Raio Laser - edição do dia - 11/02

Frase


Tribuna da Bahia, Salvador
10/02/2021 21:52

   

A arrecadação esteve praticamente equivalente no município tendo em vista o auxílio emergencial, que volta a ser rediscutido. Não é dinheiro que eu estou tirando do cofre, é endividamento

Presidente Jair Bolsonaro

Apoio (Deltan Dallagnol)

Quatro ex-presidentes da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) assinaram uma carta aberta em que apoiam o encerramento da operação Lava Jato. No texto, Alvaro Augusto Ribeiro Costa, Wagner Gonçalves, Ela Wiecko de Castilho e Antônio Carlos Bigonha afirmam que a troca de mensagens entre procuradores da operação Lava Jato, como Deltan Dallagnol, e o ex-juiz Sergio Moro sugerem "relacionamento informal (...) incompatível com a missão constitucional do MP, realizado fora dos balizamentos da lei processual penal, com desprezo às garantias fundamentais dos acusados e em desrespeito às normas que regem a cooperação internacional". Em outras palavras, Augusto Aras, atual PGR, estava certo.

2022 (ACM Neto)

Em nota, o presidente nacional do Democratas, ACM Neto, reafirmou ontem que não permitirá, neste momento, que aconteça qualquer debate interno sobre o processo eleitoral de 2022. Segundo o texto, “esse assunto não compõe a agenda prioritária do país, e nem da sigla e os membros do DEM estão focados em discutir a agenda de demandas urgentes para o Brasil”.

Independência

Ainda conforme a nota “é hora de concentrar todos os esforços no combate à pandemia, na vacinação da população brasileira e na votação das reformas e pautas que podem garantir a retomada do crescimento econômico do Brasil e a geração de empregos”. Neto também assegurou que o DEM manterá a posição de independência em relação ao governo de Jair Bolsonaro (sem partido)                                                                   

Como fica (João Roma)

O que ninguém sabia ontem é como o ex-prefeito reagirá à eventualidade de seu ex-chefe da Casa Civil, João Roma, hoje deputado federal, aceitar o convite de Jair Bolsonaro para assumir o ministério da Cidadania, como o próprio presidente da República já anunciou que fará após o Carnaval. Afinal, Roma é considerado um político saído da costela do democrata.                                                                                    

Auxílio

O presidente estadual do Solidariedade, Luciano Araújo, defende a volta do auxílio emergencial, benefício financeiro destinado aos trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI), autônomos e desempregados. O benefício teve como objetivo fornecer proteção emergencial no período de enfrentamento à crise causada pela pandemia do novo coronavírus no Brasil. Ele foi pago em nove parcelas durante o ano de 2020 e extinto oficialmente em janeiro deste ano.

Máfia                                                                                                                                            

O Ministério Público estadual, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), em conjunto com a Polícia Civil e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), deflagrou nesta quarta-feira (10) a ‘Operação Cartel Forte’, que resultou na prisão preventiva de duas pessoas envolvidas num esquema criminoso de cartel de empresas que prestam serviços ao Detran. 

Novos desembargadores   

O Tribunal de Justiça da Bahia pode ganhar, em breve, mais cinco novos membros, saltando para um total de 66 desembargadores. A instalação das vagas atenderá um pleito antigo dos próprios magistrados, e estava prevista para acontecer na gestão do Gesilvado Britto. Os planos, no entanto, foram atrapalhados pela deflagração da Operação Faroeste, que atingiu Gesivaldo e outros oito magistrados do Pleno.                                                                        

Palácio das Artes                                                                                                                                 

Presidente da Federação Baiana de Futebol (FBF), Ricardo Lima afirmou ontem que a entidade quer uma indicação de espaço para transferir suas atividades que acontecem no Palácio dos Esportes, em Salvador. Ontem, a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) tentou votar a autorização para venda do prédio histórico, mas foi impedida após pedido de vista do deputado estadual Roberto Carlos (PDT), que também é presidente da Juazeirense.                              

PGR (Agusto Aras)

A existência de um relatório que mostra ter a Procuradoria Geral da República, em menos de um ano e meio sob o comando do baiano Augusto Aras, superado as atividades registradas pelo órgão em suas últimas seis gestões, foi destacado ontem pelo presidente da Tribuna da Bahia e da Assembleia Geral da Associação Bahiana de Imprensa, Walter Pinheiro. Ele lembrou ainda do esforço para institucionalizar o trabalho na PGR, com a criação de cinco novos Gaecos, para dar suporte aos procuradores que atuam em investigações de grande porte e complexidade e ainda que Aras abriu outras oito apurações preliminares sobre a conduta do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na pandemia do novo coronavírus. "Este órgão ministerial tem sido e continua sendo zeloso na apuração de supostos ilícitos atribuídos ao chefe do Poder Executivo federal, noticiados por meio de petições que cotidianamente dão entrada no sistema da Procuradoria-Geral da República", afirmou recentemente Aras.

