Raio Laser - edição do dia - 13/02

Frase


Tribuna da Bahia, Salvador
12/02/2021 21:42

   

A vida continua, temos que enfrentar as adversidades. Não adianta ficar em casa chorando, não vai chegar a lugar nenhum. Vamos limitar o vírus, voltar a trabalhar, porque sem economia não tem Brasil

Bolsonaro, quando o país se aproxima da marca de 240 mil mortos pelo vírus

Candidaturas (Josias Gomes)

O secretário estadual de Desenvolvimento Agrário, Josias Gomes, disse ontem que o PT não deve descartar a possibilidade de o governador Rui Costa se lançar candidato à presidência da República em 2022. "Rui é um nome dos mais importantes do PT no país, o que mais se destacou em políticas públicas essenciais ao partido no Brasil, como na educação, segurança pública e saúde", afirmou o secretário. Segundo ele, do mesmo jeito que o ex-presidente Lula aludiu à eventual candidatura do ex-prefeito paulista Fernando Haddad, tem falado para outras lideranças do partido que se movimentem. "Ele (Lula) tem dito a todos os governadores do PT que 'se mexam, abram espaços e mostrem as boas administrações' que fazem ao país", declarou um dos mais próximos auxiliares do governador.

Aposentadoria (Og Fernandes)

O ministro Og Fernandes, relator das ações penais e dos inquéritos derivados da Operação Faroeste no Superior Tribunal de Justiça (STJ), suspendeu o processo administrativo aberto para decidir sobre um pedido de concessão de aposentadoria voluntária formalizado pela desembargadora Ilona Márcia Reis. A magistrada chegou a ser presa temporariamente sob suspeita de participação em vendas de decisões no Tribunal de Justiça da Bahia.

Confirmado (João Roma)

O vice-presidente do Republicanos Bahia e deputado federal, João Roma, é o novo ministro da Cidadania do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O parlamentar foi o escolhido da sigla como indicação ao Planalto. O cargo era anteriormente ocupado pelo democrata Onyx Lorenzoni, que agora assume a Secretaria-Geral da Presidência. João Roma foi eleito deputado federal pelo estado da Bahia em outubro de 2018. O republicano, que é pernambucano, passou a morar em Salvador no ano de 2002.

Aulas

A vereadora Marcelle Moraes utilizou as redes sociais para protestar quanto à indefinição do retorno das aulas presenciais na Bahia. De acordo com a parlamentar, a continuidade do modelo de ensino remoto prejudica principalmente os estudantes de famílias mais carentes que não dispõem de uma estrutura adequada para o acompanhamento das aulas online.

Atuante

A Ouvidoria Geral de Salvador vai reforçar o atendimento à população, neste fim de semana, para atender eventuais denúncias de aglomeração e de poluição sonora neste período em que aconteceria o Carnaval na capital baiana, suspenso devido à pandemia de Covid-19. Esta semana, o órgão tomou conhecimento de algumas festas que estavam programadas para ocorrer em alguns bairros da cidade, a exemplo de Cajazeiras e Paripe. As informações foram encaminhadas para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) para que possa intensificar a fiscalização nesses locais.

Prejuízo

Presidente do Democratas em Salvador e vereador da capital, Duda Sanches criticou a postura do governo do Estado que, segundo ele, é omisso na discussão sobre o retorno das aulas. "Temos quase um ano de pandemia e todas as declarações que vemos do governador são evasivas. Ele está prejudicando toda uma geração", apontou. Sanches alertou, mais uma vez, para as consequências da falta de aula. "O Governo do Estado nem mesmo aulas virtuais, pela TV, pelo rádio, fez. É um completo abandono. O resultado? Vários adolescentes foram cooptados pelo crime, pelas drogas. Você constata isso vendo os números da segurança pública", afirmou.

Prorrogação

Por falar no tema, o Governo do Estado prorrogou o decreto que suspende os shows e as aulas nas unidades de ensino das redes pública e privada em toda a Bahia. A prorrogação será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (13) e vale até o dia 21 de fevereiro. O decreto ainda proíbe a realização de atividades com público superior a 200 pessoas, como passeatas, feiras, circos, eventos científicos, desportivos e religiosos. Shows e festas, públicas ou privadas, seguem proibidos independentemente do número de participantes.

Assessor

Além da contratação da jornalista Michele Gramacho para a direção geral da Fundação Paulo Jackson, o Diário Oficial da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) trouxe também a nomeação de Almir Pereira dos Santos para a direção administrativa e financeira da entidade. Ele era ex-assessor do líder da maioria, Rosemberg Pinto (PT), e aprofunda um pouco mais a "tomada" pelo PT da TV Assembleia. O posto, antes, era um feudo da oposição, que foi removida do comando da Fundação com a chegada do deputado Adolfo Menezes (PSD) à presidência da Assembleia.

