Raio Laser - edição do dia - 16/04

Frase


Tribuna da Bahia, Salvador
15/04/2021 22:48

   

Mais grave que a pandemia foi a mesquinhez de alguns governadores

Jair Bolsonaro

Absolvida (Dilma Rousseff)

A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) foi absolvida ontem pelo TCU (Tribunal de Contas da União) no processo sobre a compra da refinaria de Pasadena pela Petrobras em 2006. Na época, ela era ministra de Minas e Energia e presidente do Conselho de Administração da estatal. Por unanimidade, os ministros do TCU decidiram absolver Dilma pelo entendimento de que o Conselho de Administração da Petrobras não teve responsabilidade no caso. Para Vital do Rêgo, ministro do TCU e relator do caso, os membros do conselho não agiram "com dolo nem má-fé". Foram responsabilizados o ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli e os ex-diretores Paulo Roberto Costa e Nestor Cerveró por prejuízos da estatal após a compra da refinaria. Eles foram condenados a pagar multa de R$ 110 milhões, além de oito anos de inabilitação para exercer cargos públicos.

"Correria" (Geder Gomes)

Ampliando a ‘correria’ que marcou a escolha do procurador Geder Gomes como novo desembargador na Bahia, um dia após a escolha de uma lista tríplice pelo Tribunal de Justiça em que foi o segundo mais votado, o governador Rui Costa (PT) mandou buscar ontem de manhã no TJ a ata para proceder imediatamente a nomeação do magistrado. A escolha de Geder em tempo recorde de menos de 24 horas, bem como sua nomeação, além de ter surpreendido tanto o meio jurídico quanto o político, marca uma revolução em relação ao tempo que Rui normalmente utiliza para tomar decisões políticas, as quais, segundo os políticos aliados, costumam levar em geral uma eternidade. Dessa vez, no entanto, o governador mandou ver.

Sem confronto

Com dois decretos em vigor, os moradores da cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, vivem um grande dilema: obedecer ao toque de recolher determinado pelo governador Rui Costa (PT), às 20h, ou o da prefeita Sheila Andrade, a partir das 22h. Em entrevista ao blog Agito Geral, o secretário municipal da Administração, Kairan Rocha, afirmou que a prefeita Sheila não tem interesse em entrar em confronto com o governador.

Ex-amigas

A vereadora de Salvador Roberta Caires (Patriota) apagou das suas redes sociais uma foto em que ela aparece ao lado da mulher do ministro João Roma, Roberta Roma. No registro, Roberta - a vereadora - rasga elogios à agora ex-amiga. "Mulher linda e admirável", escreveu. O print, que ganhou as redes, mostra ainda outro ex-aliado dos Roma: Sosthenes Macedo. "Amigas muito queridas", escreveu.

Não conseguiu (Capitão Alden)

Em Brasília desde o dia 13 deste mês, o deputado estadual Capitão Alden (PSL) parece ainda não ter conseguido ser recebido pela ministra da Família, Mulher e Direitos Humanos, Damares Alves. No dia 13, quando chegou à capital do país, o parlamentar baiano anunciou o encontro nas suas redes sociais. "Me encontro em Brasília, mais precisamente em frente ao ministério, para buscar apoio da ministra Damares para buscar apoio ao caso Wesley para que ele não seja esquecido e nem tratado como criminoso pelas autoridades baianas. Vim também buscar a implementação do programa 'Para Viver', que presta apoio a policiais que sofreram algum dano no exercício da profissão e também a suas famílias", afirmou. Mas até hoje, nada.

Rombo

No projeto que estabelece as diretrizes para o Orçamento de 2022, enviado ao Congresso ontem, o governo federal estipulou uma meta fiscal de rombo de R$ 170,5 bilhões para o ano que vem. Será o nono ano consecutivo de rombo nas contas públicas, com o governo federal gastando mais do que arrecada. O projeto ainda traz estimativas do governo para os dois anos seguintes e aponta que o buraco persistirá ao menos até 2024, totalizando onze anos seguidos de déficit primário.

Bolsa Família

O ministro da Cidadania, João Roma, afirmou ontem que pretende entregar ainda em abril os novos parâmetros para a reestruturação do programa Bolsa Família ao presidente Jair Bolsonaro. Em entrevista à BandNews TV, Roma afirmou também que o Ministério da Cidadania está realizando o estudo para apresentar as mudanças, de forma a fortalecer e ampliar o programa.

Suspensão

Presidente nacional do Democratas e ex-prefeito de Salvador, ACM Neto criticou ontem o governo federal pela suspensão da aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 na capital baiana, que aconteceu novamente por conta do atraso no envio de imunizantes. A prefeitura esperava que novas doses chegassem hoje, o que não ocorreu, atrasando o calendário e prejudicando públicos prioritários, como pessoas com comorbidades e até profissionais da educação, o que pode atrasar o processo de reabertura das escolas. 

