Raio Laser - edição do dia - 05/04

Frase


Tribuna da Bahia, Salvador
04/04/2021 20:52

   

O governo federal pagava R$ 600 de auxílio emergencial. Depois, passou a pagar R$ 300. Em dezembro, parou de pagar. A fome não tirou férias em janeiro, fevereiro e março. As pessoas ficaram com fome e sem dinheiro para comprar remédios

Wellington Dias (PT), governador do Piauí

Protesto (Ademário Costa)

Em protesto contra as mais de 330 mil mortes vítimas do Covid-19 no Brasil, o PT de Salvador participou do ato que colocou 330 cruzes no Morro do Cristo, na Barra, em Salvador, neste sábado (3). Os manifestantes tomaram todas as medidas de proteção e segurança durante o ato, como uso de máscaras e álcool em gel e distanciamento. A iniciativa foi acompanhada de perto pelo presidente do PT Salvador, Ademário Costa, que lamentou o fato de o Brasil ser o país com o maior número de óbitos por dia. “Este ato simbólico é para lembrar as mais de 330 mil mortes durante a pandemia, que poderiam ter sido evitadas caso Bolsonaro não tivesse adotado, ao longo do ano, atitudes que contrariaram as recomendações da OMS e outros órgãos, desprezando a gravidade da situação. São 330 cruzes, cada uma delas simbolizando mil mortes ocorridas até o momento”, disse.

Preocupação (Jaques Wagner)

Aliados têm percebido o senador Jaques Wagner (PT) preocupado com sua candidatura ao governo da Bahia em 2022. Acham que o resultado da última pesquisa Paraná, a primeira sobre a sucessão estadual realizada este ano, em que o ex-prefeito ACM Neto (DEM) abre uma grande diferença para ele, mexeu com seu humor, apesar de a eleição ainda está muito distante.

Internado (Pastor Sargento Isidório)

O deputado federal Pastor Sargento Isidorio (Avante) foi internado neste sábado (03) no Hospital Santa Izabel, em Salvador. Ele afirma que sente dores há sete dias. “O bicho está pegando aqui também. Desde domingo passado que estou com muitas dores de cabeça “, disse, em vídeo. O parlamentar disse ainda que “a gente não pode brincar. Se puder, fique em casa”. Em postagem no Instagram, ele afirma que fez o teste de covid-19, que deu negativo. 

Templos

Presidente da Frente Nacional de Prefeitos, Jonas Donizette, pediu que o ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), se manifeste com urgência sobre a decisão monocrática do colega Kassio Nunes Marques que liberou celebrações religiosas presenciais em todo o País no pior momento da pandemia. BH se insurgiu contra a decisão monocrática e Estados como a Bahia o viram com surpresa.

Desgaste

Enquanto muitos vão para as baladas e tantos outros não respeitam cuidados mínimos, como o uso de máscara e de álcool em gel, médicos da linha de frente contra a Covid 19 se revelam cada vez mais desgastados e pedem encarecidamente, tanto por meio dos noticiários, quanto de suas redes sociais, para que as pessoas reconheçam o perigo do novo coronavírus.

Plenário

A frase "Pobre Judiciário", utilizada pelo ministro Marco Aurélio Mello para analisar a decisão de Kássio Nunes de liberar celebrações religiosas quando governos e Prefeituras fazem um tremendo esforço para conter o avanço da pandemia, dava ontem uma demonstração de como o pleno da Corte avaliou a decisão e mesmo sua disposição em avaliar o pleito em plenário.

Muito pior

O consultor e sociólogo Fellipe Ramos, ex-professor da Unifacs, ao analisar ontem o risco para o governador Rui Costa (PT) do que chamou de 'tenentismo-milicianismo' estimulado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), previu um cenário tenso para as eleições de 2022 no Brasil. “Anote aí: se Bolsonaro perder as eleições e principalmente se perder para Lula, a invasão do Congresso dos EUA, estimulada por (Donald) Trump, irá parecer brincadeira de criança se comparada ao que ocorrerá no Brasil”.

Falhou!

"Estamos tristes com o sucedido", declarou o Centro Gamaleya do Ministério da Saúde da Rússia, após saber que o presidente da Argentina, Alberto Fernandez, havia testado positivo para Covid, mesmo vacinado com a Sputnik V’.  Para os russos, a vacina é considerada 91,6% eficaz contra infeções e 100% eficaz contra casos graves.

