Raio Laser - edição do dia - 05/03

Frase


Tribuna da Bahia, Salvador
04/03/2021 21:41

   

Vocês (produtores rurais) não ficaram em casa, não se acovardaram, nós temos que enfrentar os nossos problemas, chega de frescura e de mimimi. Vão ficar chorando até quando? Temos que enfrentar os problemas

Jair Bolsonaro

Beija mão (João Roma)

No posto de ministro da Cidadania desde o dia 28 de fevereiro, quando tomou posse, o deputado federal baiano João Roma (Republicanos) já recebeu diversas autoridades políticas em seu gabinete. Ontem, porém, teve oficialmente o primeiro baiano nos registros da pasta: o prefeito de Uauá, Henrique Lobo Rosa (PDT). A pauta, segundo o gestor, foi a destinação de recursos para a cidades e emenda empenhadas pelo próprio Roma, enquanto deputado. Além do pedetista, o ministro baiano recebeu a visita oficial de sete deputados do seu partido: Carlos Gomes (Republicanos/RS), Júlio Cesar Ribeiro (Republicanos/DF), deputado distrital Marcos Martins (Republicano/DF), Lafayette de Andrade (Republicanos/MG), Silvio Costa Filho (Republicanos/PE), Rosangela Gomes (Republicanos/RJ) e Jorge Braz (Republicanos/RJ).

Melhorando (Irmão Lázaro)

Internado há uma semana na Unidade de Terapia Intensiva (UTI,) de um hospital particular de Feira de Santana, devido a complicações causadas pela com Covid-19, o vereador de Salvador Irmão Lázaro (PL) continua intubado e sedado. De acordo com o boletim médico divulgado pela assessoria de imprensa do vereador nesta quinta-feira (4), Irmão Lázaro apresentou uma “boa oxigenação, saturação considerável e evolução dentro da normalidade”.

Poupança

Pelo segundo mês seguido, a aplicação financeira mais tradicional dos brasileiros registrou retirada líquida de recursos. Em fevereiro, os investidores retiraram R$ 5,83 bilhões a mais do que depositaram na caderneta de poupança, informou hoje (4) o Banco Central (BC). A retirada líquida é a maior registrada para meses de fevereiro desde 2016, quando os investidores tinham sacado R$ 6,64 bilhões a mais do que tinham depositado.

Adesão

A Prefeitura de Cachoeira vai aderir ao consórcio de municípios para comprar vacinas contra a Covid-19, através da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). "Nesta semana, vamos encaminhar à Câmara Municipal um projeto de lei que autoriza o Executivo a participar do consórcio público e comprar as vacinas. A FNP vai coordenar a instituição consórcio e orientar sobre os trâmites a serem adotados por cada cidade", afirmou a prefeita Eliana Gonzaga (Republicanos), ao formalizar a adesão ao consórcio.

Sonho mau... (Abílio Santana)

Uma postagem do deputado federal Abílio Santana (PL) no grupo de zap da bancada baiana dizendo que sonhou com o ex-presidente Lula (PT) morrendo de Covid 19 irritou os colegas, que cobraram compostura do parlamentar. "Dep SOLLA! tive um sonho com o senhor, estávamos em um enterro. era do Luladrão! morria de COVID", escreveu Abílio, supostamente em resposta a uma postagem agressiva de Jorge Solla (PT) contra o presidente da República.

... de um pastor

Solla, entretanto, nem chegou a rebater o parlamentar evangélico porque colegas como Jonguinha Bacelar (PL) e Cláudio Cajado (PP) repreenderam imediatamente o parlamentar evangélico. "Abílio, não se se foi sonhou ou não, mas não concordo com isso não. No privado, é com vcs, mas aqui, sério mesmo, não dá", reagiu Cajado.

Jonguinha também não deixou barato: "Isso é uma bancada de respeito acima de tudo". O deputado Alex Santana (PDT) ainda tentou defender o pastor Abílio, mas ficou isolado, e o próprio deputado acabou recuando.

Sem oposição

O desembarque dos quadros ligados ao governo está cada vez mais claro na Fundação Paulo Jackson, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). A fundação comanda, entre outras coisas, a TV Assembleia. O mais novo funcionário da instituição é Elias Nunes Dourado. A nomeação foi publicada anteontem no Diário Oficial da Casa. Nunes já foi diretor-geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Suesb), é filiado ao PCdoB e ligado ao deputado federal Daniel Almeida, presidente estadual da sigla.

Aquisição

Com a filiação de Luizinho Sobral ao PSL, ganha ao partido, o MDBa e principalmente ganhará o bloco que está sendo formado entre os dois partidos. A avaliação é feita no comando das duas legendas. Indagado sobre o que achou da filiação do ex-deputado e ex-prefeito de Irece Luizinho Sobral ao PSL, o presidente do MDB, Alex Futuca, comentou com tom de brincadeira antes de responder que a aliança é uma conquista para os dois partidos.

