Raio Laser - edição do dia - 10/02

Frase


Tribuna da Bahia, Salvador
09/02/2021 21:34

   

Isto envergonha os sistemas totalitários, não tiveram tanta criatividade. Da União Soviética, da Alemanha OrientalGilmar Mendes, ao ler mais trechos das conversas hackeadas entre Deltan Dallagnol e Sergio Moro sobre a Lava Jato.

Gigante moral (Roberto Santos)
Um político cujo espírito público sobressaiu em toda a sua carreira e nas diversas atividades que desempenhou, quer como governador, ministro de Estado ou deputado federal. Com esse reconhecimento, o mundo político reagiu ao falecimento de Roberto Santos, ontem, aos 94 anos, decorrente de uma infecção urinária que se generalizou. Não há quem discorde de que a Bahia perdeu um gigante moral, como assim o definiu, com muita propriedade, o advogado Carlos Sodré. Roberto Santos foi, acima de tudo, um grande homem que fez muito pela Bahia nos anos em que a governou diretamente, mas também nas outras instâncias em que atuou, deixando sua marca em muitos dos caminhos que o Estado trilharia rumo ao desenvolvimento posteriormente.
Mais críticas (Rodrigo Maia)
Não foi apenas do ex-prefeito ACM Neto (DEM) que o ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ouviu críticas por sua entrevista ao Valor Econômico. Vários deputados reprovaram a atitude do parlamentar carioca, a exemplo do vice-líder do governo, deputado federal Pedro Lupion (DEM-PR), que resumiu como um “episódio triste” em que falou em traição e prometeu deixar o partido. Ele disse que o DEM é sim base do governo, “óbvio”.
Cobrança (Jaques Wagner)
Petistas ligados ao senador Jaques Wagner prometiam ontem cobrar do governador Rui Costa a mesma amizade para com ele que afirmou não ter visto no relacionamento entre o ex-prefeito ACM Neto (DEM) e o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, que acabaram de romper pessoalmente depois de 20 anos de proximidade. "Rui também precisa mostrar que é amigo do seu criador, Jaques Wagner", disse um deles à coluna.
De volta (Tia Eron)
Demitida em maio de 2019 do ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, onde auxiliava a ministra Damares Alves, Tia Eron pode voltar à vida parlamentar. Com as especulações de que os deputados federais João Roma ou Marcio Marinho podem assumir o Ministério da Cidadania, no governo Bolsonaro, ela, como primeira suplente, deve assumir o mandato na Câmara dos Deputados.
Vistas
Deputado estadual e presidente da Juazeirense, Roberto Carlos (PDT) não se mostrou favorável à votação, ontem, da venda do Palácio dos Esportes. O projeto estava na pauta da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), e, se apreciado, abriria caminho para que o governo desaproprie o espaço ocupado pela Federação Baiana de Futebol (FBF) e venda o prédio para o setor turístico. Por isso, ele pediu vistas da matéria, impedindo sua apreciação.
Dividir para governar
Deputados democratas da Bahia acham que, se quiser enfiar uma cunha no DEM, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) marcha à frente e faz do deputado federal João Roma (Republicanos) seu ministro. Alegam que a presença dele no Republicanos é apenas um detalhe, lembrando que o parlamentar deve tudo, mas, principalmente, o mandato, ao presidente nacional do DEM, ACM Neto, que o filiou ao atual partido.
Armas
O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu vista (mais tempo para análise) ontem e suspendeu um julgamento sobre resolução do governo Jair Bolsonaro que busca zerar a alíquota sobre importação de revólveres e pistolas. A medida foi publicada em dezembro pelo Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex), mas foi suspensa por liminar do ministro Edson Fachin. A decisão foi tomada em uma ação movida pelo PSB.
Parcelamento
Em webinar promovido segunda-feira pela Feninfra (Federação Nacional de Infraestrutura de Redes e Telecomunicações), líderes de entidades de classe pediram urgência na aprovação do projeto de lei 2.863, do deputado Laércio Oliveira (Progressistas SE), que fala sobre o parcelamento de débitos trabalhistas. O parlamentar, que esteve presente ao debate, informou que buscará lideranças para agilizar a tramitação da matéria. Outro dos participantes, o senador Major Olímpio destacou que, sem a aprovação da medida haverá uma "onda de quebradeira sem precedentes".
Bom senso
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), disse que os professores, que não querem voltar às aulas, precisam ter "bom senso". "Nós faremos um diálogo com o sindicato dos professores. Quase a totalidade das pessoas estão trabalhando, e trabalhando presencialmente desde o ano passado. (...) Está todo mundo trabalhando. São poucos segmentos que não voltaram ao trabalho presencial ainda. Entre eles, professores, Judiciário, Ministério Público. A quase totalidade voltou. Então, o bom senso precisa prevalecer", declarou o petista, em entrevista à rádio Salvador FM.
Surto
Um navio pesqueiro que saiu da cidade de Vigo, na Espanha, ancorou no porto de Salvador depois que quase metade da tripulação testou positivo para a Covid-19. Exames realizados no dia 27 de janeiro confirmaram que 31 dos 63 tripulantes estavam infectados. Outros 31 testes não apontaram registro da doença e um exame foi inconclusivo. Das 31 pessoas diagnosticadas, cinco estão internadas em unidade de saúde da capital baiana, entretanto não foi informado o estado de saúde delas. A testagem foi feita pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), que utilizou a técnica RT-PCR para identificar os casos.
Alerta (Fábio Vilas-Boas)
O secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, chamou a atenção para as ocupações de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) exclusivos para a Covid-19, na Bahia.  "Nós precisamos evitar que as pessoas sejam internadas em UTIs. Além de representar um grande risco para a população, ir para uma UTI, 40% das pessoas que vão para UTI acabam morrendo. É bom que se saiba isso: 40% das pessoas que vão para UTI falecem. Ir para uma UTI, mesmo que a UTI exista, não é uma coisa boa. O bom é a gente evitar a infecção", disse.
Pérolas da estreia
A primeira sessão da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) presidida pelo deputado Adolfo Menezes (PSD), recém eleito para o comando da Casa, foi marcada por momentos peculiares. O motivo foi a instabilidade na rede de internet, o que afetou a participação de alguns parlamentares - a sessão foi remota. Em tom de brincadeira, o presidente soltou a pérola: "Eu acho que estou sofrendo boicote. Vou descobrir quem está me boicotando", disse, aos risos. Quem também entrou no jogo foi o deputado Sandro Régis, que participava da sessão do gabinete da liderança da Oposição. Ao culpar a internet da Casa pelos problemas, Régis não perdeu a oportunidade para alfinetar: "Eu tô na liderança da minoria, que em breve vai ser maioria", afirmou.
FCA/VLI
A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) encaminhou à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) um ofício sobre a prorrogação do contrato da Concessionária Ferrovia CentroAtlântica S/A. Segundo a empresa, "a FCA/VLI não trouxe nenhum benefício para a economia baiana ou qualquer contribuição para o desenvolvimento do sistema de transporte ferroviário durante o período de vigência do contrato de concessão". Ainda no texto, a CBPM defende que "enquanto novos estudos não forem apresentados, que fique em suspenso quaisquer tomadas de decisão sobre a renovação antecipada do contrato de concessão da FCA, cuja validade se estende até 01/09/2026, e que a data do encerramento da Consulta Pública seja prorrogada até depois da realização da Audiência Pública na Bahia e nos demais estados".
PCA
O vereador Alberto Braga (Republicanos) quer substituir o Índice Geral dos Preços-Mercado (IGP-M) pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para cálculo do aluguel das lojas dos shoppings centers de Salvador. Segundo a proposta, o referencial deve valer pelo período de um ano, em razão da pandemia do novo coronavírus e do grave impacto causado na economia do país. “Além do alto valor do aluguel, os shoppings centers estão com um fluxo de clientes 40% menor devido à pandemia da Covid-19. É preciso haver uma compensação aos lojistas. Em 2020, o IGP-M fechou com um crescimento de 23,14%, enquanto o IPCA teve um acréscimo de apenas 5,64%”, disse o vereador.
Mulher empreendedora
Tramita na Câmara Municipal o Projeto de Resolução da vereadora Roberta Caires (Patriota), que cria a Frente Parlamentar da Mulher Empreendedora em Salvador. Aprovada, a Frente poderá ser composta por vereadores e vereadoras, sendo, pelo menos, um representante de cada partido da Casa. A par de que as mulheres chefiam 43,8% dos domicílios soteropolitanos, Roberta justifica a iniciativa informando que elas abrem negócios na mesma proporção dos homens, mas, mesmo sendo mais escolarizadas, faturam menos e têm lucros menores. A edil explica que isso acontece porque “as mulheres empreendem mais por necessidade e menos por vocação”, além de dividirem sua atenção em jornadas duplas ou triplas, sendo mães e donas de casa.
Educação
A volta às aulas no contexto da pandemia do novo Coronavírus norteou as discussões da primeira reunião presencial do ano do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), realizada, ontem, em Brasília. Na ocasião, o conselho empossou a nova diretoria, que tem à frente como presidente o secretário de Educação do Espírito Santo, Vitor de Angelo. O secretário da Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, tomou posse como membro do Conselho Fiscal. Uma das principais preocupações dos secretários estaduais de todo o país  durante o encontro, foi o fortalecimento das frentes de trabalho por uma agenda de aprendizagem, em regime de colaboração com o Ministério da Educação (MEC), as prefeituras, as secretarias de Educação, as instituições de Ensino Superior e a sociedade civil organizada.
Volta às aulas
O secretário Jerônimo Rodrigues falou sobre as ações que vem sendo desenvolvidas pelo Estado da Bahia, como a formação de um comitê para um protocolo conjunto de volta às aulas. O comitê é formado por representantes do Estado, por meio das secretarias da Educação e da Saúde, pela UNDIME e UPB (União dos Prefeitos da Bahia), e envolverá outras instituições, como os órgãos de controle, a exemplo do Ministério Público Estadual. O secretário Jerônimo afirmou que a decisão do Governo da Bahia é preservar as vidas e que, por isto, optou por não retomar as aulas, considerando os indicadores sobre a Covid-19 na Bahia.
Vacinados
Mais de 3,4 mil idosos com idades entre 80 e 89 anos já foram vacinados em toda a Bahia nesta segunda-feira. Com a chegada de 186.200 doses da vacina contra o coronavírus (Covid-19), a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) autorizou que os 417 municípios iniciassem a vacinação de idosos nessa faixa etária. O total de vacinados no estado já supera os 291 mil baianos, sendo o segundo do Brasil em número de imunizados.
Casos
A Bahia registrou ontem 1.809 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,3%) e 1.952 recuperados (+0,3%). Dos 609.755 casos confirmados desde o início da pandemia, 586.131 já são considerados recuperados e 13.212 encontram-se ativos. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (21,81%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (12.153,87), Itororó (10.607,40), Itabuna (9.710,02), Muniz Ferreira (9.444,89) e Conceição do Coité (9.104,97).

Compartilhe