Raio Laser - edição do dia - 07/05

Frase


Tribuna da Bahia, Salvador
06/05/2021 23:55

   

As variantes identificadas demandam especial atenção do Poder Público e da população em razão de mutações capazes de acarretar maior transmissibilidade e maior gravidade do caso clínico

Trecho de comunicado da secretaria estadual de Saúde sobre a detecção das variantes "do Reino Unido" e "de Manaus" da Covid em 32 cidades baianas

Dados oficiais (Angelo Coronel)

O senador Angelo Coronel (PSD) cobrou ontem do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que o ministério volte a divulgar os dados oficiais sobre a Covid-19 no país, tarefa que foi assumida por um consórcio de imprensa que reúne os principais veículos de comunicação do país desde que, no início da gestão do general Eduardo Pazuello, a publicidade sobre os dados foi suspensa. Reconhecendo que o ministério tem que ser referência dos dados epidemiológicos em relação à pandemia, Queiroga disse que os dados voltaram a ser disponbilizados pelo site do ministério, embora o serviço precise ser ampliado para que a pasta seja a referência da sociedade brasileira. Coronel ainda cobrou de Queiroga a realização de uma campanha com artistas brasileiros sobre a importância de medidas contra a transmissão da doença.

Afastamento (Sandra Inês Rusciolelli)

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) prorrogou por mais um ano o afastamento da desembargadora Sandra Inês Rusciolelli Azevedo, do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA). Ela é investigada na Operação Faroeste por envolvimento no esquema de venda de sentenças judiciais. A decisão foi proferida de forma unânime pela Corte Especial do STJ, na quarta-feira passada. Ela é contada a partir do dia 23 de março de 2021, quando venceu a primeira determinação. Essa decisão inicial foi dada em maio de 2020, de forma monocrática pelo ministro Og Fernandes, que é relator do processo.

Surpresos

Deputados baianos se dizem surpresos com o que chamam de baixa qualificação dos senadores para inquirir os depoentes na CPI da Covid. Além de alguns virem revelando suas personalidades de demagogos, que buscam jogar para a plateia o tempo todo, outros sequer se preparam para fazer perguntas, protagonizando verdadeiros vexames durante os debates.

Live

Com a proximidade do Dia das Mães, o apresentador do quadro Patrulha do Consumidor, Márcio Marinho, realizará uma live especial, hoje, às 16h, pelo seu perfil do Instagram @deputadomarciomarinho. O objetivo é esclarecer dúvidas e pontuar dicas importantes sobre os direitos do consumidor para as compras, nesta data comemorativa, que é classificada como a segunda mais importante do calendário do varejo nacional.

Vendas

O Governo da Bahia, através do Projeto de Lei nº 24160/2021, pediu autorização à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) para a venda de imóveis na capital e interior, entre eles o terreno do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cesat), Rodoviária de Salvador, o Detran e o Centro de Convenções. Projeto de lei nesse sentido foi encaminhado ao Parlamento na quarta-feira última. O deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) considera que as informações contidas no projeto são insuficientes e solicitou ao governador Rui Costa que apresente mais dados a respeito.

Demissões

Mesmo com lucro de R$ 6,51 bilhões no primeiro trimestre de 2021, o Bradesco já acumula quase 900 demissões no mesmo período. Em um ano, o banco demitiu 8.547 e encerrou as atividades de 1.088 agências em plena pandemia. Em defesa do emprego e dos direitos dos funcionários, o vereador Augusto Vasconcelos, que também é Presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia participou de uma manifestação, ontem, no Comércio.

