Raio Laser - edição do dia - 11/01

Frase


Tribuna da Bahia, Salvador
10/01/2021 21:37

   

O comunismo não é a fraternidade; é a invasão do ódio entre as classes. Não é a reconciliação dos homens; é a sua exterminação mútua

Ruy Barbosa sobre os conflitos entre pessoas

Vingança (Og Fernandes)

A presença de desafetos com boa reputação da desembargadora Sandra Inês Rusciolelli e de Vasco Rusciolelli numa lista apresentada como resultado de uma suposta delação deles ao Ministério Público Federal que teria sido recentemente vazada levou magistrados e advogados a suspeitarem que os dois estejam aproveitando a oportunidade para tentar se vingar de pessoas que confrontaram, nas palavras do MPF, a célula criminosa que ela comandava junto com o filho no âmbito do Tribunal de Justiça da Bahia. A desconfiança já teria sido levada, inclusive, a investigadores como forma de alertá-los do estratagema que pode estar sendo empregado pela magistrada para tentar livrar-se e a Vasco mais rapidamente da cadeia, onde foram colocados por ordem do ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Risco

Mesmo porque, se comprovado que a desembargadora envolveu na delação o nome de inimigos apenas para prejudicá-los tanto ela quanto o filho podem perder os benefícios do acordo que estariam celebrando com o Ministério Público Federal. Vários são os casos de magistrados que se tornaram inimigos de Sandra Inês por se opor a ações nas quais ela tinha interesse no Tribunal de Justiça, dizem advogados e juízes.

Radical (Gleisi Hoffmann)

Em meio à articulação das bancadas na corrida pela presidência da Câmara dos Deputados, a presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), fez críticas ao candidato ao cargo Baleia Rossi (MDB-SP) por "fechar a possibilidade" de impeachment do presidente Jair Bolsonaro. "Perderá votos no PT", publicou Gleisi, uma radical, no Twitter ontem.

"Compromisso"

"Dar resposta a crimes do Executivo é o item 3.6 do compromisso de Baleia Rossi com a oposição. Inclui analisar denúncias de crimes do presidente da República, mesmo que não haja acordo para aprovar impeachment. Ao negar o que tratamos e fechar essa possibilidade, Baleia perderá votos no PT", publicou a deputada que trabalha contra o apoio a Rossi desde o princípio.

Inquérito contra... (André Mendonça)

O ministro da Justiça, André Mendonça, afirmou ontem, em seu Twitter, que vai pedir a abertura de inquérito policial contra dois jornalistas que "instigaram dois Presidentes da República a suicidar-se". Embora não cite nomes, o ministro faz referência ao jornalista e escritor Ruy Castro, que publicou artigo na Folha de S.Paulo sugerindo a Donald Trump o suicídio como saída política para a crise que atravessa nos Estados Unidos.

... jornalistas

O jornalista Ricardo Noblat publicou o artigo de Castro em suas redes sociais. Após a repercussão, ele apagou as publicações originais e disse que apenas compartilhou o artigo como parte de um “clipping diário da mídia” que costuma fazer. O jornalista desejou "vida longa" para Bolsonaro, “para que ele possa colher o que plantou”.

Vacina (Fábio Vilas-Boas)

Em matéria divulgada pelo The Economist, que mostra a corrida pela vacina em alguns países, o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas comentou sobre as tratativas não somente do estado baiano, mas também pelo Brasil de como lidar com a pandemia. Segundo o texto, a Bahia está entre dezenas de cidades e estados que seguem o exemplo de São Paulo na negociação direta com os fabricantes de vacinas para garantir o abastecimento.

Dissidências (ACM Neto)

Presidente nacional do DEM, ACM Neto deve se reunir hoje com deputados federais do seu partido para tentar apaziguar o clima na bancada. Isto porque parte dos parlamentares quer apoiar Arthur Lira (PP) na disputa pela Câmara dos Deputados, mas a sigla orientou voto em Baleia Rossi (MDB), postulante que tem o apoio do presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM).

Votação

A Assembleia Legislativa da Bahia vota hoje, a partir das 11h, o projeto que cria o Fundo Garantidor do Aporte da Ponte Salvador-Itaparica e o primeiro turno do orçamento estadual para o ano em curso. Também hoje, a AL-BA apreciará projetos de decreto legislativo solicitando reconhecimento do “estado de calamidade pública” da Bahia, de Salvador e outros municípios afetados pela pandemia do novo coronavírus. A Assembleia Legislativa só pode entrar em recesso após a aprovação do orçamento em dois turnos.

