Raio Laser - edição do dia - 08/01

Frase


Tribuna da Bahia, Salvador
07/01/2021 21:33

   

O Congresso americano foi saqueado enquanto o líder do mundo livre se encolhia atrás de seu teclado, tweetando. Mentiras têm consequências. A violência foi o resultado inevitável do vício do presidente em alimentar constantemente a divisão

Ben Sasse, senador republicano

Em seguida (Rui Costa)

O governador Rui Costa (PT) disse ontem que a estimativa é iniciar a vacinação contra a Covid-19 na Bahia dentro de um prazo máximo de 30 dias. “Já estamos preparados. Conseguimos fazer a aquisição das seringas e dos refrigeradores. Só estamos esperando a liberação da vacina para iniciar a imunização”, afirmou. O chefe do Executivo baiano destacou que a prioridade serão os profissionais das áreas de saúde e da segurança, além dos mais vulneráveis, como os idosos. O governador fez o anúncio no município baiano de Presidente Tancredo Neves onde entregou obras. A informação foi divulgada pelo Governo do Estado logo após o prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), garantir nas redes sociais que a gestão soteropolitana já está articulando obter 103 mil doses da CoronaVac logo após a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Interesse (Fábio Vilas-Boas)

Uma delegação do Hospital Israelita Albert Einstein, chefiada pelo vice-presidente, Eduardo Zlotnik, e pelo diretor-superintendente, Guilherme Schettino, inspecionou o Hospital Metropolitano nesta quinta-feira (7), acompanhada do secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas. Com as obras físicas concluídas, a unidade será a quarta Parceria Público-Privada (PPP) na área da saúde e tem atraído investidores nacionais para administrar a unidade. O leilão está previsto para o final do mês de janeiro na Bolsa de Valores de São Paulo.

Dificuldade

Reeleita prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT) não poderia ter começado da pior forma. Durante a montagem do seu secretariado – que tem apenas duas mulheres, contrastando com declarações de própria petista –, ela deu privilégios ao PP, partido que sempre fez oposição aos seus planos políticos. A relação de Moema com a legenda comandada pelo vice-governador João Leão já foi tão ruim que, membros da legenda, em 2008, encenaram um “enterro” da petista, com caixão e tudo, ao saber que ela estava com um câncer. Os anos passaram e agora os pepistas abocanharam três secretarias no governo de Moema.

Sem definição

Apesar de publicamente defender até mesmo uma aliança do PT com o DEM e o PSDB para derrotar o presidente Jair Bolsonaro nas urnas em 2022, o governador Rui Costa (PT) ainda não se definiu sobre o que seria a primeira etapa da estratégia. Assíduo opositor do Planalto nas redes sociais e nos espaços políticos que surgem para tratar da gestão bolsonarista, o petista tem preferido evitar falar sobre o apoio ao nome do deputado federal Baleia Rossi, do MDB-SP, para presidir a Câmara dos Deputados.

Prazo (Eduardo Pazuello)

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), intimou ontem o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para que apresente, dentro de um prazo de cinco dias, informações sobre os insumos necessários à vacinação contra a covid-19. A decisão foi divulgada no momento em que Pazuello dá uma coletiva de imprensa, no Palácio do Planalto, para falar sobre a imunização da população contra o novo coronavírus.

Ameaça

Ameaças de demissões, agressões, falta de equipamento, do cumprimento do Programa de Participação de Resultados (PPR) e do fortalecimento da categoria, assédio moral, mudanças na estrutura da Limpurb e uma série de pontos defasados na condução administrativa da limpeza urbana de Salvador. Esses são alguns dos pontos debatidos entre a categoria e o SindilimpBA que motivaram o aviso de paralisação dos serviços na capital baiana.

Assessores (Felipe Lucas)

Com o ex-vereador Felipe Lucas (MDB) como diretor da Sempre, o prefeito Bruno Reis (DEM) nomeou, ontem, os integrantes do segundo e terceiro escalões no Diário Oficial do Município (DOM). Além do emedebista, o ex-secretário de Educação de Salvador, Bruno Barral (PSDB), e o presidente estadual do PSC na Bahia, Heber Santana, foram escolhidos como assessores especiais da Secretaria de Governo.

Submersão política (ACM Neto)

Presidente nacional do DEM, o ex-prefeito soteropolitano ACM Neto decidiu estrategicamente submergir politicamente nesta semana. Aos aliados, Neto afirmou que tem “tentando evitar aparecer demais” na primeira semana de governo de Bruno Reis (DEM). O ex-gestor contou que quer “dar um tempo” para que pessoas se “acostumem com a realidade de um novo prefeito”. A expectativa é que na próxima semana retome a agenda de entrevistas e inicie as viagens pelo interior baiano.

