Raio Laser - edição do dia - 06/03

Frase


Tribuna da Bahia, Salvador
05/03/2021 23:46

   

Estamos vivendo um momento de desvalorização da vida, em que pessoas nos deixam e passam a ser tratadas puramente como números. É muito triste o que acontece e legítimo o sentimento de abandono que as pessoas têm pelo Brasil afora

Luís Roberto Barroso, ministro do Supremo

Apuração (Augusto Aras)

O procurador-geral da República Augusto Aras informou ao ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, que apura se o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, cometeu falsidade ideológica e fraude processual quando encaminhou o plano nacional de vacinação contra a Covid-19 à corte máxima em dezembro. Os supostos crimes estariam relacionados à nota em que um grupo de 36 especialistas listados no documento alegou não ter lido e nem dado ‘anuência’ ao plano. A informação foi encaminhada a Fachin na noite desta quinta, 4, no âmbito de uma notícia-crime apresentada ao STF pela deputada federal Natália Bonavides. A parlamentar alegou que Pazuello prestou ‘informações inverídicas’ à corte.

TRE (Mário Alberto Hirs)

O ex-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia Mário Alberto Hirs é apontado hoje como o nome mais forte para assumir o comando do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em março, quando encerra o mandato do desembargador Jatahy Fonseca. Hirs deve ser indicado pelos pares para o órgão e, chegando lá, não deve ter problemas para assumir a presidência, uma vez que o desembargador Roberto Frank, que já atua na Corte eleitoral, tem ligações praticamente familiares com ele.

Essenciais

De hoje até as 5h de quarta-feira que vem, apenas os serviços essenciais devem funcionar em 15 municípios da região de Serrinha. A ampliação das medidas restritivas foi definida pelo governo do Estado e prefeituras com o objetivo de frear a disseminação da Covid-19 na região. O decreto com as restrições será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (6).

Municípios

As medidas restritivas do governo do Estado valem para os municípios de Araci, Barrocas, Biritinga, Conceição do Coité, Euclides da Cunha, Lamarão, Monte Santo, Quijingue, Retirolândia, Santaluz, São Domingos, Serrinha, Teofilândia, Tucano e Valente.

Críticas

O governador Rui Costa (PT) fez duras críticas ao presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) nesta sexta-feira, 5, em entrevista aos jornalistas Kiko Nogueira e Pedro Zambarda, do Diário do Centro do Mundo (DCM). Para Rui, o governo de Bolsonaro “é um vazio completo” e age como um “líder de uma seita”. A fala acontece em um momento em que Bolsonaro mostra-se indiferente ao recrudescimento de casos de Covid-19 em todo país, com quase 100% de ocupação de leitos de UTI no estado, um cenário de pré-colapso do sistema de saúde.

Preocupação

O recrudescimento da pandemia do novo coronavírus no início de 2021 com recordes de infectados e mortos e diversos municípios adotando medidas restritivas com fechamento dos estabelecimentos comerciais tem preocupado o presidente da Frente Parlamentar do Setor Produtivo, deputado estadual Eduardo Salles, que defende o retorno rápido de linhas de crédito para socorrer principalmente as micro e pequenas empresas.

Novo desembargador (Lourival Trindade)

A mesa diretora do Tribunal de Justiça da Bahia, presidida pelo desembargador Lourival Trindade, decidiu adiar a eleição de cinco novos desembargadores para a Corte. O pleito estava marcado para o dia 10 deste mês, mas foi prorrogado para o dia 14. Das cinco vagas, uma está destinada ao Quinto Constitucional do Ministério Público. Já as outras vagas serão preenchidas por juízes que atendem a critérios de antiguidade e produtividade (ou merecimento).

Estratégia

Fontes do próprio TJ enxergaram a mudança como uma forma de tentar fortalecer nomes ligados à cúpula do tribunal. Um dos candidatos preferenciais do grupo seria o juiz Fábio Alexsandro. Assim, ele ganharia tempo para cabalar mais votos entre os magistrados. Resta saber se a estratégia surtirá efeito.

Mineração

Três executivos baianos do ramo da mineração serão agraciados com o título Personalidades do Ano do Setor Mineral promovido pela revista Brasil Mineral. São eles: João Carlos Cavalcanti, presidente da Companhia Vale do Paramirim, vencedor na categoria Exploração Mineral; e Paulo Castellari, CEO da Atlantic Nickel, vencedor pela categoria Minerais Não-Ferrosos. Também foi eleito, in memoriam, o ex-presidente da Mineração Caraíba, Sérgio Fráguas, na categoria Pioneiros da Mineração. O título será concedido durante uma cerimônia virtual marcada para 17 de março, quando também será realizado o Fórum Brasil Mineral. No evento, serão discutidos os desafios do setor em cada uma de suas categorias e as previsões para 2021 ainda no contexto de combate à pandemia de Covid-19.

