Raio Laser - edição do dia - 03/05

Frase


Tribuna da Bahia, Salvador
02/05/2021 20:02

   

É um negacionismo dizer que não temos plano, que não estamos fazendo nada, que promete e não entrega. Isso dói

Paulo Guedes, ministro da Economia

Chapa septuagenária (Félix Mendonça Jr.)

Presidente do PDT na Bahia, o deputado federal Félix Mendonça Júnior avalia que o PT “erra ao não abrir espaço para novas lideranças” no Estado. “Os candidatos (a cargos majoritários) são sempre os mesmos na composição das chapas”, critica. O parlamentar é um dos nomes lembrados em seu partido para compor a vice na virtual chapa a ser liderada pelo presidente nacional do Democratas, ACM Neto, ao governo da Bahia em 2022. Quanto a essa possibilidade, Félix se diz “honrado” por estar dentre as opções para a disputa. No entanto, prefere não adentrar na discussão. “Ainda é cedo para qualquer definição. O momento agora é de a gente focar no combate à pandemia. Claro que as conversas estão ocorrendo, mas ainda de forma preliminar”, declarou.

Frustração (Eduardo Pazuello)

Não foi por falta de aviso que a falta de vacinas hoje disponíveis para a segunda dose no país ocorreria. Diferentemente do que aconteceu em Salvador, quem preferiu acreditar na palavra do ex-ministro Eduardo Pazuello no sentido de que os estoques deveriam ser utilizados enquanto chegavam as remessas para as segundas doses se deu mal, frustrando a população.

Quem é ele?

Nos meios políticos governistas, está todo mundo querendo saber quem foi um ex-auxiliar do prefeito ACM Neto (DEM) que estaria sob a mira do governo Jair Bolsonaro (sem partido). A fofoca corre Brasília e circula em Salvador. Se fez alguma bobagem, não foi, entretanto, com o consentimento do ex-prefeito, como já se sabe em todo o lugar.

Coração aberto

Neste final de semana na Bahia, o ministro da Cidadania, João Roma, abriu as portas de sua fazenda no Paraguaçu, onde também funciona seu Haras, Lago Negro, para os correligionários, muitos dos quais desgarrados do grupo do ex-prefeito ACM Neto (DEM). Se alguém tinha dúvidas de que Roma está em franca campanha ao governo da Bahia, já não as tem mais.

Sem saber

Muitos políticos, sobretudo do PT, querem saber até que ponto a alegada divergência entre o governador Rui Costa e o senador Jaques Wagner é real. Especialmente os deputados estaduais dizem ficar cheios de dedos para tratar de assuntos de política que afetam os dois, sem saber ao certo se estarão ou não desagradando a um ou ao outro.

Reforma de Rui

O governador Rui Costa (PT) começou a dar partida no que a base acredita que seja, ao seu modo, a reforma administrativa: colocando em cargos de terceiro escalão candidatos que foram derrotados nas últimas eleições, a exemplo da ex-prefeiturável Major Denice Santiago e de Paulo Bomfim, que ficou em segundo lugar na disputa pela Prefeitura de Juazeiro.

Terceiro escalão

Ainda assim, não são poucas as críticas que muitos petistas fizeram à posição ganha pela ex-candidata do partido em Salvador, a superintendência de Prevenção à Violência da Secretaria da Segurança Pública. A maioria acreditava que, dada a exposição a que Rui submeteu Denice na capital baiana, ela deveria ter recebido, no mínimo, uma secretaria de Estado.

BBB

Fãs do reality da Globo BBB, alguns deputados baianos prometiam ficar ligados na tela da TV até depois do Fantástico ontem para saber quem seriam os escolhidos para a final do programa, que acontece esta semana. Um deles disse à coluna que a vida, inclusive a política, se parece cada vez mais com realities em que todos são vigiados. A diferença é que lá o povo tira mesmo quem não age conforme o esperado.

Toque de recolher

O Governo do Estado decidiu prorrogar a restrição da locomoção noturna de pessoas das 21h às 5h, em toda a Bahia, até o dia 10 de maio. A medida, que tem como objetivo conter a disseminação do novo coronavírus, foi publicada neste domingo (2), na versão on-line do Diário Oficial do Estado (DOE). Em 227 municípios (ver lista abaixo), o toque de recolher vale das 20h às 5h. Já nos municípios integrantes de região de saúde em que a taxa de ocupação de leitos de UTI vier a se manter igual ou inferior a 75%, por cinco dias consecutivos, a restrição na locomoção será válida das 22h às 5h.

Consumidor

Juros abusivos, problemas após a compra e produtos entregues com avarias são algumas das situações que diariamente a população baiana enfrenta e sofre por não conseguir resolver de forma amigável algumas questões. Para dar continuidade ao trabalho na TV, a Patrulha do Consumidor retorna à programação da Record TV Itapoan hoje, sempre às segundas e quintas dentro do programa Balanço Geral. Agora, a população volta a ter a companhia do apresentador e deputado federal Márcio Marinho para esclarecer dúvidas sobre os seus direitos, sanar pendências e acompanhar casos desde o início até o seu desfecho.

Exagero!

Bizarra a ideia do senador Omar Aziz, presidente da CPI da Covid. Quer prender, "por mentir à CPI", quem defender o uso de remédios não-comprovados, ou nocivos, contra a Covid. Certamente, necessitaria de um atestado do Conselho Federal de Medicina, sobre os males dos medicamentos. Por outro lado, precisaria cassar a autonomia dos discípulos de Hipócrates quanto ao poder, prescrever, e responsabilizar-se, no tratamento dos seus pacientes. Mas este é o Brasil de hoje!