Pode rever! (Fachin)

Segundo Merval Pereira, o ministro Luís Edson Fachin poderá votar contra sua própria decisão de anular os processos contra Lula, em Curitiba. Fachin já teria confidenciado que considerou, monocraticamente, a 13* Vara incompetente, para evitar a declaração de suspeição do juiz Sérgio Moro. Como tal não ocorreu, ele pode rever sua decisão, no plenário. Com isso, só o processo do triplex ficaria prejudicado. Aquele referente ao Sítio de Atibaia permaneceria ativo, sentenciado pela juíza Gabriela Hardt e já confirmado em Segunda Instância. Aí, Lula permaneceria "ficha suja".

Homenagem (Baltazar Miranda)

O desembargador Baltazar Miranda homenageou o novo Comandante da Marinha, Almte. Almir Garnier, ressaltando o vasto currículo deste militar que, em pouco tempo fincou raízes em Salvador, quando aqui comandou o 2* Distrito Naval. Dentre as missões já cumpridas por Garnier, são destacados os comandos do navio de apoio logístico "Almirante Gastão Motta", do Centro de Apoio a Sistemas Operativos, do Centro de Análises de Sistemas Navais, da Escola de Guerra Naval e a Secretaria-Geral do Ministério da Defesa. Em março de 2010 foi promovido ao posto de Contra-Almirante, em março de 2014 ao posto de Vice-Almirante e em 25 de novembro de 2018 ao posto de Almirante de Esquadra. Uma bela carreira.

Reabertura

O Hospital Riverside foi reaberto no final de semana em Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador. A unidade conta com 96 novos leitos para o atendimento a pacientes com o diagnóstico de Covid-19, sendo 10 de UTI, 32 leitos de assistência respiratória e 54 clínicos. Os leitos serão abertos de modo gradual e, segundo a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a expectativa é que nas primeiras 24h o hospital receba 32 pacientes que serão regulados de outras unidades de saúde.

Alerta

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), alertou a população sobre os riscos da rápida reprodução das mutações do coronavírus no mundo. “As novas variantes estão se reproduzindo e com uma mutação muito rápida. Isso pode significar daqui a algum tempo que as vacinas se tornem inúteis para essas novas variantes. Eles (os cientistas) alertam para que as autoridades barrem a reprodução do vírus”, afirmou o governador.

Encerrada

Os rodoviários da CSN aceitaram um acordo para quitação das obrigações trabalhistas proposto pela gestão municipal e a concessionária, mediado pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) e a Justiça do Trabalho, e irão retomar as atividades hoje. A empresa atua na orla de Salvador e no bairro de Mussurunga. Os trabalhadores estavam em greve desde o início da semana e tentavam garantir os direitos trabalhistas em caso de demissão coletiva.

Supermercadistas

Trabalhando sem parar desde o início da pandemia do novo coronavírus, os trabalhadores supermercadistas estão enquadrados dentro dos serviços essências, de acordo com decreto federal, estadual e municipal. Foi nesse contexto que a vereadora Cris Correia (PSDB) apresentou projeto de Indicação ao prefeito Bruno Reis para incluir os trabalhadores desta categoria na vacinação prioritária da COVID-19.

De acordo com a proposta, o setor superatacadista é considerado um dos mais importantes para a manutenção da sociedade. Por isso, “diante da importância para as famílias da nossa cidade e em respeito aos profissionais que dedicam suas vidas para manter o pleno funcionamento deste setor” se faz urgente a imunização desta categoria.

Casos

A Bahia registrou ontem 1.855 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,2%) e 2.587 recuperados (+0,3%). O boletim epidemiológico deste domingo também registra 61 mortes. Apesar de terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro das mortes foram realizadas hoje. Dos 813.794 casos confirmados desde o início da pandemia, 783.065 já são considerados recuperados, 15.069 encontram-se ativos e 15.660 tiveram óbito confirmado. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.133.950 casos descartados e 183.161 em investigação. 

Mortes

O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 15.710, representando uma letalidade de 1,93%. Dentre os óbitos, 55,40% ocorreram no sexo masculino e 44,60% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,74% corresponderam a parda, seguidos por branca com 21,53%, preta com 15,30%, amarela com 0,48%, indígena com 0,13% e não há informação em 7,82% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 67,03%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,98%).

Vacinados

Com 1.715.592 vacinados contra o coronavírus (Covid-19), dos quais 332.610 receberam também a segunda dose, até as 15 horas deste domingo, a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.


Compartilhe