Raio Laser - edição do dia - 26/03

Frase


Tribuna da Bahia, Salvador
25/03/2021 23:02

   

Fico feliz de saber que com um ano de atraso resolveram montar uma comissão de especialistas e médicos

Luís Roberto Barroso, ministro do STF. Ao que Luiz Fux, seu colega, disse: ‘Foi muito bom’. E Barroso: ‘Um ano de atraso e 300.000 mortos’. Fux concluiu: ‘Exatamente’

Liderança (ACM Neto)

Ex-prefeito de Salvador e presidente nacional do Democratas, ACM Neto larga na frente em todos os cenários da primeira pesquisa eleitoral feita em 2021 para a sucessão ao governo da Bahia. Segundo o instituto Paraná Pesquisas, o democrata lidera, quando existem seis possíveis concorrentes, com 49,3% das intenções de voto, percentual bem superior ao do segundo colocado, o senador Jaques Wagner (PT), que tem 21,4%. Na sequência aparecem o senador Otto Alencar (PSD), com 3,9%, Doutora Raissa (PSL), também com 3,9%, o vice-governador João Leão (PP), com 2,5%, além dos vereadores Alexandre Aleluia (DEM), com 0,6%, e Marcos Mendes (PSOL), com 0,5%. Nulos e brancos somam 12,5% e 5,3% não sabem ou não responderam.

"Mudança" (Sandro Régis)

O deputado estadual Sandro Régis (DEM), líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), foi o primeiro a afirmar ontem que a pesquisa realizada pelo instituto Paraná Pesquisas que coloca o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (Democratas) na liderança da corrida pelo governo do estado reflete “o desejo de mudança que vem crescendo no estado”.

The flash

A vereadora Maria Marighella (PT) criticou a falta de participação popular na discussão do SOS Cultura, auxílio proposto pela Prefeitura para trabalhadores do setor cultural e eventos. Defensora de um plano de retomada para o campo, a petista questionou o projeto ter sido apresentado pelo Executivo municipal na noite de quarta (24) e aprovado em sessão extraordinária na manhã de ontem.

Pezinho

A assessoria do senador Jaques Wagner (PT) bateu o pezinho, indignada, por causa de nota aqui publicada em que se diz que o petista seguramente terá problemas se ela o mantiver inacessível, como vem fazendo, durante sua pré-campanha ao governo da Bahia. Tem problema não. A história mostra que petistas costumam descartar quem se sente muito poderoso - e começa a atrapalhar o jogo - de uma hora para outra.

Recepção

O ministro da Cidadania, João Roma (PRB), teve recepção positiva de aliados e até de opositores do governo Jair Bolsonaro ao participar de reunião da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados ontem. Praticamente todos os 16 parlamentares - das mais diversas correntes ideológicas - que falaram no encontro virtual passaram algum tipo de mensagem otimista ao ministro.

Recursos (Rui Costa)

A edição do Diário Oficial do Estado (DOE) de hoje trará três decretos que asseguram a destinação de recursos para o FazCultura, o FazAtleta e o Fundo Garantia-Safra. Os documentos foram assinados pelo governador Rui Costa ontem. Somente para o FazCultura serão destinados R$ 15 milhões que serão aplicados a título de incentivo fiscal. O decreto terá efeito até 31 de dezembro de 2021.

Incorrigível

Um dia após reunir autoridades federais e estaduais para um encontro de pacificação em torno do combate à Covid-19, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a atacar prefeitos e governadores ontem. "É o governo mostrando sua sensibilidade, sabendo que o desemprego, o fechamento de empresas parte diretamente de quem pratica o lockdown", disse Bolsonaro.

Cobrança

Defensor do auxílio emergencial de R$ 600, o deputado federal Valmir Assunção (PT) divulgou vídeo, essa semana, onde questiona os parlamentares do ‘Centrão’ pelo apoio ao governo Bolsonaro (sem partido) e reforça o pedido para tirar o presidente do poder. O deputado baiano declara que o governo federal “é uma tragédia” e que os deputados “devem escutar o clamor do povo por fora Bolsonaro”.

Lançamento

Será lançado na próxima segunda-feira o livro “Casa de ferreiro, espeto de pau: provérbios e seus possíveis significados”. O e-book, que será lançado às 19h, no YouTube, também possui uma versão em audiolivro, acessível para pessoas cegas e com baixa visão, e será disponibilizado gratuitamente. O livro foi escrito pelo jornalista, escritor e produtor cultural baiano Ednilson Sacramento, que ouviu muitos desses ditados dos mais velhos e reuniu no livro mais de 350 expressões da tradição oral. Os dizeres são acompanhados por suas possíveis interpretações, situações em que podem ser usados e uma lista de músicas onde encontramos essas expressões da cultura popular. 

