Raio Laser - edição do dia - 06/05

Frase


Tribuna da Bahia, Salvador
06/05/2021 00:04

   

É um vírus novo, ninguém sabe se nasceu em laboratório ou se nasceu por algum ser humano ingerir um animal inadequado. Mas está aí, os militares sabem que o que é guerra química, bacteriológica e radiológica. Será que não estamos enfrentando uma nova guerra?

Jair Bolsonaro

Ponte (Rui Costa)

Executivos dos grupos chineses CRCC Investimento Latino-América e CR20 Brasil, responsáveis pela construção da ponte Salvador-Itaparica, se reuniram com o Governo do Estado, nesta quarta-feira (5), para tratar da preparação para o início das obras e novos investimentos da China na Bahia. Há expectativa que o início da construção ocorra até o fim do ano. O governador Rui Costa, o vice-governador e novo titular do Planejamento, João Leão, e o secretário da Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, receberam os empresários Tian Xiao Yu, diretor-geral da CRCC na América Latina, e Shao Xiaohui, diretor-geral CR20 no Brasil.

Anti-rábica (Otto Alencar)

O senador Otto Alencar (PSD-BA) recomendou uma vacina "antirrábica" ao governista Luís Carlos Heinze (PP-RS) na sessão de ontem da CPI da Covid. Os dois entraram em atrito após Heinze defender o uso de um medicamento comprovadamente ineficaz para a Covid-19, cujo uso foi defendido por Heinze e criticado por Otto.

Patentes (Joe Biden)

O governo de Joe Biden decidiu apoiar a suspensão de direitos de propriedade intelectual sobre as vacinas contra covid-19, uma ideia proposta por países como Índia e África do Sul na Organização Mundial do Comércio (OMC) que pode permitir a quebra de patente dos imunizantes. A ideia de países em desenvolvimento é facilitar a transferência de tecnologia e possibilitar a produção das vacinas em nações que estão atrás na corrida pela imunização."Essa é uma crise de saúde global e as circunstâncias extraordinárias da pandemia de covid-19 exigem medidas extraordinárias.

Patente I

O  governo (Biden) acredita fortemente nas proteções de propriedade intelectual, mas em trabalho para acabar com essa pandemia apoia a suspensão dessas proteções para as vacinas contra covid-19", anunciou a representante comercial dos EUA, Katherine Tai.  Ela disse que o governo americano irá participar ativamente das negociações na OMC para permitir que isso aconteça. "Essas negociações levarão tempo considerando a natureza da instituição de busca por consenso e a complexidade das questões envolvidas", disse.

Patente II

A proposta da África do Sul e da Índia engloba a renúncia a diferentes direitos de proteção intelectual, entre eles as patentes dos imunizantes, mas também questões como desenho industrial, por exemplo. O conselho-geral da OMC se reuniu nesta quarta-feira para discutir o tema. Índia e África do Sul se comprometeram a apresentar um novo texto sobre o assunto para análise dos países nas próximas semanas. Atualmente, mais de 100 nações apoiam a proposta de suspensão dos direitos de propriedade intelectual.

I.R. em maio

Jair Bolsonaro vetou nesta quarta o projeto de lei que prorrogava o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda até 31 de julho deste ano.Dessa forma, fica mantido o dia 31 de maio como data-limite para prestar contas à Receita Federal. Atendeu ao Ministério da Economia.

Retomada...

O Poder Judiciário da Bahia retomará, a partir de segunda-feira (10), as atividades presenciais. A medida foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico de ontem. A retomada presencial das atividades será de forma gradual, seguindo as medidas de higiene e segurança estabelecidas no Decreto Judiciário nº 414, de 24 de julho de 2020.

... no Judiciário

A partir da próxima segunda-feira, ocorrerá a reabertura das unidades judiciais e administrativas do Poder Judiciário. É preciso, entretanto, se atentar para algumas restrições. De acordo com o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), entre segunda e sexta-feira (14), a reabertura das unidades judiciais e administrativas do Poder Judiciário estará limitada à realização de trabalho interno. Estão vedados o acesso e o atendimento presencial aos advogados e às partes.