Máscaras

O procurador da República, Victor Nunes Carvalho, autorizou a instauração de um inquérito civil para apurar "a existência de super faturamento" na aquisição de máscaras pelo município de Irecê. Segundo o Ministério Público Federal, a compra foi feita por dispensa de licitação. Antes, o MPF já tinha autorizado o início da investigação preparatória contra a dispensa de licitação número 0007/2020.  

Vacinação

Baianos que receberam a primeira dose da vacina Coronavac começarão a receber a segunda a partir da próxima segunda-feira. As doses do imunizante produzido pelo laboratório chinês Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan, já estão na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi) da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), em Simões Filho, e nos Núcleos Regionais de Saúde, de onde serão distribuídos para os municípios a partir de hoje. 

Alerta (Bruno Reis)

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), alertou que a nova cepa do coronavírus que está em Manaus já circula na capital baiana. “Precisamos mais do que nunca evitar aglomerações, utilizar máscaras, ter todos os cuidados", ressaltou.

Aprovada 

Diante da crise global do clima, a Câmara Municipal de Salvador aprovou a criação da Comissão Especial de Emergência Climática e Inovação. O colegiado será presidido pelo vereador André Fraga (PV). “Falar da crise global do clima é pensar que Salvador precisa, com urgência, estar preparada para reduzir impactos que vão atingir, principalmente, os mais vulneráveis”, enfatiza Fraga.

Palácio dos Esportes (Fausto Franco)

Ao lado da estátua de Castro Alves, no Centro Histórico de Salvador, o Palácio dos Esportes, pertencente ao Estado da Bahia, será vendido para dar lugar a um novo empreendimento turístico. O projeto de lei, que prevê a alienação do imóvel, foi aprovado na Assembleia Legislativa e segue para a sanção do governador Rui Costa. De acordo com o secretário de Turismo do Estado, Fausto Franco, após a publicação da anuência do governador, o prédio passará por licitação pública nos moldes da Lei Estadual de Licitações (9.433). Somente devem participar do certame empresas interessadas na aquisição do imóvel para a criação de empreendimento turístico. “Isso vai colaborar com a implantação de um polo de luxo na área central de Salvador, juntando-se aos vizinhos Fera Palace e Fasano e valorizando o conjunto arquitetônico e cultural do Centro Histórico”, explica. 

Volta às aulas

A Comissão Especial para Avaliação dos Impactos da Pandemia da Covid-19 da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) realiza, no dia 17 de fevereiro (quarta-feira), às 11h, a audiência pública "O Retorno das Aulas Presenciais na Bahia". A presença do secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues, já está confirmada. Na oportunidade, o gestor irá falar sobre a possibilidade de retomada das aulas presenciais e sobre o protocolo que está sendo criado para garantir a segurança de estudantes, professores e toda comunidade escolar. Para o deputado Angelo Almeida, presidente da comissão, a retomada das atividades presenciais nas escolas exige cuidado redobrado já que movimenta milhares de pessoas e deixa, além dos alunos, docentes e funcionários escolares expostos, todas as famílias vulneráveis à Covid-19. 

Reembolso

O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) informou aos candidatos que participaram do concurso de seleção para estagiários, cancelado em função da pandemia da Covid-19, que o ressarcimento do valor das inscrições já está em curso. O reembolso só está disponível para quem preencheu o formulário no site da empresa responsável pela organização do concurso. 

Relação

O procurador-geral da República Augusto Aras informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) ontem que não vislumbra relação entre o inquérito que mira suposta interferência do presidente Jair Bolsonaro na Polícia Federal e o caso das orientações dadas pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) à defesa do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ). Para o PGR, a suposta atuação da Abin para ajudar o filho do presidente no caso das 'rachadinhas' não tem conexão com as acusações feitas pelo ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro, que ao pedir demissão em abril do ano passado acusou o presidente de querer interferir no comando da PF para obter informações sigilosas.

Bahia

Há seis meses não se registrava 67 óbitos ou mais em um boletim epidemiológico sobre a Covid-19 na Bahia, segundo a Sesab. Esse é maior número de mortes desde 25 de agosto de 2020, quando foram registrados 70 óbitos. O número de ontem demonstra uma tendência de aumento do número de mortes em virtude do crescimento de casos graves, o que tem ampliado a taxa de ocupação nas UTIs. Ontem, o estado abriu 20 novos leitos.

Casos

A Bahia registrou ontem 3.636 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,6%) e 3.102 recuperados (+0,5%). Dos 623.678 casos confirmados desde o início da pandemia, 598.416 já são considerados recuperados e 14.652 encontram-se ativos. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.000.512 casos descartados e 145.870 em investigação. 

Vacinados

Com 366.446 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) até às 15h de ontem, a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.


Compartilhe