Vacinação

Começa hoje a vacinação dos idosos com 68 anos ou mais que residem em Salvador. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da prefeitura. A imunização será realizada durante toda a sexta-feira, mas os idosos devem estar atentos aos horários e escalonamentos por data de nascimento.

Investigação

A Polícia de Itapetinga, cidade do sudoeste da Bahia, investiga o exercício ilegal de medicina cometido por um estudante, que atuava como médico e interno na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Cristo Redentor. Policiais civis foram até a unidade de saúde após denúncias anônimas. De acordo com o coordenador regional de polícia, Roberto Júnior, a equipe foi até a UTI e constatou o estudante estava dentro do setor restrito aos profissionais da saúde, vestido com um jaleco branco, usados por médicos, que tinha a inscrição "medicina".

Escolas (Ireuda Silva)

A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, vereadora Ireuda Silva (Republicanos), apresentou uma indicação ao prefeito Bruno Reis (DEM) para que implante serviço de acompanhamento psicológico para os alunos da rede pública municipal. O objetivo é contribuir com a melhoria da aprendizagem, convivência e a saúde mental e emocional das crianças. De acordo com o projeto, “a avaliação psicológica é um processo de investigação importante no desenvolvimento educacional, pois possibilita a identificação de transtornos psicológicos, dificuldades na aprendizagem, dificuldades no desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais, bem como identifica possíveis sinais de violação e violência dos direitos, através do acompanhamento psicológico”.

Nova comissão

O vereador Tiago Ferreira (PT) apresentou ontem um projeto de criação de uma Comissão de Combate à Fome e a Vulnerabilidade Social, na Câmara de Vereadores de Salvador. O projeto foi aceito pelas vereadoras e vereadores da casa e já está sendo colocado em prática. “Essa comissão terá um papel muito importante na luta pela melhoria de vida da população mais carente de Salvador. Na Comissão buscaremos discutir e realizar ações que ajudem os mais pobres, principalmente em um momento tão delicado como este que estamos vivendo, em razão da pandemia”, ressaltou Tiago, que também atua como líder do PT na Câmara.

Pente fino

Líder da oposição na Câmara de Salvador, a vereadora Marta Rodrigues (PT) requereu à Câmara Municipal que seja realizado um pedido oficial ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) de uma auditoria nas contas do setor do transporte público urbano e das empresas que prestam o serviço ao município. O requerimento formal também foi assinado pelos vereadores Henrique Carballal (PDT) e o presidente da Casa, Geraldo Júnior (MDB).

Casos

A Bahia registrou ontem 4.237 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,5%) e 4.247 recuperados (+0,6%). O boletim epidemiológico desta quinta-feira (25) também registra 139 mortes. Apesar de terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro das mortes foram realizadas hoje. Dos 783.558 casos confirmados desde o início da pandemia, 752.934 já são considerados recuperados, 15.993 encontramse ativos e 14.631 tiveram óbito confirmado. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.106.734 casos descartados e 182.663 em investigação. Na Bahia, 45.098 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Mortes

O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 14.631, representando uma letalidade de 1,87%. Dentre os óbitos, 55,85% ocorreram no sexo masculino e 44,15% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,88% corresponderam a parda, seguidos por branca com 21,30%, preta com 15,19%, amarela com 0,51%, indígena com 0,14% e não há informação em 7,98% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 68,29%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (74,03%).

Vacinados

Com 1.213.020 vacinados contra o coronavírus (Covid-19), dos quais 303.015 receberam também a segunda dose, até as 15 horas desta quinta-feira, a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.

Brasil

O Brasil registrou 2.777 novas mortes em decorrência da covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total de óbitos para 303.462. Os dados foram atualizados nesta quinta-feira, 25, pelo Ministério da Saúde. No mesmo intervalo, o País contabilizou 100.158 novos casos da doença, mais um recorde diário. Com isso, chega a 12.320.169 o número total de casos de covid-19 no Brasil. Do total de novos casos registrados da quarta-feira para a quinta-feira, 37.877 foram na região Sudeste. Outros 24.949 foram no Sul; 19.114 no Nordeste; 10.739 no Centro-Oeste; e 7.479 no Norte.


Compartilhe