Até petista

Um deputado do PT se disse ontem estarrecido com um episódio envolvendo o deputado federal Marcelo Nilo (PSB), reeleito ontem coordenador da bancada federal baiana em Brasília. Ele contou que, confirmando que o governo Rui Costa (PT) padece de uma assustadora falta de articulação política, soube que Nilo teria tomado um chá de cadeira de duas horas de Cícero Monteiro, depois de o chefe de Gabinete ter marcado hora com ele. Nilo não quis comentar o fato mas reagiu com a frase: - o político é fruto da circunstância.

Absolvidos

A Justiça Federal da 1ª Região absolveu o ex-presidente Michel Temer, o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha, o ex-ministro Geddel Vieira Lima, o empresário José Yunes e outros oito nomes acusados de integrar o "quadrilhão do MDB". A denúncia, feita pelo Ministério Público Federal (MPF), os acusava de integrar uma organização criminosa que arrecadava propina por meio de órgãos públicos como a Petrobras, Caixa Econômica Federal, Câmara dos Deputados e ministérios do governo federal.

Interiorização

Apreciador de números, em pouco mais de 2 anos à frente da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), o vice-governador João Leão conseguiu a marca de 251 protocolos de intenções assinados, que resultarão em novos investimentos na ordem de R$ 47,1 bilhões e geração de 17,7 mil empregos diretos na Bahia. Nomeado ontem para assumir, novamente, a Secretaria do Planejamento, Leão comemora ainda a interiorização de novos negócios como marca da sua gestão. Dos protocolos firmados no primeiro trimestre de 2021, 86% vão para cidades do interior.

Sem viagens

A Superintendência de Vigilância e Proteção à Saúde da secretaria estadual de Saude emitiu um 'comunicado de alerta' na última terça-feira (04) chamando a atenção para a detecção das variantes "de Manaus" e "do Reino Unido" da Covid-19 em pelo menos 32 dos 417 municípios baianos e recomendando a suspensão de viagens não essenciais para as localidades, entre outras medidas de prevenção.

32 municípios

Os municípios onde foram identificados pacientes com a variante de Manaus (P.1) são Amargosa, Anguera, Brumado, Camaçari, Cipó, Conceição do Jacuípe, Cruz das Almas, Dias D'Ávila, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itabuna, João Dourado, Juazeiro, Lauro de Freitas, Luis Eduardo Magalhães, Mutuípe, Porto Seguro, Retirolândia, Riachão do Jacuípe, Salvador, Santa Luz, Santo Antonio de Jesus, São Gonçalo dos Campos, São Sebastião do Passé, Serra Preta, Serrinha e Tanhaçu.

Pesar

Na madrugada desta quarta-feira (5), o presidente Jair Bolsonaro se manifestou sobre a morte de Paulo Gustavo. O ator de 42 anos faleceu na noite passada, vítima de complicações causadas pela Covid-19. “Meus votos de pesar pelo passamento do ator e diretor Paulo Gustavo, que com seu talento e carisma conquistou o carinho de todo Brasil. Que Deus o receba com alegria e conforte o coração de seus familiares e amigos, bem como de todos aqueles vitimados nessa luta contra a Covid”, escreveu o presidente nas redes sociais.

Camaçari

O presidente da Câmara Municipal de Camaçari, vereador Júnior Borges (DEM), provocou mais uma importante discussão relacionada ao retorno das aulas presenciais na cidade. O parlamentar articulou uma reunião que contou com a presença do prefeito Elinaldo Araújo; dos secretários de Educação, Neurilene Martins; e de Saúde, Elias Natan, bem como de Viviane Brito Silva e José Eugênio Barreto, representantes do Centro Educacional Villa Global Education, unidade de ensino privada localizada na costa de Camaçari.

Mobilidade

A Câmara Municipal de Salvador aprovou nesta semana dois projetos de indicação (PIN) de autoria do vereador André Fraga (PV) que visam garantir mais segurança para ciclistas.  O PIN-71/2021 sugere a criação do Cadastro Estadual de Bicicletas, constando o número de série do equipamento, entre outros itens que podem ajudar na recuperação das bikes. O outro projeto, o PIN-72/2021 solicita que o sistema da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) inclua o campo “Roubo ou Furto de Bicicleta” no registro de ocorrências, o que ainda não existe, como destaca o vereador.