Repúdio I

Lastimável, sob  todos os  aspectos, o texto do colunista Ruy Castro publicado neste domingo na Folha de S.Paulo, "sugerindo" o suicídio de Trump e Bolsonaro. A crítica política tem limites e tal foi ali mais uma vez ultrapassado, quando o articulista deixa de focar na conduta comportamental da autoridade, para induzir mudanças em sua conduta existencial. E "indução ao suicídio é crime". Repudiante também a postagem do jornalista Ricardo Noblat em seu blog no site da Revista Veja, seguindo o colega R. Castro. Aliás, neste  caso, a repercussão foi tão negativa, que a própria Veja logo apressou-se a repudiar o que ela mesma veiculou. Tristes tempos!

Repúdio II

Do ministro da Justiça, André Mendonça, sobre os textos de Ruy Castro e Ricardo Noblat, sugerindo os suicídios de Trump e Bolsonaro:

"Apenas pessoas insensíveis com a dor das famílias de pessoas que tiraram a própria vida podem fazer isso. Apenas pessoas irresponsáveis cometem esse crime contra chefes de Estado de duas grandes nações. Fazê-lo é um desrespeito à pessoa humana, à nação e ao povo de ambos os países".

Estradas

As más condições das estradas do Litoral Norte baiano têm causado transtorno para quem trafega na região. Diante disso, o deputado estadual, Alex Lima (PSB) usou novamente as redes sociais para cobrar melhorias, pedindo recuperação asfáltica e operação tapa-buraco. A BA 396, que liga Rio Real a Loreto e Jandaíra à Linha Verde; a BA 233, trecho de Esplanada ao Conde; a BA 400 que liga Entre Rios a Cardeal da Silva e Cardeal da Silva à Linha Verde; e a BA 506, mais conhecida como Estrada do Imbé, em Massarandupió, são apontadas como as rodovias com estados mais críticos.

Casos

A Bahia registrou ontem 1.649 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,3%) e 1.570 recuperados (+0,3%). Dos 512.841 casos confirmados desde o início da pandemia, 496.542 já são considerados recuperados e 6.875 encontram-se ativos . Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (22,37%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (10.514,63), Muniz Ferreira (8.636,49), Conceição do Coité (8.533,00), Jucuruçu (8.163,49) e Pintadas (8.096,20). O boletim epidemiológico contabiliza ainda 902.102 casos descartados e 121.681 em investigação.

Mortes

O Brasil registrou 469 novas mortes por covid-19 ontem, segundo dados atualizados pelo Ministério da Saúde neste domingo, 10. Com isso, chega a 203.100 o número de óbitos pela doença no País. A marca de 200 mil mortes foi superada no dia 7. Entre sábado e domingo, foram confirmados 29.792 novos casos do novo coronavírus, levando o Brasil a totalizar 8.105.790 registros da doença, de acordo com dados do ministério.

Comenda

A biomédica baiana Jaqueline Goes de Jesus, responsável pelo sequenciamento genético do novo coronavírus 48 horas depois dos primeiros casos de covid-19 na América Latina, receberá a Comenda Maria Quitéria, honraria da Câmara Municipal de Salvador, na próxima terça-feira (12), às 9h30. O ato poderá ser acompanhado ao vivo pela TV Câmara (Canal 12.3 na TV aberta) ou pelas redes sociais do legislativo municipal (facebook.com/tveradiocam). A cientista coordenou o trabalho inédito, realizado pelo Instituto Adolfo Lutz, em conjunto com a USP e Universidade de Oxford, fundamental para colaborar com os trabalhos que resultaram em nas diversas vacinas contra a Covid19.  

Vigilante

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, garantiu que a Corte, "como guardiã da democracia constitucional, permanecerá vigilante para que a situação registrada nos EUA no último 6 de janeiro jamais ocorra no Brasil". A afirmação foi feita em artigo publicado no jornal O Globo. Segundo ele, o Judiciário tem papel essencial, porque cabe a esse poder ser o garantidor do cumprimento das leis e da Constituição. "Não se pode hesitar em cumprir essa missão", escreveu Fux.

Janeiro branco

A União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) abraça a campanha Janeiro Branco, que trata sobre a necessidade do cuidado com a saúde mental. A 2ª vice-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) e atual presidente da Unale, deputada Ivana Bastos (PSD), disse que a entidade está trabalhando nessa campanha com todos os parlamentos estaduais.


Compartilhe