Covid-19 (Nelson Leal)

O deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Nelson Leal, testou positivo para a Covid-19. “Depois de me isolar radicalmente em certos momentos, tentando escapar a todo custo do Corona, testei positivo para Covid-19. A tomografia apontou 21% de comprometimento dos pulmões, enquanto os níveis de saturação do oxigênio permanecem estabilizados em 95%. Permanecerei em isolamento, em casa, sob os cuidados do infectologista Roberto Badaró e à base de anticoagulantes, corticoides e antibióticos”, disse Leal, prevendo retomar suas atividades já na próxima semana.

Profissionais de imprensa (Cris Correia)

A líder do PSDB na Câmara Municipal de Salvador, Cris Correia, apresentou projeto de indicação ao prefeito Bruno Reis pedindo a inclusão dos profissionais de imprensa no cronograma de vacinação contra a COVID-19. Ela destaca que a categoria está incluída como serviço essencial, de acordo com decreto 10.288/2020, do Governo Federal. Para embasar o projeto, Cris lembrou da morte do radialista Renan Rocha, em consequência da Covid, além do número substancial de profissionais que foram acometidos pela doença no exercício da profissão. A Indonésia, país asiático, vacinou cinco mil profissionais da imprensa em reconhecimento ao trabalho na pandemia.  “No Brasil, Salvador pode sair na frente e fazer justiça aos trabalhadores incansáveis na labuta de bem informar os cidadãos”, assinala a vereadora.

Avanço 1

A Câmara dos Deputados aprovou ontem requerimento de urgência para o Projeto de Lei (PL) 5238/2020, que impede e pune atos abusivos praticados contra as mulheres em julgamentos. A relatoria da matéria é da deputada Alice Portugal (PCdoB/BA) e este projeto está apensado ao PL 5096/2020, da deputada Lídice da Mata (PSB/BA) com outras parlamentares, além de mais quatro outros similares.

Avanço 2

As propostas vedam e punem o uso de linguagem ou material que afete a dignidade das partes ou testemunhas nos autos processuais e tipifica a violência institucional no curso de processo. Os projetos querem barrar episódios como o que ocorreu com a catarinense Mariana Ferrer, que foi desrespeitada e teve fotos pessoais usadas durante julgamento com o objetivo de desqualificá-la como vítima de violência sexual. 

Rivalidade

A disputa polarizada entre DEM e PT que tem marcado a política de Camaçari nas últimas eleições deve se repetir em 2022. Desta vez, entre Hélder Almeida (DEM) e Ivoneide Caetano (PT), que devem se enfrentar por vaga na Assembleia Legislativa (ALBA). O primeiro é secretário da Administração do prefeito Elinaldo Araújo (DEM) e já foi prefeito e deputado estadual. A segunda, é esposa do ex-deputado Luiz Caetano (PT), disputou a prefeitura no ano passado e foi nomeada recentemente para cargo na ALBA.

Debate

Hélder, inclusive, já tem se movimentado para viabilizar e fortalecer a candidatura. Além de conversar com aliados, ele tem feito viagens ao interior e tem encabeçado temas relevantes, como a lei dos resíduos sólidos. Ex-superintendente do Ibama, Almeida criticou a falta de políticas públicas eficientes para acabar com os lixões e implantar aterros sanitários. Conhecedor do assunto, Almeida levantou a bola: a Bahia tem hoje oito aterros sanitários licenciados e operando corretamente, atendendo a apenas 15 municípios. O tema pode render.

Novo recorde

A Bahia registrou ontem 5.985 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,9%) e 4.507 recuperados (+0,7%). Dos 700.768 casos confirmados desde o início da pandemia, 667.031 já são considerados recuperados, 21.486 encontram-se ativos e 12.251 tiveram óbito confirmado. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.044.765 casos descartados e 165.597 em investigação. 43.353 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Óbitos

Ontem, foram registradas 111 mortes e o número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 12.251, representando uma letalidade de 1,75%. Dentre os óbitos, 56,35% ocorreram no sexo masculino e 43,65% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,96% corresponderam a parda, seguidos por branca com 20,72%, preta com 14,84%, amarela com 0,56%, indígena com 0,16% e não há informação em 8,77% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 70,21%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (74,26%).

Vacinados

Com 500.471 vacinados contra o coronavírus (Covid-19), dos quais 141.951 receberam também a segunda dose, até as 15h de ontem, a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.

Brasil

O Brasil registrou 1.699 novas mortes em decorrência da covid-19, segundo dados atualizados pelo Ministério da Saúde. Com isso, chega a 260.970 o total de vidas perdidas no País em razão da doença. Com a explosão de novos casos de covid-19, a alta taxa de ocupação das UTIs de diversas cidades e o colapso de sistemas de saúde em todo o País, nas últimas 24 horas, foram contabilizados mais 75.102 casos do novo coronavírus, elevando o total para 10 793.732. Esse passa a ser o segundo maior número de casos registrados no Brasil em 24 horas. Só não supera a marca registrada em 7 de janeiro, quando o País contabilizou 87.843 casos.


Compartilhe