Raio Laser - edição do dia - 23/04

Frase


Tribuna da Bahia, Salvador
22/04/2021 19:53

   

Contamos com uma das matrizes energéticas mais limpas, com renovados investimentos em energia solar, eólica, hidráulica e biomassa. Somos pioneiros na difusão de biocombustíveis renováveis, como o etanol, fundamentais para a despoluição de nossos centros urbanos

Jair Bolsonaro na Cúpula do Clima

Desagravo (José Sérgio Gabrielli)

O PT de Salvador realiza hoje, às 18h30, o Ato de Desagravo a José Sérgio Gabrielli e em Apoio a Deyvid Bacelar. O evento será via Zoom, aberto à imprensa, e contará com a presença de parlamentares, dirigentes sindicais e partidários e militância, além dos homenageados e seus familiares. O objetivo é chamar à atenção para a perseguição política do Governo Bolsonaro contra quem trabalhou pela soberania nacional e promoveu um desenvolvimento econômico inédito do Brasil com a descoberta do pré-sal; e contra quem denuncia o seu plano de privatizações do Sistema Petrobrás. José Sérgio Gabrielli e Deyvid Bacelar são dois expoentes na luta pela autonomia da Petrobrás e desenvolvimento econômico do País tão ameaçados pelo atual governo e seus interesses neoliberais.

Crítica

Para o presidente do PT de Salvador, Ademário Costa, as duas situações são gravíssimas e tentam silenciar os “heróis” da luta contra as privatizações e o desmonte do Estado brasileiro. “Há um interesse internacional com as privatizações da Petrobras e outras no Brasil e criminalizar quem trabalhou pela independência da estatal e do País e perseguir quem denuncia isso faz parte do plano do Governo de Bolsonaro. E é isso que está acontecendo com Gabrielli e Bacelar. Por isso, o PT de Salvador está promovendo este ato, porque não iremos nos calar diante desse governo que pretende sucatear o Brasil”, explicou o dirigente.

Nome (Dayane Pimentel)

Ex-aliada do presidente da República, Jair Bolsonaro, a deputada federal Dayane Pimentel defendeu o nome de Luciano Bivar, também deputado federal e presidente do PSL, para a disputa da Presidência da República. Em texto crítico a Bolsonaro, no qual classifica o chefe do Palácio do Planalto de sem preparo emocional e psicológico, Dayane diz que Bivar "considera aliados e respeita os opositores". "É um homem pacífico, maduro, muito equilibrado, que representa total responsabilidade fiscal e social", elenca.

CPI local (Capitão Alden)

O deputado estadual Capitão Alden (PSL) criou uma petição pública que tem como objetivo de pressionar colegas de Parlamento a criarem uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) contra o governador Rui Costa (PT). O abaixo assinado diz que a CPI vai "investigar supostos desvios e má utilização de recursos públicos durante a pandemia" e pede o apoio de quem concorda com a apuração contra o governo estadual para assiná-la. O documento tem a intenção de coletar 100 assinaturas e, até o fechamento desse texto, tinha 25 apoios.

Bate-boca!

Os ministros Gilmar Mendes e Luis Barroso se estranharam ontem, durante o julgamento pelo  STF da suspeição  do juiz Sérgio Moro. Barroso votou contra, argumentando :“Se os dois órgãos têm o mesmo nível hierárquico, um não pode atropelar o outro”, com o que classificou de "nula" a decretação da suspeição.  Gilmar logo retrucou: “Talvez isso no Código do Russo”, referindo-se a Moro, abrindo chance para Barroso desancar: “Não precisa vir com grosseria. Existe no código do bom senso. Se um colega acha uma coisa e outro acha outra, é um terceiro que tem de decidir. Vossa Excelência pediu vista durante dois anos e depois se acha no direito de ditar regra para os outros”. Aí o presidente Fux interveio encerrando a sessão, quando o placar estava 6 a 2 contra Moro.

Escolta

Após ter recebido ameaças de morte, Eliana Gonzaga de Jesus, prefeita de Cachoeira, cidade do recôncavo da Bahia, vai receber escolta policial. O anúncio foi feito ontem, após uma reunião entre a prefeita e o secretário da de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Ricardo Mandarino. A reunião aconteceu na sede do no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador. Além da escolta, foram definidas outras medidas preventivas, pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Coutinho, e a delegada-geral, Heloísa Brito. Não foram dados detalhes dessas ações.

Oxigenada

Tucanos baianos gostaram de ver a disputa no partido pela indicação do candidato à Presidência da República crescer entre João Dória, Eduardo Leite, Tasso Franco e também Arthur Virgílio. Dizem que o fato de surgirem quatro nomes na sigla mostra que ela está mais viva do que nunca, produzindo alternativas na medida do que a sociedade precisa.

Distúrbios (Claudio Tinoco)

Após o vereador Claudio Tinoco (Democratas) ter defendido a criação de um programa de prevenção e distúrbios de policiais militares e civis pelo governo da Bahia, a Polícia Militar do Estado anunciou que irá implementar um projeto de avaliação psicológica preventiva nos agentes para evitar surtos. Em dezembro do ano passado, o vereador Claudio Tinoco apresentou o projeto de indicação 02/2021 na Câmara Municipal de Salvador sugerindo que o governador criasse um programa de prevenção e combate à depressão e suicídio dos policiais civis e militares da Bahia.

Defesa

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara Federal aprovou substitutivo do deputado Félix Mendonça Júnior (PDT) para conceder ao contribuinte em débito com a Receita Federal o direito de defesa prévia ao processo administrativo fiscal da União antes da emissão de multa. De acordo com o texto, o órgão responsável pela exigência do crédito tributário deverá enviar por escrito ao devedor a decisão inicial, antes de autuá-lo ou notifica-lo do lançamento de infração. Em posse da decisão, o contribuinte deverá preparar a defesa prévia no prazo de 15 dias.