Ausência

A família Aleluia mostra cada vez mais distanciamento do grupo liderado por ACM Neto. Nesta semana, o ex-deputado federal José Carlos Aleluia não participou de uma reunião comandada por Neto, com a presença do deputado federal Paulo Azi, de parlamentes estaduais, do ex-prefeito feirense José Ronaldo e do ex-governador Paulo Souto. Aleluia faz parte da Executiva estadual e nacional do partido, mesmo não esteve presente.

Disputa

Dentro do DEM de Salvador, três vereadores devem disputar as eleições no próximo ano: Marcelle Moraes, Cláudio Tinoco e Paulo Magalhães Júnior. O ex-vereador Felipe Lucas também pode ser postulante a deputado. Já o vereador Alexandre Aleluia deve realmente deixar a legenda e se filiar a um partido mais alinhado ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Inscrições

O Colégio da Polícia Militar da Bahia abriu inscrições para o processo seletivo de estudantes para escolas da instituição em todo estado. Ao todo, são 1.903 vagas para Ensino Fundamental e 266 para Ensino Médio. A inscrição é até 7 de maio. Todos os detalhes do processo seletivo estão disponíveis no edital. As inscrições poderão ser realizadas através do site da Polícia Militar.

Xique-Xique

Telefone sem fio ou mal entendido. Fato é que o prefeito de Xique-Xique, Reinaldo Braga Filho, partiu para o ataque empurrando a versão de que o Governo do Estado não teria feito a sua parte para instalar 10 leitos de UTI e enfermaria para tratamento da Covid-19 em um hospital filantrópico na cidade.

Já o executivo baiano sustenta que o combinado seria o município montar a estrutura física e que a gestão estadual colocaria os equipamentos, além de remunerar em R$ 1.600,00 cada leito de UTI.  Depois da troca de versões, a Fabamed, entidade responsável pela operação dos leitos, emitiu nota de esclarecimento informando que depende da disponibilidade de oxigênio na região e que o produto fornecido em tanques ou cilindros não tem estoque suficiente a curto prazo.

Para história

O presidente do Bahia, Guilherme Bellintani, tem tudo para entrar para a história do clube como o que menos valor deu à prata da casa. Agora mesmo está por perder a maior revelação dos últimos 5 anos, o meia Daniel, por falta de habilidade na renovação do contrato do jovem talento. Uma pena

Homenagem

Foi aprovado nesta terça-feira (04), em sessão na Câmara de Vereadores, o projeto de resolução, PRE Nº 21/2021, que concede o título de cidadão soteropolitano ao navegador ucraniano, Aleixo Belov. De iniciativa do Vereador André Fraga (PV), o título será entregue em cerimônia com data a ser definida. “Radicado na Bahia desde criança, após fugir do seu país de origem por causa da 2ª Guerra Mundial, Aleixo construiu a sua trajetória em Salvador e tornou-se um dos maiores especialistas em engenharia naval do país. Deu a volta ao mundo por 5 vezes a bordo do Veleiro Três Marias e do Veleiro Fraternidade sendo, este último, doado ao povo da Bahia para ficar exposto no Museu do Mar que funcionará na sede que leva o seu nome. Por este legado é que devemos conceder o título ao navegador”, comenta André Fraga após aprovação da matéria na Casa Legislativa.

Casos

A Bahia registrou ontem 3.931 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,4) e 3.831 recuperados (+0,4%). O boletim epidemiológico desta quarta-feira (5) também registra 85 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 916.951 casos confirmados desde o início da pandemia, 882.230 já são considerados recuperados, 15.824 encontram-se ativos e 18.897 tiveram óbito confirmado. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.211.561 casos descartados e 199.803 em investigação.

Óbitos

O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 18.897, representando uma letalidade de 2,06%. Dentre os óbitos, 55,53% ocorreram no sexo masculino e 44,47% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,65% corresponderam a parda, seguidos por branca com 21,97%, preta com 15,39%, amarela com 0,44%, indígena com 0,12% e não há informação em 7,42% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 64,21%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,54%).

Vacinação

Com 2.511.475 vacinados contra o coronavírus (Covid-19), dos quais 1.190.287 receberam também a segunda dose, até as 16h desta quarta-feira, a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.

Compartilhe