GLEB

O Tribunal de Disciplina Ética e Eleitoral proclamou vencedora a chapa única para o comando da Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia (GLEB) para o biênio 2021/2023. O grupo é composto por Arlindo Alves Pereira Neto (Grão-Mestre), Baltazar Miranda Saraiva (Grão-Mestre Adjunto), Claudiano Luiz da Fonseca (Grande Primeiro Vigilante) e Harrisson Ridale Neves (Grande Segundo Vigilante).

Guerreiro

Debilitado pelo tratamento que enfrenta contra um câncer no sistema digestivo com metástase óssea, o prefeito Bruno Covas, de São Paulo, resolveu se licenciar. Assume o cargo seu vice, Ricardo Nunes. Ultimamente, Covas tem sentido mais dores e mostra-se cansado, o que o impede de dedicar-se plenamente às atividades da comuna paulista. O vice-prefeito, Ricardo Nunes (MDB), vai assumir o cargo.

Jornalismo

As manifestações na rede social foram intensas. Bolsonaristas  denunciaram e protestaram contra o "boicote" aplicado pelos jornais do Rio e S.Paulo  às manifestações pró-Bolsonaro. Quem deseja apenas a boa prática do jornalismo, também. A intensidade foi tanta que a UOL , na manhã de ontem, resolveu inteirar aos seus milhões de seguidores sobre a grande presença de brasileiros na av.Paulista (SP) neste sábado, o que ocorreu bem abaixo de suas câmeras. O título da matéria: "Bolsonaro e ministro agradecem apoio de manifestantes: "estamos juntos". O fato corrobora observações de figuras apartidárias sobre a necessidade da imprensa brasileira deixar a "militância" e retornar ao "ponto de equilibrio". Afinal, se ela existe e sempre mereceu credibilidade é pela chance que dava aos leitores de saber o que acontece no país, e seus reflexos para a vida nacional. Sem isso, vira apenas um "folhetim de partido"

Conciliador (Marcelo Queiroga)

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, compareceu ontem ao aeroporto de Guarulhos para receber um lote da AstraZeneca/Oxford, obtidas por meio do consórcio criado para fornecer vacinas  prioritariamente às população dos países em desenvolvimento. Em razão disso, agradeceu ao diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, pelos contatos feitos junto ao consórcio Covax.  Queiroga voltou a dizer que o “único inimigo do Brasil é novo coronavírus", o que não é bem isso, mas vale o espirito conciliador do novo ministro.

Por água abaixo (Rui Costa)

A intenção de senadores bolsonaristas de convocar governadores, incluindo Rui Costa (PT), para depor na CPI da Covid poderá ir por água abaixo. Isso porque o artigo 146 do Regimento Interno do Senado Federal diz claramente que "não se admitirá Comissão Parlamentar de Inquérito sobre matérias pertinentes à Câmara dos Deputados; às atribuições do Poder Judiciário; e aos Estados". A CPI da Pandemia pode votar a partir da próxima semana a convocação de cinco ministros de Estado, quatro governadores, quatro prefeitos, 13 secretários estaduais e municipais de saúde e um integrante do Supremo Tribunal Federal (STF). Dos 209 requerimentos que ainda aguardam deliberação do colegiado, 134 são pedidos de convocação. Outros 73 são de convite e apenas dois de informações.

Solidariedade

No Dia do Trabalhador, no último sábado, o PT Salvador arrecadou e entregou quatro toneladas de alimentos não perecíveis a famílias carentes de diversos bairros da capital. Os alimentos foram coletados em dois dias de ação no ‘Drive Thru Solidário’, ocorrido no Largo da Dinha, Rio Vermelho, e Baixa do Bonfim, com a presença do senador Jaques Wagner, de deputados e secretários estaduais e dos vereadores da Bancada do PT, além de representantes de sindicatos, movimentos sociais e militância.

Filiação

O partido comandado nacionalmente por ACM Neto pode atrair o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), disse que pretende convidar o tucano para o Democratas. Alckmin sonha em ser candidato ao Palácio dos Bandeirantes no próximo ano.

Pesar

O filósofo Antônio Paim, considerado um dos maiores pensadores liberais brasileiros, morreu aos 94 anos. A informação foi confirmada em nota oficial pela Academia Brasileira de Filosofia, da qual Paim era fundador e presidente de honra. A causa da morte não foi divulgada. Paim nasceu em Jacobina, no interior baiano, em 1927, estudou na Universidade Lomonosov, na União Soviética, e posteriormente na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde mais tarde se tornaria professor. Inicialmente, o filósofo possuía identificação com o pensamento de esquerda, mas logo depois se tornou um grande crítico do marxismo, se tornando defensor do liberalismo.

Casos

A Bahia registrou ontem 2.008 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,2%) e 2.378 recuperados (+0,3%). O boletim epidemiológico deste domingo (2) também registra 80 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 907.121 casos confirmados desde o início da pandemia, 872.677 já são considerados recuperados, 15.803 encontram-se ativos e 18.641 tiveram óbito confirmado. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.204.388 casos descartados e 197.747 em investigação.

Óbitos

O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 18.641, representando uma letalidade de 2,05%. Dentre os óbitos, 55,49% ocorreram no sexo masculino e 44,51% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,59% corresponderam a parda, seguidos por branca com 21,96%, preta com 15,46%, amarela com 0,45%, indígena com 0,12% e não há informação em 7,42% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 64,45%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,67%).

Vacinação

Com 2.404.131 vacinados contra o coronavírus (Covid-19), dos quais 1.110.381 receberam também a segunda dose, até as 16h deste domingo, a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.

Compartilhe