Raio Laser - edição do dia - 18/02

Frase


Tribuna da Bahia, Salvador
17/02/2021 22:38

   

Podem ter os maiores absurdos, mas a liberdade de expressão do parlamentar é plena

Ives Gandra Martins

Apoio a medidas (Adolfo Menezes)

A Assembleia Legislativa da Bahia anunciou ontem que apóia e defende as medidas restritivas que o Governo do Estado e a Prefeitura de Salvador estão adotando, entre elas o toque de recolher, para conter a disseminação da Covid-19, que atinge novamente níveis perigosos como os registrados apenas em meados do ano passado. A declaração do presidente Adolfo Menezes (PSD) reflete o pensamento dos integrantes da Mesa Diretora da AL-BA e do conjunto dos parlamentares, preocupados com a possibilidade de a rede de saúde pública não conseguir absorver novos casos. O colegiado decidiu reduzir ainda mais o número de servidores em regime presencial (25%) e recomendou aos gabinetes um controle maior do acesso ao público externo.

De prontidão

Ontem, o presidente Adolfo Menezes reiterou ao governador Rui Costa, ao prefeito Bruno Reis e a demais autoridades que o Legislativo permanecerá atento e apreciará com rapidez todas as matérias relacionadas com o combate ao coronavírus e as consequências econômicas, sociais e humanas da pandemia inédita que já matou mais de 240 mil pessoas no Brasil.

Inaceitáveis (Paulo Azi)

O deputado federal Paulo Azi (DEM) comentou nesta quarta-feira (17) a prisão do parlamentar bolsonarista Daniel Silveira (PSL-RJ), ocorrida na noite de terça-feira (16), após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). “As declarações do deputado são inaceitáveis e depõem contra a imagem do Congresso Nacional. É preciso, no entanto, se fazer uma avaliação jurídica para analisar se estão presentes, à luz da Constituição, os elementos que justifiquem a prisão", disse Azi.

Toque de recolher

Os ônibus em Salvador serão recolhidos a partir das 22h30 da próxima sexta-feira, para cumprir o decreto estadual que determina toque de recolher na capital e outras 342 cidades baianas. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (17) pelo prefeito Bruno Reis (DEM), que reafirmou que a fiscalização municipal irá atuar para evitar a circulação de pessoas entre as 22h e 5h – horário determinado pelo decreto.

Outra prioridade (Tiago Correia)

O deputado estadual Tiago Correia (PSDB), vice-líder da Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), voltou a afirmar ontem que a educação não é uma prioridade do governador Rui Costa (PT). A afirmação do parlamentar ocorreu após comentar sobre o contrato firmado pelo governo para a exibição do Campeonato Baiano de Futebol pela TVE, com custo de R$ 8,2 milhões para os cofres públicos.

Ampliação

Sem medir esforços desde o início da pandemia do novo coronavírus em março de 2020, o prefeito Elinaldo Araújo autorizou o secretário da Saúde, Elias Natan, a ampliar de 10 para 15 os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid-19 contratados junto ao Hospital Santa Helena. As novas vagas estarão à disposição nesta sexta-feira (19/2).

Retrovisor!

Todos querem um futuro melhor para o Brasil, mas ainda há os que se valem do passado para tumultuar o presente. São os inconformados com a vitória de Bolsonaro, em 2018, para atribuir à Lava-Jato a condição de "cabo-eleitoral" no pleito. Também os que se valem  de um livro que retrata fatos da mesma época, assumidos pelo Gal. Villas Boas, para instigar um clima de discórdia que não deixa o país ir para frente. Sempre olhando pelo retrovisor, torcem pelo "quanto pior, melhor", a fim de alimentar seus caprichos insepultos.

Cautela!

A Câmara Federal só apreciará o caso do deputado Daniel Silveira após a Audiência de Custódia. Líderes do Centrão, já pressentindo a revogação da prisão do deputado, defendem levá-lo à Comissão de Ética, prevendo a suspensão do seu mandato por seis meses. Com isso, tentam evitar conflitos com o STF.

PGR

O vice-Procurador Geral da República, Humberto Jacques, sugeriu ao Supremo medidas cautelares alternativas contra Daniel Silveira, denunciado mais cedo por incitar a prática de crimes previstos na Lei de Segurança Nacional. Caso a prisão do deputado seja anulada pela Câmara , o subprocurador pede a Alexandre de Moraes que autorize o uso de tornozeleira eletrônica com recolhimento domiciliar – com permissão apenas para ir ao Congresso Nacional. O deputado também ficaria impedido de aproximar-se do Supremo.

