Raio Laser - edição do dia - 22/04

Frase


Tribuna da Bahia, Salvador
21/04/2021 21:28

   

Terceira via existe na literatura. Sobretudo agora, com a possibilidade de elegibilidade do ex-presidente Lula, a polarização já está posta: o PT, com Lula, e o candidato à reeleição, Bolsonaro. Terceira via vai ser moída

Fernando Collor, senador e ex-presidente da República

Papel decisivo (Otto Alencar)

Mais velho entre os integrantes da CPI da Covid, o senador Otto Alencar (PSD) vai comandar a primeira sessão da comissão que vai sacramentar a escolha de Omar Aziz (PSD-AM) como presidente e Renan Calheiros (MDB-AL) como relator dos trabalhos. Além de dar início ao que pode se transformar na maior investigação contra o governo de Jair Bolsonaro (sem partido), Otto deverá ter um papel decisivo no equilíbrio das forças dentro da CPI, já que integra a chamada ala independente, cujos voto pesarão nos rumos dos trabalhos. Mesmo evitando fazer juízo prévio, o senador baiano não tem dúvida de apontar a gravidade dos erros cometidos pelo governo no combate à pandemia. Especialmente na indicação de medicamentos sem eficácia no tratamento da covid-19 e na demora para a compra de vacinas.

Faltou planejamento

"Você sabe que todo o planejamento para comprar a vacina foi feito este ano. Devia ter sido feito no ano passado. Só quem planejou o ano passado foi o governador João Doria com a Sinovac", diz Otto, que também é médico. "Tanto é que falharam todas as perspectivas feitas pelo governo de suprimento de vacina. Tudo o que foi planejado veio faltando 30, 40%. Tanto no mês de março, quanto no mês de abril. Foi tudo improvisado, tudo correndo. Tanto é que, de cada dez vacinas, 8,5 são da Coronavac. Se o Ministério da Saúde tivesse feito o que o Doria fez, já estávamos com vacina para ter imunizado 50% da população".

Em defesa da Bahia (Foto Rui Costa)

Se alguém pensa que vai meter a mão no dinheiro público no estado, ainda mais em tempos de pandemia e recursos limitados, já viu que não vai ser assim. O governo baiano realizou recentemente uma licitação para compra de veículos a serem usados como ambulância. Uma empresa ganhou com o menor preço. O Estado, segundo a Secretaria de Comunicação do governo, pagou, mas na hora de entregar as viaturas, a empresa recuou alegando a necessidade de um reequilíbrio contratual. O governador Rui Costa não aceitou a revisão e em defesa dos interesses da Bahia e dos baianos, encaminhou o assunto à Procuradoria Geral do Estado que, amparada na lei, requisitou administrativamente os 9 veículos Renault Master que estavam ainda no pátio da concessionária Eurovia Veículos. Logo as 9 ambulâncias estarão rodando a serviço dos baianos e sem ter de sangrar mais os cofres do Estado.

Bate-boca (Ricardo Salles)

Um dia antes de ter início a conferência internacional sobre as mudanças climáticas convocada pelo presidente americano, Joe Biden, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, passou parte do dia envolvido em bate-boca pelas redes sociais, com pessoas que pedem a sua saída do cargo. Depois de cantora Anitta publicar, em seu perfil no Twitter, uma foto do ministro e escrever “#FORASALLES desserviço para o meio ambiente”, o ministro reagiu à publicação e respondeu: “Fica na sua aí, ô Teletubbie ! #FicaSalles”.

Agradecido

Prefeito de Luís Eduardo Magalhães, na Bahia, Júnior Marabá (DEM) é mais um gestor ligado ao presidente nacional do DEM, ACM Neto a se derreter em elogios ao ministro da Cidadania, João Roma. Roma e Neto romperam quando o então deputado federal pela Bahia aceitou o posto de auxiliar do presidente Jair Bolsonaro.  "Hoje é feriado e eu estou aqui na prefeitura de LEM e acabo de ter a satisfação de receber dois respiradores do Ministério da Saúde. Quero aqui agradecer ao governo federal, na pessoa do presidente da República, Jair Bolsonaro, e agradecer ao nosso grande amigo e deputado federal licenciado e agora ministro da Cidadania, João Roma. Foi a quem fizemos a solicitação e ele prontamente encaminhou ao Ministério da Saúde", indicou o gestor.  

Para todos (Jaques Wagner)

O senador Jaques Wagner (PT) recebeu ontem a segunda dose da vacina Coronavac no Subúrbio Ferroviário de Salvador, antiga base eleitoral do PT conquistada pelo ex-prefeito ACM Neto (DEM) e seu grupo. Wagner se disse aliviado por receber a dose complementar do imunizante e defendeu vacina para todas as pessoas. Na ocasião, Wagner, que foi contra a CPI da Covid, defendeu vacina para todos.

Na fila

Pessoas com comorbidades serão convocadas para a vacinação contra a Covid-19 a partir de maio, segundo afirmou o Ministério da Saúde. A ordem será dos mais velhos para os mais jovens. Os primeiros a serem chamados serão os da faixa etária entre 55 e 59 anos, depois de 50 a 54 anos, e assim por diante. O grupo de comorbidades, que conta com 17, 8 milhões de pessoas, inclui imunossuprimidos, quem possui problemas cardíacos e de pulmão, hipertensão, obesidade, doença renal crônica, diabetes e síndrome de down, entre outras.