Visitas (Adolfo Menezes)

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Adolfo Menezes recebeu, ontem, duas visitas de peso do Congresso Nacional: o senador Angelo Coronel e a deputada federal Lídice da Mata (PSB), respectivamente presidente e relatora da CPI das Fakenews; e a visita de Davidson Magalhães, secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Vice (Jaques Wagner)

Com o acordo pelo apoio à candidatura de Jaques Wagner (PT) ao governo em 2022 selado por meio da entrega de mais duas secretarias ao PP do vice-governador João Leão, a grande discussão hoje na legenda é sobre quem o cacique progressista pretende indicar à vice na chapa do senador. Como Leão já foi reeleito vice-governador, pela legislação, nem ele nem seu filho, o deputado federal Cacá Leão, podem concorrer à posição, o que abre espaço para que indiquem um nome alternativo do partido à chapa. As menções hoje mais fortes são ao deputado federal Ronaldo Carletto.

Energia

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) deu início, neste mês de maio, à implementação do projeto de eficiência energética. Resultado de termo de cooperação assinado com a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), o projeto contempla 14 zonas eleitorais do estado, de modo a fomentar a sustentabilidade no que se refere ao uso da eletricidade, a eficiência energética e o combate ao desperdício de energia.

Estrada

A duplicação de um trecho de 5,4 quilômetros da BA-001, que liga as praias do sul de Ilhéus ao entroncamento com a BR-251, passando pela nova Ponte Ilhéus-Pontal, está concluída e foi entregue pelo governador Rui Costa ontem. A obra, que beneficia 185 mil moradores do sul da Bahia, foi coordenada pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) e recebeu investimentos da ordem de R$ 10,5 milhões. Ainda em Ilhéus, Rui assinou ordem de serviço para a construção de um prédio escolar com 25 salas, que sediar um colégio estadual. 

Eleição (Luciano Simões Filho)

O deputado estadual Luciano Simões Filho (DEM) acredita que a bancada do seu partido, que tem hoje cinco parlamentares, vai dobrar na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). "Vamos para nove ou 10 do DEM, porque a gente tem uma candidatura a governador para ganhar a eleição que é a de ACM Neto", avaliou, em entrevista à Tribuna.

Articulação

Em intensa articulação para disputar o Senado no ano que vem, o deputado federal Elmar Nascimento, atualmente no DEM, já estaria praticamente de posse do comando do PSL na Bahia. O diretório baiano do partido, presidido nacionalmente por Luciano Bivar, está há anos nas mãos da deputada federal Dayane Pimentel, que rompeu com o presidente Jair Bolsonaro. Este, inclusive, pode retornar à sigla de olho na reeleição. Não é de hoje que Elmar tenta sair do DEM; em 2018, ele manteve conversas com o PP, de João Leão. A perspectiva de Roma se lançar candidato ao governo pavimenta ainda mais a estrada que poderia levar Elmar ao PSL.

Palanque

Quem garante trabalhar fortemente pela reeleição de Jair Bolsonaro, com direito a palanque amplo na Bahia, é o ex-deputado federal José Carlos Aleluia (DEM), membro do conselho de Itaipu.

Crítica

Os deputados estaduais Sandro Régis (DEM) e Paulo Câmara (PSDB) utilizaram suas redes sociais ontem para fazer duras críticas ao governador Rui Costa (PT) que, em entrevista a uma emissora de TV, disse que, se a vacina Sputnik V fosse um defensivo agrícola, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovaria rapidamente. “A comparação equivocada do governador é um desserviço para a sociedade", declarou o democrata. O tucano, por sua vez, afirmou que a comparação do governador é "grosseira" e causou “estranheza e indignação”.

Apoios

Senador pela Bahia e pré-candidato do PT ao governo do Estado, Jaques Wagner afirmou que não “tem preconceito” de firmar aliança com o MDB e PSL. Os dois partidos participam hoje do grupo que apoia o ex-prefeito ACM Neto (DEM), mas seguem em flerte intenso com o petista. “Não tenho preconceito, eu tenho posição política. Se as pessoas se interessam em entrar nesse grupo político sabe que a Bahia melhorou substancialmente, estrada, hospital, saúde. A gente deu um salto, pelo governo e pelo prefeito. Mudou a realidade de Salvador com todas as avenidas que construiu”, afirmou, em entrevista à Rádio Salvador FM. 