Prioridade 

Devido ao aumento de casos da Covid-19 entre agentes da Segurança Pública, o vereador Emerson Penalva (Podemos), solicitou ao prefeito de Salvador, Bruno Reis, e ao governador da Bahia, Rui Costa, a inclusão dos guardas municipais, policiais militares, civis, bombeiros e penais na lista de prioridade para vacinação.

Comércios (Talita Oliveira)

A deputada estadual Talita Oliveira (PSL) protocolou, nesta sexta-feira (5), um Projeto de Lei para impedir o fechamento dos comércios no estado da Bahia sem uma reunião prévia com representantes dos empregadores e empregados dos setores de alimentação, shoppings, restaurantes, bares, turismo, dentre outros segmentos. Para a parlamentar, a matéria busca "assegurar o direito ao diálogo e a participação dos geradores de emprego e dos empregados antes de qualquer determinação brusca de fechamento ou lockdown". "A Bahia tem a obrigação de garantir os direitos e as garantias individuais, coletivas, sociais e políticas", disse.

Idosos

A Secretaria Municipal da Saúde segue aplicando a primeira da vacina contra a Covid-19 nos idosos com idade igual ou superior a 78 anos em Salvador, neste sábado (06), mediante apresentação de documento oficial com foto.  Para otimizar o fluxo de atendimentos, a SMS comunica que no período da manhã, entre 08h e 12h, serão vacinados apenas aqueles idosos nascidos entre janeiro e julho de 1942. À tarde, entre 12h e 16h, podem buscar as unidades excepcionalmente os idosos que nasceram entre agosto de 1942 e 06 de março de 1943.  Antes de se dirigir a um dos pontos de vacinação é indispensável verificar se o nome do idoso está habilitado a receber a dose. A lista está disponível no site da www.saude.salvador.ba.gov.br. Caso não esteja será necessário fazer o recadastramento pelo site: recadastramento.saude.salvador.ba.gov.br. 

Casos

A Bahia registrou ontem registrados 5.607 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,8%) e 4.758 recuperados (+0,7%). Dos 706.375 casos confirmados desde o início da pandemia, 671.789 já são considerados recuperados, 22.233 encontram-se ativos e 12.353 tiveram óbito confirmado. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.047.965 casos descartados e 167.182 em investigação.

Óbitos

Ontem foram registradas 102 mortes e o número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 12.353, representando uma letalidade de 1,75%. Dentre os óbitos, 56,37% ocorreram no sexo masculino e 43,63% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,92% corresponderam a parda, seguidos por branca com 20,77%, preta com 14,84%, amarela com 0,55%, indígena com 0,15% e não há informação em 8,77% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 70,15%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (74,20%).

Vacinados

Com 520.432 vacinados contra o coronavírus (Covid-19), dos quais 154.915 receberam também a segunda dose, até as 15h desta sexta-feira, a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.

Nota premiada

Os participantes da campanha Nota Premiada Bahia que receberam o pagamento do prêmio ao longo do ano de 2020 devem verificar, no e-mail cadastrado na campanha, o recebimento do Comprovante de Rendimentos Pagos e de Imposto sobre a Renda Retido na Fonte. O documento, necessário para a declaração de Imposto de Renda (IRPF) de 2021, foi enviado pela Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba), responsável pela campanha de cidadania fiscal. Quem se enquadra neste caso mas não recebeu o documento por e-mail deve entrar em contato com a Coordenação de Educação Fiscal da Sefaz-Ba pelo telefone (71) 3115-2518 ou pelo e-mail notapremiadabahia@sefaz.ba.gov.br.

Dia da Mulher (Ireuda Silva)

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal de Salvador, presidida pela vereadora Ireuda Silva (Republicanos), realiza às 10h desta segunda-feira (8) a sessão regimental pelo Dia Internacional da Mulher. O evento acontece de forma remota, em respeito às normas sanitárias diante do agravamento da pandemia do novo coronavírus. A transmissão ocorrerá pela TV Câmara (canal aberto 12.3), Portal CMS (www.cms.ba.gov.br) e pelas redes sociais.


Compartilhe