Raio Laser - edição do dia - 25/03

Frase


Tribuna da Bahia, Salvador
24/03/2021 21:15

   

Não deixe de falar pro seu médico. O coquetel da cloroquina tem salvado vidas

Regina Duarte, atriz e ex-secretária da Cultura

Debate (João Doria)

A decisão do governador João Doria (PSDB) de vacinar pessoas adultas com comorbidades apenas depois de iniciar a imunização de categorias como policiais e professores tem sido criticada por infectologistas. Segundo Doria, o início da vacinação dos policiais será a partir de 5 de abril e dos professores, em 12 de abril. Na categoria dos professores, serão 350 mil profissionais que atuam da creche ao ensino médio, nas redes pública e privada. Já entre os policiais e agentes penitenciários são mais 180 mil. Mas infectologista Julio Croda, da Fiocruz, afirma que seria importante vacinar adultos com comorbidades antes. "Do ponto de vista de evitar internações e óbitos com certeza as pessoas com comorbidades na faixa de 60 a 50 anos talvez devessem ser prioridade nesse momento antes desses grupos profissionais", diz.

Corporativismos

"[Esse grupo entre 50 e 60 anos com comorbidades] é uma fração importante de pessoas que ocupam leitos de UTI em todo país", afirma Croda, levantando um debate que deveria ser levado em conta não só por Doria, mas também por outros governos, como o da Bahia, que devem buscar se pautar pela defesa da população e não se submeter a pressões corporativistas.

Repreensão (Sandro Régis)

Líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o deputado Sandro Régis (DEM) repreendeu ontem parlamentares do bloco que têm se posicionado de forma contrária às medidas de isolamento social anunciadas pelo governo e pela prefeitura de Salvador. Sem citar nomes, ele disse que o discurso contra o lockdown não é unânime dentro do grupo.

Vacinar

“Alguns pensamentos não são majoritários. Entendemos que a solução é vacinar, vacinar e vacinar. Enquanto não tem vacinação para gerar imunidade de rebanho, as regras são isolamento social e lockdown. Isso protege e salva vidas”, afirmou, durante a sessão de ontem. Régis lamentou ainda a morte do ex-deputado comunista Haroldo Lima, vítima do coronavírus.

Essenciais? (Adolfo Menezes)

Os deputados estaduais baianos votaram e aprovaram ontem um projeto que declara os templos religiosos como atividade essencial. A medida possibilita a abertura de centros religiosos em meio ao aumento de casos de coronavírus no Estado, que flertou durante semanas com o colapso de leitos na rede pública e também privada. A abertura das igrejas e demais templos fica restrita ao toque de recolher das cidades, devendo ser encerrada a atividade no momento estipulado pelos decretos.

Proposta

Para evitar disputa por paternidade da matéria, o presidente da Assembleia, Adolfo Menezes (PSD), declarou que o PL será de autoria da Casa. A proposta, no entanto, havia sido feita pelo deputado Jurailton Santos, do PRB. A matéria pode ser vetada pelo governador Rui Costa (PT), responsável pelo toque de recolher no Estado.

Guerreiro

Não adiantou a campanha que tentaram fazer contra ele. O Tribunal de Justiça da Bahia elegeu ontem o desembargador Mário Alberto Hirs para mais um termo no Tribunal Regional Eleitoral por 24 votos. Ele foi secundado por Cícero Landim, com 19. O desembargador Baltazar Miranda teve apenas oito sufrágios. É a terceira vez que Hirs é indicado para o Tribunal.

Alerta

Após participar da reunião com outros líderes do Executivo e Judiciário, "em busca de um ponto de Concórdia", o   presidente da Câmara, deputado Arthur Lira, subiu o tom contra o Presidente Bolsonaro. Falando ao plenário disse que "os remédios do Parlamento são amargos; muitas vezes fatal". Referia-se, claro, a abertura de um "impeachment". Quanto aos motivos do seu alerta, Lira não foi claro, causando surpresa.

Privilegiados

Um grupo de políticos e empresários, a maioria ligada ao setor de transporte de Minas Gerais, e seus familiares, tomou na terça-feira, dia 23, a primeira das duas doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19, em Belo Horizonte. Eles compraram o imunizante por iniciativa própria e não repassaram ao Sistema Único de Saúde (SUS). A segunda dose está prevista para ser aplicada nas cerca de cinquenta pessoas daqui a trinta dias. As duas doses custaram a cada pessoa 600 reais. A informação foi publicada nesta quarta-feira (24) pela revista Piauí.

Reconduzido (Pedro Godinho)

O juiz Pedro Godinho foi reconduzido ao cargo de juiz eleitoral substituto do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). O magistrado recebeu 40 votos dos 51 desembargadores do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) presentes na sessão plenária desta quarta-feira (24). Os juízes Rilton Góes e Érico Rodrigues receberam, respectivamente, seis votos e cinco votos.