Visita

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), visita na manhã de hoje Santo Estêvão, onde vai inaugurar a Clínica de Nefrologia do município, a pavimentação do povoado de Sítio do Aragão e do bairro da Lagoa do Capim, além da drenagem da Avenida Getúlio Vargas. Rui também entrega oficialmente as obras de melhorias do abastecimento de água de Sítio do Aragão e de outras localidades. Será entregue também a ampliação de Rede de Distribuição de Água para as localidades de Baraúnas e Poço Escuro e 39 unidades habitacionais construídas pelo Governo do Estado.

Centrão 1

A Câmara de Salvador deverá ter em breve um bloco inédito, que está sendo apelidado nos bastidores de "bloco do centrão". A bancada independente será formada por parlamentares próximos, mas não tanto, do prefeito Bruno Reis (DEM). O grupo deverá contar com membros de partidos que, na esfera estadual, são da base aliada do governador Rui Costa (PT). Segundo fontes, a nova bancada deverá contar com pelo menos seis parlamentares e poderá contar com a adesão de novos pares.

Centrão 2

A ideia é fazer uma pressão maior, sem necessariamente ter obrigação de sempre obedecer às determinações da Prefeitura. Em outras palavras, são vereadores que podem jogar lá e cá, dependendo das circunstâncias. Atualmente, Bruno conta com ampla maioria dentro do legislativo soteropolitano. A oposição, restrita a apenas nove parlamentares, não consegue ter força suficiente para fazer pressão e derrubar projetos do Palácio Thomé de Souza.

Nova oposição

A vereadora Marta Rodrigues (PT) terá o desafio de reorganizar a bancada de Oposição na Câmara de Salvador. A 1ª vice-liderança ficou com o vereador Hélio Ferreira (PCdoB), a 2ª com o mandato coletivo Laina Pretas por Salvador (PSOL) e a 3ª com o vereador Silvio Humberto (PSB). Em 2022, a liderança do grupo ficará com o PCdoB. Em 2023 com o PSOL e em 2024, com o PSB.

Roberta no comando

A comissão de Direitos do Cidadão e Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Salvador deverá ser presidida por Roberta Caires (Patriota). Os presidente e vice serão eleitos na reunião de instalação, em fevereiro. Todavia, Roberta já tem  tem experiência como titular da Diretoria de Defesa do Consumidor (Codecon) da Prefeitura de Salvador.

GCM na Lagoa 

Recém-inaugurada pela Prefeitura, a Lagoa dos Dinossauros tem atraído centenas de pessoas ao local, no bairro do Stiep, o que requer a necessidade de preservação e proteção desse patrimônio por parte do poder público. Pensando nisso, o vereador Téo Senna (PSDB) solicitou ao prefeito Bruno Reis a instalação de uma base fixa da Guarda Civil Municipal (GCM) para que possa garantir a visitação ao local com segurança, resguardando a integridade das pessoas e a manutenção desse que é um bem público.

RUA

O RUA – Roteiro Urbano de Arte, projeto da Fundação Gregório de Mattos (FGM), vinculada à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), será entregue em cerimônia simbólica nesta sexta-feira (8), às 9h, na Rua da Grécia – esquina com o Terminal da França, com a presença do prefeito Bruno Reis. O objetivo é tornar o Comércio uma galeria a céu aberto, requalificando, enriquecendo e humanizando ainda mais o bairro. O projeto foi desenvolvido para o eixo de economia criativa do programa #vemprocentro, que visa transformar e dinamizar o centro de Salvador, sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).

Casos

A Bahia registrou ontem 2.980 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,6%) e 2.431 recuperados (+0,5%). Dos 505.918 casos confirmados desde o início da pandemia, 490.725 já são considerados recuperados e 5.860 encontram-se ativos. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (22,45%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (10.442,79), Muniz Ferreira (8.609,54), Conceição do Coité (8.517,98), Jucuruçu (8.152,53) e Pintadas (8.096,20). O boletim epidemiológico contabiliza ainda 895.305 casos descartados e 123.275 em investigação. 

Brasil

O Ministério da Saúde lamentou, nesta quinta-feira, o fato de o Brasil ter atingido o número de 200 mil mortes pela covid-19. "Em nome do Presidente da República, Jair Bolsonaro, do Ministério da Saúde e de todo o Governo Federal, queremos nos solidarizar com cada família que perdeu entes queridos", diz a Pasta em nota oficial divulgada em sua página na internet.


Compartilhe