Novo cargo 

A ex-vereadora Lorena Brandão é a nova secretária de Relações Institucionais da Câmara Municipal de Salvador. Ela ficará responsável pela interlocução entre a Casa, o Executivo Municipal e os demais representantes da esfera pública. Lorena substitui Heber Santana, que ocupava a função desde maio de 2019. “Para mim, é uma honra substituir o presidente do meu partido nessa função. Espero chegar aos pés do que ele já fez”, disse Lorena Brandão. 

Tribuna Popular

Na segunda sessão ordinária e primeira sessão legislativa da 19ª Legislatura da Câmara Municipal de Salvador (CMS), o Mandato Coletivo Pretas Por Salvador (PSOL) levou para o plenário a discussão sobre a volta às aulas presenciais, a ausência da Tribuna Popular, os atos contra o governo Bolsonaro, a violência política de gênero contra vereadoras em todo país, além da importância da vacina contra a Covid-19 para todos e a extensão do auxílio emergencial.

Volta às aulas

O vereador de Salvador, Cláudio Tinoco (DEM), defendeu ontem que o prefeito Bruno Reis (DEM) retome as aulas nas escolas municipais. "Eu defendo hoje com toda a minha liberdade política, a minha independência, se prefeito da cidade eu fosse, eu já teria desgarrado do governo em relação à educação. Eu já tinha, por exemplo, trabalhado para abrir as escolas municipais que estão prontas e preparadas", declarou.

Pesar

O PSDB Bahia lamentou a morte do ex-governador da Bahia Roberto Santos, aos 94 anos. Ele foi deputado federal pelo partido em 1995. “Celebramos a trajetória deste homem íntegro e com relevância ímpar para a Bahia e para o Brasil, sempre demonstrando todo seu amor e admiração pelo estado baiano. O nosso carinho e solidariedade aos familiares do ex-governador”, diz o partido, em nota.

Idosos

A estratégia de vacinação contra a Covid-19 continua nesta quinta-feira (11), exclusivamente para idosos com idade igual ou superior a 86 anos como público alvo. A campanha precisou ser remodelada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) devido ao baixo estoque das doses do imunizante na cidade. Já na sexta-feira (12), de acordo com o novo cronograma, a ação será voltada para idosos com idade igual ou superior a 85 anos.  As doses estarão disponíveis nos drive-thrus do 5º Centro de Saúde, nos Barris; Atakadão, em Fazenda Coutos; Parque de Exposições, na Paralela, e na Arena Fonte Nova. As salas de vacina do 5ª Centro, USF Plataforma, USF Cajazeiras X e CSU Pernambués também atenderão os idosos. Todos os postos funcionarão das 08 às 17 horas em todos os pontos de imunização. 

Feminicídio (Ireuda Silva)

Presidida pela vereadora Ireuda Silva (Republicanos), a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher deu largada ontem em mais uma campanha pela integridade física das mulheres: "Marias, salvem suas vidas!" durará todo o mês de março promovendo uma série de ações para alertar sobre o feminicídio, que é o assassinato de mulheres por motivações de gênero. Entre as ações estão previstas uma sessão regimental, no dia 8 de março, na Câmara Municipal de Salvador (CMS), sobre violência contra a mulher, e blitze contra o feminicídio em várias localidades de Salvador. De acordo com o Monitor da Violência, o índice de feminicídios cresceu 2% em 2020.

Vacinados

Com 344.841 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) até às 14 horas desta quarta-feira (10), a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.

Casos

A Bahia registrou ontem 3.450 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,6%) e 3.003 recuperados (+0,5%). Dos 616.789 casos confirmados desde o início da pandemia, 592.356 já são considerados recuperados e 13.937 encontram-se ativos. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (21,86%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (12.166,93), Itororó (10.695,71), Itabuna (9.849,31), Muniz Ferreira (9.444,89), Conceição do Coité (9.133,49). O boletim epidemiológico contabiliza ainda 995.508 casos descartados e 143.173 em investigação. 

Mortes

A média móvel de mortes por covid-19, que registra as oscilações dos últimos sete dias e elimina distorções entre um número alto de meio de semana e baixo de fim de semana, ficou em 1.050 ontem. Segundo o consórcio de veículos de imprensa, foram registrados 1.357 novos óbitos nas últimas 24 horas e 60.217 casos. No total são 234.945 mortes registradas e 9.662.305 pessoas contaminadas no Brasil, segundo o balanço mais recente do consórcio formado por Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha e UOL em parceria com 27 secretarias estaduais de Saúde. 


Compartilhe