Legado

O ex-banqueiro Ângelo Calmon de Sá, 86, deixou a presidência da Associação Obras Sociais Irmã Dulce e do Conselho de Administração das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) após 40 anos de importante serviço prestado à instituição. Em seu lugar assumiu o conselheiro José Joaquim Moraes de Carvalho Júnior como presidente interino.

Vacinas (Rui Costa)

O governador Rui Costa participou de reunião virtual com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e demais governadores na tarde desta quarta-feira (17), quando foi apresentado um cronograma de vacinação contra a Covid-19. O ministro informou que, de fevereiro até julho, 230,7 milhões de doses de vacinas serão distribuídas aos estados. “O positivo é que finalmente foi apresentado esse cronograma. A expectativa é que novas vacinas possam ser contratadas e, com isso, antecipamos a vacinação. Estamos vivendo em vários estados brasileiros, a exemplo da Bahia, um aumento no número de doentes e um crescimento no número de óbitos. Portanto, há uma crise no Brasil nesse momento e somente a vacina será capaz de conter esse crescimento”, disse Rui.

Ironia petista

Depois de ler na Tribuna que o novo ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos), pretende ajudar o “projeto ACM Neto” mesmo rompido com o ex-prefeito, o presidente do PT de Salvador, Ademário Costa, ironizou. “Virou um rompimento para ‘inglês ver’”, disse o petista.

Julgamento rigoroso

O deputado estadual Paulo Câmara (PSDB) afirmou que aguarda um "julgamento rigoroso" do Tribunal de Contas do Estado (TCE) do relatório de auditoria sobre a compra dos respiradores pelo Governo da Bahia que resultou em prejuízo de ao menos R$10 milhões para os cofres públicos. "Já se passaram meses sem que o governo tenha dado respostas claras sobre essa compra escandalosa", afirmou o tucano..

Chance zero (Jaques Wagner)

Apesar do rumor de que o senador Jaques Wagner (PT) pode assumir a Secretaria da Casa Civil no governo de Rui Costa (PT), o petista tem descartado qualquer possibilidade. Tem dito que vai permanecer no Senado Federal, e tentar viabilizar no cargo sua candidatura ao governo da Bahia em 2022.

Aulas presenciais

Diante das incertezas que permeiam as discussões sobre a retomada das aulas presenciais em Salvador, a Comissão de Educação e a Ouvidoria da Câmara Municipal promovem amanhã, às 10h, audiência pública para debater o tema. O debate será conduzido pela presidente da Comissão de Educação, vereadora Cris Correia (PSDB), e pelo ouvidor da Casa, vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB). Foram convidados para participar do debate o Ministério Público, o secretário municipal de Educação, Marcelo Oliveira, o secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues, a infectologista Fabiana Bahia,  o Conselho Municipal de Educação, a Associação dos Professores Licenciados do Brasil (APLB), pais do Movimento Volta às Aulas Salvador e o SINEPE.

Prioridade

Incluir os profissionais de educação física como grupo prioritário na vacinação contra o Coronavírus (Covid-19) é o que pretende o vereador Téo Senna (PSDB) por meio de dois projetos de indicação apresentados à Câmara Municipal de Salvador. Além das duas proposições legislativas, direcionadas à Prefeitura da capital baiana e ao Governo do Estado, o edil também oficializou o pedido junto à Secretaria Municipal da Saúde (SMS). “Considerando que o público-alvo prioritário do Plano Nacional de Imunização são os trabalhadores da saúde e nele estão incluídos os profissionais da educação física, solicitei a inclusão dessa categoria no grupo prioritário de vacinação em Salvador e na Bahia por exercerem uma atividade essencial para a saúde mental e física da população, sobretudo nesse período de pandemia”, defendeu Téo Senna.

Óbitos

Ontem, o boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) sobre a Covid-19 registrou 64 óbitos. Apesar das mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram contabilizados hoje. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 10.928, representando uma letalidade de 1,71%. Dentre os óbitos, 56,57% ocorreram no sexo masculino e 43,43% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 55,28% corresponderam a parda, seguidos por branca com 20,16%, preta com 14,48%, amarela com 0,59%, indígena com 0,15% e não há informação em 9,34% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 70,60%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (74,39%).

Casos

A Bahia registrou ontem 3.733 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,6%) e 3.157 recuperados (+0,5%). Dos 639.227 casos confirmados desde o início da pandemia, 612.703 já são considerados recuperados e 15.596 encontram-se ativos. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.010.328 casos descartados e 146.673 em investigação. 41.559 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Vacinados

Com 383.670 vacinados contra o coronavírus (Covid-19), dos quais 7.582 receberam também a segunda dose, até as 15h desta quarta (17), a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados.


Compartilhe