Raio Laser - edição do dia - 08/02

Frase


Tribuna da Bahia, Salvador
07/02/2021 22:21

   

Tira de outra área ou volta orçamento de guerra

Vice-presidente Hamilton Mourão sobre o auxílio emergencial.

Lançado (Jaques Wagner)

Representantes do PT da Região Metropolitana de Salvador (RMS), como deputados, lideranças e a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, lançaram o senador Jaques Wagner candidato a governador em 2022. Participaram o ex-deputado Luís Caetano, pela executiva nacional do PT, os deputados Joseildo Ramos, Bira Coroa e Robinson Almeida, o candidato a prefeito de Mata de São João Paulo Henrique, Marcelino Almeida (ex-vereador de Dias D’ávila e hoje dirigente partidário municipal), além de Ailton Florêncio, secretário de administração de Lauro de Freitas, candidatos a prefeito na RMS, Ivoneide Caetano de Camaçari e Florzão de Pojuca, vereadores eleitos, jovens e a militância. O novo encontro será realizado em 21 de fevereiro.

Sem punição (Arthur Lira)

Fora da lista de projetos citados como prioritários pelo presidente Jair Bolsonaro, em um documento direcionado a deputados e senadores, uma pauta “oculta” deverá ganhar corpo no Congresso, impulsionada pela ascensão do centrão. Aliados do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e até integrantes da oposição enxergam o novo momento como propício para o avanço de propostas que afrouxam a punição para crimes associados ao mau uso de dinheiro público e à corrupção. 

Fraudes

A tecnologia trouxe avanços importantes, mas também muitas dores de cabeça por conta das fraudes, que se multiplicam no país. O número de tentativas de golpes somou 371.216 no ano passado no Brasil, um salto de 276,08% em comparação com 2019, quando foram identificadas 98.516 operações suspeitas, mostra levantamento da Único, empresa de tecnologia de reconhecimento facial, admissão de funcionários e assinatura eletrônica. Em 2020 houve uma média de 1,2 tentativa de fraude por minuto, segundo a empresa, e esses resultados têm tudo a ver com o maior uso de serviços on-line por empresas e consumidores durante a pandemia de Covid-19.

Uma lástima

A história do Bahia sempre foi marcada por conquistas homéricas que lhe valeram, entre outras, dois títulos brasileiros, mas o atual time tem tudo para entrar para a história como o mais medíocre que já vestiu a camisa tricolor nas últimas décadas. O empate com sabor de derrota para o Goiás com um gol aos 49 minutos e meio do segundo tempo praticamente selou o rebaixamento do clube para a segunda divisão.  Uma lástima ver um time tão limitado manchar a tradição do velho esquadrão de aço.

Expectativa

Idosos, em especial na faixa dos 65/70 anos em diante, estão no aguardo do início da vacinação contra a Covid. No aguardo e preocupados que a política não venha interferir na sequência inicialmente prevista, agora que se fala em abrir uma janela para professores. Daí a pouco outras e outras categorias vão querer se habilitar e os "velhinhos" vão acabar chegar aos 90 anos para ter direito a tão ansiada vacina.

Volta às aulas

Mais três reuniões devem acontecer para definir a retomada das aulas na Bahia. O próximo encontro será realizado na próxima quinta-feira, com todos os prefeitos, para definição dos protocolos e de uma possível data. A seguinte será realizada com as presenças do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Defensoria Pública e Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Por fim, a terceira deverá acontecer com a APLB-Sindicato.

Traído (Marcelo Nilo)

O deputado federal Marcelo Nilo (PSB) ficou de fora da mesa diretora da Câmara, e atribui a sua derrota a uma articulação capitaneada pelo presidente da Casa, Arthur Lira. Segundo Nilo, havia um acordo para que ele e o deputado João Daniel (PT-SE) assumisse um dos cargos, mas os dois foram preteridos por nomes da oposição que votaram com o presidente. “Ele derrotou a mim e a João Daniel. Qual foi a minha vantagem? Quem não me conhecia, ficou me conhecendo. Ganhei o respeito e a admiração. Tive uma derrota eleitoral, mas uma vitória política. Eu apoiei Baleia mesmo sabendo que ele iria perder”, ressaltou.