Discurso I

O senador Jaques Wagner (PT), presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal, não poupou críticas ao discurso realizado pelo presidente brasileiro durante a Cúpula do Clima, na manhã de ontem. “Enquanto o mundo se compromete com avanços na área ambiental, a fala do presidente brasileiro foi vazia e carregada de mentiras. Além de não demonstrar qualquer compromisso com o Meio Ambiente, apresentou iniciativas tomadas nos governos do PT e mentiu sobre as taxas de desmatamento na Amazônia”, pontuou.

Discurso II

Já a presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado, Kátia Abreu (PP-TO), classificou o discurso do presidente  Jair Bolsonaro, na Cúpula do Clima como uma intervenção "positiva". A senadora ressaltou, porém, que a meta de zerar o desmatamento ilegal no País pode ser reduzida para 2025, cinco anos a menos do que o citado pelo chefe do Planalto na declaração. Kátia Abreu afirmou que deve apresentar um projeto de lei nesse sentido para votação no Senado.

Proveitoso

O presidente da Fiesp, Paulo Skaf, afirmou ontem que "foi extremamente positivo o discurso proferido pelo Presidente Jair Bolsonaro hoje na Cúpula de Líderes sobre o Clima". "Ele reafirmou o compromisso brasileiro com um futuro mais sustentável ao expor metas concretas: antecipação em dez anos (para 2050) da neutralidade climática, compromisso de eliminar o desmatamento ilegal até 2030 e duplicação dos recursos destinados à fiscalização, entre outras", disse Skaf, em nota, afirmando ainda que "em sua fala, mostrou-se alinhado às preocupações globais, aberto ao diálogo e à cooperação internacional. Frisou ainda a necessidade de regulamentar os mercados de carbono, como previsto nos Artigos 5º e 6º do Acordo de Paris. Este mercado é fundamental para a promoção do desenvolvimento sustentável e do bem comum".

Violência I

O índice de pessoas mortas por policiais da ativa cresceu 47% na Bahia no ano de 2020, em comparação a 2019. Segundo levantamento do Monitor da Violência, divulgado ontem, foram 773 pessoas mortas pela polícia em 2019, enquanto em 200 esse número foi para 1.137. Os dados estão relacionados a policiais civis e militares.

VioLência II

A ONG mexicana Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal apontou Feira de Santana como a 9ª cidade mais violenta do mundo. Entre os 50 municípios listados no estudo também estão Vitória da Conquista (20ª posição) e Salvador (28ª). O Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal é uma das principais entidades internacionais no monitoramento de taxas de crimes violentos, segurança pública, narcotráfico e políticas de governo.

Contratato (Ciro Gomes)

O vice-presidente do PDT e candidato à Presidência da República em 2018, Ciro Gomes, anunciou em seu perfil no Twitter a contratação do jornalista e marqueteiro João Santana para a comunicação da sigla. “Reunião de trabalho com @CarlosLupiPDT, presidente do PDT, e com o publicitário João Santana, que nos ajuda a partir de agora na comunicação do partido”, declarou Ciro. Ex-marqueteiro oficial do PT, João Santana coordenou as campanhas de Lula, em 2006, e de Dilma Rousseff em 2010 e em 2014. O publicitário foi condenado na Operação Lava Jato a uma pena de 7 anos e 6 meses por lavagem de dinheiro. Após um acordo de delação premiada, cumpriu cerca de um ano e meio em reclusão no regime fechado com uso de tornozeleira.

Avaliações

Em 2020, em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, Santana avaliou que a candidatura de esquerda com maior chance de ser eleita seria uma chapa encabeçada por Ciro com Lula como candidato a vice. Santana chegou a comparar a eventual chapa com a que elegeu Alberto Fernández presidente da Argentina e que teve a ex-presidente Cristina Kirchner como vice. Santana, no entanto, disse que seria “impossível” uma aliança com Lula vice de Ciro.

Cassação

A juíza eleitoral Ivana Pinto Luz negou o pedido de cassação do prefeito reeleito de Lafaiete Coutinho, José Freitas de Santana Junior, conhecido como João Vei (PP), e do seu vice, Hélio Romão dos Santos. Adversários dos políticos apontaram irregularidades durante a campanha eleitoral – o que não ficou provado, segundo a decisão da juíza. A defesa ficou à cargo do advogado eleitoralista Neomar Filho. De acordo com a denúncia, também rechaçada pelo Ministério Público, João Vei teria promovido adesivaço da sua campanha em terreno da prefeitura, no Parque do Vaqueiro. Para a magistrada, o local é aberto, de acesso público.

Casos

A Bahia registrou ontem 2.160 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,2%) e 2.570 recuperados (+0,3%). O boletim epidemiológico desta quinta-feira (22) também registra 113 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 873.832 casos confirmados desde o início da pandemia, 840.641 já são considerados recuperados, 15.504 encontram-se ativos e 17.687 tiveram óbito confirmado. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.179.034 casos descartados e 193.094 em investigação.

Óbitos

O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 17.687, representando uma letalidade de 2,02%. Dentre os óbitos, 55,48% ocorreram no sexo masculino e 44,52% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,63% corresponderam a parda, seguidos por branca com 21,90%, preta com 15,37%, amarela com 0,46%, indígena com 0,12% e não há informação em 7,51% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 65,29%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,64%).

Vacinação

Com 2.174.605 vacinados contra o coronavírus (Covid-19), dos quais 772.201 receberam também a segunda dose, até as 16h desta quinta-feira, a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/

Compartilhe