Despedida (Jatahy Júnior)

Após dois anos presidindo o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), o desembargador Jatahy Júnior despede-se do cargo amanhã. Para marcar o fim de seu mandato, o Eleitoral baiano vai homenageá-lo, no mesmo dia, às 10h30, em ambiente virtual, com transmissão pelo YouTube, após Sessão de Julgamento. Na oportunidade, o desembargador será agraciado com a Medalha do Mérito Eleitoral com Palma

Vacinado 

O senador Jaques Wagner (PT- BA) recebeu a primeira dose da vacina Coronavac na tarde de ontem, em Salvador, no posto de atendimento drive-thru instalado na arena Fonte Nova. O senador defendeu a importância de imunizar toda a população como única forma de superar plenamente a pandemia do coronavírus. “Super feliz de receber a primeira dose da vacina. Essa felicidade, porém, só será completa quanto todos e todas estiverem vacinados! Vacina é esperança!”, destacou Wagner.

R$ 600

O governador Rui Costa e outros 15 governadores de todas as regiões do Brasil, assinaram nesta quarta-feira (24) uma carta em apoio a iniciativa das 300 organizações que compõem a “Campanha Renda Básica que Queremos”. No documento, eles pedem aos presidentes da Câmara e do Senado esforços para que o auxílio emergencial deste ano seja igual ao do ano passado, no valor de R$600 e concedido sob os mesmos critérios. De acordo com os governadores, só com renda básica aliada às medidas sanitárias será possível enfrentar a situação. 

Pesar

A deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA) lamentou a morte do ex-deputado federal baiano Haroldo Lima, dirigente histórico do PCdoB, mais uma vítima do coronavírus no Brasil. Haroldo, que tinha 81 anos, estava internado há duas semanas no hospital Aliança. Com o agravamento da doença, foi transferido para uma UTI, onde estava entubado desde sexta-feira. “Hoje é um dia muito triste para todos nós do PCdoB. Perdemos este grande líder. Ele sobreviveu à ditadura, mas morreu vítima de uma doença cruel num Brasil governado por um genocida”, diz Alice.

Consultas

Os pacientes atendidos pela central de marcação do ambulatório do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) poderão agendar consultas de retorno pelo número 0800 071 3535, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. O objetivo da mudança é oferecer mais canais de atendimento, de maneira gratuita. O paciente não precisará mais se deslocar de seu município para realizar o agendamento, podendo fazer isso da sua própria casa.

Operação

Uma operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) resultou na apreensão de 149 aves silvestres e um jabuti, na cidade de Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia. A fiscalização ocorreu em vários pontos da cidade. De acordo com a polícia, uma grande quantidade de aves estava presa em gaiolas pequenas, sujas de fezes e urina, sem água, com pouco espaço para movimentação, além de privação de luz e circulação de ar, evidenciando condições de maus-tratos.

Em queda

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), comemorou que as medidas restritivas têm ajudado na redução de pessoas com Covid-19, que precisam ser transferidos para unidades de saúde na capital baiana. Segundo o gestor, 38 pessoas amanheceram ontem nessa situação. Ao divulgar o número, Bruno Reis detalhou que 23 das 38 pessoas precisam de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e lembrou que o número já chegou a ser quase três vezes maior.

Casos

A Bahia registrou ontem 4.830 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,6%) e 3.955 recuperados (+0,5%). O boletim epidemiológico desta quarta-feira (24) também registra 135 mortes. Apesar de terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro das mortes foram realizadas hoje. Dos 779.321 casos confirmados desde o início da pandemia, 748.687 já são considerados recuperados, 16.142 encontram-se ativos e 14.492 tiveram óbito confirmado. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.103.680 casos descartados e 180.804 em investigação. 

Óbitos

O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 14.492, representando uma letalidade de 1,86%. Dentre os óbitos, 55,94% ocorreram no sexo masculino e 44,06% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,98% corresponderam a parda, seguidos por branca com 21,29%, preta com 15,08%, amarela com 0,51%, indígena com 0,14% e não há informação em 8,00% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 68,49%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (74,04%).

Vacinados

Com 1.139.260 vacinados contra o coronavírus (Covid-19), dos quais 298.767 receberam também a segunda dose, até as 15 horas desta quarta-feira, a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.

Brasil

O Brasil ultrapassou a marca de 300 mil mortes em decorrência da covid-19 ontem, após registrar 2 009 novos óbitos pela doença nas últimas 24 horas. Ao todo, o País contabiliza 300.685 vidas perdidas em razão do novo coronavírus. Os dados, divulgados pelo Ministério da Saúde, não têm as informações do Ceará, que por problemas técnicos na base de dados do sistema de informação não atualizou os números nesta quarta.


Compartilhe