança de 95% e margem de erro de 2%. Foram entrevistados 2002 eleitores  por telefone em 186 municípios de todas as regiões do estado. 

Instabilidade

A instabilidade econômica gerada pela pandemia do coronavírus afetou tanto os soteropolitanos que a vereadora Roberta Caires, presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal, protocolou o Projeto de Lei 92/2021 para combater, prevenir e tratar o superendividamento. O fenômeno acontece quando o consumidor não tem mais condições de pagar suas dívidas, e essa é a realidade de 10% das famílias da capital baiana, de acordo com pesquisa da Fecomércio.

Resistência

Líder da oposição na  Câmara de Salvador, a vereadora Marta Rodrigues (PT) ressaltou a importância de lembrar as barbaridades e violações aos direitos humanos promovidas pela ditadura militar iniciada com o golpe de 1964, no dia 31 de março. “Quem comemora esta data é porque não tem nenhum apreço pela democracia, pela inclusão social, pela liberdade de expressão e pela garantia de direitos. Esta data nos serve para lembrar o quão é valorosa a democracia e para homenagear as milhares de pessoas que foram torturadas, agredidas e mortas num dos períodos mais nefastos da nossa história”, disse. 

Sem aumento

“Não está em discussão”, disse o prefeito Bruno Reis, ao descartar o aumento da tarifa do ônibus em Salvador, neste momento. A afirmação foi feita na quarta-feira (31), em coletiva de imprensa para anunciar um conjunto de medidas com o objetivo de estimular a retomada da economia e a geração de emprego na capital baiana. “Era para o aumento ter sido dado em 12 de março, quando completaria um ano do último reajuste, mas, sem a solução da questão do transporte público, não há como se falar em mudança de valor”, garantiu o prefeito.

Estratégia (Josias Gomes)

Reforçar o trabalho integrado em prol das políticas públicas, que impulsionam a agricultura familiar. Esse foi um dos objetivos da reunião on-line realizada ontem com dirigentes da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e mais de 200 representantes de federações e sindicatos rurais da Bahia. “Partilhar nossas iniciativas com as federações e sindicatos é uma forma de cada vez mais estarmos em contato com as pessoas, que nos ajudam a fazer a interlocução com os agricultores familiares, pois o nosso objetivo é sempre contribuir para melhora de renda e qualidade de vida das famílias agricultoras”, disse o secretário da SDR, Josias Gomes.

Curso

O Sinjorba vai promover nos dias 13 e 15 de abril o curso “Assessoria de Comunicação na Era das Redes Sociais”. Ministrado pelo jornalista, professor, mestre em Comunicação (UFBA) e especialista em Marketing (USP), Yuri Almeida, o curso será dividido em dois encontros online, de 1h30min, com a carga horária total de 3h. O curso é destinado aos jornalistas que pretendem aprimorar os conhecimentos para a estratégia digital e competências para atuar nas redes sociais.

Mortes

Ontem, foram registrados 160 óbitos por Covid-19, um novo recorde de mortes pela doença registrados em 24 horas na Bahia. Anteriormente, o maior número desde o início da pandemia em um boletim epidemiológico havia sido no dia 26 de março, quando houve registro de um total de 155. Apesar de os óbitos terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram contabilizados ontem. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 15.330, representando uma letalidade de 1,91%. Dentre os óbitos, 55,53% ocorreram no sexo masculino e 44,47% no sexo feminino. 

Casos

Ontem foram registrados 4.235 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,5%) e 3.361 recuperados (+0,4%). Dos 803.664 casos confirmados desde o início da pandemia, 773.050 já são considerados recuperados. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.124.464 casos descartados e 185.432 em investigação. 

Vacinados

Com 1.604.770 vacinados contra o coronavírus (Covid-19), dos quais 314.432 receberam também a segunda dose, até as 15h de ontem, a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.


Compartilhe