Imunizados

A Secretaria de Saúde de Salvador informou, no final de semana, que todos os idosos acima de 90 anos, contemplados nesta etapa de vacinação contra o coronavírus, que residem nas ilhas de Maré, Frades, Paramana e Bom Jesus dos Passos, foram 100% imunizados com a primeira dose da vacina. Ao todo, 25 idosos foram beneficiados na estratégia realizada pelas equipes da pasta.

Motivo (Paulo Azi)

Para o presidente do DEM na Bahia, Paulo Azi, disse que a aliança firmada entre Rodrigo Maia (DEM-RJ) e partidos de esquerda foi o que acarretou sua derrota para fazer um sucessor na disputa pela presidência da Câmara. "Se aliar à esquerda sem conversar com a bancada fez com que realmente houvesse uma ruptura no partido", disse Azi.

Suspensão

Duas liminares concedidas pela Justiça do Trabalho determinam que a Ford suspenda as demissões em massa em Camaçari (BA) e em Taubaté (SP) até que conclua acordos coletivos com os trabalhadores. A montadora está fechando fábricas e, no mês passado, anunciou que deixará de produzir no Brasil, transferindo parte de sua produção para a Argentina.

Positivo (Marta Rodrigues)

A vereadora Marta Rodrigues (PT), líder da oposição na Câmara de Salvador, considerou como positivo o resultado da reunião com o governador Rui Costa, secretários municipais e estaduais da saúde e da educação, além de gestores de outros municípios para definir a retomada das aulas. “Rui tem sido muito cuidadoso com essa questão, assim como diversos estados do país. Como ele mesmo disse, vidas precisam estar vivas para serem salvas pela educação”, disse a edil. Para Marta, a tentativa de retomada das aulas, sem infraestrutura e cronograma pedagógico adequados, visa atender somente uma parte da rede privada e não considera a garantia da saúde pública, uma vez que o retorno de aulas públicas envolve maior parcela da população.

Coerência

“O governador, assim como nós professoras e professores, tem se posicionado coerentemente junto com as secretarias, de que educação não é como comércio, que abre quando a pandemia arrefece, mas fecha em caso de picos. É preciso voltar as aulas com a absoluta certeza de que vidas serão preservadas, que é o momento adequado, de que as medidas essenciais serão adotadas e foi isso que a reunião tratou”, declarou, dando como exemplo o estado do Maranhão, publicou portaria com diretrizes pedagógicas para 2021 prevendo retorno em formato híbrido ou remoto, conforme indicadores epidemiológicos.

Vacinados

Com a chegada de 186.200 doses da vacina contra o coronavírus (Covid-19), a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) autorizou que os 417 municípios iniciem a vacinação de idosos acima de 80 anos a partir da segunda-feira (8). O total de vacinados no estado já supera os 286 mil baianos, sendo o segundo do Brasil em número de imunizados. Para acompanhar o avanço da imunização, acesse https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.

Casos

A Bahia registrou ontem 1.884 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,3%) e 2.039 recuperados (+0,4%). Dos 607.946 casos confirmados desde o início da pandemia, 584.179 já são considerados recuperados e 13.394 encontram-se ativos. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

Municípios

Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (21,81%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (12.114,68), Itororó (10.573,05), Itabuna (9.688,45), Muniz Ferreira (9.444,89) e Conceição do Coité (9.103,46). O boletim epidemiológico contabiliza ainda 989.670 casos descartados e 140.416 em investigação. 

Auxílio emergencial

Os partidos PT, PSOL, PCdoB, PSB e PCO realizaram ontem ações em diversos pontos de Salvador. As mobilizações tiveram como foco o retorno do auxílio emergencial de R$ 600,00 pelo Governo Bolsonaro. As atividades aconteceram na Feira de São Joaquim, no Nordeste de Amaralina, feirinha da rótula de Cajazeiras, Dique do Tororó e a Bicicleata, que saiu do Farol da Barra. O objetivo foi promover a conscientização da população. O retorno do auxílio emergencial é considerada pela oposição como a pauta mais urgente, devido às medidas do Governo Bolsonaro contra a renda e o seu impacto socioeconômico no país.


Compartilhe