Raio Laser - edição do dia - 12/02

Frase


Tribuna da Bahia, Salvador
11/02/2021 21:59

   

Quanto mais igualdade de gênero, mais cresce o feminicídio; quanto mais se combate a discriminação racial, mais ela se intensifica; quanto maior o ambientalismo, mais se agride o meio ambiente

Eduardo Villas Boas, general, ex-comandante do Exército

Fico (ACM Neto)

O prefeito ACM Neto (DEM) negou ontem qualquer plano de se afastar da presidência nacional do partido, rebatendo sugestão de aliados para os quais o conflito entre a posição que exerce hoje na sigla e seu projeto de concorrer ao governo da Bahia, em 2022, estaria na origem da espiral de desgaste que vivenciou no episódio da sucessão à presidência da Câmara dos Deputados que o levou a romper, inclusive, uma amizade de 20 anos com ex-presidente, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Para a maioria, seria o melhor dos mundos, mas o ex-prefeito alega que não é do tipo que titubeia diante das dificuldades e está preparado para defender a legenda em qualquer situação que se apresente.

Plano B (Rui Costa)

O governador Rui Costa (PT) participou de debate virtual promovido pelo Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri) no qual se discutiu o tema 'Um Plano B para a Vacina: respostas em nível subnacional' na tarde de ontem. Na ocasião, o governador destacou a importância das relações internacionais e diplomáticas entre os entes subnacionais para o desenvolvimento do país e o empenho por novas tecnologias e possibilidade de troca de conhecimento científico.

Lapso

Amigos dizem que o convite - e posterior confirmação para o ministério do presidente Jair Bolsonaro - já teria virado a cabeça do deputado federal João Roma (Republicanos) de tal forma que ele simplesmente esqueceu o nome do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), que lhe deu régua e compasso na Bahia, durante um encontro com colegas deputados. Foi preciso que um colega lembrasse o nome de ACM Neto na mesma reunião.

'Independência'

Defensor da ida de Roma para o ministério da Cidadania, um deputado republicano afirmou que não via sentido no fato de o ex-prefeito de Salvador não ter escondido sua decepção com o amigo por conta de sua determinação em assumir o cargo a qualquer custo, mesmo sabendo do prejuízo que causa ao democrata. Dizia que ou Roma aproveitava a oportunidade ou ficaria para sempre dependente de Neto, 'como a maioria dos seus aliados'.

"Unanimidade"

Ontem, o próprio Neto lançou uma ofensiva contra a indicação de Roma ao ministério, o que acabou deixando a nomeação do sucessor Onix Lorenzoni em aberto. O argumento de Neto é que a nomeação de um dos seus braços direitos o vincularia diretamente ao governo federal, o que ele quer evitar. A resistência dele, porém, gerou um problema para o governo e o partido. Bolsonaro chancelou o nome de Roma e disse a aliados que o deputado teve aprovação unânime de seus auxiliares.

Pesadelo

Sob a ameaça de enfrentar uma CPI, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse ontem que toda a população brasileira será imunizada ainda neste ano contra a Covid-19. "Vamos vacinar o País em 2021. 50% até junho, 50% até dezembro da população 'vacinável' (menores de 18 anos, por exemplo, não estão sendo vacinados). Esse é nosso desafio. É o que estamos buscando, vamos fazer", disse Pazuello.

Respeito (Silvio Humberto)

Em tempos normais, ontem se iniciaria o Carnaval, mas a pandemia impede a realização da festa e todos os seus desdobramentos, em especial, a não atuação dos trabalhadores informais. O vereador Sílvio Humberto (PSB) usou as redes sociais para reconhecer a importância dos catadores, ambulantes e cordeiros, gente que, segundo ele, faz a folia momesca acontecer. Os cordeiros, cordeiras, catadores, catadoras e ambulantes merecem nosso respeito e atenção.

Esportes

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou ontem três projetos encaminhados à Casa pelo Poder Executivo. O primeiro deles foi a autorização de venda do Palácio dos Esportes, localizado na Praça Castro Alves. A matéria havia sido alvo de polêmica, resolvida após negociação com o deputado Roberto Carlos (PDT). O projeto contou com o voto de todos os deputados, exceto Hilton Coelho (PSOL), que foi contrário.

Agenda

O governador Rui Costa viaja hoje para o município de Aracatu, no sudoeste do estado, onde vai entregar, às 9h, o Sistema de Abastecimento de Água do povoado de Piabanha. A obra foi realizada pela Embasa, empresa vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica do Estado. O novo sistema conta com duas estações elevatórias, mais de 45,5 mil metros de rede de distribuição e vai beneficiar 401 famílias. O investimento na obra foi de cerca de R$ 6 milhões.