PF (Virgínia Vieira)

A delegada Virgínia Vieira Rodrigues Palharini assume o comando da Polícia Federal na Bahia. A confirmação de sua nomeação foi feita ontem, pelo novo diretor-geral da PF, Paulo Gustavo Maiurino. A delegada chefiou a Divisão de Repressão a Crimes Fazendários da Coordenação-Geral de Polícia Fazendária da Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado.

Guanabara internado 1

O ex-secretário de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) de Salvador, Sérgio Guanabara, retornou às pressas para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Rafael, de onde já havia recebido alta, após um quadro de falta de ar no fim da noite desta quarta-feira.

Guanabara internado 2

O ex-colaborador da gestão ACM Neto (DEM) informou que os médicos detectaram um quadro de comprometimento dos pulmões. "Tive que vir às pressas para o hospital São Rafael, ontem à noite, com muita falta de ar. Estou com 25 a 50% de comprometimento dos pulmões. Estou tomando oxigênio e muitos medicamentos visando combater o vírus", declarou.

Em queda

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou que no acumulado dos dois primeiros meses de 2021, a Bahia teve a maior queda em todo o país no volume de serviços prestados. Segundo a pesquisa, no acumulado de janeiro e fevereiro deste ano, o volume de prestação de serviços teve índice de -13,0%, empatada com o Rio Grande do Norte. No Brasil como um todo, o setor também recua (-3,5%), com resultados negativos em 18 dos 27 estados.

Novo presidente

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT/SE), tomou posse ontem como presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para a gestão 2021/2023. O cargo era exercido pelo ex-prefeito de Campinas (SP), Jonas Donizette (PSB). A cerimônia, que foi realizada virtualmente, também elegeu a nova diretoria executiva. Antes de assumir a presidência, o prefeito da capital sergipana já atuava na FNP como vice-presidente. O cargo passa a ser de Bruno Covas (PSDB-SP).

Vacinação

A Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que tem representantes dos 417 municípios da Bahia, autorizou a inclusão de profissionais da Educação, com idade a partir de 55 anos, na lista de prioridades da vacinação contra a Covid-19. A medida foi definida em reunião realizada anteontem e publicada na edição de ontem do Diário Oficial do Estado.

Mané Dendê (Luiz Carlos)

O secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos de Souza, classificou o projeto Novo Mané Dendê, que contempla obras de infraestrutura, saneamento, habitação e mobilidade em cinco bairros do Subúrbio, como grandioso e afirmou que a iniciativa será um case de sucesso. A declaração foi feita nesta quinta-feira (15), durante assinatura da ordem de serviço para início da primeira etapa das obras, pelo prefeito Bruno Reis, no CMEI Ilha Amarela. O secretário frisou que o diferencial do projeto é o legado que vai deixar para a comunidade, como a construção de praças, escolas, creches, centro cultural, mercado municipal, terminal de ônibus e moradias para as famílias que serão reassentadas.  

Comemorou

Líder da oposição na Câmara de Salvador, a vereadora Marta Rodrigues (PT) comemorou a decisão da maioria dos ministros do STF em anular as condenações contra o ex-presidente Lula na Lava Jato, na tarde de ontem. “Prevaleceu a justiça contra um dos golpes mais sórdidos que este país já sofreu, arquitetado junto com uma parcela apodrecida do Judiciário e com políticos escusos que queriam prevalecer a elite econômica tirando Lula das eleições. Agora, ele está de volta para fazer o que sempre quis, seja candidato ou não, que é combater a pobreza e a fome, distribuir renda e trazer esperança ao brasileiro de uma vida melhor" disse.  

Marca

A Bahia atingiu ontem a marca de 17 mil mortes. Foram registrados 3.831 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,5%) e 3.242 recuperados (+0,4%), no boletim epidemiológico de hoje. Dos 852.458 casos confirmados desde o início da pandemia, 819.319 já são considerados recuperados, 16.139 encontram-se ativos. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.161.996 casos descartados e 191.309 em investigação. 

Total

O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 17.000, representando uma letalidade de 1,99%. Dentre os óbitos, 55,44% ocorreram no sexo masculino e 44,56% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,68% corresponderam a parda, seguidos por branca com 21,85%, preta com 15,29%, amarela com 0,48%, indígena com 0,13% e não há informação em 7,57% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 65,79%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,78%).

Vacinados

Com 2.005.623 vacinados contra o coronavírus (Covid-19), dos quais 543.460 receberam também a segunda dose, até as 15h desta quinta-feira, a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.


Compartilhe