IPTU em Salvador 1

O vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB), ouvidor-geral da Câmara de Salvador, e representantes de alguns condomínios se reuniram – quarta-feira, 5 - com o subsecretário municipal da Fazenda, Walter Cairo, para tratar sobre “distorções” da atual legislação do IPTU. Conforme o vereador, moradores de um mesmo condomínio estão pagando valores até sete vezes mais alto. Outro tema do encontro foi a necessidade de reduzir proporcionalmente os valores cobrados pelo tributo.

IPTU em Salvador 2

“A reunião foi produtiva. Seguiremos lutando para garantir isonomia de tratamento aos contribuintes de Salvador e para evitar o confisco tributário. O IPTU é uma tributação importante, mas ela não pode aprofundar desigualdades. Seguimos atentos a este assunto.  O subsecretário disse que a Prefeitura irá encaminhar este ano o projeto que altera a planta genérica de valores e assim que eles apresentarem à Câmara Municipal, como vereador e ouvidor-geral, vou buscar abrir o diálogo com a população”, enfatizou Augusto. Um abaixo assinado organizado pelo Movimento IPTU Justo já coletou milhares de assinaturas de moradores de Salvador pedindo o aperfeiçoamento da atual legislação. A lei foi alterada em 2013 e provocou, conforme o vereador, aumentos extorsivos nos valores aplicados na cidade.

Poder Judiciário

Uma audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa do Estado da Bahia abordou um problema que a advocacia vem enfrentando nesse período de pandemia, que é a dificuldade de acesso ao Poder Judiciário. Realizada de forma online, audiência foi presidida pelo deputado estadual Paulo Câmara e foi acompanhada por mais de 2 mil pessoas pelos principais canais da AL-BA. O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB), Luiz Coutinho, questionou o porquê de os fóruns não estarem recebendo os advogados, um ano depois do início da pandemia. “Muitas atividades já foram retomadas, seguindo protocolos rígidos de saúde. O que estamos cobrando é um retorno responsável e com segurança. Quando a pandemia começou, imaginávamos que ela poderia ser vencida em questão de meses, mas não foi o que aconteceu. Já passou da hora de o Poder Judiciário se adaptar ao momento”.

Em Salvador

Hoje, o ministro da Cidadania, João Roma, participa em Salvador de agenda com a apresentação de uma série de programas e ações do Ministério da Cidadania. O evento destaca, como parte da Iniciativa Brasil Fraterno, a entrega simbólica de cestas de alimentos a famílias de indígenas, quilombolas e pescadores. Em outra frente, serão repassadas as chaves de 12 micro-ônibus para o Programa de Mobilidade de Assistência Social (MobSUAS). O ministro também vai assinar Ordem de Pagamento para Aquisição de caminhões que reforçarão o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), viabilizar a doação de veículos a entidades que atuam na redução da demanda de drogas e acompanhar a entrega de sala de operações do programa Forças no Esporte (Profesp), uma parceria do Ministério da Defesa com a Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, por meio do programa Segundo Tempo.

Casos

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.471 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,4%) e 3.139 recuperados (+0,4%). O boletim epidemiológico desta quinta-feira (6) também registra 83 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 920.422 casos confirmados desde o início da pandemia, 885.369 já são considerados recuperados, 16.073 encontramse ativos e 18.980 tiveram óbito confirmado. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.214.512 casos descartados e 201.365 em investigação. 

Óbitos

O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 18.980, representando uma letalidade de 2,06%. Dentre os óbitos, 55,57% ocorreram no sexo masculino e 44,43% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,68% corresponderam a parda, seguidos por branca com 21,98%, preta com 15,37%, amarela com 0,44%, indígena com 0,12% e não há informação em 7,40% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 64,15%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,54%).

Vacinação

Com 2.563.601 vacinados contra o coronavírus (Covid-19), dos quais 1.213.425 receberam também a segunda dose, até as 16 horas desta quinta-feira, a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.

Compartilhe