Operação

A Polícia Federal cumpriu ontem um mandado de prisão preventiva e outros 12 de busca e apreensão, em uma operação contra fraudes em licitações e desvio de verbas públicas no sudoeste da Bahia. Os crimes aconteceram na cidade de Palmas de Monte Alto. De acordo com a Polícia Federal, as investigações começaram em meados de 2019, quando surgiram informações sobre irregularidades nos processos de tomadas de preços feitos pela prefeitura do município.

Bloqueio

A Avenida Aliomar Baleeiro, mais conhecida como Estrada Velha do Aeroporto, será completamente interditada no trecho entre as ruas Eurico da Costa Coutinho e Adriano de Azevedo Pondé, em Mussurunga. A restrição no trânsito começa na segunda-feira e deve durar 15 dias. Os ônibus que circulam pelo local terão seu itinerário modificado já a partir deste sábado. O bloqueio ao fluxo de veículos e do transporte público é necessário para avanços das obras de drenagem e na pavimentação que integram a requalificação da via.  

Pandemia (Kiki Bispo)

O presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Geraldo Júnior (MDB), teve uma audiência ontem com o gestor da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), Kiki Bispo, na sede do órgão municipal. Na reunião, o secretário ressaltou o papel “fundamental da Câmara Municipal de Salvador no combate à pandemia da Covid-19”. Segundo Kiki Bispo, somente duas capitais no Brasil mantêm o auxílio emergencial: Salvador e Manaus. “E a questão das entregas de cestas básicas tem sido fundamental para amenizar o sofrimento das pessoas em estado de calamidade em Salvador”, pontuou Kiki Bispo.

Inclusão

O vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB) reuniu as catadoras e catadores de materiais recicláveis com o presidente da Limpurb, Omar Gordilho, para tratar da necessidade de haver uma política em Salvador para a coleta seletiva que inclua a categoria, autônomos e cooperativas que atuam na área da reciclagem. “É uma pauta fundamental para a questão ambiental e de geração de emprego e renda. Na reunião, nós tratamos de medidas que podem garantir melhores condições de trabalho para as catadoras e catadores e aspectos relacionados à logística”, pontua Augusto.

Sem Carnaval (Marta Rodrigues)

Líder da oposição na Câmara Municipal de Salvador, a vereadora Marta Rodrigues (PT) lamenta a não realização do Carnaval, que seria oficialmente iniciado ontem, “por uma questão maior e de saúde pública”. No entanto, ela lembra para a importância urgente da retomada do auxílio emergencial, uma vez que sem a movimentação econômica da festa, os milhares de trabalhadores e trabalhadoras, principalmente os informais que tiram o sustento do período, sofrerão ainda mais impactos sociais com o aumento de pobreza e diminuição de renda.

Esporte

Um Complexo Poliesportivo Educacional construído em São Gonçalo dos Campos foi inaugurado pelo governador Rui Costa, na manhã desta quinta-feira (11). Integrado ao Colégio Polivalente, o equipamento recebeu, aproximadamente, R$2,4 milhões em recursos e teve a obra coordenada pela Secretaria de Educação do Estado (SEC). "No Complexo, que conta com campo society, quadra coberta, entre outros espaços, ainda iremos construir uma piscina e um teatro. O próximo complexo será implantado no município de Jequié", revelou o governador. O primeiro equipamento do tipo, na Bahia, foi inaugurado em Conceição do Coité. Os complexos poliesportivos educacionais visam, dentre outros objetivos, acelerar o processo de aprendizagem e promover uma formação mais completa, com atividades esportivas e culturais dentro do ambiente escolar.

Vacinados

Com 358.775 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) até às 14 horas desta quinta-feira (11), a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.

Casos

A Bahia registrou ontem 3.253 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,5%) e 2.958 recuperados (+0,5%). Dos 620.042 casos confirmados desde o início da pandemia, 595.314 já são considerados recuperados e 14.185 encontram-se ativos. Identificamos uma tendência de aumento do número de óbitos em virtude do crescimento de casos graves, o que tem ampliado a taxa de ocupação nas UTIs. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (21,87%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (12.173,46), Itororó (10.788,93), Itabuna (9.908,41), Muniz Ferreira (9.444,89), Conceição do Coité (9.148,50). O boletim epidemiológico contabiliza ainda 997.868 casos descartados e 144.832 em investigação. 


Compartilhe