Auxílio

A Câmara dos Deputados aprovou, na madrugada de ontem, o Projeto de Lei (PL) 795/2 que prorroga o auxílio emergencial de trabalhadores do setor da cultura em razão da pandemia da Covid-19. O projeto, que reformula a Lei Aldir Blanc, prorroga os prazos de utilização de recursos repassados a título de apoio ao setor cultural em decorrência da pandemia de covid-19. A matéria será enviada à sanção presidencial.

Mais um

A Polícia Federal intimou o ex-candidato a prefeito de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL-SP) para prestar depoimento em um inquérito aberto para investigá-lo com base na Lei de Segurança Nacional. Ele terá que se apresentar na superintendência da PF em São Paulo no dia 29, às 16 horas. Boulos é acusado de "ameaçar" o presidente Jair Bolsonaro por ter publicado num Twitter um comentário sobre o presidente.

Posse

O juiz Pedro Rogério Castro Godinho tomou posse como novo desembargador eleitoral substituto, no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). O magistrado ocupará vaga na Corte Eleitoral baiana, na classe dos juízes de Direito, para o biênio 2021-2023. O presidente do TRE-BA, desembargador Roberto Maynard Frank, deu as boas-vindas. “Vossa excelência é muito bem recebido por este Regional. Falo em meu nome e tenho certeza de que posso falar em nome dos demais membros desta Corte pois vossa excelência é um destacado juiz do Poder Judiciário da Bahia, juiz probo, sério, com um efetivo trabalho jurisdicional bem empreendido em prol da coletividade e em homenagem ao bom nome do Poder Judiciário da Bahia. Desta forma, tenho certeza que vossa excelência, assim como no exercício da judicatura da Justiça Comum, haverá de empreender os melhores esforços em prol deste Regional”, destacou o presidente.

Condecorado (Augusto Aras)

O procurador-geral da República, Augusto Aras, foi condecorado com a Medalha do Exército Brasileiro, em cerimônia em comemoração ao Dia do Exército, realizada em Brasília. A distinção é concedida a quem praticou ação destacada ou serviço relevante em prol do interesse e do bom nome do Exército. Augusto Aras recebeu a medalha juntamente com outras autoridades como o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, o ministro Nunes Marques, também integrante da Corte, e o ministro da Economia, Paulo Guedes. As medalhas foram entregues pelo comandante do Exército, general Edson Leal Pujol, em solenidade com participação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Melhor

Em uma postagem nas redes sociais da manhã desta quarta-feira (21), o prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), afirmou que acordou sem sentir um quadro aparente de sequelas. O prefeito tem 65 anos e foi internado no Hospital Nossa Senhora das Graças na terça-feira (21) após sofrer um Acidente Vascular Cerebral isquêmico, também conhecido como derrame. "Permaneço sereno e aparentemente melhor", escreveu Greca na postagem.

Cassação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve a decisão de cassar o mandato do deputado estadual Ewerton Carneiro da Costa, conhecido como Pastor Tom, eleito em 2018 na Bahia. O parlamentar teve o diploma questionado pelo Ministério Público Eleitoral, por não estar filiado a partido político, no momento em que apresentou o registro de candidatura, condição necessária para disputar o pleito. Além disso, o político, ao requerer o registro, omitiu a informação de que exercia cargo de vereador e declarou ainda ser militar da ativa, induzindo a Justiça Eleitoral a erro, o que, para o MP Eleitoral, foi considerado má-fé.

Crime na Bahia

O vereador Pablo Campos Alves, da cidade de Andorinha, foi morto a tiros na noite de anteontem no povoado de Bananeiras, no mesmo município, localizado no centro norte da Bahia. De acordo com a Polícia Civil, o vereador foi morto dentro da própria fazenda por homens que chegaram armados em um carro. A prefeitura de Andorinha decretou luto oficial de três dias. A motivação ainda é desconhecida.

PM 1

A promoção de soldado para sargento, na Polícia Militar da Bahia (PMBA), que demorava em média 15 anos, poderá acontecer de forma mais rápida com a reformulação da lei de promoções anunciada pelo governador Rui Costa (PT), que institui o Curso de Formação de Sargentos (CFS). O projeto de lei que estabelece as novas regras também trata de outras promoções e será enviado para aprovação na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

PM 2

A implantação do projeto de Avaliação Psicológica Preventiva, com a contratação de mais psicólogos, permitirá uma ampliação da rede de atendimento, com avaliações frequentes, psicoterapia, terapias de grupos, entre outras dinâmicas. Os profissionais atenderão os militares que atuam na capital baiana, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e no interior do estado. Com o suporte é possível mensurar traços comportamentais e cognitivos de ansiedade, depressão e descontrole emocional em geral. Somente nos meses de março e abril de 2021, mais de 800 militares receberam algum tipo de acompanhamento.  

Casos

A Bahia registrou ontem 3.625 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,4%) e 3.240 recuperados (+0,4%). O boletim epidemiológico desta quarta-feira (21) também registra 118 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 871.672 casos confirmados desde o início da pandemia, 838.071 já são considerados recuperados, 16.027 encontram-se ativos e 17.574 tiveram óbito confirmado. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.176.972 casos descartados e 194.385 em investigação. 

Óbitos

O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 17.574, representando uma letalidade de 2,02%. Dentre os óbitos, 55,46% ocorreram no sexo masculino e 44,54% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,61% corresponderam a parda, seguidos por branca com 21,90%, preta com 15,37%, amarela com 0,47%, indígena com 0,13% e não há informação em 7,53% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 65,30%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,60%).

Vacinados

Com 2.143.424 vacinados contra o coronavírus (Covid-19), dos quais 728.608 receberam também a segunda dose, até as 15 horas desta quarta-feira, a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.


Compartilhe